• Nenhum resultado encontrado

Data Descrição – usuário Resultado Sugestão

05/01/2004 Aluno Insatisfeito Mais rapidez e melhorar as buscas no site.

05/01/2004 Aluno Instisfeito Melhorar a qualidade das informações! Dar orientações com maior precisão.

05/01/2004 Aluno Insatisfeito O site é muito confuso. A forma como estão dispostas as informações não facilita a busca do que se precisa. 07/01/2004 Aluno Insatisfeito Disponibilidade de teses eletrônicas da UnB.

10/01/2004 Aluno Satisfeito Poderia haver a possibilidade de fazer reserva pela Internet.

Após a análise dos resultados da pesquisa, a Comissão verificou a possibilidade de alteração de alguns itens do website. A partir de fevereiro de 2004, a Comissão não se reuniu mais, mas os frutos do seu trabalho puderam ser verificados através dos novos serviços disponibilizados como renovação, reserva de materiais on-line e biblioteca digital de teses e dissertações.

6.1.3 O reconhecimento das especificações do atual website da BCE (2006)

O reconhecimento das especificações do website da BCE foi realizado no mês de março de 2006, através de fichas de observação e informações complementares coletadas via e-mail com funcionários da biblioteca.

O website da Biblioteca Central da Universidade de Brasília está sob a responsabilidade do Núcleo de Informática, que atua independentemente da Universidade de Brasília, no que diz respeito a diretrizes de desenvolvimento e atualização. Atende a 20.608 alunos de graduação, 4757 alunos de pós-graduação, 1302 professores e 76 professores pesquisadores. Foi desenvolvido em PHP e HTML e em relação a tecnologias para armazenar informações confidenciais e estratégias de segurança faz uso apenas de políticas de senha para reserva e renovação de materiais on-line.

Durante o reconhecimento do website, navegou-se em suas páginas para verificar a estrutura de navegação e a organização da informação. Constatou-se que as informações são

85

organizadas em quatro grupos prioritários - SOBRE A BCE, ACERVO, SERVIÇOS e BIBLIOTECA

VIRTUAL, sendo alguns conteúdos se encontram dispostos através de links independentes, que

se encontram fora do menu principal como busca rápida no catálogo, busca rápida no sítio e

busca – periódicos.

A estrutura do website não identifica em qual grupo prioritário o usuário se encontra, mas disponibiliza conteúdos que são apresentados por títulos. A homogeneidade do website só é quebrada quando acionada a página Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que apresenta um leiaute diferenciado.

As notícias e artigos possuem um estilo jornalístico, sendo atualizadas constantemente com foco prioritário em assuntos relativos a BCE e à UnB.

O website não disponibiliza um mapa de navegação e em algumas páginas é possível utilizar recursos multimídia. O contato com o usuário é realizado através de formulários disponíveis em todas as páginas, que são abertos a partir de janelas pop-ups.

Devido ao caráter de constante atualização das bases de dados que permitem a busca no acervo da biblioteca, não foi possível identificar o número exato das páginas que compõem o website, mas observou-se a inserção de produtos e serviços exclusivos, como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.

Planejada a partir do projeto piloto desenvolvido conjuntamente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a UnB , o desenvolvimento da BDTD passou por inúmeras dificuldades. Em virtude de greves e problemas técnicos só foi lançada oficialmente pelo Reitor Lauro Morhy em março de 2005.

Fazendo parte da Biblioteca Virtual da BCE, a BDTD contou inicialmente com um grupo de implantação composto de bibliotecários, professores e técnicos de informática e atualmente a manutenção é realizada por dois técnicos em informática e um bibliotecário. Apesar de ter contato com apoio de professores, não foi verificada a participação efetiva do Decanato de Pós-Graduação no projeto nem de outras instituições. Portanto, para o projeto BDTD, a BCE conta apenas com o apoio do IBICT.

O acesso dos usuários ao website em ambiente tradicional é realizado no Laboratório de Acesso Digital (LAD), que foi inaugurado em janeiro de 2005 com 45 equipamentos configurados em plataforma LINUX, com CPU Pentium IV 2,8 Mhz, HD 40 gb, 256 mb de memória RAM, cd-rom, drive 3 ½ e monitor 17 polegadas LG Flatron T710, tela plana. A plataforma utilizada é a UBUTU que proporcionou estabilidades de acesso aos usuários.

Dos 45, apenas 39 estão disponíveis para os usuários, posto que seis microcomputadores completos foram retirados para atendimento emergencial a alguns setores da Biblioteca, que segundo informações do chefe do setor “serão restituídos à origem tão logo a BCE receba mais equipamentos”.

86

O LAD funciona de segunda à sábado, no horário normal de funcionamento da Biblioteca, não sendo aberto aos domingos e feriados. Está sob a responsabilidade do Núcleo de Informática, que possui um funcionário encarregado de coordenar as atividades e realizar os levantamentos estatísticos do movimento diário.

Como não existe nenhum programa de controle de acesso e monitoramento, essas funções são realizadas, manualmente, por 12 estagiários, alunos da Universidade de Brasília de diversos cursos como Artes Plásticas e Educação Física, que estão sob a responsabilidade do Setor de Serviço de Atendimento ao Usuário. Segundo o funcionário do setor “esta questão foi amplamente discutida e cobrada da Reitoria, que responsabilizou o Centro de Processamento de Dados (CPD)”. Segundo o funcionário responsável pelo setor “foi contratado um programador para a tarefa, mas o mesmo não cumpriu... foi dispensado e até o momento aguardamos o CPD tomar providências ou nos libere para comprar no mercado um software que controle o acesso”.

Cadastrado em todos os mecanismos de busca, o website da BCE foi desenvolvido para ser melhor visualizado em resolução 800x600 pixels e pode ser acessado por qualquer browser como Firefox, Netscape/Mozilla, Internet Explorer, Lynx, Opera, WebTV, Konqueror entre outros.

O website também possui alguns conteúdos similares disponíveis tanto na Internet quanto na Intranet, como mecanismos de busca no acervo e agenda de notícias e o acesso ao portal da Unb se dá através do logotipo da instituição, localizado no canto superior esquerdo da página.

As estatísticas de utilização relativas ao mês de abril de 2006 demonstram que o website possui uma média de 59.064 acessos, sendo estes em sua maioria realizados por sistema operacional Windows XP ( 77,85%). O maior número de acessos ocorre na segunda-feira (21,83% do total dos acessos), no horário de 10 às 11 horas ( 8,14% dos acessos). Verificou-se também que o maior número de acessos ocorre no dia 17 ( 7,2%). Não foi possível verificar nos dados estatísticos disponibilizados pelo Núcleo de Informática da BCE se a maioria dos acesso se dá diretamente através do link www.bce.unb.br e quais são as páginas mais acessadas, medida que viabilizaria um conhecimento antecipado das tarefas mais realizadas no website. Entretanto, 87,21% dos acessos são identificados na categoria “outros” e apenas 7,6% dos acessos ocorrem através do portal da UnB. No anexo 12, estão disponíveis as estatísticas completas do website da BCE como forma de propiciar um maior conhecimento do seu contexto de atuação.

87