• Nenhum resultado encontrado

Finalmente, partiu-se para a classificação das Sugestões visando um levantamento semi- quantitativo3 da presença das mesmas nas Categorias e em suas respectivas Sub-Categorias (SC), tendo em vista o reconhecimento de tendências temáticas predominantes em cada uma delas, de acordo com os objetivos da investigação.

A grande maioria das Sugestões Programáticas, cerca de 80% do total, foi classificada sem grandes problemas. Essa relativa facilidade decorreu, basicamente, de suas redações, que possibilitavam depreender sua significação de maneira praticamente direta, não necessitando de muitas interpretações a fim de reconhecer seu significado específico. Dessas Sugestões, a maior parte foi classificada em uma única Sub-Categoria, pois foi atribuído apenas um significado a tais Sugestões, o qual norteou a sua classificação. Tais Sugestões configuram-se nas chamadas

Sugestões Exclusivas.

Para as demais Sugestões Programáticas, devido a vários fatores que serão identificados logo mais adiante, tornou-se extremamente difícil a sua classificação em uma única Sub-Categoria e, até mesmo, em uma única Categoria. Assim, optou-se por acomodar cada uma dessas Sugestões em tantas Sub-Categorias, pertencentes ou não a mesma Categoria, quantos forem os significados atribuídos a cada uma delas. Tais Sugestões, classificadas em várias Sub-Categorias, configuram as chamadas Sugestões Compartilhadas. Para um melhor esclarecimento dessa ocorrência, serão apresentadas duas situações que apresentam os fatores que proporcionaram a ocorrência de Sugestões com múltiplas classificações.

ð 1ª situação: Identificada quando as Sugestões possuíam redações ambíguas que davam margem a, pelo menos, duas interpretações. Desse modo foram classificadas em vários lugares do Sistema de Classificação de acordo com as possíveis interpretações. Os exemplos apresentados no Quadro 5.1 representam essa situação.

3 O levantamento das quantidades das Sugestões classificadas em cada Sub-Categoria foi caracterizado como “semi-quantitativo”

porque não houve a preocupação em quantificar exatamente a quantidade de Sugestões que representavam cada tendência. Esse levantamento baseou-se em quantidades aproximadas, mais precisamente, em intervalos percentuais.

Quadro 5.1 Exemplos de Sugestões Programáticas compartilhadas: redações com significado ambíguo possibilitando interpretações alternativas.

Sugestões Programáticas Possíveis interpretações Classificação

CF

ST2 E2 - 56 Influência da ener-

gia solar e da gravidade nos processos terrestres: ciclo da água, formação do vento, do solo, das rochas, do relevo e outros.

8

E1 C2 - 19 A influência da energia

solar e da gravidade: nas alterações atmosféricas, no ciclo das rochas e na formação do relevo;

O significado das Sugestões pode estar em sua primeira parte, ou seja, no fornecimento de energia para a dinâmica terrestre pelo Sol e pela gravidade terrestre (Cat. A, SC 2).

Outra possibilidade refere-se ao enfoque

preponderante sobre as transformações ocorridas no planeta, apresentado pelo texto após os dois pontos (Cat. A, SC 3) Sugestões compartilhadas: Cat. A SC 2 e Cat. A SC 3 CI ST2 E3 - 60 Obtenção de imagens

por meio de lentes.

4

E1 C1 - 14 A obtenção de imagens,

por meio de lentes;

O significado das Sugestões pode estar nas imagens obtidas com espelhos construídos por ações/reflexões humanas (Cat B, SC 3).

Porém também há a possibilidade do significado estar direcionado para a interação entre um material (espelho formado pela superfície da água, por exemplo) e uma forma de energia (Cat. A, SC 2)

Sugestões compartilhadas: Cat. A SC 2 e Cat. B SC 3 CI

ST3 E4 - 136 Fatores que inter-

ferem na produtividade dos vegetais e dos animais.4

O significado das Sugestões pode estar centrado nos fatores positivos para a produtividade, sendo classificada na Cat. B, SC 3.

Porém, se a interpretação for centrada nos fatores negativos, pode-se considerar os impactos causados no ambiente, portanto Cat. C, SC 1.

Juntamente à qualquer um desses significados acima identificados, essa Sugestão ainda permite relacionar que esses fatores referem-se aos condicionantes físicos e geológicos (tipo de solo, clima, etc da região em questão) (Cat.D, SC 2) assim como aos condicionantes sociais, econômicos e culturais envolvidos com o tipo de prática agrícola possível e/ou disponível, etc. (Cat. D, SC 4)

Sugestões compartilhadas: Cat. B SC 3, Cat. C SC 1, Cat. D SC 2 e Cat. D SC 4

ð 2ª situação: Identificada quando as Sugestões são claras em suas redações, mas abordam explicitamente dois ou mais temas distintos. Nesse caso, as Sugestões Programáticas também foram classificadas em dois ou mais locais do Sistema de Classificação, de acordo com os referidos assuntos. Essa situação é exemplificada no Quadro 5.2.

4 A sugestão equivalente a essa na PCC-SP/91 não apresenta esse problema de ambigüidade de interpretação, pois explicita que

pretende abordar somente os fatores positivos, isto é, os que aumentam a produtividade: 4

E2C5 - 42 Os fatores que aumentam a

Quadro 5.2 Exemplos de Sugestões Programáticas compartilhadas: redação abordando dois ou mais assuntos

Sugestões Programáticas Interpretações Calssificação

7

E2C6 - 59 A obtenção de

materiais por reunião de substâncias (ligas metálicas) e a importância econômica do aço;5

A primeira parte da Sugestão refere-se diretamente à manipulação de componentes do ambiente com vistas ao suprimento de matéria (Cat. B, SC 3), enquanto que a segunda parte envolve o condicionante econômico dessa apropriação humana (Cat.D, SC 3)

Sugestões Compartilhadas: Cat. B SC 3 e Cat. D SC 3 CF ST1 E4 - 37 Transformações na biosfera: adaptação e evolução dos organismos.

8

E1 C1 - 11 As adaptações e a

evolução dos organismos;

Quando a sugestão refere-se à adaptação dos organismos, remete a um processo de interação entre os seres vivos e o ambiente (Cat. A, SC 4). Já ao referir-se à evolução, propõe a abordagem sobre o desenvolvimento histórico-geológico da biosfera (Cat. A, SC 5)

Sugestões Compartilhadas: Cat. A SC 4 e Cat. A SC 5 3 E1 C1 - 19 O som como resultado da vibração da matéria: os instrumentos musicais, a voz humana, os sons dos animais;6

Ao referir-se ao som como interação entre matéria e energia, a Sugestão situa-se na Cat. A, SC 2. Quando insere a questão dos instrumentos musicais, refere-se à apropriação humana (Cat. B, SC 3) e, finalmente, ao remeter à voz humana e aos sons emitidos pelos animais, aborda a interação entre os seres vivos e o ambiente (Cat. A, SC 4).7 Sugestões Compartilhadas: Cat. A SC 2, Cat. A SC 4 e Cat. B SC 3 CF ST3 E3 - 181 Laser: origem e aplicações.8

Quando a sugestão indica a origem do laser refere-se à construção de conhecimento acerca dos raios luminosos (Cat. B, SC 2) enquanto que a abordagem sobre as aplicações remete à manipulação e utilização do laser (Cat. B, SC 3).

Sugestões Compartilhadas: Cat. B SC 2 e Cat. B SC 3

Como pôde ser observado no geral, as Sugestões compartilhadas envolvem um grau de imprecisão, duplicidade de sentidos ou subjetividade muito grande. Além disso o próprio Sistema de Classificação, pelas suas características metodológicas e epistemológicas, também tenta não ser fixo nem se constituir em um rígido conjunto de Sub-Categorias perfeitamente delimitadas.

Deste modo, apesar de representar uma porcentagem sensivelmente pequena (em torno de 20% das Sugestões presentes em cada Documento), devido ao grande número do total de Sugestões Programáticas (844 Sugestões), essa porcentagem representa um considerável número de “Sugestões problemáticas” (cerca de 170, considerando os dois Documentos).

5 Essa situação não ocorre na PCC-SP/88, pois a abordagem proposta para essa única Sugestão é substituída por duas no

Documento mais antigo: CFST

3 E1 - 123 Importância econômica do aço (Cat. D, SC3); e CF ST3 E1 - 122 Obtenção de novos

materiais por reunião de substâncias, ligas metálicas.(Cat. B, SC 3)

6 Essa situação não ocorre na PCC-SP/88, pois a abordagem proposta para essa única Sugestão é modificada no Documento mais

antigo: CI

ST2 E3 - 55 Som como resultado de vibrações da matéria, pertencendo somente à Categoria A, SC 2.

7 Essa Sugestão também possuí características que a posicionam na 1ª situação, pois a presença dos dois pontos pode remeter à

uma escolha de assunto.

8 Essa situação não ocorre na PCC-SP/91, posto que, nessa Versão, a Sugestão só se refere à origem do laser 8

E1C1- 14 A origem

Além dos problemas envolvendo a classificação em si dessas Sugestões, observou-se também uma certa dificuldade para o levantamento quantitativo das suas tendências temáticas.

Ao realizar o levantamento quantitativo das Sugestões exclusivas não ocorreu nenhum tipo de dificuldade, pois os números obtidos referiam-se diretamente à quantidade de Sugestões. No entanto, no caso das Sugestões compartilhadas, os números colhidos não representavam a quantidade de Sugestões envolvidas, pois referiam-se à quantidade de vezes que cada classificação havia ocorrido.

Tome-se como exemplo algumas Sugestões pertencentes à PCC-SP/88 (presentes nos Quadros 5.1 e 5.2)e suas respectivas classificações:

CIST

2 E3 - 60 Obtenção de ima gens por meio de lentes.(Cat.A, SC2; Cat.B, SC3) CIST

3 E4 - 136 Fatores que interferem na produtividade dos vegetais e dos animais. (Cat. B, SC3; Cat. C, SC1; Cat. D, SC 2 e Cat. D, SC4)

CF

ST1 E4 - 37 Transformações na biosfera: adaptação e evolução dos organismos. (Cat. A SC4; Cat. A, SC5) CF

ST2 E2 - 56 Influência da energia solar e da gravidade nos processos terrestres: ciclo da água, formação

do vento, do solo, das rochas, do relevo e outros. (Cat.A, SC2; Cat. A SC3)

CF

ST3 E3 - 181 Laser: origem e aplicações (Cat.B, SC2; Cat. B, SC3)

No total identificam-se cinco Sugestões. No entanto, ao quantificar as classificações para observar as tendências temáticas mais, ou menos, abordadas, o número total obtido será maior que cinco conforme pode ser detectado pelo quadro abaixo.

Categoria A Categoria B Categoria C Categoria D

SC1 SC2 SC3 SC4 SC5 SC1 SC2 SC3 SC4 SC1 SC2 SC3 SC1 SC2 SC3 SC4 SC5

0 2 1 1 1 0 1 3 0 1 0 0 0 1 0 1 0

Adicione, a esse conjunto de exemplos, cinco outras Sugestões com classificações exclusivas:

CB

ST1 E3 – 14 Variedade de sons e de cores no ambiente. (Cat. A, SC 2) CI

ST3 E3 - 130 Uso de lubrificantes e rodas para a diminuição do atrito e seus efeitos (Cat. B, SC 3) CI

ST3 E1 - 85 Destinação apropriada do lixo e do esgoto com vistas à manutenção da saúde. (Cat. C, SC 3) CF

ST1 E1 - 1 Propriedades gerais dos materiais. (Cat. A, SC 2) CF

Ao realizar um levantamento geral, envolvendo os 10 exemplos, obtém-se o resultado apresentado no Quadro 5.3.

Quadro 5.3 Levantamento das Sub-Categorias envolvidas nas classificações das Sugestões exemplificadas, as exclusivas e as compartilhadas

ISGC* Categoria A Categoria B Categoria C Categoria D

Especificações das Sugestões SC1 SC2 SC3 SC4 SC5 SC1 SC2 SC3 SC4 SC1 SC2 SC3 SC1 SC2 SC3 SC4 SC5 Compartilhadas 0 2 1 1 1 0 1 3 0 1 0 0 0 1 0 1 0 Exclusivas 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 1 0 TOTAL 0 4 1 1 1 0 1 4 0 1 0 1 0 1 0 1 0

* Instâncias do Sistema Geral de Classificação

Por isso, no decorrer deste Capítulo, é preciso atentar ao fato de que as porcentagens de distribuição das Sugestões nas Sub-Categorias e Categorias são realizadas a partir das quantidades absolutas de Sugestões exclusivas somadas às quantidades de ocorrência de cada classificação das Sugestões compartilhadas.