• Nenhum resultado encontrado

5 METODOLOGIA

5.2 O Serviço de Farmácia do Hospital Universitário Walter Cantídio da

A pesquisa desenvolveu-se no ambiente do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, sendo caracterizado como um hospital público universitário, cuja missão institucional visa a desenvolver e promover o ensino, a pesquisa e a atenção terciária e quaternária à saúde, com responsabilidade social, integrado ao modelo de saúde vigente, estando vinculado à Reitoria para efeito de supervisão e controle administrativo. No âmbito do ensino, está subordinado ao Ministério da Educação e, no plano

da assistência, encontra-se inserido na rede de estabelecimentos de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS.

O hospital universitário constitui-se como unidade que presta assistência de alta complexidade à saúde, realizando transplantes renal, hepático e pesquisas clínicas vinculadas a diversos programas de pós-graduação regionais e nacionais, além de participar de estudos multicêntricos em protocolos de pesquisa clínica avançada. Enquanto unidade acadêmica, destaca-se como o maior centro de pesquisas clínicas da UFC em todo o Estado do Ceará. Conta com 1.500 funcionários, 148 médicos residentes, 9 programas de pós-graduação e cerca de 600 estudantes de graduação.

Representa um centro de referência para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde, bem assim, desempenha importante papel na assistência à saúde do Estado de Ceará. Como centro de referência para o ensino, constitui campo de estágio para os alunos de graduação e pós-graduação de vários cursos da UFC, assim como recebe os alunos da área da saúde de outras universidades do Estado. Reúne qualificados profissionais e nele são gerados conhecimentos na área de pesquisa clínica, cirúrgica e farmacologia clínica.

Quanto às instalações, o Hospital Universitário Walter Cantídio possui 240 leitos, distribuídos pelas diversas especialidades médicas, totalmente destinadas ao SUS, abrangendo 125 consultórios, 8 salas cirúrgicas, 6 leitos de Unidade Terapêutica Intensiva Clínica e 14 leitos de recuperação pós-anestésica. Compreende, também, os serviços de unidade de internação para pacientes internos, clínica médica, clínica pediátrica, clínica cirúrgica, unidade ambulatorial para pacientes externos e unidades de serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento.

Em 2006, o Hospital Universitário concluiu seu Plano Diretor Físico (PDF), que objetiva promover sustentabilidade ao funcionamento, modernização e expansão do complexo hospitalar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus usuários e ocupantes, para proteção e conservação de seu patrimônio e do meio ambiente, para aumento da capacidade de sua gestão, orientando as ações administrativas atuais e futuras na tarefa de reorganizar a sua estrutura física.

Inserido nesse complexo hospitalar, o Serviço de Farmácia tem como missão prestar assistência farmacêutica de qualidade aos clientes internos e externos do HUWC, promovendo o uso racional e seguro de medicamentos e correlatos, bem como atividades de ensino, pesquisa e extensão. Consoante exposto no Manual de Políticas e Procedimentos do Serviço de Farmácia do HUWC (2004), os funcionários desenvolvem atividades profissionais,

no intuito de atender os seguintes objetivos: assistir toda a comunidade hospitalar no âmbito dos medicamentos e correlatos; cooperar com o corpo clínico no atendimento aos pacientes; realizar planejamento, aquisição, análise, armazenamento, distribuição e controle de medicamentos e material médico-hospitalar; manipular formas farmacêuticas magistrais e oficinais, nutrição parenteral total e antineoplásicos, desde que sejam de interesse dos pacientes e da instituição; desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da farmácia hospitalar; servir de campo de treinamento para acadêmicos de Farmácia, farmacêuticos e outros profissionais da saúde; colaborar para o contínuo aperfeiçoamento dos farmacêuticos no plano hospitalar; adequar-se à realidade política, social, econômica, financeira e cultural da instituição, observando os preceitos éticos e morais da profissão e da instituição, e proporcionar atendimento efetivo aos pacientes, mediante assistência farmacêutica adequada.

O Serviço de Farmácia inclui os setores de Farmácia Central, onde são desenvolvidas atividades da coordenação geral, da secretaria e apoio acadêmico, sendo composto pelos setores de Dispensação dos Medicamentos a Pacientes Internos e Dispensação de Material Médico Hospitalar; Farmácia do Centro Cirúrgico, onde é realizada a dispensação dos medicamentos aos pacientes internos; Farmácia Ambulatorial, compondo-se dos setores de Dispensação de Medicamentos a Pacientes Externos; Central de Abastecimentos e Consultório de Orientação Farmacêutica; Laboratório de Manipulação, abrangendo os seguintes ambientes de trabalho: Setor de Manipulação Magistral e Oficinal, de Misturas Intravenosas, de Fracionamento e Etiquetagem e de Produção de Kits; Farmácia Clínica, compreendendo os setores de Farmacovigilância, Farmácia Clínica e Processamento de Dados e Informação Terapêutica; Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF), composto pelos setores de Recepção, Quarentena, Etiquetagem e Estocagem.

Os diversos setores da Farmácia Hospitalar apresentam especificidades em sua área de conhecimento e atuação, destacando-se as seguintes competências, consideradas pertinentes a todos os profissionais: prestar assistência farmacêutica de qualidade aos pacientes, atendendo as suas necessidades no âmbito dos medicamentos e correlatos; colaborar com os profissionais da instituição, no sentido de dirimir dúvidas em relação aos princípios ativos e especialidades farmacêuticas; colaborar com o corpo clínico, objetivando substituir determinadas especialidades farmacêuticas por similar; desenvolver atividades de orientação aos acadêmicos de Farmácia e farmacêuticos regularmente inscritos em estágio supervisionado na instituição; e coordenar e participar de pesquisas no âmbito de sua atuação profissional.

Em 2001, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) lançou o Projeto Hospital Sentinela, que visava à criação de uma rede integrada, atuando nas áreas de farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância, que acompanham o desempenho e a eficácia de medicamentos; equipamentos do diagnóstico, terapia e apoio médico-hospitalar; materiais e artigos descartáveis, implantáveis e de apoio médico-hospitalar; equipamentos, materiais e artigos de Educação Física, embelezamento ou correção estética; materiais e produtos do diagnóstico de uso in vitro, sangue e seus componentes saneantes de uso hospitalar (ANVISA, 2003). O Hospital Universitário Walter Cantídio é um dos participantes deste projeto.

Para a vigilância dos produtos envolvidos nas áreas de farmacovigilância, hemovigilância e tecnovigilância, fez-se necessária a adaptação do Sistema de Informação utilizado no HUWC, que teve a sua Comissão de Riscos Hospitalares criada em 2002, almejando a facilidade e a disponibilidade das informações requeridas. A farmacovigilância compreende a identificação, análise e prevenção dos efeitos adversos, agudos ou crônicos causados pelo uso de medicamentos durante seu período de comercialização. A hemovigilância refere-se à identificação e análise dos efeitos indesejáveis da transfusão de sangue em todo o processo, desde a captação dos doadores até a instalação e acompanhamento da transfusão do sangue e/ou dos hemoderivados; e a tecnovigilância compreende a identificação, análise e prevenção dos eventos adversos relacionados ao uso de equipamentos e materiais hospitalares no curso da prática clínica. Salienta-se que a gerente de risco do HUWC é uma farmacêutica, evidenciando o quanto os profissionais do Serviço de Farmácia se destacam em sua atuação e competência no contexto hospitalar.

Convém ressaltar que, no ano de 2002, o Ministro da Saúde, considerando a seleção realizada pela Secretaria de Assistência à Saúde, conferiu o título de Centro Colaborador para a Qualidade da Gestão e Assistência Hospitalar ao Hospitalar Universitário Walter Cantídio da UFC. Salienta-se que o Serviço de Farmácia contribuiu para que o Hospital fosse contemplado com esse título, já que foi escolhido como um dos setores que apresentavam maior eficiência e controle dos seus processos de trabalho.

O Serviço de Farmácia destaca-se no contexto do Hospital Universitário Walter Cantídio, principalmente pela modernização dos seus processos de trabalho, pela competência dos profissionais ao desenvolverem atividades que visam à racionalização do uso dos medicamentos e produtos, pela intensa produtividade, pela qual se processa a dispensação de medicamentos e material médico-hospitalar por dose individual, totalizando 89.211

prescrições aviadas e não aviadas no ano de 2006, representando em média 224 prescrições diárias, conforme dados do Relatório Anual de Atividades da UFC (2006).

A dinâmica de trabalho no contexto da Farmácia Hospitalar caracteriza-se pela implementação de modernas técnicas para potencializar o uso dos medicamentos e produtos, em que foram manipulados 124 produtos. Destaca-se o fato de que foram fracionadas 393.479 unidades de medicamentos, correspondendo a 1.078 comprimidos fracionados por dia. Um aspecto fundamental para complementar o tratamento do paciente refere-se à nutrição parenteral total (NPT). Esse procedimento foi realizado pela equipe, totalizando 817 frascos manipulados, enquanto a manipulação de antineoplásicos foi realizada para atender os pacientes da Hematologia, correspondendo a 7.459 substâncias, conforme dados extraídos do Relatório Anual de Atividades da UFC (2006).

O Serviço de Farmácia do HUWC inaugurou a primeira Residência Farmacêutica no Estado do Ceará, com o intuito de preparar especialistas na área de Farmácia Hospitalar e capacitar farmacêuticos em técnicas de monitorização fármaco-terapêuticos. Com a efetivação dessa residência, o Hospital Universitário atende à exigência do mercado e da sociedade, no que se refere à oferta de profissional apto a lidar com questões específicas no âmbito hospitalar, convergindo para o cumprimento da missão institucional da UFC.

As características dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Farmácia Hospitalar mostram a importância da assistência farmacêutica, no sentido de contribuir para elevar a qualidade dos serviços prestados aos usuários e à comunidade como um todo. A contextualização do ambiente da Farmácia e o dimensionamento de sua produtividade na esfera das atividades laborais evidenciam o quanto os profissionais da Farmácia estão engajados para alcançar as metas institucionais de promover a saúde dos pacientes.

A Farmácia representa papel fundamental no contexto hospitalar, principalmente pela dinâmica de sua equipe, cujo desempenho é demonstrado pela capacidade de responder com qualidade, eficiência e compromisso às demandas do serviço de atenção farmacológica do Hospital Universitário da UFC. Considerando todos esses fatores peculiares à dinâmica do trabalho da farmácia, foi escolhido esse espaço laboral para constituir objeto de estudo, principalmente por ser referência para outros serviços de farmácia pública e particular, destacando-se também em sua produção científica.