• Nenhum resultado encontrado

8 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS

8.1 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE

O Workshop de Geração de Idéias com o tema Agronegócio aconteceu nos dias 25 e 26/11/2014, das 09:00 às 18:00hs, organizado pela equipe da Área de Inovação. Foram selecionados 23 participantes de diversas áreas da Instituição e fornecedores de TI. Em momentos específicos, houve a participação de clientes. O Quadro 11 apresenta o quantitativo de participantes por áreas.

Quadro 11 – Quantitativo de participantes do Workshop por área

Áreas Quantidade de participantes

Agronegócio 3 Fornecedores de TI 4 Inteligência 5 Operações e padrões 4 Pessoas 1 Planejamento e desempenho 2 Rede de Atendimento 2 Superintendências regionais 1 Tecnologia da Informação 1

No primeiro dia do Workshop foram desenvolvidas as seguintes atividades:  Apresentações dos participantes: O workshop foi iniciado com a

apresentação do Gerente Nacional da área de Inovação, contextualizando os participantes sobre a motivação da criação da área, da escolha do tema Agronegócio e da expectativa de no curto espaço de tempo do Workshop, conseguir gerar idéias de inovação com a participação do grupo multidisciplinar presente. Em seguida, a Superintendente Nacional de Inteligência Corporativa e Estratégia reforçou a importância da inovação para a instituição alcançar os desafios do Planejamento Estratégico. O Superintendente de Agronegócio explicou o grande desafio da área, que foi criada há 2 anos na instituição e que busca ocupar uma posição de destaque num mercado que possui instituições reconhecidas como referência. Em seguida, os 23 participantes se apresentaram, especificando a área ou empresa a qual pertenciam.

 Dinâmica de grupo: Os participantes foram divididos em 3 grupos que tinham a tarefa de a partir de 2 negócios totalmente distintos tentar criar uma empresa com uma oferta inovadora. Nas apresentações de cada grupo foram abordados os conceitos e desafios da inovação.

 Apresentação do tema do Workshop: O tema do workshop - Como influenciar o cliente na escolha da nossa instituição como o banco para Agronegócio? – foi apresentado aos participantes. Cada grupo trabalharia essa temática com a visão de um perfil de cliente: 1) Cooperativas e Agroindústrias; 2) Pequeno, médio e grande produtor rural; 3) ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural.

 Apresentação dos resultados das entrevistas com os clientes: Durante a fase de preparação do workshop, a equipe da área de Inovação havia realizado 22 entrevistas em profundidade com clientes (9 Cooperativas/Agroindústrias, 6 Produtores Rurais, 7 ATERs) das seguintes localidades: Brasília-DF, Cuiabá – MT, Maringá – PR, Paranavaí- PR, São Gotardo – MG, Patos de Minas – MG, Patrocínio – MG, Sertãozinho – SP, Orlândia – SP, Franca –SP. As entrevistas tinham como objetivo obter um entendimento inicial dos problemas e identificar necessidades e oportunidades, fatores essenciais para nortear a geração de idéias. As entrevistas realizadas possibilitaram: identificar os anseios e necessidades dos clientes não atendidas, identificar hábitos e preferências, levantar pontos positivos e negativos da interação com a instituição, identificar os fatores que influenciam na escolha da instituição financeira e do ATER. Foram apresentados aspectos relevantes de cada um dos três perfis de clientes e trechos dos vídeos das entrevistas aos participantes.  Apresentação dos resultados do Grupo Focal: Com o objetivo de

conhecer o dia-a-dia do empregado na agência e a jornada do atendimento ao Agronegócio, foi realizado, durante a preparação do workshop, um grupo focal mediado por especialista. Os participantes do grupo focal trabalhavam diretamente com Agronegócio nas seguintes localidades: Brasília-DF, Cuiabá – MT, Maringá – PR, Vacaria – RS, Uberlândia – MG, São Gotardo – MG, Barreiras– BA e Ribeirão Preto – SP. O grupo focal possibilitou identificar pontos positivos e negativos do processo atual, levantar anseios e necessidades dos empregados e obter a percepção dos

empregados sobre a escolha do banco pelo cliente. As principais necessidades diagnosticadas pelo grupo focal foram apresentadas aos participantes.

 Geração de insights: Os grupos foram convidados a desenvolver insights, isto é, interpretações raras ou não óbvias que revelam oportunidades de inovação. Para realização da atividade foram disponibilizados em painéis as informações das entrevistas em profundidade e do grupo focal. Os participantes analisaram individualmente o material, registraram os insights em post-its e compartilharam com os demais participantes do grupo. O principal insumo dessa etapa foram as informações sobre os clientes obtidas nas entrevistas em profundidade, grupo focal e o conhecimento de participantes do grupo que tinham contato direto com o cliente.

 Palestra sobre Panorama do Agronegócio: Foi apresentada uma palestra sobre o panorama do agronegócio – situação atual e perspectivas. Informações sobre especificidade da produção, tamanho do agronegócio, perfil do produtor rural, perspectivas e tecnologias emergentes foram abordadas na apresentação.

 Revisão de insights e Identificação de problemas: Com as informações adicionais da palestra, os grupos fizeram uma revisão dos insights. Em seguida, a partir dos insights, os participantes identificaram problemas específicos, que entendiam ser importante solucionar. A identificação de problemas visa levantar quem tem o problema e qual o problema urgente, que suscita idéias e que se deseja resolver.

 Palestra sobre mercados inovadores: Foi realizada uma palestra abordando tendências de mercado e mercados inovadores. Foram apresentados cases de agronegócio de bancos internacionais.

 Visita aos inspirational corners: Os participantes foram convidados a explorar painéis com ampla coletânea de fatos, ilustrações e exemplos reunidos sob diversos pontos de vista (consumidores, instituição, mercado e tecnologia). Os inspirational corners ajudam na identificação de oportunidades de inovação fornecendo uma base de fatos rigorosa e informativa que busca expandir a perspectiva sobre as possibilidades e inspirar novas idéias.

 Geração de idéias: A etapa de geração de idéias busca identificar elevado volume de ideais para resolução dos problemas definidos anteriormente alavancando os insights identificados. Os participantes foram incentivados a evitar julgamentos, gerar o maior número de idéias e basear-se em idéias de outros membros do grupo. Durante essa atividade, o conhecimento do cliente foi essencial para os participantes.

 Criação de plataformas: As idéias geradas na atividade anterior foram agrupadas por similaridade ou por se relacionarem, criando plataformas de solução. Cada grupo de soluções foi sintetizado e nomeado pelos participantes.

O primeiro dia do Workshop foi encerrado com uma discussão final avaliando os trabalhos realizados ao longo do dia. No segundo dia de Workshop, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

 Priorização e seleção de idéias: Os participantes de cada grupo priorizaram as plataformas de solução criadas anteriormente a partir de uma matriz com quatro quadrantes que avaliava o impacto da solução e a facilidade de implantação. Dentre as soluções de maior impacto e maior facilidade de implantação foi selecionada uma plataforma de idéia a ser desenvolvida.

 Aprimoramento da idéia: Durante esta etapa, os participantes buscaram definir de forma sucinta a justificativa da solução, objetivo, benefícios esperados, produto a ser gerado, principais requisitos, partes interessadas, equipe necessária para o desenvolvimento, premissas, restrições, riscos e custo estimado.

 Prototipação: Os participantes foram convidados a criar protótipos das idéias selecionadas. O desenvolvimento de protótipos permite: refinar as idéias, gerar mais idéias e avaliá-las, comunicar o conceito da idéia, avaliar interativamente as idéias e validar as soluções junto a uma amostra do público e antecipar eventuais gargalos e problemas, reduzindo riscos e otimizando gastos.

 Apresentação e refinamento do protótipo: Neste momento, cada grupo apresentou seu protótipo a clientes e especialistas de agronegócio. O conceito da idéia foi apresentado e os convidados puderam interagir com

os protótipos e expor sua percepção sobre a idéia. Em seguida, cada grupo avaliou o feedback dos convidados e refinou seus protótipos. A interação do cliente, nesta etapa, foi fundamental para que ajustes e correções fossem agregados a idéia.

 Preparação e apresentação das idéias para seleção: Os participantes prepararam uma breve apresentação da idéia com objetivo de demonstrar a importância e viabilidade da idéia a comissão avaliadora. Cada um dos grupos pode utilizar 10 minutos para apresentar e em, seguida, responderam questões dos avaliadores. A comissão avaliadora foi composta por clientes, superintendentes das áreas de agronegócio e de inteligência da instituição. A escolha da idéia a ser lançada será concluída após avaliação das idéias pelo presidente da instituição, que não pode estar presente integrando a comissão avaliadora no momento do workshop.

 Avaliação do workshop: Para encerrar o workshop, os participantes foram convidados a avaliar o workshop em formulário próprio. A análise das 17 avaliações entregues demonstra um alto grau de satisfação dos participantes conforme Gráficos 4 e 5.

Gráfico 4 - Percepção dos participantes com relação ao workshop

59% 41%

Workshop atendeu a expectativa

Completamente Em grande parte Suficiente Pouco Não

O workshop foi encerrado com a área de inovação agradecendo a participação dos envolvidos e detalhando os próximos passos: definição da idéia a ser lançada, continuação dos testes e refinamento do protótipo, e desenvolvimento do roteiro integrado de implementação com planos de execução detalhados da iniciativa. Essas atividades serão acompanhadas pela equipe da área de inovação e de agronegócio.

Durante o workshop foi possível acompanhar várias etapas do processo de inovação: gerar idéias, priorizar temas e iniciativas, aperfeiçoar conceitos, prototipar, testar e refinar. A etapa de lançamento ainda estava em execução, até o término dessa pesquisa e não foi objeto de análise, bem como os resultados do processo de inovação.

Quadro 12 - Resumo das atividades do Workshop

Atividades Objetivo Duração

Apresentações: - Áreas de Inovação; - Área de Agronegócio; - Participantes

Conhecer a área de inovação, de agronegócio e os participantes.

25m

Dinâmica de grupo Explicar conceito de inovação (geração de idéias, processo, possibilidades)

25m Apresentação do tema do

Workshop – Como influenciar o cliente na escolha da nossa instituição como o banco para Agronegócio?

Permitir que os participantes entendessem o tema proposto para o workshop

5m

Apresentação dos resultados das Entrevistas do Cliente

- Produtores rurais

- Agroindústrias/cooperativas - ATERs

Disseminar Conhecimento do Cliente (pontos positivos, pontos negativos, processo, necessidades não atendidas)

60m

Apresentação dos resultados do Grupo Focal

Disseminar Conhecimento do Cliente que os colaboradores da rede de atendimento possuem

Disseminar pontos positivos e negativos do processo atual

30m

Geração de insights Obter insights que revelem oportunidade de inovação 40m Palestra sobre Panorama do

Agronegócio

Disseminar informações sobre agronegócio, perspectivas, perfil do produtor rural e tecnologias emergentes

60m Revisão de insights e

Identificação de problemas

Rever insights e identificar problemas que precisam ser solucionados

50m Palestra sobre mercados

inovadores

Disseminar conhecimento sobre tendências de mercado, mercados inovadores, e forma de atuação de bancos internacionais no agronegócio.

60m

Visita aos inspirational corners Obter insights de diferentes tipos: necessidades dos clientes, mercado e tecnologias emergentes

30m Geração de idéias Gerar elevado volume de ideais para resolução dos

problemas definidos

60m Criação de plataformas Formar plataformas de solução a partir das idéias geradas 20m Priorização e seleção de idéias Priorizar e selecionar plataforma de solução 30m Aprimoramento da idéia Detalhar a idéia selecionada 120m Prototipação Avaliar interativamente a idéia, validar e comunicar o

conceito da idéia

90m Apresentação e refinamento do

protótipo

Validar e refinar protótipo a partir da percepção do Cliente 60m Preparação e Apresentação das

Idéias para seleção

Obter a percepção dos avaliadores (cliente inclusive) sobre a importância e viabilidade das idéias

Selecionar idéias para lançamento de produto ou serviço.

120m

Avaliação do Workshop Obter a percepção dos participantes em relação ao workshop de geração de idéias.

30m

Conforme pode ser constatado no Quadro 12, o conhecimento do cliente foi tratado em mais de 93% do tempo das atividades do workshop. Pode-se perceber momentos em que o conhecimento do cliente era compartilhado com os participantes - apresentações das entrevistas em profundidade e do grupo focal, palestras sobre Panorama do Agronegócio e Mercados inovadores e nos

conhecimento do cliente – geração de insights, identificação de problemas, geração de idéias, criação de plataformas, priorização e seleção de idéias, aprimoramento da idéia e prototipação. A utilização do conhecimento do cliente também foi bastante relevante por meio da participação ativa do mesmo nas atividades de refinamento do protótipo e na seleção de idéias para lançamento (Figura 5).

Figura 5 - Utilização do Conhecimento do Cliente nas atividades do Workshop

A percepção dos participantes do workshop em relação a importância do conhecimento do cliente pode ser percebida nos comentários referentes a pontos positivos das avaliações do workshop, como por exemplo:

“A possibilidade de ter contato direto com o cliente, além de ter acesso a uma ampla diversidade de informações sobre o tema.”

“Workshop focado no cliente. Muito material disponível.” “Participação ativa do público alvo para avaliar os protótipos.”

“Todos os subsídios dados para os insights.; equipes multidisciplinares; disposição dos colegas com expertise em TI para viabilizar as idéias; proximidade com o cliente para avaliação do protótipo; a quebra de hierarquia e o estímulo ao idéias malucas são bem vindas.”

Documentos relacionados