• Nenhum resultado encontrado

OMO ODUS DE OBARA MEJI 1º OJÉ

No documento Buzios 16 (páginas 186-192)

2º KIBUBO – ODÉ 3º GEGIA 4º BURUÍ 5º OWA 6º EKARDI 7º EDE KORE 8º MATALEMBO 9º UNKE 10º MARKUÍ 11º LEDASSI 12º IONIJÉ 13º TEKUM 14º PAMPORAN 15º ALUJIÉ 16º OSSI

1º Omo Odu de Obara: OJÉ Ebó

6 palmos de murim branco 6 acaçás

6 acarajés 6 moedas 6 orobos 6 brasas

1 panela de barro com tampa Procedimento

Arrumar tudo na panela de barro, antes, porém, apagar no chão as brasas, coloque o carvão molhado dentro da panela, cubra-o com o restante do ebó que está passando na pessoa, feche a panela, envolva ela toda no murim branco, leve-a em um mato limpo e

pendure-a no tronco de uma árvore bem frondosa e chame pelo OMO ODU OJE para que venha receber aquele ebó.

2º Omo Odu de Obara : KIBUKO-ODÉ Ebó 6 acaçás 6 moedas 6 acarajés 6 ovos 6 velas 6 búzios 6 pregos 6 gotas de azogue 1 prato branco Procedimento

Passar tudo na pessoa, arrumar no prato branco, pingar seus gotas de azougue por cima e colocar em um caminho de mato limpo.

3º Omo Odu de Obará: GEGIA Ebó

1 panela de barro 6 búzios

6 conchas

6 cavalos marinho

6 pedras de fogo apanhadas em estrada 6 moedas corrente

6 pembas brancas Procedimento

Arrumar tudo dentro da panela e depositar em cima de um pé de loko (gameleira) nesta oportunidade fazer seus pedidos ao OMO ODU GEGIA.

4º Omo Odu de Obará: BURUÍ Ebó 1 gamela 6 acaçás 6 doces brancos 1 orobo 6 cocadas pretas 1 quartinha de barro

6 punhados de areia de mar 6 cavalos marinhos

6 argolas douradas 1 imã

6 búzios

Procedimento

Arrumar tudo bem enfeitado, entregar em um monte que fique de frente para o oceano, peça tudo de bom ao OMO ODU BURUÍ.

5º Omo Odu de Obará: OWA Ebó

1 alquidar de barro

6 tiras de papel com 6 endereços diferentes 6 acaçás 6 moedas 1 espelho 6 orobos Procedimento

Desenhar com pemba vermelha e branca a cara de um boneco no alguidar com olhos nariz boca colocar tudo arrumado dentro do alguidar de modo que na borda do mesmo fique pendurados as tiras com os seis endereços, segure o espelho bem firme nas mãos olhe nele mostre a ele o alguidar arrumado e diga assim “ OLHE-ME BEM OBARÁ, ME VEJA BEM EM SEU ESPELHO, TAMBÉM SOU SEU FILHO” Leve para outros endereços que desconheço, todas as minhas pragas, minhas demandas, e me traga prosperidade e progresso , saúde, vitória e riqueza com muita paz.

Os endereços de preferência devem ser de pessoas inimigas da pessoa que a gente não goste pessoas que realmente sejam más e perversas.

6º Omo Odu de Obará: EKARDI Ebó 6 foguetes de mão 6 acaçás 6 moedas corrente 6 folhas da fortuna 1 cabaça areia do mar 6 búzios 6 conchas 6 imãs

6 farofas (de água, dendê, azeite doce, mel, vinho moscatel, e de água da chuva. Procedimento

Arrumar tudo dentro da cabaça, soltar os seis foguetes e a medida em que eles vão estourando grite bem alto o nome do OMO ODU DE OBARÁ EKARDI para que lhe ouça e lhe traga tudo que desejar.

7º Omo Odu de Obará: EDE-KORE Ebó

6 folhas de akoko 1 travessa de barro

1 punhado de areia do mar apanhada em noite de lua cheia 6 moedas 6 acaçás 6 búzios 6 ferraduras 6 idés de cobre 6 orobos 6 bonecos de pano 6 doces brancos 6 conchas 6 velas

azougue, mel, azeite doce, dendê 1 imã

Arrumar tudo bem bonito na travessa, temperar tudo e colocar em um caminho limpo no mato e quando arriar a obrigação acenda em sua volta as seis velas e que seja em um pé de árvore frondosa.

8º Omo Odu de Obará: MUTALEMBO Ebó

6 palmos de murim branco 6 trilhas(peixe)

6 camarões dos grandes 6 búzios

6 pedras de fogo da rua 6 moedas

6 chaves usadas

6 vidros de perfume(com perfume) 6 ovos cozidos 6 bananas ouro 1 farofa de dendê 1 farofa de mel 1 orobo, 1 obi 1 alguidar Procedimento

Arrumar tudo no alguidar e arriar o ebó na porta de um edifício em construção, prédio em que a sua obra seja suntuosa, de luxo, rica. Pe4dir ao OMO ODU para que assim como aquela obra está ricamente sendo construída, seja também sua vida RECONSTRUÍDA nos mesmos termos.

9º Omo Odu de Obará> UNKE Ebó

6 pires brancos

6 gemas de ovo de galinha ( a clara joga na terra) 6 punhados de arroz cru de primeira

6 orobos 6 gotas de azougue 6 imãs 6 velas mel Procedimento

Arriar os 6 pires no chão, em cada um colocar um pouco de arroz, em cima do arroz uma gema, uma gota de azougue, 1 imã, 1 orobo, derramando mel por cima de cada pires, ao lado de cada pires acender uma vela. Chame pelo OMO ODU e peça tudo que quiser.

10º Omo Odu de Obará: MAKUÍ Ebó 1 pombo branco 6 acaçás 1 orobo 6 maçãs 6 acarajés 6 bolas de arroz 6 punhados de canjica

1 bandeira pequena com vara de guaximba 1 foguete

Procedimento

Antes de sair do barracão, jogar para ver se o pombo vai ser sacrificado ou se irá soltar. No topo de um morro, fazer um pequeno buraco, arriar tudo no buraco, fincar a bandeira, soltar o foguete e chamar pelo nome do OMO ODU , se o pombo for sacrificado coloca no buraco também.

11º Omo Odu de Obará: LEDASSI Ebó 1 frango branco 1 porquinho da índia 1 orobo 6 moedas 6 búzios 6 folhas de camboatá mel Procedimento

Passar na pessoa o frango o porquinho da índia e solta-los no mato, embrulhar os orobos nas folhas de camboatá, temperando-as com mel e jogue-as no mato limpo.

Guarde os seis búzios por seis dias jogando um búzio fora por dia em estradas diferentes e a cada um que despachar chamar pelo nome do Omo Odu, pedindo tudo o que está precisando.

12º Omo Odu de Obará: IONIJÉ Ebó

6 colheres de pau

6 brasas vivas de carvão 6 pedras de fogo

6 acarajés 6 folhas de fogo

6 farofas (mel, dendê, azeite doce, vinho moscatel e água 1 alguidar médio

ATIM DA FOGUEIRA DE XANGO ATIM BRANCO DE OXALÁ

1 moringa grande com água do mar Procedimento

Pegar uma brasa com uma colher de pau de cada vez e passar na pessoa com cuidado para não queima-la e a proporção em que vai passando na pessoa vai colocando uma de cada vez também dentro do alguidar e vai apagando o fogo da brasa com um pouco de água do mar que está na moringa ao lado. Passar as pedras os acarajés e as folhas, arrumando no alguidar por cima de tudo colocar as farofas, entregue em mato limpo e chamar pelo OMO ODU pedindo o que desejar.

13º Omo Odu de Obará: TEKUN Ebó 6 quiabos 6 imãs 6 moedas 6 orobos 6 búzios 6 conchas 1 cabaça

6 favas de xangô

1 metro de murim branco 6 pedaços de cadarço branco mel, azeite doce

Procedimento

Arrumar tudo dentro da cabaça, embrulhar no murim, amarrando com os cadarços, pendure em um tronco de árvore frondosa. Tudo que colocar na cabaça passe no cliente.

14º Omo Odu de Obará: PAMPORAN Ebó

1 frango branco

6 pedaços de cipó com 6 centímetros cada 6 pembas de cores diferentes

6 imãs 6 orobos 6 cabacinha 6 acaçás 6 acarajés 6 bolas de algodão

6 fitas com 6 cores diferentes 2 m de murim vermelho Procedimento

Riscar no chão da terra um quadrado com pemba, colocar no meio a pessoa , passar na pessoa o murim vermelho enxugando o seu suor, desenhe com a pemba branca

, uma cara de boneco no morim que passou na pessoa, estique ele no chão, já com o boneco desenhado, raspar as pembas em cima dele, passar o resto das coisas no cliente, embrulhar tudo, passar o frango na pessoa e mandar ela sair do quadrado. Levar o ebó para um mato de capim alto. O frango soltar vivo na estrada ou caminho que for o ebó.

Nota: Na volta do ebó arriar um amalá de xangô somente no azeite doce para a pessoa.

15º Omo Odu de Obará: ALUJIE Ebó

6 acaçás 6 orobos

1 chocalho de xangô (XERE PEQUENO) 1 chave de cobre

6 acaçás 6 imãs 1 cabaça

pó de pedra apanhada na pedreira

Areia do mar apanhada em noite de lua cheia Terra da porta de um banco

Mel, azeite doce 6 folhas da fortuna Procedimento

Passar tudo na cabeça da pessoa, sobre sua cabeça chocalhar o xere chamando pelo Omo Odu, depositar tudo nas águas de um córrego limpo para que as águas sagradas de Oxum abrande a ira de Xangô e possa este Omo Odu trazer tudo que for possível para esta pessoa. A pessoa deverá estar na beira do córrego limpo da cachoeira para que logo após de tirar o ebó tome um banho naquelas águas.

16º Omo Odu de Obará: OSSI Ebó

1 tirrina bonita de prata ou de louça

6 pedras semipreciosas não lapidadas (bruta) 6 búzios 6 imãs 6 conchas 6 gotas de azougue 6 cavalo marinho 1 pedaço de ouro 1 pedaço de prata 1 fava de xequere 6 moedas corrente

6 raminhos de trigo e mel Procedimento

Arrumar tudo bem arrumado dentro da tirrina de preferencia nos meses de janeiro, junho ou dezembro, sempre em noite de lua cheia. Enfeitar com todo o material fincando os raminhos de trigo em cima das moedas e guarda-se em casa por 12 meses quando se renovará e acrescentará novas coisas do axé.

ODI

OMULU, OXOSSI, OXALÁ

No documento Buzios 16 (páginas 186-192)