• Nenhum resultado encontrado

No curso normal dos nossos negócios, celebramos operações com partes relacionadas, com base em termos e condições que seriam aplicáveis a operações semelhantes com terceiros.

No desenvolvimento dos nossos negócios e na contratação de serviços, realizamos cotações e pesquisas de mercado com o fim de obter as melhores condições técnicas e de preços, cabendo a decisão da realização das respectivas operações, independentemente de serem realizadas entre partes relacionadas ou não, ao responsável da área que motivou a contratação do produto ou serviço.

Além disso, nos termos do nosso Estatuto Social, depende de autorização do nosso conselho de administração a celebração de quaisquer contratos entre nós e (1) qualquer de nossos acionistas, incluindo o nosso Acionista Controlador, (2) qualquer sociedade na qual nosso Acionista Controlador tenha interesse ou (3) qualquer sociedade na qual nós ou qualquer de nossos acionistas, excluindo o Acionista Controlador, tenha participação de, no mínimo, 5% no respectivo capital social. Em qualquer desses casos, qualquer membro do nosso conselho de administração poderá solicitar previamente e em tempo hábil a elaboração de uma avaliação independente por empresa especializada, que deverá verificar e, se for o caso, revisar os termos e condições do respectivo negócio e sua adequação às condições e práticas de mercado.

As operações relevantes que celebramos com partes relacionadas desde nossa constituição estão indicadas abaixo.

Contrato Operacional

Em 10 de dezembro de 2009, celebramos o Contrato Operacional com a TAM Linhas Aéreas, por meio do qual foram estabelecidos os termos e condições que regerão o nosso relacionamento com a TAM Linhas Aéreas a partir de 1º de janeiro de 2010, quando assumimos a gestão, administração e operação do Programa TAM Fidelidade.

De acordo com o Contrato Operacional, passaremos a ser responsáveis, dentre outros, pelo processamento de informações sobre o acúmulo e resgate de pontos no Programa TAM Fidelidade e pela entrega dos Prêmios aos Participantes do Programa TAM Fidelidade, de acordo com o regulamento do Programa TAM Fidelidade e o regulamento da Multiplus Fidelidade. Adicionalmente, para manter os princípios de cooperação, transparência e equilíbrio econômico-financeiro em nosso relacionamento, o Contrato Operacional estabelece que a TAM Linhas Aéreas deverá nos consultar sobre qualquer alteração que pretenda implementar com relação a disposições do regulamento do Programa TAM Fidelidade ou aos Prêmios no âmbito do Programa TAM Fidelidade, que possa impactar a nossa gestão, administração e operação do Programa TAM Fidelidade. A partir do recebimento da respectiva comunicação da TAM Linhas Aéreas, teremos dez dias para nos manifestar acerca da alteração pretendida.

Além disso, por meio do Contrato Operacional, concordamos com a participação do Programa TAM Fidelidade na Multiplus Fidelidade. Para tanto, a TAM Linhas Aéreas comprometeu-se a adquirir pontos Multiplus Fidelidade, a partir de 1º de janeiro de 2010, para entregá-los aos Participantes do Programa TAM Fidelidade de forma que esses Participantes tenham sempre o mesmo número de pontos na Multiplus Fidelidade e no Programa TAM Fidelidade. Da mesma forma, nós nos comprometemos a adquirir passagens aéreas da TAM Linhas Aéreas para entregá-los aos Participantes da Multiplus Fidelidade em contrapartida aos pontos Multiplus Fidelidade que esses Participantes venham a resgatar com base nas regras de resgate de Prêmios previstas no regulamento do Programa TAM Fidelidade e no regulamento da Multiplus Fidelidade. Tanto nós como a TAM Linhas Aéreas não somos obrigados a adquirir uma quantidade mínima ou máxima de passagens aéreas ou pontos Multiplus Fidelidade, respectivamente.

Operações com partes relacionadas

O valor total do Contrato Operacional é de R$48,6 milhões, além dos montantes que variam em conformidade com reembolso de custos e despesas a ser ajustado, caso a caso, entre nós e a TAM Linhas Aéreas, e o volume adquirido de pontos Multiplus Fidelidade e Passagens-Prêmio, que dependem de diversos fatores, dentre os quais a quantidade de pontos Multiplus Fidelidade resgatada, a classe da cabine relativa à Passagem-Prêmio e o tempo de duração do voo (se de curta ou longa distância).

Esses valores poderão ser reajustados, conforme mutuamente acordado entre nós e a TAM Linhas Aéreas após os 12 meses seguintes a 1º de janeiro de 2010 e, a partir de então, no mesmo dia dos anos subsequentes. Nos termos do Contrato Operacional, a TAM Linhas Aéreas concordou em assumir por até 30 meses contados de 1º de janeiro de 2010 a responsabilidade pelos custos com os Prêmios relativos aos pontos acumulados pelos Participantes no Programa TAM Fidelidade até 31 de dezembro de 2009. Dessa forma, (1) na eventualidade de os Participantes converterem os seus pontos da Multiplus Fidelidade por pontos de programas de nossos parceiros comerciais ou os resgatarem por Prêmios outros que não Passagens-Prêmio após 31 de dezembro de 2009, a TAM Linhas Aéreas nos reembolsará pelas despesas que incorrermos em relação a essas conversões e/ou resgates proporcionalmente aos Pontos acumulados pelo Participante até 31 de dezembro de 2009 e que sejam utilizados nessas conversões e/ou resgates; e (2) na eventualidade de os Participantes resgatarem os seus pontos da Multiplus Fidelidade por Passagens-Prêmio após 31 de dezembro de 2009, a TAM Linhas Aéreas nos concederá descontos nos valores que tivermos de pagar pelas Passagens-Prêmio, os quais levam em consideração a classe da cabine relativa à Passagem-Prêmio, o tempo de duração do voo (se de curta ou longa distância) e a quantidade de pontos resgatados do Programa TAM Fidelidade para emissão da Passagem-Prêmio, de maneira proporcional aos Pontos acumulados pelo Participante até 31 de dezembro de 2009 e que sejam utilizados nesses resgates. Como resultado, reconhecemos apenas a receita e a despesa correspondentes aos pontos acumulados na Multiplus Fidelidade a partir de 1º de janeiro de 2010.

Adicionalmente, a TAM Linhas Aéreas obrigou-se a nos ceder a totalidade dos contratos de parceria comercial ou cancelá-los até 31 de dezembro de 2009, de forma a evitar novos acúmulos de pontos no Programa TAM Fidelidade decorrentes desses contratos após 1º de janeiro de 2010. Caso, por qualquer razão, a TAM Linhas Aéreas não consiga nos transferir a totalidade desses contratos até 31 de dezembro de 2009, poderemos, a nosso exclusivo critério, prorrogar esse prazo em até seis meses.

Nos termos do Contrato Operacional, nós nos comprometemos a não permitir que programas de fidelização de outras companhias aéreas participem da Multiplus Fidelidade, assim como a TAM Linhas Aéreas comprometeu-se a não permitir que o Programa TAM Fidelidade participe de programas de fidelização que não a Multiplus Fidelidade.

O Contrato Operacional é válido por 15 anos contados de 1º de janeiro de 2010, podendo ser prorrogado por períodos adicionais de cinco anos, automaticamente, caso nós ou a TAM Linhas Aéreas não nos manifestemos em sentido contrário com 120 dias de antecedência. Tanto nós como a TAM Linhas Aéreas poderemos rescindir imotivadamente o contrato operacional, a qualquer tempo, sem ônus e independente de pagamento de multa, indenização e/ou penalidade de qualquer natureza, desde que nós ou a TAM Linhas Aéreas, conforme o caso, enviemos notificação por escrito à outra parte com antecedência mínima de 12 meses.

Aditamento ao Contrato Operacional

Na medida em que até 31 de dezembro de 2009 a TAM Linhas Aéreas tinha nos transferido 90 dos 112 contratos de parceria comercial que tinha se comprometido a nos transferir nos termos do Contrato Operacional, decidimos prorrogar por seis meses o prazo para a TAM Linhas Aéreas nos transferir os 22 contratos de parceria comercial remanescentes, com base no Contrato Operacional e conforme o primeiro termo aditivo ao Contrato Operacional que celebramos com a TAM Linhas Aéreas em 12 de janeiro de 2010. De acordo com o primeiro termo aditivo, os pontos resgatados relacionados com os contratos de parceria comercial que não foram transferidos até 31 de dezembro de 2009 não serão precificados com base no Contrato Operacional. Para esses contratos, permanecerão sendo aplicáveis os critérios de precificação de pontos previstos em cada contrato de parceria comercial original, até que eles nos sejam efetivamente cedidos.

Operações com partes relacionadas Contrato de Compartilhamento de Serviços

Em 10 de dezembro de 2009, celebramos um contrato de compartilhamento de serviços com a TAM Linhas Aéreas, por meio do qual a TAM Linhas Aéreas comprometeu-se a nos disponibilizar serviços de controladoria, tesouraria, apoio ao planejamento e gerenciamento financeiro, call center, instalações e infraestrutura, jurídico, recursos humanos, tecnologia da informação, marketing e auditoria e suprimentos. A TAM Linhas Aéreas comprometeu-se a disponibilizar colaboradores, equipamentos, ferramentas, tecnologia e outros recursos necessários ao compartilhamento desses serviços, com o mesmo grau de diligência, qualificação e prudência conforme o habitualmente exercido em relação às suas próprias operações. Pelo compartilhamento desses serviços, temos a obrigação de pagar mensalmente á TAM Linhas Aéreas o valor total de R$662.500,00.

A fim de manter o equilíbrio econômico-financeiro existente na data de celebração do contrato, nós e a TAM Linhas Aéreas nos comprometemos a rever os valores dos serviços do contrato, a contar da data de início de vigência.

Qualquer pagamento que não seja feito quando devido, será acrescido de juros de mora de 2%, reajustados com base no IGP-M da FGV.

Esse contrato tem prazo de vigência de cinco anos, a partir de 1º de janeiro de 2010, prorrogando-se automaticamente por iguais e sucessivos períodos de cinco anos cada. O contrato poderá ser terminado a qualquer tempo, sem ônus e independentemente de pagamento de multa, indenização e/ou penalidade de qualquer natureza, desde que mediante notificação escrita à parte contrária com antecedência mínima de 90 dias.

Compromisso de Adiantamento para Compra e Venda de Bilhetes Aéreos

Em 15 de janeiro de 2010, celebramos com a TAM Linhas Aéreas um compromisso de adiantamento para compra e venda de passagens aéreas para atender aos resgates de Prêmios dos Participantes da Multiplus Fidelidade em Passagens-Prêmio da TAM Linhas Aéreas que vigerá até a plena utilização dos recursos, que estimamos ocorrerá nos próximos 30 meses.

De acordo com esse contrato, nós nos comprometemos a entregar à TAM Linhas Aéreas aproximadamente 94% dos recursos que estimamos receber com a Oferta (após a dedução das comissões e das despesas que antecipamos ter de pagar nos termos do Contrato de Distribuição) (“Recursos Adiantados”) a título de antecipação de pagamento para aquisição de Passagens-Prêmio da TAM Linhas Aéreas para entrega futura. Além disso, o compromisso de adiantamento estabelece a nossa obrigação de entregar os Recursos Adiantados à TAM Linhas Aéreas em até dois dias contados do nosso efetivo recebimento dos recursos da Oferta, os quais não sofrerão reajustes de qualquer ordem. De acordo com o compromisso de adiantamento, o preço de aquisição de cada Passagem-Prêmio deve ser determinado de acordo com a classe da cabine relativa à Passagem-Prêmio, o tempo de duração do voo (se de curta ou longa distância) e a quantidade de pontos resgatados do Programa TAM Fidelidade para emissão da Passagem-Prêmio. O compromisso de adiantamento também estabelece descontos ao valor de cada Passagem-Prêmio, os quais variam conforme a classe da cabine relativa à Passagem-Prêmio, o tempo de duração do voo (se de curta ou longa distância), a quantidade de pontos resgatados do Programa TAM Fidelidade para emissão da Passagem-Prêmio e o número de meses decorridos após a assinatura do compromisso de adiantamento.

Operações com partes relacionadas

Adicionalmente, nós nos comprometemos a apresentar à TAM Linhas Aéreas, até o quinto dia útil do mês seguinte ao mês em referência, um relatório mensal que deverá discriminar as Passagens-Prêmio adquiridas, bem como a quantidade de pontos resgatados do (1) Programa TAM Fidelidade e (2) da Multiplus Fidelidade. Da mesma forma, a TAM Linhas Aéreas comprometeu-se a nos encaminhar até o quinto dia útil do mês seguinte ao mês em referência uma fatura mensal que deverá discriminar, além das Passagens-Prêmio emitidas e os respectivos trechos voados, o preço de aquisição e os descontos conferidos, conforme calculados nos termos do compromisso de adiantamento. Caso haja divergência com relação aos relatórios ou faturais mensais, a parte que tiver emitido o relatório ou fatura mensal, conforme o caso, deverá se manifestar por escrito dentro de até 60 dias contados do recebimento de notificação encaminhada pela outra parte. Decorrido esse prazo sem qualquer manifestação, serão considerados aceitos os termos da notificação encaminhada. Caso haja manifestação da parte que tiver emitido o relatório ou fatura mensal, nós e a TAM Linhas Aéreas nos comprometemos a negociar de acordo com os princípios da boa fé com o fim de alcançar uma solução amigável em 30 dias.

O compromisso de adiantamento permanecerá em vigor até a plena utilização dos Recursos Adiantados ou o término do Contrato Operacional, o que ocorrer primeiro. Qualquer das partes poderá terminar o compromisso de adiantamento antecipadamente se, dentre outros, ocorrer (1) um grave inadimplemento pela outra parte de suas obrigações nos termos do compromisso de adiantamento que não seja sanado dentro de até 30 dias do recebimento de notificação por escrito da parte inocente, (2) reiterados inadimplementos pela outra parte de suas obrigações nos termos do compromisso de adiantamento independentemente de serem sanados ou não ou (3) o deferimento ou decretação, conforme o caso, de processo de recuperação judicial ou extrajudicial, liquidação ou falência da outra parte. Em qualquer hipótese de término antecipado do compromisso de adiantamento, a parte infratora deverá pagar à parte inocente uma multa correspondente à média das três últimas faturas emitidas pela TAM Linhas Aéreas multiplicada por 24. Além disso, independentemente da causa que tiver motivado o término do compromisso de adiantamento, a TAM Linhas Aéreas deverá nos devolver eventual saldo de Recursos Adiantados dentro de até 30 dias contados do término do compromisso de adiantamento.

Cessão de Licença de Uso e de Serviços de Suporte Técnico

Em 29 de maio de 2009, a TAM Linhas Aéreas adquiriu da Oracle a licença de uso do sistema “Siebel Loyalty” e contratou os serviços de suporte técnico da Oracle para esse sistema. Para tanto, a TAM Linhas Aéreas (1) pagou à Oracle, em 29 de maio de 2009, R$2,2 milhões a título de licença de uso do sistema “Siebel Loyalty” e R$0,5 milhão a título de serviços de suporte técnico para o primeiro ano de utilização do sistema “Siebel Loyalty” e (2) concordou em pagar à Oracle R$0,5 milhão a título de serviços de suporte técnico para cada segundo e terceiro anos de utilização do sistema “Siebel Loyalty”. Em 22 de dezembro de 2009, a TAM Linhas Aéreas, com expressa anuência das partes envolvidas, cedeu a nós todos os seus direitos e obrigações relacionados à licença de uso do “Siebel Loyalty” e serviços de assistência técnica decorrentes desse contrato.

Cessão de Serviços de Consultoria e Implantação de Sistema

Em 15 de janeiro de 2010, a TAM Linhas Aéreas nos cedeu parcialmente, com expressa concordância da IBM Brasil, o Contrato de Prestação de Serviços de Informática que firmou com a IBM Brasil em 24 de setembro de 2007. De acordo com esse termo de cessão, a IBM Brasil passou a nos prestar os serviços de implementação do sistema “Siebel Loyalty”. Por esses serviços, estimamos ter de pagar o montante total de R$800 mil à IBM Brasil. O prazo de vigência é de oito meses contados da data de início da prestação dos serviços, ou seja, de 26 de agosto de 2009.

Contrato de Concessão de Uso de Área com Interveniência da TAM Linhas Aéreas

Nossa sede social está localizada no 3º andar do imóvel onde está localizada a sede social da TAM Linhas Aéreas, cuja propriedade é da União Federal e cujo administrador é a INFRAERO. Nos termos da proposta comercial de 10 de dezembro de 2009, que contou com a interveniência da TAM Linhas Aéreas, a INFRAERO formalizou os termos para elaboração do contrato de concessão de uso de área correspondente ao 3° andar desse imóvel, consistentes do aluguel mínimo mensal e do prazo de vigência do contrato de até 31 de dezembro de 2012.

Operações com partes relacionadas Contratos de Mútuo

Em 14 de dezembro de 2009, celebramos um contrato de mútuo com a TAM Linhas Aéreas no valor de R$2,0 milhões para financiar o nosso capital de giro e outras exigências nos primeiros meses de nossa operação como entidade separada e individual. Sobre o principal incidirão juros de 0,00375% ao mês e correção monetária conforme variação positiva do IGP-M. Esse contrato de mútuo vence em 14 de dezembro de 2010, oportunidade em que deveremos pagar à TAM Linhas Aéreas o principal acrescido de juros e correção monetária.

Em garantia ao cumprimento de nossas obrigações, entregamos à TAM Linhas Aéreas uma nota promissória no valor de R$2,0 milhões. Ocorrerá vencimento antecipado do contrato de mútuo caso não cumpramos com quaisquer de nossas obrigações. Além disso, caso não realizemos o pagamento do mútuo quando devido, incorreremos em juros de 1% ao mês e multa de 2%, além de honorários de advogados de 10%, se a cobrança se der extrajudicialmente ou de 20%, se judicialmente.

Adicionalmente, em 11 de janeiro de 2010, celebramos outro contrato de mútuo com a TAM Linhas Aéreas no valor de R$7,0 milhões para honrar com as obrigações relacionadas (1) à licença de uso do “Siebel Loyalty” e serviços de assistência técnica que nos foram transferidas pela TAM Linhas Aéreas, de acordo com um termo de cessão assinado pela TAM Linhas Aéreas e nós em 22 de dezembro de 2009 e pela Oracle em 28 de dezembro de 2009 e (2) a serviços de consultoria e implantação do “Siebel Loyalty” que nos foram transferidas pela TAM Linhas Aéreas, de acordo com termo aditivo assinado pela IBM Brasil, TAM Linhas Aéreas e nós com efeitos a partir de 28 de dezembro de 2009. Sobre o principal incidirão juros de 4,33% ao ano e correção monetária conforme variação do CDI, conforme divulgado pela CETIP. Esse contrato de mútuo vence em 15 de janeiro de 2011, oportunidade em que deveremos pagar à TAM Linhas Aéreas o principal acrescido de juros e correção monetária.

Em garantia ao cumprimento de nossas obrigações, entregamos à TAM Linhas Aéreas uma nota promissória no valor de R$7,0 milhões. Ocorrerá vencimento antecipado do contrato de mútuo caso não cumpramos com quaisquer de nossas obrigações. Além disso, caso não realizemos o pagamento do mútuo quando devido, incorreremos em juros de 1% ao mês e multa de 2%, além de honorários de advogados de 10%, se a cobrança se der extrajudicialmente ou de 20%, se judicialmente.

Contrato de Parceria

Celebramos em 16 de dezembro de 2009 um contrato de parceria comercial com a TAM Linhas Aéreas e a TAM Viagens, operadora de turismo da TAM Linhas Aéreas, para permitir o acúmulo e o resgate de pontos. De acordo com esse contrato, a TAM Viagens tem a obrigação de adquirir pontos da Multiplus Fidelidade para entregá-los aos seus Participantes que estejam cadastrados ou que solicitem seu cadastramento no Programa TAM Fidelidade, na Multiplus Fidelidade, ou em qualquer um dos parceiros da coalizão. A TAM Viagens tem de pagar um preço fixo por cada 1.000 pontos da Multiplus Fidelidade. Temos de pagar à TAM Viagens como resultado da aquisição de produtos ou serviços da TAM Viagens em decorrência de resgate de pontos pelos Participantes um valor fixo com 15% de desconto por cada 1.000 pontos resgatado. Além disso, o contrato de parceria comercial que mantemos com a TAM Viagens condiciona a manutenção dessa parceria comercial à aquisição de quantidades anuais mínimas de pontos Multiplus Fidelidade por ano. Se, ao final de 12 meses, a compra de pontos Multiplus Fidelidade for inferior ao mínimo estipulado no contrato de parceria comercial, a TAM Viagens deverá nos pagar a diferença entre o que tiver efetivamente pago para compra de pontos Multiplus Fidelidade e o que contratualmente deveria ter comprado caso deseje renovar o seu contrato conosco. Esse contrato tem prazo de vigência de cinco anos, sem prorrogação automática. Ele estabelece, ainda, que as partes poderão terminar seus respectivos contratos imotivadamente e a qualquer tempo mediante prévia notificação por escrito a outra parte com antecedência mínima de 30 dias, sem pagamento de qualquer multa ou penalidade. Além disso, as partes também podem, a qualquer tempo, extinguir ou modificar os seus respectivos programas de fidelização de clientes, sem que tais medidas possam ensejar direito à indenização à outra parte.