• Nenhum resultado encontrado

A OPERACIONALIDADE DAS CARTAS DE CRÉDITO

2- Suspensão do "despejo" por mais 60 dias para que todas as

3.1 A OPERACIONALIDADE DAS CARTAS DE CRÉDITO

Antes de explorarmos os edifícios propostos pelo movimento à CDHU e analisarmos caso a caso o que impediu a concretização destes negócios, precisamos compreender qual o processo de atendimento gerado pelo programa das cartas de crédito e como o movimento o vive. Quais são as treze etapas do programa, como se dá o processo em cada uma e quem é o responsável por cada estágio deste. Por razões óbvias, a principal personagem deste enredo foi a representante do Posto de Atendimento, a Sra. Ivana.

A Carta de Crédito é parte de um Programa de atendimento habitacional que se dá por meio de concessão de crédito diretamente às famílias de baixa renda para aquisição de imóvel – novo ou usado - no mercado imobiliário. Para o acesso à carta de crédito as famílias devem ter poupança prévia. O valor do financiamento, constante na carta de crédito, é determinado em função da renda familiar. A Sra. Ivana nos explica que a ―carta de crédito é uma operação de aquisição de imóvel „isolado‘‖. Quando ela fala a palavra ―isolado‖, quer dizer que:

(…) não tem nada a ver com a CDHU. Não é uma unidade habitacional da CDHU. Funciona da seguinte maneira: quando você entrega uma carta de crédito autorizada com valor fixo para ele (beneficiário) buscar no mercado imobiliário um imóvel ele fica sem rumo. A gente percebe isso. Então o que este posto de atendimento faz? Nós temos uma pessoa aqui que faz uma pesquisa pela Internet, contata corretores que vêm aqui e trabalham com esta faixa de imóvel e que possam buscar para eles. Mas não tem nenhum compromisso com a CDHU. Estes corretores não têm compromisso, nem convênio, nem podem falar pela CDHU. A gente aqui também não pode sair pra fazer corretagem, isto é proibido. O que pode ser feito é uma orientação, uma entrevista, a gente dá orientação, passa uma lista de imobiliárias que trabalham com esta faixa de imóveis… A gente dá o caminho. O que a gente tem notado é que as pessoas querem que a gente vá atrás. As pessoas não querem muito ir, querem que você vá atrás. Agora é cada um por si, ou seja, carta de crédito é para imóveis isolados, regularizados, você vai comprar como se fosse por um banco. Você recebeu um empréstimo, claro que eles não tem conta em banco, no banco a taxa de juros é muito mais alta… então o objetivo do programa é justamente este, é dar

oportunidade dele comprar um imóvel dentro das condições dele e com taxas de juros bem baixas e com subsídio do governo federal. (Cf. anexo IV)

Ou seja, a família após conseguir sua carta de crédito vai procurar no mercado seu imóvel, podendo contratar um corretor para auxiliá-la e obviamente arcar com os custos desta operação. O critério de busca tem que cumprir diversas exigências, como a de encontrar um imóvel totalmente regularizado. Nem mesmo poderia comprar uma unidade habitacional da própria CDHU, pois, segundo a Sra. Ivana:

O imóvel da CDHU, para comprar, só poderia se estivesse regularizado. Como a maioria das unidades habitacionais da CDHU não tem esta regularização, apesar dela mesma estar emprestando o dinheiro, ela não poderia fazer esta alteração. Interessante, né! Ela só financia imóveis regularizados, inclusive os dela; se ela regularizar pode abrir está oportunidade para a gente liquidar. porque é um dinheiro que vai e volta, quer dizer, está dentro dela. Mas não tivemos nenhuma operação assim, porque a maioria não está regularizada. Terrenos da CDHU não estão regularizados. O cartório também não vai permitir, não vai registrar, porque pedimos todos os documentos necessários para uma venda acontecer. (Cf. anexo IV)

O Dr. Hoffmann nos explica que:

As cartas de crédito tem normas, tem regras estruturadas. É individual, tem que estar ligadas á uma matrícula. Agora estes edifícios aí (referindo-se aos imóveis apresentados pelo grupo Prestes Maia) não têm, são heranças, propriedades que pertenciam à família que comprou. Não são legais. Como a administração pública pode comprar uma coisa que não é oficializada.

‗- Tem 100 edifícios aí, compra e faz uma reforma‘.

Comprar como? É um mundo complicado este, você quer fazer as coisas, mas tem as limitações das regras do jogo, que são muitas. Quebrar as regras do jogo não é fácil. A CDHU já construiu 450 mil apartamentos e casas. Sabe quantas são irregulares? 155 mil! Ou seja, nossos antecessores vendiam propriedades que não eram deles. O cara paga a casa com uma prestação baixa por 25 anos. Não interessa, ele comprou! Quem vendeu sem estar regularizado, vendeu uma propriedade que não é dele. Este passado o Tribunal de Contas que resolva. Nós não entregamos nada que não esteja regularizado. Isto criou

muitos problemas em muitas cidades, aí vem deputado, prefeito... O que importa é que nós batemos todos os recordes de produção anterior. É só querer fazer e não entrar na corrupção. É só se preocupar em fazer. (Cf. anexo IV)

Informou a Sra. Ivana que a responsável pelo programa das cartas de crédito do Grupo Prestes Maia dentro da CDHU é a Sra. Maria Cláudia Pereira110, que é

ligada a diretoria de planejamento e fomento dirigida pelo Sr. Mario Amaral Sampaio Coelho Junior, que está no lugar que ocupava o Sr. Reinaldo Iapequino, responsável pelas cartas de crédito. No entanto, ela cita mais um nome, o Dr Elimar Oliveira, da CDHU, que mais nenhum outro entrevistado havia comentado. Ivana nos apresenta os números e a situação do atendimento ao grupo Prestes Maia até o momento (29 de janeiro de 2010) e em seguida explica todos os passos pelos quais estas famílias terão que passar. A seguir apresentamos a tabela com os resultados copilados e destacamos quando a prestação de serviço é terceirizada:

110 A Sra. Maria Cláudia Pereira é a representante da CDHU no Conselho Municipal de Habitação de São Paulo. Decreto no 51.069, de 2 de dezembro de 2009

Tabela 3.1: Tabela das informações fornecidas pela Sra. Ivana (Posto de Atendimento)

estapa Status / estágios Quant. Situação descrita pela Sra. Ivana localização da pasta

1

Reabilitando 13 Tiveram suas cartas vencidas e estão passando novamente pela