• Nenhum resultado encontrado

3. EM PORTA-RETRATOS: AS VOZES ALHEIAS E AS

3.3 Na Educação do Campo um anúncio das vozes próprias

3.3.2. PRONERA: possibilidades de falas e escutas

3.3.2.3 Operacionalização dos Projetos de EJA

Tendo como referência as orientações pedagógicas do Programa, a execução do projeto constitui-se, em Santa Catarina, em quatro grandes frentes de trabalho ± alfabetização para assentados/as; formação continuada dos monitores/educadores; escolarização dos monitores/educadores; - visitas de acompanhamento pedagógico aos assentamentos e acampamentos. Estas atividades necessariamente se interligam numa trama pedagógica sustentada pela proposta de parceria em que planejamento e ações são sempre compartilhadas e, por isso, geram o grande desafio de uma gestão que se pretende participativa.

O processo de alfabetização e de escolaridade que ocorreu nos três projetos de EJA foi desenvolvido nos assentamentos e acampamentos por monitores/educadores, que são assentados e ou acampados dos próprios assentamentos e ou acampamentos onde as turmas foram constituídas. Estes monitores/educadores participam de formação continuada51 distribuída em encontros periódicos, ao longo da vigência de cada projeto, com uma frequência média de 70 dias de intervalo entre uma e outra. Os encontros de formação continuada são realizados em forma de oficinas e atividades pedagógicas específicas tendo em seu horizonte de trabalho: compartilhar da formação de lideranças comunitárias; revisão e apropriação dos conhecimentos sistematizados; problematização do ensinar e do aprender em consonância com os saberes científicos e cotidianos que, implicados às condições objetivas dos homens e mulheres do Campo, consideram alfabetizadores e alfabetizandos sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, os encontros periódicos foram constituídos por uma ação conjunta entre coordenação pedagógica da UFSC e do MST, no que diz respeito ao planejamento, execução pedagógica e gestão física e financeira. Os encontros de formação continuada ocorreram nos espaços disponíveis que, além de poder comportar um número médio de 50 pessoas durante um tempo que

51 Em cada um dos dois primeiros projetos, ocorreram 6 encontros de formação continuada, enquanto que no terceiro, 12. Programados previamente e em conjunto pela UFSC e MST, esses encontros tinham em média a duração de uma semana, com 10 horas diárias de trabalho.

variava de 6 a 8 dias, possibilitasse também acesso a diferentes espaços: campus universitário; assentamentos; região urbana, etc.

Simultaneamente ao exercício da prática pedagógica em sala de aula e da formação continuada, ocorre o processo de escolarização para aqueles monitores/educadores ± assentados e/ou acampados - que não completaram a escolaridade no ensino fundamental. A oferta desta modalidade é constituída em parceria com o Colégio de Aplicação da UFSC que, além de se responsabilizar pela certificação, facilita a inserção do seu quadro docente no Programa, assim como disponibiliza suas instalações físicas: salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, merenda, etc.

Há no Programa, em Santa Catarina, uma peculiaridade no que diz respeito às Visitas de Acompanhamento Pedagógico, já que a maior parte dos assentamentos e acampamentos atendidos pelos projetos de EJA está, em média, situada a 500 km de Florianópolis. Essa distância e a falta de outros meios de comunicação (telefone, e-mail) impede qualquer tipo de contato que não tenha sido feito com antecedência, ou mesmo para alteração de qualquer agendamento. Por isso as visitas de acompanhamento pedagógico que ocorriam a cada dois meses em todos os assentamentos e acampamentos eram agendadas nos encontros de capacitação continuada. Esse trabalho de campo, realizado bimestralmente em cada regional52 do Estado, era antecedido por reuniões de planejamento conjunto necessariamente articuladas às demais atividades realizadas pelo projeto (encontros de formação continuada e escolarizações) e com o calendário de atividades do MST. O objetivo das visitas é acompanhar as atividades pedagógicas desenvolvidas nos espaços educativos pelos/as monitores/educadores/as assim como subsidiar e orientar os professores/as que medeiam pedagogicamente as formações continuadas e escolarizações dos/as monitores/educadores/as. É executada pelos bolsistas e coordenação da Universidade juntamente com os coordenadores locais das regionais do MST.

Estas visitas de acompanhamento pedagógico tornaram-se uma atividade fundamental uma vez que esta ação possiblita o contato direto com os estudantes de EJA que compartilham o cotidiano dos/as

52 Cada Visita de Acompanhamento Pedagógico abrange em média 40 assentamentos e/ou acampamentos atendidos em cada um dos Projetos o que perfaz uma média de 5 mil Km rodados em 22 municípios. Cada viagem é distribuída em grupos de cinco bolsistas que simultaneamente, sempre acompanhados pelo coordenador local do MST, percorrem as Regionais: Planalto Central, Oeste II, Planalto Norte e Norte.

assentados/as e acampados/as. Esse compartilhamento vai além das situações afetas ao Programa e se faz em rodas de chimarão, assembléias coletivas, decisões da comunidade, contato com as famílias, reconhecimento dos problemas e encaminhamentos do assentamento, plantações, festas, comemorações, enfim, na interação com os mesmos no lugar onde vivem e estudam e de onde compreendem o mundo. Esta ação possibilita uma compreensão e uma intervenção dos acadêmicos no modo de compreender e de se apropriar das atividades educativas trabalhadas na formação continuada e na escolarização.

A tabela 05 sintetiza os dados dos três projetos específicos de EJA, onde se pode observar que, tomado como referência tanto o número de alunos quanto o número de assentamentos atendidos pelo Programa, há um crescente atendimento na referida modalidade em Santa Catarina, mesmo observando-se um decréscimo mínimo do segundo para o terceiro projeto.

Tabela 05 ± Projetos em EJA PRONERA/UFSC em Santa Catarina

Período Municípios Atendidos Assentamentos turmas Nº de monitores Nº de

Nº de alfabetizandos escolarizandos Monitores escolarizados pela UFSC/ ensino fundamental Tempo de execução previsto para o projeto 2001 2003 11 22 30 30 600 06 12 meses 2003 2005 23 55 74 74 1480 22 12 meses 2006 2007 22 54 71 71 1420 11 24 meses

Fonte: Relatórios PRONERA/INCRA-SC