• Nenhum resultado encontrado

OS SENHORES DOS TRÊS PRIMEIROS ENXAMES E DAS LEIS

No documento Dion Fortune-A Doutrina Cosmica (páginas 137-142)

As influências que atuam simultaneamente sobre um planeta cabem em duas classes principais:

1. As do arco involutivo. 2. As do arco evolutivo.

Haverá influências de entidades completas de evoluções anteriores. Elas pertencem aos três tipos já conhecidos de vocês — os Senhores da Chama, da Forma e da Mente. Eles funcionam em suas esferas como Regentes.

Os Senhores da Chama são as vidas que estão atrás das forças naturais referidas abaixo e as controlam. Os Elementos da natureza inanimada são seus filhos criados pela ação conceptual de seus intelectos da mesma maneira que a Mente Logoidal projeta o universo manifesto. Um Senhor da Chama concebe uma função e, tendo evoluído para além do ponto até o qual ele pode se desenvolver, por esse funcionamento, retira-se para um plano mais elevado e projeta os conceitos desse funcionamento para manter a função.

Esses pensamentos-formas por experiência desenvolvem uma Personalidade, mas não chegaram ainda à Individualidade; são, portanto, "des-

almados".

Vocês perceberão que as Centelhas Divinas desenvolvem primeiramente uma Individualidade nascente e depois uma Personalidade. Mas as "criações do

criado" desenvolvem primeiramente uma Personalidade e depois aspiram à

"gênios". Não são deliberadamente malévolos, mas são incapazes de resposta senão a aspectos mais baixos. Quando se aproximam de seu próprio plano, sua única ligação com o Divino é feita por meio da consciência de seu criador. Em conseqüência, é assim que os que lidam com eles precisam apanhar a autoridade de seus respectivos progenitores, pois então eles se aproximaram de seu aspecto divino e a Divindade refletida dentro deles responde; caso contrário, eles se aproximaram do aspecto demoníaco e eles respondem em seu aspecto mais baixo. Esses, os serventes dos deuses, mantêm os ritmos co-ordenados da natureza inanimada. São as forças controladoras do calor e da luz, da gravidade e de todas as reações dinâmicas.

Os Senhores dessa evolução (os "criadores do criado") governam no sétimo e no sexto planos como Regentes dos Elementos, ou "Senhores dos

Elementos", como às vezes são chamados e, de acordo com a operação de sua

natureza, são as condições cinéticas do universo manifesto, às quais se sujeita o homem que deve realizar as ações de sua evolução. A esses Senhores o homem deve obediência inquestionável, reverência à sua grandeza e gratidão que é devida àqueles que, em pensamento, sustentam as condições de seu ser.

Aos seus serventes, ou pensamentos-formas — os Elementais — ele deve a gratidão que é devida àqueles que, por sua natureza, só servem aos que servem desinteligentemente. Se ele tentar se aproximar deles, ele o fará através dos aspectos correspondentes de seu próprio duplo etéreo, mas o fará sob seu próprio risco, pois, embora eles antes vivifiquem esses aspectos, eles posteriormente os absorverão.

Bem, saibam que esses Elementais estão evoluindo para cima, passo a passo, através da Personalidade em direção à Individualidade e, no caso de o

homem estabelecer contato com eles, alguns deles poderão cair na tentação da magia negra, que acelera ilegitimamente a evolução, e procurarão se apropriar de uma Individualidade já desenvolvida e assim estabelecer contato com o Divino.

Na eventualidade dessa ocorrência, ocorre o contrário da forma comum de obsessão — a Personalidade é empurrada para fora e uma consciência elemental toma seu lugar e a esse respeito se pode dizer que eles possuem uma pedra da terra, ou uma onda do mar, ou um vento do céu ou uma chama de fogo no lugar do coração, pois coração humano não é o que eles possuem; e, por causa da potência dos Elementos, eles atraem o Elemental da humanidade com uma atração tão profunda, que alguns deles sempre perturbaram os filhos e as filhas do homem. Pois eles chegam como seres de um poder estranho e elemental que não conhece os vínculos que unem a humanidade e eles podem ser conhecidos por essas coisas — eles sempre procuram seu próprio reino e pranteiam por ele (pois a humanidade para eles é uma crucifixão) e sempre atrairão os aspectos correspondentes dos homens e das mulheres e destruirão aqueles que responderem, pois são fortes demais.

Também pode acontecer de alguém que estabelecer contato com os Elementais se associar, em vez de ser obsessionado. Então o aspecto elemental de sua natureza será ligado a um Elemental e anelará esse amor inobservado que não é de espécie humana. Então haverá pranto, pois eles anelam com um anelo que não pode ser extinto no interior da carne; e para encontrar seus amores eles devem deixar a forma etérica. Muito se poderia dizer a esse respeito.

Se um ser humano, todavia, tenta estabelecer contato com os Senhores dos Elementais, ele deve purificar os aspectos de sua natureza que correspondem em seu reino até que se tornem a essência refinada de suas qualidades.

Na estabilidade da terra ele é estável. Na mobilidade da água ele é móvel. Na velocidade do vento ele é ligeiro. Na claridade da chama ele é zeloso. Então, sendo senhor dessas coisas dentro de si mesmo, ele é um Senhor dos Elementos no microcosmos e pode reivindicar a soberania dos Senhores dos Elementos do macrocosmos, e os Mensageiros dos Elementos são seus serventes. Não há nenhum outro modo. Aqueles que utilizam os Nomes sem o Poder invocam sua própria destruição.

Os Senhores da Forma governam todas as afinidades físicas e químicas e a eles se aplica tudo o que foi dito sobre a evolução anterior; com sua ajuda podemos penetrar no conhecimento das leis atômicas e químicas e no relacionamento das coisas, pois "Forma" é apenas um relacionamento coordenado.

A interação entre os Senhores da Chama e os Senhores da Forma é muito importante, pois os Senhores da Chama são os doadores da Vida e os Senhores da Forma são os doadores misericordiosos da Morte, é com os Senhores da Forma que aprendemos as leis da Morte — as leis de escape e de liberdade.

Para dominar as forças da Chama invocamos os poderes dos Senhores da Forma.

Para dominar os poderes da Forma invocamos os poderes dos Senhores da Mente.

Os Senhores da Forma são os Senhores da fricção; eles tornam a força capaz de funcionar confinando-a, mas por fricção eles a dispersam. Portanto, os Senhores da Forma são os Senhores da Morte, pois eles proporcionam um fim para todas as coisas cinéticas; mas eles tornam atuais tudo que era potencial. Eles são os Educadores. A Disciplina lhes pertence, embora a "punição" fique com os Senhores da Mente.

Os Elementais dos Senhores da Forma determinam a natureza de todos os elementos químicos, de todas as combinações e de todas as reações.

Os Senhores da Chama estão por trás das leis da física. Os Senhores da Forma estão por trás das leis da química. Os Senhores da Mente estão por trás das leis da biologia6.

Os Senhores da Humanidade estão por trás das leis da sociologia.

6

Nota do Editor: As influências do Terceiro Enxame que se exercem por meio da biologia não são tratadas aqui, mas não é difícil para o leitor tentar compreendê-las com um exame das linhas correspondentes à elaboração das influências do Primeiro e do Segundo Enxames.

Capítulo XXII: INFLUÊNCIAS QUE A HUMANIDADE

No documento Dion Fortune-A Doutrina Cosmica (páginas 137-142)