• Nenhum resultado encontrado

6 ATORES LOCAIS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL ENDÓGENO EM

6.1.2 Os Serviços de Hospedagem

Entre os serviços oferecidos aos turistas, a hospedagem e a alimentação possuem um papel de destaque no atendimento das necessidades básicas das pessoas quando estão fora de sua residência, sendo a qualidade dos serviços fundamental para a manutenção dos destinos turísticos (ANDRADE; SOUZA; POLO, 2014).

Em Caçapava do Sul são encontrados meios de hospedagem como hotel, pousada e pousada rural, conforme é apresentado no quadro 11.

A B

Quadro 11 – meios de hospedagem encontrados em Caçapava do Sul

Meios de Hospedagem Denominação Localização Unidades Habitacionais

Hotel

Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.

Hotel Portal do Pampa

Av. Presidente Kennedy, 635

entrada da cidade

16

Cyro Palace Hotel

Av. Presidente Kennedy, 171

entrada da cidade

38 Karlton Hotel Rua 1 de Novembro, 487

centro 29 Residencial Hotel Rua XV de Novembro, 656 centro 20 Novo Hotel

Av. Alfredo Duarte, 340

centro ---

Pousada Rural

Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

Fazenda São João Turismo Rural

BR-153, km 420,4 zona rural/3º distrito Cerro

do Martim

5

Fazenda Cerro Colorado Turismo Rural

Estrada do Seival zona rural/6º distrito Seival-

Carajá) 6 Pousada Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

Chácara do Forte

Rua Wantuil Albarnaz, s/n

Bairro Floresta 5

Pousada Minas Outdoor Sports

Rua 2 de Outubro Minas do Camaquã/3º distrito Cerro do Martim

6 + Alojamento coletivo 30 pessoas Bellamina Pousada e Restaurante

Rua Fernando Lacourt, nº 3801

Minas do Camaquã/3º distrito Cerro do Martim

--- 58 pessoas

Minas Hotel

Rua P. Júlio Marin, nº 4602 Minas do Camaquã/3º distrito Cerro do Martim)

--- Portal do Camaquã

Restaurante e Pousada

Minas do Camaquã

3º distrito Cerro do Martim 6 Hotel e Pousada Maravilha

BR-392, Km 260 ---

Fonte: organizado pela autora com base na Portaria nº 100 de 16 de junho de 2011 e em dados levantados nos trabalhos de campo.

Dentre os meios de hospedagem se destacam aqueles encontrados junto a importantes geopatrimônios ou locais de interesse geoturístico como a Fazenda São João Turismo Rural, a Fazenda Cerro Colorado Turismo Rural, a Chácara do Forte, a Bellamina Pousada e Restaurante, a Pousada Minas Outdoor Sports, a Pousada e Restaurante Portal do Camaquã e o Minas Hotel.

A Fazenda São João Turismo Rural (figura 39 A) é uma propriedade localizada na BR-153, no 3º distrito Cerro do Martim, próximo ao geossítio Pedra das Guaritas, que oferece entretenimento e vivências no ambiente rural desde o ano 2000. Na

Fazenda, além dos serviço de hospedagem é oferecida alimentação diferenciada com produtos típicos da culinária campeira, produzidos pelo proprietário, percursos guiados à cavalo ou a pé, pesca e contato com as lidas do campo. Através de agendamento prévio também é possível realizar um dia de campo para grupos.

Entre os atrativos geoturísticos está o cerro testemunho formado por conglomerados e arenitos esculpidos por processos erosivos que formaram cavidades naturais que receberam a denominação de “Tocas da Fazenda São João” (geossítio nº 35 do quadro 9). A maior delas serviu como moradia ao proprietário, antes da construção da sede da fazenda, como pode ser observado na figura 39 B.

Figura 39 – Fazenda São João Turismo Rural

Legenda: (A) Sede da fazenda São João Turismo Rural, onde os turistas são recepcionados; (B) Cavidade principal da formação rochosa denominada “Tocas da Fazenda São João”. No centro da fotografia, em pé, é possível ver o Sr. Celso Simões Pires Ferreira, proprietário da fazenda São João. Fonte: Trabalho de campo, 14 de fevereiro de 2017.

A Fazenda São João Turismo Rural constitui um dos únicos meios de hospedagem de Caçapava do Sul divulgado no website da SEDACTEL.

Também na mesma categoria de serviços voltados a Turismo Rural, destacamos a Fazenda Cerro Colorado (figura 40 A), instalada em construção preservada datada de 1904, localizada no 6º distrito Seival-Carajá. A Cerro Colorado oferece pernoite, refeições e acompanhamento nas atividades da propriedade através de agendamento. A organização e decoração dos quartos e salas segue a estética da antiga construção, utilizando móveis e peças preservados, pertencentes aos antepassados da família que viveram na residência (figura 40 B). O nome da propriedade é inspirado no “Cerro Colorado” (geossítio nº 45 do quadro 9), constituído por rochas areníticas e conglomeráticas de cor avermelhada, pertencentes ao Grupo Guaritas (PEIXOTO, 2017) que encontra-se junto a sede da Fazenda.

Figura 40 – Fazenda Cerro Colorado Turismo Rural

Legenda: (A) Sede da Fazenda Cerro Colorado, utilizada para recepcionar e hospedar turistas; (B) Uma das salas da propriedade, decorada com objetos e móveis antigos, datados do final do séc. XIX e início do séc. XX.

Fonte: DANZMANN (2011).

Outro importante meio de hospedagem é a Pousada Chácara do Forte (figura 41 A e B) (geossítio nº 29 do quadro 9), localizada em uma área de grande beleza cênica, com vista para a Serra da Santa Bárbara e com a presença de matacões de granito que afloram na superfície em decorrência do processo de erosão esferoidal sobre rochas ígneas pertencentes a Suíte Granítica Caçapava do Sul (PEIXOTO, 2017).

Figura 41 – Pousada Chácara do Forte

Legenda: (A) Entrada da Pousada Chácara do Forte. Ao fundo encontra-se o espaço utilizado para refeições, festas e eventos; (B) Instalações da pousada Chácara do Forte, construída em meio aos matacões graníticos.

Fonte: Trabalho de campo, 13 dezembro de 2016.

Além dos serviços de hospedagem e alimentação, os proprietários da Chácara do Forte organizam percursos guiados em locais de interesse geoturístico do

A B

município, possuindo uma página na internet como principal meio de divulgação (http://www.chacaradoforte.com.br/new/?i=). Este geossítio é frequentemente visitado por grupos de estudantes dos cursos de Geologia de todo o RS, para a realização de pesquisas e aulas de campo.

Na Vila Minas do Camaquã (geossítio nº 15 do quadro 9), a infraestrutura remanescente após o encerramento das atividades minerárias em 1996, somada ao patrimônio natural da região, levou à instalação nos últimos 20 anos, de 4 meios de hospedagem: Bellamina Pousada e Restaurante; Pousada Minas Outdoor Sports; Portal do Camaquã Restaurante e Pousada e Minas Hotel32. Todas as pousadas

funcionam em antigos prédios utilizados pela Companhia Brasileira do Cobre (CBC)33.

A Pousada e Restaurante Bellamina (figura 42 A) foi a primeira a iniciar as atividades no ano de 2005, disponibilizando atualmente serviços de hospedagem e alimentação, academia e unidades habitacionais com cozinha privativa que podem ser locadas, empregando um total 12 pessoas. Na pousada, através da vivência dos proprietários que trabalharam na CBC é possível conhecer a história e os diversos ciclos de mineração pelos quais as Minas do Camaquã passaram ao longo de mais de um século de exploração (1865-1996).

A Pousada Minas Outdoor Sports (figura 42 B) constitui parte do empreendimento da empresa de Turismo de Aventura com denominação homônima, que funciona desde 2014 nas Minas do Camaquã. A pousada e um auditório para eventos, estão instalados na antiga hospedaria e cozinha utilizadas pela CBC, com capacidade para 30 e 80 pessoas, respectivamente. Alguns quartos da pousada possuem denominações em homenagem aos principais geopatrimônios de Caçapava do Sul como “Pedra da Cruz”, “Guaritas” e “Pedra do Segredo”.

O Portal do Camaquã Restaurante e Pousada (figura 42 C) foi um empreendimento pensado para atender as equipes de filmagem da série de televisão “Animal”, produzida pela Rede Globo e canal GNT em 2013, no geossítio Pedra das Guaritas. Depois do encerramento das filmagens da série, as atividades da pousada

32 Sobre a Pousada Minas Hotel não foi obtido contato com os proprietários que residem no município

de Bagé.

33 A CBC é uma empresa de mineração criada em 1942 pelo governo do Estado do RS e a Laminação

Nacional de Metais de Francisco Pignatari, que explorou as jazidas de cobre das Minas do Camaquã até 1974, quando o Governo Federal comprou a empresa. Em 1988, a CBC foi colocada a leilão, mas não foi arrematada e acabou sendo comprada por seus funcionários, que criaram a Bom Jardim S.A., empresa que coordenou as atividades mineiras até 1996, quando ocorreu o fechamento definitivo do empreendimento (DOMINGUES, 2016).

e restaurante continuaram com o intuito de atender turistas e pesquisadores da empresa Nexa Resources (antiga Votorantim Metais) na localidade, constituindo atualmente um dos principais estabelecimentos nas Minas do Camaquã onde é possível realizar refeições sem agendamento prévio.

Figura 42 – Pousadas na Vila Minas do Camaquã

Legenda: (A) Bellamina Pousada e Restaurante; (B) Pousada Minas Outdoor Sports; (C) Portal do Camaquã Restaurante e Pousada e (D) Minas Hotel.

Fonte: Trabalho de campo, 14 de fevereiro de 2017.

Além dos meios de hospedagem citados destaca-se a categoria acampamento turístico, caracterizada por constituir áreas preparadas para a montagem de barracas e para o estacionamento de reboques habitáveis, ou equipamento similar, possuindo ainda instalações, equipamentos e serviços específicos para facilitar a permanência dos usuários ao ar livre (BRASIL, 2008).

Nessa categoria se enquadram, o Camping Refúgio dos Escaladores Álvaro Moreira e o Camping Galpão de Pedra, localizados junto a importantes geopatrimônios de Caçapava do Sul.

O Camping Galpão de Pedra localiza-se próximo ao Parque Municipal da Pedra do Segredo, a cerca de 9 km do centro de Caçapava do Sul, em uma propriedade rural que possui a agropecuária como principal atividade econômica. O local, devido à grande concentração de afloramentos rochosos com formas curiosas que fazem

A B

parte da Serra do Segredo (figura 43 A, B e C), constitui-se em um dos principais pontos de encontro de escaladores do RS, onde em junho de 2000 foi fundada a Federação Gaúcha de Montanhismo (FGM) (FGM, 2018).

Figura 43 – Serra do Segredo e Camping Galpão de Pedra

Legenda: (A) Principais geoformas que formam a Serra do Segredo, com denominações que remetem ao formato dos cerros rochosos que se localizam no entorno do Camping Galpão de Pedra; (B) Entrada do Camping Galpão de Pedra. Ao fundo Pedra do Leão (geossítio 44 do quadro 9); (C) Pedra do ET (esquerda) e Pedra Redonda (direita), vistas a partir da estrada de acesso ao Parque Municipal da Pedra do Segredo.

Fonte: (A) NAOKIARIMA (2018); (B) e (C) Trabalho de campo, 12 de dezembro de 2016.

O Galpão de Pedra disponibiliza uma infraestrutura, composta por cozinha comunitária, banheiros, churrasqueiras, luz elétrica, água encanada e piscina. Além disso, o Camping disponibiliza alguns quartos com infraestrutura para hospedagem e alimentação através de agendamento. Desde 1997, quando ainda não havia luz elétrica na localidade, o camping vem recebendo melhorias para recepcionar os turistas. Conforme as informações obtidas em entrevista realizada com o proprietário,

A

as atividades iniciaram em 1998 a pedido de grupos de escaladores e de estudantes de Universidades que vinham até a localidade para realizar estudos sobre a fauna, a flora e a geologia local, sendo esse o seu principal público atualmente. A divulgação do Camping é realizada através de uma página na internet mantida pela Federação Gaúcha de Montanhismo (https://www.galpaodepedra.cacapava.net/), folder da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul e redes sociais (https://www.facebook.com/galpaodepedra/).

Já o Camping Refúgio dos Escaladores Álvaro Moreira localiza-se na divisa entre a Vila Minas do Camaquã e o município de Santana da Boa Vista, ao sopé da Pedra da Cruz (figura 44), em uma propriedade rural familiar, que tem a produção pecuária como principal atividade econômica. O camping funciona há cerca de 15 anos, recebendo principalmente grupos de escaladores que visitam a localidade em busca dos paredões da Pedra da Cruz para a prática de escalada. A infraestrutura do Camping é composta por churrasqueiras, luz elétrica, água encanada, cozinha com fogões e geladeiras e banheiro. A divulgação do Camping é realizada através das redes sociais.

Figura 44 – Camping Refúgio dos Escaladores Álvaro Moreira

Legenda: Parte da área do Camping Refúgio dos Escaladores Álvaro Moreira, localizado nas Minas do Camaquã (geossítio nº 15 do quadro 9), divisa entre os municípios de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista. No primeiro plano está a construção utilizada como cozinha e ao fundo é possível observar a face Sul da Pedra da Cruz.

É importante destacar que os Campings Refúgio dos Escaladores Álvaro Moreira e Galpão de Pedra, possuem a atividade turística como uma fonte complementar de renda, inserida nas atividades das propriedades em função da movimentação de escaladores na região, que frequentemente buscavam autorização dos proprietários para acampar nestes locais. Conforme as informações obtidas nas entrevistas realizadas, a agropecuária permanece sendo a principal fonte de renda, embora os pecuaristas familiares manifestem a intenção de melhorar a infraestrutura para garantir serviços de qualidade na recepção dos turistas.