• Nenhum resultado encontrado

U

Unniivveerrssiiddaaddee

FFeeddeerraall

ddee

PPeelloottaass::

ÚÚnniiccaa

FFaaccuullddaaddee

ddee

M

Meetteeoorroollooggiiaa

nnoo

BBrraassiill

Font e: ht t p: / / www.ufpel.edu.br/ prg/ curso_m et eorologia.php

curso de Met eorologia de Pelotas, Rio Grande do Sul, teve início na UFPEL em 1979, com o parte do I nstituto de Física e Matem át ica. Em 1984, com a criação do Departam ent o de Meteorologia, houve a estruturação para em 1988 ser fundada a Faculdade de Meteorologia. Desde então, se tornou a única faculdade de Met eorologia existente em nosso país.

SÍ N TESE HI STÓRI CA

A Universidade Federal de Pelotas - UFPel - foi criada pelo Decret o Lei no. 750, de 08 de agosto de 1969, e teve seu Estatuto aprovado pelo Decreto Lei no. 65.881, de 16 dezem bro de 1969.

Participaram do núcleo form ador da UFPel, as seguintes unidades: Faculdade de Agronom ia Eliseu Maciel, Faculdade de Ciências Dom ést icas e Faculdade de Vet erinária ( Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul) e Faculdade de Direito, Faculdade de Odontologia e I nstit uto de Sociologia e Política ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Pelot as) .

No m esm o ano, em 16 de dezem bro, a UFPel ficou integrada, além daquelas do núcleo form ador, pelas seguintes unidades acadêm icas: I nstituto de Biologia, I nstit uto de Ciências Hum anas, I nstit uto de Quím ica e Geociências, I nst it ut o de Física e Matem át ica e I nst itut o de Art es.

Foram agregadas à Universidade as seguint es inst it uições: Escola de Belas Art es “ Dona Carm en Trápaga Sim ões” , Faculdade de Medicina da I nst it uição Pró- Ensino Superior do Sul do Estado e Conservatório de Música de Pelotas. I ntegraram a Universidade, com o órgãos suplem entares, a Estação Experim ental de Pirat ini; o Centro de Treinam ent o e I nform ação do Sul; a I m prensa Universitária; a Bibliot eca Cent ral; o Museu e a Casa para

Est udante e, com o órgãos com plem ent ares, o Colégio Agrícola Visconde da Graça e o Colégio de Econom ia Dom ést ica Rural.

No decorrer do tem po, algum as m odificações significativas ocorreram quanto à estrutura acadêm ica, com o a criação de cursos, criação, incorporação, transform ação e extinção de Unidades, bem com o t ransform ação de cursos em Unidades.

O I nstit ut o de Física e Mat em át ica, criado em 1969, contava em sua estrutura com três departam entos, inicialm ente. Em 1976 foi criado o Núcleo de Processam ento de Dados, com o órgão suplem entar da UFPel, sediado e vinculado ao I nst itut o, com desvinculação em 1983. Em 1979 foi criado o curso de Meteorologia e desvinculado da unidade em 1983.

At ualm ente são vint e e um a Unidades Acadêm icas que desenvolvem atividades de extensão universit ária, pesquisa científica e ensino ( m édio, superior e de pós- graduação) , reunidas em cinco áreas fundam entais, a saber: I - Ciências Agrárias, I I - Ciências Biológicas, I I I - Ciências Exatas e Tecnologia, I V - Ciências Hum anas e V - Letras e Artes.

Dentro deste escopo, em 1979 foi criado e iniciadas as atividades do curso de Meteorologia de graduação, nível de bacharelado, que na ocasião esteve vinculado e sediado no I nst it ut o de Física e Mat em át ica.

N

N

No ano de 1984 criou- se o depart am ento de Meteorologia. Neste m esm o ano o Curso foi reconhecido pela portaria 64 do Minist ério de Educação e Cultura ( MEC) de 15/ 02/ 1984 e publicado no D.O.U. de 16/ 02/ 1984.

Em 1988 após ocorrer um a reestruturação universit ária foi fundada a Faculdade de Meteorologia. Sit ua- se no

Cam pus do Capão do Leão, ocupando um a ár ea

de 877m2 e no Cam pus CAVG onde está

localizado o Cent ro de Pesquisas Meteorológicas, ocupando um a área de 1.074 m2.

Vist a Aérea do Cam pus da UFPel.

ESTRUTURA ADMI N STRATI VA E ACADÊMI CA

A Faculdade de Meteorologia, além do curso de graduação, conta atualm ente tam bém com um Curso de Pós- Graduação em Meteorologia em nível de m estrado.

A estrutura atual da Faculdade com preende o Departam ento de Meteorologia, Núcleo de Meteorologia Aplicada ( NMA) e o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas ( CPPMet ) , sendo que, adm inistrat ivam ente, a Faculdade é const ituída pelo Conselho Depart am ental, Colegiado do Curso de Graduação em Meteorologia e Colegiado do Curso de Pós- Graduação em Meteorologia.

N úcleo de M et eorologia Aplicada ( N MA) - O NMA tem com o obj etivo apoiar

as atividades acadêm icas, bem com o as de ensino, pesquisa e extensão.

Cent ro de Pesquisas e Previsões M et eorológicas ( CPPM et ) – É o antigo

Centro de Pesquisas Meteorológicas - CPMet, a qual é responsável pela divulgação de inform ações do tem po para Pelotas e região.

A divulgação diária da previsão do tem po é feita pela I nternet através do port al do CPPMet. A rádio da Universidade e o j ornal Diário Popular tam bém disponibilizam a previsão do Centro. O plantão funciona diariam ente, inclusive sábados, dom ingos e feriados. Devido a isso é dada a previsão para o dia seguinte e a tendência para o outro dia.

O CPPMet é um órgão suplem ent ar da faculdade, dotado de equipam entos e pessoal técnico de m odo a dar suport e ao desenvolvim ento dos proj etos de pesquisa dos professores do Depart am ento de Meteorologia, ao ensino da pós- graduação e à prestação de serviços na área de m eteorologia, com o previsão do tem po. Esta infra- estrutura está tam bém à disposição dos alunos de graduação possibilitando a realização do estágio curricular, aulas práticas, trabalhos de iniciação científica, bem com o out ras at ividades com plem ent ares ao ensino.

Fot o aérea do Centro de Pesquisas e Previsões Met eorológicas. Fonte: CPPMet.

At ualm ente, o CPPMet cont a com 4 m eteorologista fazendo previsões m eteorológicas e dois professores do Curso que fazem previsões clim atológicas para todo o Estado do Rio Grande do Sul. Esses prognósticos clim áticos são divulgados para o set or produt ivo e a sociedade em geral

.

Prédio do Centro de Pesquisas e Previsões Met eorológicas. Foto: Prof. Gilberto B. Diniz.

A Faculdade de Meteorologia conta regularm ente com program as de bolsas destinadas aos estudantes de graduação, com o as de iniciação cient ífica ( CNPq, CAPES e FAPERGS) , m onit oria, cuj o dest aque são as do Program a Especial de Treinam ent o da SESU/ MEC (grupo PET da Meteorologia) , constituído por 12 bolsistas, cuj as atividades desenvolvidas visam aperfeiçoam ento do est udant e em at ividades de ensino, pesquisa e extensão.

ATI VI DADES ACADÊMI CAS E DE PESQUI SA

O Depart am ento de Meteorologia, at ravés de seus professores, é o executor das at ividades de ensino, pesquisa e extensão. É ele quem m inistra as disciplinas da área profissional do Curso de Graduação em Meteorologia e as disciplinas do curso de pós- graduação.

Os proj et os de pesquisa desenvolvidos pelos professores do depart am ento são o suport e do curso de pós- graduação e se organizam nas áreas de:

Meteorologia de Mesoescala,

Microm et eorologia, e

Clim atologia.

A outra característica m uito positiva da Meteorologia em Pelotas é existência de um Program a Especial de Treinam ento ( PET) , por sinal o único no país. O PET é um grupo de estudos para a m elhoria da graduação, criado em 1979 e ativo em universidades de todo o país.

A Faculdade de Met eorologia est á no program a desde novem bro de 1991, sendo os principais focos do grupo a form ação acadêm ica am pla, a interdisciplinaridade, a at uação coletiva, a interação contínua entre part icipantes e corpos docente e discent e e o planej am ent o e execução de um program a diversificado de atividades voltadas à Faculdade, com o organização de eventos, realização de cursos básicos de inform ática e m onit orias. Ao fazer part e do grupo, o aluno tem ingresso garantido em proj etos de pesquisa, ensino ou extensão, supervisionado por um pesquisador, despertando o interesse científico.

CURSO DE GRADUAÇÃO

O Curso de graduação em Meteorologia é constituído por disciplinas do ciclo básico e do ciclo profissionalizante. No ciclo básico são m inistradas disciplinas de Matem ática, Física, Est at ística, Elem ent os de Astronom ia e Geodésia, Com putação e Ecologia. Enquanto no ciclo profissionalizant e são m inistradas as disciplinas de Meteorologia Básica, I nstrum ent os Met eorológicos, Met eorologia Física, Meteorologia Dinâm ica, Met eorologia Sinót ica, Microm eteorologia, Meteorologia Aplicada e Clim atologia.

O Curso é dividido em 8 sem estres. O aluno deverá int egralizar 3.030 horas em disciplinas obrigatórias e no m ínim o 105 horas em disciplinas eletivas. Após o 5º sem estre, deverá ser realizado um estágio ( 90 horas) em locais de atuação da Meteorologia. O turno do curso é diurno e o tem po m áxim o de perm anência é de 16 sem est res.

O ingresso é feit o via Processo Selet ivo ( vest ibular) , sendo oferecidas 40 vagas distribuídas em 20 vagas no 1º sem estre e 20 vagas no 2º sem estre. No ano passado a concorrência por vaga foi m uito boa, sendo 3,95 para 1º sem estre e de 9,20 para o inverno.

Atualm ente tem 152 alunos cursando o Curso de graduação.

PÓS- GRADUAÇÃO

O Program a de Pós- graduação em Meteorologia da UFPEL foi criado em 1995, sendo credenciado pela Universidade Federal de Pelotas em 1997. O curso em nível de m estrado acadêm ico com as atuais linhas de pesquisa foi credenciado pela CAPES no ano 2000, iniciando suas atividades em 2001.

O Program a tem com o obj etivo a form ação de recursos hum anos qualificados em nível de Mestrado, para o ensino e pesquisa. Tem o propósit o de proporcionar a sua clientela um aprofundam ent o nos conhecim ent os de Meteorologia e na ut ilização de t écnicas de análise de dados.

Est e Curso, único na região Sul do País, destina-se a profissionais da Meteorologia e áreas afins. A proposta do program a j ustifica- se devido à necessidade de form ação de recursos hum anos na área de Meteorologia na região sul do País.

Os períodos acadêm icos são sem estrais, iniciando- se em m arço de cada ano. O aluno deverá integralizar, no m ínim o, 27 unidades de crédito e terá 24 m eses para defender sua dissertação. At ualm ente as linhas de pesquisa são Clim atologia, Meteorologia de Meso e Microescala.

Em 2004 o Program a obteve o conceito 3 na últim a avaliação da CAPES.

Desde seu início, j á foram defendidas 33 dissert ações no Curso de Mest rado em Meteorologia. A seguir pode verificar a evolução tem poral da defesas destas dissertações no Curso.

Corpo Docent e

At ualm ente, o Depart am ent o de Meteorologia é com posto por 15 professores, conform e se segue:

N OM E TI TULAÇÃO ÁREA DE

CON HECI MEN TO

Claudia Rej ane J. de Cam pos

Doutorado Microm eteorologia e Mesoescala, Poluição

Atm osférica

Gilbert o B. Diniz

Doutorado Clim atologia e Met eorologia Física

Hum bert o Conrado

Mestrado Clim atologia, Met eorologia Física, Met eorologia Sinótica João Carlos Torres Vianna Doutorado Modelagem , Clim atologia, I nstrum entação Met eorológica Jose H. de Oliveira Filho

Mestrado Hidrom et eorologia

M aria H elena de Carvalho

Mestrado Met eorologia Geral

Paulo Robert o P. Fost er Doutorado Física da At m osfera, Radar Met eorológico e I nstrum entação Met eorológica Roseli Guet hs Gom es

Doutorado Met eorologia de Mesoescala e Met eorologia

Sinótica

Sim one V. de Assis

Doutorado Agrom eteorologia e Clim atologia

M arcelo Sandim Dourado

Doutorado I nt eração Oceano- at m osfera, e Modelagem

Regional Cam ada Lim ite Atm osférica e Oceânica

Vilson Dias de Ávila

Mestrado Met eorologia Dinâm ica,

Met eorologia Física e I nst rum ent ação Met eorológica Yoshihiro Yam asak i Doutorado Modelagem Atm osférica, Met eorologia de Mesoescala, Met eorologia Física,

Met eorologia por Satélite

Jonas da Cost a Carvalho

Doutorado Microm eteorologia e Poluição Atm osférica

Julio Renat o Q. Marques

Doutorado Clim atologia e Variabilidade

Clim ática

W anderlei P. Ant unes

Mestrado Met eorologia

Devido a tudo que foi apresentado acim a, m ostra a im portância e o sucesso alcançado pelo Curso e pelos profissionais form ados em Meteorologia na UFPEL.

Mais inform ações:

Faculdade de M et eorologia

Universidade Federal de Pelotas Cam pus Universit ário

Caixa Postal 354

CEP 96010- 900 Pelotas, RS

Fone: ( ( 0XX- 53) 275- 7328 Fax: ( ( 0XX- 53) 275- 7330

Prof. José Honorat o de Oliveira Filho

Diret or da Faculdade

e- m ail: honorat o@ufpel.edu.br

Prof. Vilson Dias de Ávila

Chefe do Depart am ent o e- m ail: vilson@ufpel.edu.br

Prof. Hum bert o Conrado

Coordenador de Graduação

e- m ail: hconrado@ufpel.edu.br ou

gradm et @ufpel.edu.br

Prof. M arcelo Sandim Dourado

Coordenador de Pós- Graduação

e- m ail: marcelo_dourado@ufpel.tche.br ou

ppgm et @ufpel.edu.br

Prof. José Honorat o de Oliveira Filho

Diretor do Núcleo de Meteorologia Aplicada e- m ail: honorat o@ufpel.edu.br

Prof. Gilbert o Barbosa Diniz

Diret or do CPPMet e- m ail: gilberto@ufpel.edu.br Sit es: http: / / m et eorologia.ufpel.edu.br/ faculdade. ht m http: / / m et eorologia.ufpel.edu.br/ graduacao .ht m http: / / m et eorologia.ufpel.edu.br/ pos- graduacao.htm http: / / m et eorologia.ufpel.edu.br/ cppm et.ht m http: / / m et eorologia.ufpel.edu.br/ nm a.htm http: / / m et eorologia.ufpel.edu.br/ da/

Agradecem os a Colaboração Especial:

Met eorologista Angéliça Durigon,

Mestrando do Program a de Pós- Graduação do Depart am ent o de Ciências Atm osféricas do I AG/ USP.

Prof. Dr. Gilberto Barbosa Diniz, professor do Depart am ent o de Met eorologia e Diret or do CPPMet da UFPEL.

eflexões

M

Miirraaggeemm

ddee

uumm

SSiinnddiiccaattoo

ppaarraa

MMeetteeoorroollooggiissttaass??

sociedade m eteorológica brasileira vem ao longo dos anos acom panhando o