• Nenhum resultado encontrado

Outros corpos celestes: asteróides, cometas, meteoróides e meteoritos.

QUESTÕES SOBRE O SISTEMA SOLAR Instruções:

3. Outros corpos celestes: asteróides, cometas, meteoróides e meteoritos.

Plano 1.3:

O Sistema Solar e sua presença no Universo Visão geral da aula

No início do terceiro plano de aulas desta Unidade 1, os alunos receberam instruções gerais sobre a mesma. Em seguida, eles foram organizados em grupos para a realização de uma atividade prática sobre a distância dos planetas em

relação ao Sol. Logo após, os alunos foram reagrupados de modo a formar 8 grupos e procederam com a realização de uma atividade sobre os tamanhos dos planetas e sua comparação com o tamanho do Sol em escala. Após a conclusão das duas atividades práticas, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo denominado “Pálido Ponto Azul”. Em seguida, foram realizadas discussões em função do filme assistido. Na última fase da aula foi realizada uma exposição sistematizada do conteúdo por meio de slides; esta exposição contou com a participação efetiva dos alunos por meio de questionamentos e comentários.

Cronograma

O quadro 3 dispõe o cronograma do plano de aula “O Sistema Solar e sua presença no Universo”.

Quadro 3 – Cronograma do plano de aula 1.3 “O Sistema Solar e sua presença no Universo”

TEMPO ATIVIDADE

05 minutos Instruções iniciais da aula

30 minutos Realização da atividade 1: Distâncias dos planetas em relação ao Sol

15 minutos Realização da atividade 2: Tamanhos dos planetas do Sistema Solar

15 minutos Exibição e discussão sobre o vídeo Pálido Ponto Azul.

25 minutos Exposição sistematizada dos

conceitos por meio de por meio de

slides

Fonte: Material elaborado pelos autores da unidade didática

Materiais/Recursos Atividade 1:

 Tiras de TNT com aproximadamente 20 cm de largura e 6 m de comprimento;  Pincel atômico ou caneta hidrocor;

 Papel sulfite. Atividade 2:

 Folhas de papel pardo;  Papel alumínio;

 Jornais usados;

 Barbante; Outros recursos:  Computador;  Projetor;  Caixa de Som Avaliação

Os alunos foram informados de que seriam avaliados de forma contínua. O conjunto das atividades da aula valeu 10,0 pontos. Os alunos foram avaliados por suas respostas escritas e orais às atividades propostas, por sua participação nas atividades desenvolvidas durante a aula e por seu desempenho na realização da pesquisa extraclasse.

Atividades

1º) Instruções gerais sobre a pauta do plano 1.3 de aulas.  Resumo das atividades que seriam desenvolvidas;

 Solicitação para atenção e participação em todas as atividades;  Forma de avaliação;

2º) Realização da atividade 1: Distâncias dos planetas em relação ao Sol (6º. ao 35º. minuto).

Esta atividade foi uma adaptação da sugestão contida no livro “Coleção Explorando o Ensino de Física e Astronomia” (BRASIL, 2009, p.p. 65-72).

 Material necessário:

 Tiras de TNT com, aproximadamente 20 cm de largura e 6m de comprimento;  Pincel atômico ou caneta hidrocor;

 Papel sulfite.

 Procedimentos para realização da atividade:

 Os alunos receberam da professora as tiras de TNT com as medidas indicadas;

 Foi adotada a seguinte escala para representação das distâncias dos planetas em relação ao Sol: 10 milhões de quilômetros equivale a 1 cm de TNT;

 A atividade foi desenvolvida em grupo composto por até 5 pessoas; Sequencia usada para desenvolvimento da atividade:

a) Desenhar uma bolinha numa das extremidades da tira para representar o Sol; (a) a partir dessa bolinha, desenhar outra a 5,8 cm para representar Mercúrio;

(b) Vênus deve distar 10,8 cm do Sol; (c) Terra deve ficar a 15,0 cm do Sol; (d) Marte ficará a 22,8 cm;

(e) Júpiter, a 77,8 cm; (f) Saturno, a 143,0 cm; (g) Urano, a 287,0 cm; (h) Netuno, a 450,0 cm;

(i) Plutão, o planeta-anão, ficaria a 590 cm do Sol. (As dimensões da sala permitiram a realização desta atividade)

b) No papel sulfite, os alunos escreveram os nomes dos planetas e os representaram por meio de desenhos;

c) Após a marcação das distâncias, os alunos colocaram o nome do Sol e de cada planeta sobre as bolinhas marcadas na tira de TNT;

d) Ao final, os alunos marcaram a tira de TNT e observaram as marcações, a partir daí, eles puderam obter uma visão aproximada das distâncias médias dos planetas em relação ao Sol.

3º) Realização da atividade 2: Comparação entre os tamanhos dos planetas e do Sol (36º a 50º minuto)

Esta atividade foi uma adaptação da sugestão contida no livro “Coleção Explorando o Ensino de Física e Astronomia” (BRASIL, 2009, p.p. 83-88).

 Materiais necessários:  1 rolo de barbante;  Folhas de papel pardo;  Papel alumínio;

 Jornais usados;

 1 balão de látex gigante de cor amarela;  Barbante

 Procedimentos para a realização desta tarefa:

Os alunos foram agrupados de forma a constituir 8 grupos de acordo com o número de planetas do Sistema Solar. Cada grupo ficou responsável por construir uma bolinha que representasse um dos planetas. A confecção das bolinhas representativas dos planetas seguiu escala indicada pela professora.

O balão que representa o Sol foi providenciado pela professora e levado já cheio para a sala de aula.

Sequencia para o desenvolvimento desta atividade:

a) Para representar o Sol deve-se usar um balão de látex (balão de aniversário) de cor amarela e de tamanho grande. Depois, encher o balão no tamanho certo, usando um pedaço de barbante de comprimento (C) igual a 2,51 m, com as pontas amarradas, pois, C = 3,14 D, sendo D = 80 cm (o diâmetro que o balão deve ter). À medida que o balão vai enchendo, colocar o barbante no seu equador até que o barbante circunde, perfeitamente, o balão. É fundamental que o barbante seja posicionado no equador (meio) do balão durante o enchimento, pois, se ele ficar acima ou abaixo do equador do balão, ele poderá estourar. (A professora já levou o balão cheio de acordo com as medidas para a sala de aula)

b) Para fazer os planetas, simplesmente, amassar papel alumínio. Já para fazer Júpiter e Saturno, será necessário amassar o jornal e, em seguida, cobri-los com papel alumínio, até que eles cheguem ao volume correspondente. O diâmetros dos planetas devem obedecer a seguinte escala: Mercúrio (2,9 mm), Vênus (7,0 mm), Terra (7,3 mm), Marte (3,9 mm), Júpiter (82,1 mm), Saturno (69,0 mm), Urano (29,2 mm), Netuno (27,9 mm).

c) Após a confecção das representações dos planetas e do Sol conforme instruções anteriores foi realização a comparação, em escala aproximada, dos tamanhos dos planetas em relação ao Sol.

4º) Exibição de vídeo (51º a 65º minuto)

1) Exibição do vídeo “Pálido Ponto Azul”, por Carl Sagan e discussão sobre o seu tema. Disponível em <http://youtu.be/4_tiv9v964k>. Acesso em: 25 Ago. 2014.

A utilização deste vídeo em sala de aula se justifica pela necessidade de apresentar a visão do planeta Terra em um contexto mais abrangente, mais

astronômico. Assim, através da exibição deste vídeo, os alunos tiveram a oportunidade de pensar a Terra no contexto do espaço sideral, ou seja, como um simples grão ou como um Pálido Ponto Azul na infinitude do Universo. Além do mais, o filme estimulou a reflexão sobre questões referentes à vida humana bem como a necessidade de cuidar e preservar a nossa “casa”, o “Pálido Ponto Azul”. 5º) Exposição sistematizada do conteúdo por meio de slides (65º a 90º minuto):

Foi realizada uma apresentação sistematizada de conteúdos por meio de

slides. Durante a exposição do conteúdo, os alunos tiveram a oportunidade de fazer

intervenções e questionamentos. Estes slides abordaram conceitos de astronomia básica como: galáxias, estrelas, planetas, satélites naturais, movimentos de rotação e translação dos planetas, Sistema Solar etc.

Os slides utilizados nesta aula estão disponíveis no Apêndice A denominado “Slides concernentes ao plano 1.3 – O Sistema Solar e sua presença no Universo” da unidade didática 1 sobre Astronomia Básica.