• Nenhum resultado encontrado

O Sistema Solar é formado pelo Sol, por planetas, satélites etc Durante certo período de tempo, Plutão foi considerado planeta No entanto, em agosto de

2006, a União Astronômica Internacional rebaixou Plutão da categoria de planeta para a categoria de planeta-anão. Com esta mudança, responda:

a) Quantos planetas existem no Sistema Solar?

b) Quais são os planetas que constituem o Sistema Solar?

Esta questão solicita duas informações e foram analisadas em dois planos: número de planetas e nomes dos planetas que compõem o Sistema Solar.

Em relação ao primeiro questionamento sobre o número de planetas que constituem o Sistema Solar, aproximadamente 23% dos alunos responderam corretamente à questão solicitada (9 de 39). No entanto, a grande maioria, cerca de 77% (30 de 39), não souberam responder quantos planetas constituem o referido sistema.

Quando os alunos foram questionados sobre os nomes dos planetas que compõem o Sistema Solar, o número de acertos foi mais reduzido do que no item anterior da questão, aproximadamente 10% dos estudantes (4 de 39) conseguiram respondê-la corretamente. Uma grande parcela, cerca de 90% (35 de 39) dos alunos, não soube listar os nomes dos planetas que constituem o Sistema Solar. Questão 3: Os planetas que compõem o Sistema Solar apresentam características diferentes entre si tais como tamanhos, massas, tempos de rotação e de translação etc.

a) Em relação às diferenças de tamanho, responda: Quais os nomes dos dois maiores planetas do Sistema Solar?

b) Com base no critério de distância dos planetas em relação ao Sol, responda: Qual o planeta mais próximo do Sol? E o mais distante?

A partir dos dados colhidos no item “a” verificou-se que cerca de 92% dos alunos questionados (36 de 39) não sabiam quais são os dois maiores planetas do Sistema Solar. Apenas 8% (3 de 39) demonstraram ter conhecimento sobre o assunto.

O item “b” foi analisado em duas seções: o planeta mais próximo e o planeta mais distante do Sol.

Um pouco mais de 1/4 dos alunos respondeu corretamente ao questionamento sobre o planeta mais próximo do Sol, ou seja, cerca de 26% (10 de 39). Já a maioria, aproximadamente 74% (29 de 39) não sabia que Mercúrio era o planeta mais próximo do Sol.

A respeito do planeta mais distante da nossa estrela, 100% dos alunos (39 de 39) erraram a resposta. Cerca de 6 dos 39 estudantes que responderam à questão afirmaram que o planeta mais distante do Sol era Plutão, mesmo havendo sido informados na questão 3 que Plutão não é mais classificado como planeta desde o ano de 2006. Tal constatação demonstra a falta de concentração destes alunos durante a leitura do texto.

Através da análise das informações prestadas pelos alunos nas respostas da atividade diagnóstica sobre o Sistema Solar pode-se concluir que a maior parte dos alunos das turmas 3º A e 3º B da EEAC (no ano de 2014) não detém conhecimentos elementares sobre o Sistema Solar, ou seja, durante a sua vida escolar pregressa à pesquisa, eles não tiveram uma aprendizagem efetiva sobre conhecimentos básicos referentes ao tema em foco.

A autora desta pesquisa de dissertação levanta a hipótese de que, algumas das possíveis explicações para tal situação, podem estar no fato de que não existe uma disciplina específica para o Ensino de Astronomia na Educação Básica e que muitos educadores consideram o ensino dessa área de conhecimento como uma atividade muito complexa. O ensino de astronomia encontra-se diluído nas disciplinas de Ciências Naturais do EF (BRASIL, 1998), Física e Geografia no EM (BRASIL, 2009) e boa parte dos educadores acredita que lecionar astronomia é algo extremamente complexo e dispendioso em vista dos possíveis benefícios (BRASIL, 2009). Assim, é possível que os professores das séries anteriores dos alunos sujeitos da pesquisa não tenham dado a ênfase devida a conteúdos de astronomia na sua prática docente. Para confirmar ou refutar tal hipótese seria necessário a realização de uma nova investigação científica sobre o tema, ideia que pode ser amadurecida posteriormente.

As informações oriundas da atividade diagnóstica serviram como base para fazer adaptações e adequações nas atividades didáticas que foram desenvolvidas no plano de aula 1.2. A partir de então, foi desenvolvida uma série de atividades

pedagógicas voltadas para o ensino-aprendizagem de conceitos básicos de Astronomia, mais especificamente sobre o Sistema Solar.

O plano de aula 1.2, denominado “Do fenômeno da Superlua ao conhecimento do Sistema Solar” teve como atividade inicial um texto que abordava o fenômeno da Superlua.

A utilização deste texto se justifica pela necessidade de começar a despertar o interesse do aluno pelo estudo da astronomia, a partir da utilização de notícias astronômicas veiculadas pelos diferentes tipos de mídia.

Os alunos receberam e leram, individualmente, o texto que tratava sobre o fenômeno da Superlua. Este texto abordava questões como perigeu, apogeu, trajetória elíptica etc.

Após a leitura do texto foi realizada uma discussão que abordou pontos como os conceitos de perigeu, apogeu, diferença entre elipse e circunferência e o fenômeno da superlua.

Esta discussão estimulou o exercício da linguagem oral por parte dos alunos e o respeito à diversidade de comentários sobre o tema que sugiram durante a aula. Por meio de uma análise qualitativa das falas dos alunos, constatou-se que a maioria conseguiu compreender os conceitos tratados, o que foi evidenciado por meio da atividade escrita. No entanto, o conceito de trajetória elíptica foi ainda enfatizado durante o plano de aula 1.3, que abordou também outros aspectos do Sistema Solar.

Após a leitura e discussão do texto, os alunos receberam uma lista de exercícios contendo um conjunto de quatro questões que deveria ser respondido com base no texto “A maior superlua do ano acontece neste domingo, entenda o fenômeno” (Thamires Andrade).

Este exercício foi respondido por 37 alunos e os seus resultados quantitativos estão apresentados, de forma sistematizada, no gráfico 2.

Gráfico 2: Respostas dos alunos sobre o fenômeno da Superlua

Fonte: Exercício sobre o fenômeno da Superlua aplicada nas turmas 3º A e 3º B da EEAC Na continuação deste texto dissertativo serão analisadas e interpretadas as informações coletadas durante a aplicação da atividade da Superlua. .

Questão 1: Com base no texto que você recebeu cujo título é “Maior Superlua do