• Nenhum resultado encontrado

Seleção e caracterização dos sujeitos da pesquisa na EEAC.

CAPÍTULO 5 – O PERCURSO METODOLÓGICO

5.2 Seleção e caracterização dos sujeitos da pesquisa na EEAC.

principal diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao Sol, ao Sistema Solar e ao conceito de corpo negro. Estes testes diagnósticos foram compostos de questões abertas. Os resultados das atividades diagnósticas foram utilizados para fazer as adaptações necessárias às unidades didáticas que foram aplicadas em sala de aula.

Ao final de cada unidade didática foram aplicados testes com a finalidade de coletar informações escritas quanto à aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos de Astronomia e de Física Moderna que foram abordados. Estes testes foram compostos de questões abertas e fechadas.

Outras informações complementares quanto à aprendizagem e o interesse dos alunos em relação aos temas estudados foram capturados durante a realização das aulas por meio da observação participante natural. A análise destas informações ocorreu, predominante, por meio de uma análise qualitativa.

5.2 Seleção e caracterização dos sujeitos da pesquisa na EEAC.

A pesquisa foi realizada com alunos da Escola Estadual “Amaro Cavalcante” - Ensino Fundamental e Médio, localizada à Rua Rainel Pereira, nº 40, São Tomé/RN, CEP: 59.400-000 telefone (84) 32583843. Inscrita no CNPJ sob o nº 01936529/0001-84.

A referida escola foi criada no governo de Juvenal Lamartine de Farias, no ano de 1928, com o nome de Grupo Escolar “Amaro Cavalcante”, coincidindo assim com o ano da emancipação política do município de São Tomé/RN. Tem como órgão mantenedor a Secretaria da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e está sob a jurisdição da 4ª Diretoria Regional de Educação (4ª DIRED), situada na cidade vizinha de São Paulo do Potengi/RN.

O Decreto Nº 15.677 de 10 de Outubro de 2001 transformou a Escola Estadual “Amaro Cavalcante” em estabelecimento de Ensino Fundamental e Médio e a portaria Nº 352/02 de 01 de Outubro de 2002 autorizou o Ensino Médio.

A EEAC oferece o ensino fundamental e o ensino médio, ambos completos. É a única escola situada no município que atende aos estudantes do ensino médio na

modalidade Regular (no período diurno) e nas modalidades Noturno Diferenciado e Educação de Jovens e Adultos, ambos no período noturno. A escola funciona nos seguintes horários: manhã (7h às 11h30min), tarde (13h às 17h30min) e noite (18h às 21h).

A matrícula na EEAC no ano de 2014 referente ao Ensino Médio foi de 321 estudantes e a Educação de Jovens e Adultos (nível médio) atendeu 125 alunos.

Os alunos do ensino médio foram distribuídos em dez turmas: seis no turno vespertino (regular) e quatro no noturno (diferenciado).

De forma sucinta, pode-se afirmar que o Ensino Médio Noturno Diferenciado (EMND) difere do EM regular principalmente no que diz respeito a particularidades dos públicos atendidos, à organização curricular e a carga horária presencial do aluno.

A carga horária de algumas disciplinas do EMND, como por exemplo, Língua Portuguesa e Matemática foram reduzidas quando comparadas ao EM regular, além do mais houve o acréscimo da disciplina Formação para o Trabalho. Quanto à carga horária, o EMND apresenta um total de 2600 h sendo que 1800 h (69,23%) devem ocorrer de forma presencial e 600 h (23,08%) por meio de atividades presenciais mediadas por projetos interdisciplinares (RN, 2009, portaria nº 1221/2009). As aulas são ofertadas por meio de blocos semestrais. A jornada diária corresponde a 4 aulas de 45 minutos cada uma. O EM regular deve cumprir uma carga horária mínima de 2400 h presenciais e as disciplinas não são ofertadas por meio de blocos semestrais.

A pesquisa objeto desta dissertação foi desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio regular (turno vespertino), turmas A e B. A turma A apresenta um total de 38 alunos e a turma B tem um total de 35 alunos. A faixa etária dos jovens sujeitos deste estudo oscila entre 15 e 21 anos.

A seleção das turmas foi motivada, sobretudo, por uma recomendação contida nos PCN+ (BRASIL, 2002) na qual os temas estruturadores “Matéria e Radiação” e “Universo, Terra e Vida” sejam desenvolvidos com estudantes da 3ª série do EM.

A proposta pedagógica deste trabalho de pesquisa foi desenvolvida no 4º bimestre do ano letivo de 2014. A principal motivação para aplicar os planos de aula

durante o referido bimestre fundamentou-se, principalmente nas orientações contidas no PPP da referida escola e da coordenação pedagógica. Este documento apresenta como uma das metas escolares a preparação dos alunos para realização do Exame Nacional do Ensino Médio, assim, os conteúdos que constam na Matriz de Referência do ENEM devem ser trabalhados, prioritariamente antes da realização do mesmo e, como a matriz do ENEM (BRASIL, 2009) não aborda de forma explícita os conteúdos de Física Moderna, optou-se por trabalhar, seguindo recomendação da Coordenação Pedagógica e do PPP primeiramente, os conteúdos previstos para o ENEM e, só após a realização deste exame, é que foi possível desenvolver a proposta focada na aprendizagem de conceitos de Astronomia e Física Moderna. 5.3 A avaliação dos alunos

A avaliação dos alunos foi realizada de forma contínua. Levou-se em consideração a participação dos alunos nas atividades realizadas durante as aulas, tais como atenção às aulas expositivo-dialogadas, respostas aos questionários, envolvimento com atividades lúdicas próprias do ensino de astronomia, acompanhamento e participação em demonstrações experimentais, leituras de textos de apoio às aulas, concentração durante a exibição dos filmes e participação nos debates pós-exibição.

Também foram desenvolvidas atividades de aprendizagem fora do ambiente escolar, especialmente pesquisas bibliograficamente orientadas.

Os alunos realizaram tarefas de cunho individual e coletivo, tanto no ambiente escolar quanto fora dele e foram também avaliados por seu desempenho nelas. 5.4 Análises dos dados

Após a coleta dos dados no campo de pesquisa, procedeu-se com a análise das informações encontradas. A análise dos dados se configura como um procedimento que permite ao pesquisador(a) a construção de uma compreensão mais aprofundada do seu objeto de pesquisa e do contexto no qual ele(a) se encontra imerso(a).

Os dados coletados nas questões referentes aos conhecimentos prévios dos alunos foram analisados e categorizados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2011).

Segundo a autora, a análise de conteúdo pode ser compreendida como: ”[...] um conjunto de técnicas de análise das comunicações”. (BARDIN, 2011, p.37)

Este trabalho optou pela técnica da análise por categoria para as questões abertas. Esta técnica:

Funciona por operações de desmembramento do texto em unidades, em categorias segundo reagrupamentos analógicos. Entre as diferentes possibilidades de categorização, a investigação dos temas, ou análise temática, é rápida e eficaz na condição de se aplicar discursos diretos (significações manifestas) e simples. (BARDIN, 2011, p. 201)

As questões fechadas foram submetidas a uma análise estatística elementar e seguidas de uma interpretação qualitativa.