• Nenhum resultado encontrado

A princípio, a literatura é muita escassa e limitada sobre painéis de controle. Não há um grande número de pesquisas e trabalhos relevantes que abragem o tema em sua composição. No setor da construção civil raras publicações acadêmicas mencionam painéis de controle (BARTH, 2007). Porém, há alguns autores (CHAMON, 2014; RASMUSSEN; BANSAL; CHEN, 2009; ECKERSON, 2010; MALIK, 2005; BARTH, 2007) que se dedicam sobre esse assunto na literatura internacional e nacional.

Painéis de controle são instrumentos utilizados para monitorar e comunicar informações, que por meio de ilustrações são facilmente e rapidamente compreendidas. Sendo que todos os níveis organizacionais dentro de um empresa podem utilizar para identificar problemas e melhorias.

Ao analisar a situação dentro de uma empresa, pode-se, por meio do monitoramento de informações, mostrar a evolução de um determinado assunto no tempo, ou seja, por meio de uma representação ilustrada, é possível acompanhar o andamento dos negócios de sua empresa. A análise de um Dashboard não se resume apenas ao corpo diretivo para a tomada de decisão; poderá ser utilizado todos os dias, ajudando a encontrar possíveis problemas de forma mais rápida, evitando assim grandes transtornos. Imagine-se diante de uma planilha com inúmeras linhas. Como analisá- las? Qual foi o faturamento de um determinado mês? Como as filiais de sua empresa estão se comportando? Quais são seus melhores vendedores? Como anda a saúde financeira de sua empresa? Diversas são as perguntas que podem ser respondidas com a criação desses painéis (CHAMON, 2014, p. 13).

No mundo dos négocios os gerentes são inundados de informações. A imensidão de dados coletados pelas companhias em seus projetos são inúteis caso não forem tratadas e apresentadas de forma compreensível, em que os gerentes possam tomar as melhores decisões possíveis no menor período de tempo, apresentando informações de rápido compreendimento, que suporte uma análise. Os painéis de controle possuem essa finalidade fundamental, trazendo impactos positivos para toda a organização, reduzindo drasticamente a necessidade de relatórios (RASMUSSEN; BANSAL; CHEN, 2009).

Eckerson (2010) discorre que, painéis de controle fazem parte de um sistema de gerenciamento de desempenho maior, que permite às organizações medir, monitorar e gerenciar o desempenho do negócio de forma mais eficaz. Um dashborad não significa somente gráficos visualmente belos, mas sim uma ferramenta inteligente desenvolvida de forma estratégica, em uma infraestrutura de inteligência de negócios e integração de dados, onde os dados são integrados para serem exibidos de forma personalizada. Os painéis de desempenho combinam os dados, aplicativos e regras que controlam o que os usuários veem em suas telas.

Painéis de controle quantificam os objetivos estratégicos de uma empresa e exibem informações de forma adequada para cada nível organizacional. Sendo assim, esses instrumentos se tornam fundamentais para tomada de decisões e aumento de produtividade da equipe. Um painel de controle “[...] é realmente um sistema de gerenciamento de desempenho. Ele comunica objetivos estratégicos e capacita os empresários a medir, monitorar e gerenciar as principais atividades e processos necessários para atingir seus objetivos (ECKERSON, 2010, p. 4).

O projeto e a implantação bem elaborado de um painel de controle, permite que gerentes controlem seus negócios de forma eficaz. Informações úteis disponíveis de forma instantânea e de rápido compreendimento, possibilitam ao gestor que causas e efeitos de problemas sejam descobertos rapidamente para uma eficaz intervenção. (RASMUSSEN; BANSAL; CHEN, 2009).

Eckerson (2010) classifica os painéis de desempenho conforme suas funcionalidades e o nível organizacional utilizado. Um painel de desempenho é, na verdade, três aplicações em uma, juntas de forma perfeita. Na Figura 10, Eckerson (2010) determina três tipos de funcionalidades que os painéis de controle fornecem.

Figura 10 - Funcionalidades de um painel de desempenho

Fonte: modificado de Eckerson (2010).

“A tecnologia de painéis de controle de hoje é projetada para criar um painel empresarial uma ferramenta efetiva a ser implantada em vários níveis dentro da organização” (MALIK, 2005, p. 11). De acordo com o nível organizacional que utiliza um instrumento de painel de controle, Eckerson (2010) destaca que diferentes informações são exibidas pelos painéis e que se distinguem principalmente pelo grau em que usam as três funções listadas acima. Este tipo de classificação é ilustrado na Figura 11.

Figura 11 - Tipos de painéis de desempenho

Fonte: modificado de Eckerson (2010).

•Processos e atividades críticas de negócios usando métricas que desencadeiam alertas quando o desempenho cai abaixo dos objetivos predefinidos.

Monitorar

•A causa raiz dos problemas explorando informações relevantes e oportunas a partir de múltiplas perspectivas em vários níveis de detalhes.

Analisar

•Pessoas e processos para melhorar as decisões, otimizar o desempenho e orientar a organização na direção certa.

Gerenciar

•Acompanham os principais processos operacionais e enfatizam o monitoramento mais do que a análise ou gerenciamento.

Operacionais

•Acompanham os processos e projetos departamentais e enfatizam a análise mais do que o monitoramento ou gerenciamento.

Táticos

•Monitoram a execução de objetivos estratégicos e enfatizam a gestão mais do que monitoramento ou análise

Segundo Malik (2005), algunas características são necessárias para um painel de controle ser um instrumento eficiente. Um painel deve contemplar elementos básicos em duas esferas, intelegência e impacto, pois ser somente inteligente não garante uma gestão organizacional eficaz. Os elementos básicos para a construção de um painel de controle corporativo inteligente, são representados na Figura 12.

Figura 12 - Características básicas de um painel de controle corporativo inteligente

Fonte: modificado de Malik (2005).

Quando implantado corretamente um painel de controle em uma empresa, seu efeito pode ser sentido pela organização inteira, podendo até mesmo alavancar o seu patamar. Este efeito é causado pelo fato que um dashboard focaliza a equipe da companhia em atividades necessárias para atingir o sucesso e seus objetivos estratégicos.

Um painel de desempenho é um poderoso agente de mudança organizacional. Quando implantado corretamente, ele pode transformar uma organização de baixo desempenho para alto nível. Como uma lupa, um painel de desempenho pode concentrar pessoas e equipes nas principais coisas que precisam fazer para ter sucesso. Ele fornece aos executivos, gerentes e funcionários informações oportunas e relevantes para que possam medir, monitorar e gerenciar seus progressos para alcançar objetivos estratégicos chave(ECKERSON, 2010, p. 5).

Um painel de controle eficiente permite que o foco da equipe seja direcionado para atividades principais e fundamentais para o sucesso da empresa. Quando bem projetado, os painéis de controle podem efetivamente exibir informações que ajudam uma organização a

•Deve ser ergonomicamente e visualmente eficaz para um usuário sinergizar informações sobre diferentes aspectos dentro de uma única tela.

Sinérgico

•Deve exibir KPIs críticos necessários para tomada de decisão efetiva para o domínio ao qual um painel de controle serve.

Monitorar KPIs

•As informações que estão sendo apresentadas devem ser inteiramente precisas para obter a confiança total do usuário do painel de controle. Os dados de suporte do painel de controle devem ter sido bem testados e validados.

Preciso

•Deve responder a padrões predefinidos criando alertas de usuário além da apresentação visual no painel de controle para chamar a atenção imediata do usuário para assuntos críticos.

Responsivo

•Deve exibir as informações mais atuais possíveis para tomada de decisão efetiva. A informação deve ser em tempo real e na hora certa.

concentrar seus funcionários nas atividades mais importantes de desempenho e direcionadoras. (RASMUSSEN; BANSAL; CHEN, 2009).

Diante do exposto, painéis de controle são instrumentos atuais e que geram benefícios dentro de uma organização, principalmente quando combinado com sistemas de medição de desempenho. É por esse motivo que este trabalho integra painéis de controle em seu estudo, pois este instrumento sustenta o sistema de medição de desempenho a ser desenvolvido e aumenta sua eficiência e eficácia.