• Nenhum resultado encontrado

Pano de fundo da escrita das redações: a proposta de redação

3 REFLEXÕES TEÓRICAS: A ANÁLISE DO DISCURSO E A CONSTRUÇÃO DO

5.1 Da proposta à redação nota mil: um olhar analítico sobre a estrutura

5.1.1 Pano de fundo da escrita das redações: a proposta de redação

As propostas de redação são os direcionamentos com que os candidatos entram em contato no ato da prova. Elas servem como bússolas que apresentam e guiam os temas a partir de textos motivadores dos mais diversos gêneros. Neste subtópico, essas propostas são analisadas sob uma ótica estrutural que investiga a sua influência no movimento de escrita dos candidatos, considerando, previamente, que essas propostas vão além da apresentação de temas. Seguimos com a apresentação propriamente dita das propostas concomitantemente à descrição de sua composição, atentando para o formato e para o conteúdo dos textos motivadores; as congruências e divergências que pudemos encontrar e apontar entre as

propostas analisadas; e, com base nessa descrição, buscamos os caminhos hipotéticos de influências no que diz respeito à escritura dos textos, reiterando o que já foi dito anteriormente: as propostas vão além da apresentação de temas.

Inicialmente, contemplamos a proposta de redação de 2014 que foi “Publicidade infantil em questão no Brasil.”:

Imagem 3 – Proposta de Redação do ENEM 2014

Fonte: ENEM 2014.

Após a apresentação do tema, direcionamentos do gênero cobrado e demais itens que serão avaliados, tem-se, no primeiro texto motivador, uma tese que apresenta a resolução que considera abusiva a publicidade infantil no Brasil. O texto traz dados, defende pontos de vistas, resgata a aplicabilidade da lei e reflete sobre os conflitos entre os interessados na continuidade das propagandas e representantes de ONGs de defesa dos direitos das crianças. Para uma melhor visualização, observemos o texto:

Imagem 4 – Texto motivador I da Proposta de Redação do ENEM 2014

Fonte: Prova do ENEM 2014.

O Texto I dos textos chamados motivadores é maior que os demais textos que veremos ao longo da análise dessa proposta; sua estrutura corresponde a um texto dissertativo- argumentativo e essa característica estrutural tem competência, por si só, para ilustrar como se constrói e se desenvolve uma ideia. Ilustração essa de grande valia para a construção da redação.

O Texto II dos textos motivadores traz dados que explicitam como outras regiões do mundo lidam com as questões sobre a publicidade infantil. Nesse texto, os candidatos possuem acesso às várias formas de enxergar a temática nas perspectivas legislativas de outros países, o que garante uma interessante comparação da relação que outros lugares têm com a mesma temática que enfatiza o abuso da publicidade infantil no Brasil. Segue o texto:

Imagem 5 – Texto motivador II da Proposta de Redação do ENEM 2014

Fonte: Prova do ENEM 2014.

É interessante destacar que a presença de um mapa entre os textos motivadores solicita um letramento múltiplo, que abarca vários gêneros, várias formas de se interpretar e relacionar os dados que estão postos. Essa perspectiva é presente, como veremos, em quase todas as propostas analisadas.

O Texto III argumenta sobre a necessidade de considerar a publicidade infantil um abuso e faz isso com ênfase na formação dessas crianças:

Imagem 6 – Texto motivador III da Proposta de Redação do ENEM 2014

Fonte: Prova do ENEM 2014.

Como podemos observar no texto da Imagem 6, atentando para as necessidades no cuidado das crianças, é posto que elas devem, visto as dificuldades de enfrentar essa publicidade infantil, serem preparadas desde novas para receber informações e filtrá-las, repensá-las e não, simplesmente, absorvê-las.

Logo, podemos considerar que, em 2014, a “ilustração” dos textos motivadores se deu em torno da apresentação da proposta que foi subsidiada por um texto argumentativo que endossava a afirmação que compõe o tema; em seguida, foi feita uma comparação mundial em relação ao tema proposto, que carrega significativas diferenças entre as localidades que são muito potentes para embasar uma argumentação. Por fim, foi apresentada a consolidação de um ponto de vista sobre o próprio tema.

Nessa sequência, a hipótese que a descrição nos sugere é a de que o candidato, quando em contato com a proposta de redação, é submetido não simplesmente ao tema, mas aos dados, argumentos e contra-argumentos. Isto posto, caberia a esse candidato reunir todas as informações dadas com o conhecimento prévio que já carrega para se concentrar nas escolhas estruturais e conteudísticas que precisará fazer para organizar essas informações e elaborar sua redação.

Seguindo, em 2015, o tema foi "A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira". Vejamos como foi apresentada a proposta:

Imagem 7 – Proposta de Redação do ENEM 2015

Fonte: Prova do ENEM 2015.

Após a apresentação do tema, seguindo as mesmas orientações da proposta de 2014, tem-se, no primeiro texto motivador, informações referentes às taxas de mulheres vítimas de assassinatos no país. Observemos o texto:

Imagem 8 – Texto motivador I da Proposta de Redação do ENEM 2015

Fonte: Prova do ENEM 2015.

O Texto motivador I é apresentado em parágrafo único e as informações são organizadas em intervalos de tempo, fazendo referência às taxas que aumentaram ao longo dos anos.

O Texto motivador II é um gráfico com os tipos de violências relatadas em balanço feito em 2014. Tem-se, dentro dessas violências, por exemplo, a violência física, psicológica, moral, patrimonial, entre outras; já o Texto motivador III traz um apelo em forma de imagem, uma propaganda em apoio à causa que pede pelo fim do feminicídio. Observemos ambos os textos abaixo:

Imagem 9 – Textos motivadores II e III da Proposta de Redação do ENEM 2015

Fonte: Prova do ENEM 2015.

Como vimos no Texto motivador II da proposta de 2014, esses textos também solicitam outras competências de leitura pois trazem as informações a partir de outros gêneros textuais.

Na proposta de 2015, diferente da de 2014, há mais um texto motivador que se assemelha aos Textos II e III, já descritos, por solicitar outras competências de leitura. Nesse texto, há um conjunto de informações sobre os dados que abarcam a lei Maria da Penha, como a quantidade de processos julgados, prisões em flagrantes, números de vítimas e afins. Vejamos:

Imagem 10 – Texto motivador IV da Proposta de Redação do ENEM 2015

Em suma, a proposta de redação foi composta por textos motivadores que abordaram dados das crescentes mortes de mulheres em decorrência de violência, gráficos com os mais variados tipos de relatados em balanço feito em 2014 a respeito dessa questão, apelo ao fim da violência e um apanhado de números de ocorrências dessa problemática ou outros aspectos que envolvem a implementação da Lei Maria da Penha no Brasil desde que foi criada.

Nessa proposta, os candidatos foram expostos a diversos dados, tipos de violência e impactos causados pela lei que rege esse tipo de crime. O aporte foi disponibilizado em larga escala no que tange aos dados e à necessidade de se debruçar sobre o tema, corroborando a proposta bem como os resultados das soluções criadas para combater esses aspectos.

Se compararmos essa proposta com a de 2014, notamos algumas diferenças, como o número de textos motivadores e uma maior diversidade de gêneros. Notamos que há um aumento de informações, não se atendo ao desenvolvimento de um ponto de vista ou de mais de um, mas textos que se voltam muito mais para uma numerosa quantidade de informações.

A proposta de 2016, cujo tema foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, diferentemente dos anos de 2014 e 2015, já começa pelos textos motivadores. Os Textos motivadores I e II, que observamos a seguir, são compostos por um parágrafo único. Vejamos:

Imagem 11 – Textos motivadores I e II da Proposta de Redação do ENEM 2016

Fonte: Prova do ENEM 2016.

O Texto I apresenta como o tema está articulado às leis brasileiras, enquanto o Texto II delimita o que é liberdade de expressão e o que é crime no concernente aos caminhos religiosos, compondo um movimento de situar os candidatos das leis brasileiras que fazem referência ao tema.

O Texto motivador III é o recorte da lei contra o sentimento religioso no Brasil. Nesse sentido, são expostas as especificações do artigo, a pena e as informações secundárias em torno desse tópico da legislação, como vemos abaixo:

Imagem 12 – Texto motivador III da Proposta de Redação do ENEM 2016

Fonte: Prova do ENEM 2016.

O Texto motivador IV é um gráfico com informações sobre o quadro de intolerância religiosa no Brasil, descrevendo o número de denúncias por região em determinado período de tempo:

Imagem 13 – Texto motivador IV da Proposta de Redação do ENEM 2016

Fonte: Prova do ENEM 2016.

Por fim, na imagem a seguir, temos o tema da proposta de intervenção: Imagem 14 – Proposta de Redação do ENEM 2016

Fonte: Prova do ENEM 2016.

Como já mencionado anteriormente, em 2016, o tema e as instruções apareceram no final, logo após os textos motivadores, e não ao contrário, como vinha acontecendo nos anos anteriores. Essa mudança na formatação também é potente quando pensamos que a proposta

passa, em 2016, a construir o pensamento até se chegar em uma afirmação como forma de tema, e não mais a apresentação desse tema e as informações que os textos podem adicionar ao tema. Quando observamos, especificamente, esse último tema, nos deparamos com uma questão importante, que diz respeito às possibilidades de caminhos que o candidato possui. Reflitamos que, nessa proposta, foi apresentado um tema que envolve medidas legislativas, permissões e criminalizações. Sugerimos que o que “sobra”, dentre os dados, para os candidatos, é discorrer sobre o que já está devidamente afirmado. As discussões, nesse caso, se restringem à reiteração do tema e os argumentos tenderão a endossar essa opinião.

Essa especificidade implica que, quando se apresenta um tema em que a diversidade de diálogos que os textos podem conter é restrita, os próprios temas podem corroborar a ideia de massificação. Isso porque o caminho esperado é x e os candidatos que não seguem esse caminho correm um grande risco de tangenciarem o tema ou de infringirem os direitos humanos já que se trata de questões delicadas.

Para ilustrar o endossamento a que nos referirmos, reflitamos sobre trechos de algumas propostas de intervenção das redações nota mil de 2014, que foram elaboradas a partir do tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”:

(4) Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao Governo Federal construir delegacias especializadas em crimes de ódio contra religião, a fim de atenuar a prática do preconceito na sociedade, além de aumentar a pena para quem o praticar [...]

(5) Convém, portanto, que, primordialmente, a sociedade civil organizada exija do Estado, por meio de protestos, a observância da questão religiosa no país [...]

(6) Urge, portanto, que indivíduos e instituições públicas cooperem para mitigar a intolerância religiosa [...] Nas propostas de intervenção das redações nota mil apresentadas, há uma reiteração do que já foi dito de alguma forma, seja no tema, seja nos textos motivadores, seja na ideia que a proposta de redação já estabelece. Isso faz com que os textos, como já dissemos, sigam para um único caminho. Nesse caso, por exemplo, na maioria das redações, observamos a reiteração da necessidade de se fiscalizar o que já se existe legislativamente e, em alguns outros, nos deparamos com mais propostas nesse sentido.

Por fim, descrevemos a proposta de 2017, cujo tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Assim como em 2016, a proposta começa pelos textos motivadores. O Texto motivador I menciona o capítulo IV da Constituição, do direito à educação de forma íntegra, situando o candidato legislativamente, como também aconteceu em um dos textos da proposta de redação de 2016. Vejamos:

Imagem 15 – Texto motivador I da Proposta de Redação do ENEM 2017

Fonte: Prova do ENEM 2017.

Os Textos motivadores II e III estão na mesma categoria dos textos das outras propostas que descrevemos no que se relaciona à necessidade de outras habilidades para ler e interpretar os textos, já que esses textos solicitam a integração de variadas competências de leituras. O Texto II é um gráfico que traz o levantamento das matrículas de surdos na Educação Básica (entre 2011 e 2016), enquanto o Texto III é uma imagem indagando quais são as oportunidades para os surdos no Brasil, mesmo os que investem na própria carreira. Vejamos:

Imagem 16 – Textos motivadores II e III da Proposta de Redação do ENEM 2017

Fonte: Prova do ENEM 2017.

O Texto motivador IV é composto por um balanceamento histórico da inserção dos surdos na educação brasileira:

Imagem 17 – Texto motivador IV da Proposta de Redação do ENEM 2017

Considerando a mudança a que fizemos alusão, a formatação da proposta de redação de 2016, em 2017 se mantém o mesmo esquema que inicia a proposta pelos textos motivadores e a finaliza com o tema e os direcionamentos para a elaboração da redação.

Imagem 18 – Proposta de Redação do ENEM 2017

Fonte: Prova do ENEM 2017.

Nessa perspectiva, quando apontamos única e exclusivamente para o próprio tema, já notamos uma afirmação que pode nortear todo o raciocínio dos candidatos. É sabido que existem dificuldades enfrentadas por esses surdos no que tange à educação e os textos fazem um apanhado de argumentos que podem variar de questões históricas, polêmicas, estatísticas ou legislativas. O que se espera, então, do candidato, quando submetido à tese no próprio tema e nos argumentos, dos mais variados gêneros, é que eles sigam o caminho de reiteração.

Finalizada a descrição das propostas, podemos sugerir que os temas das redações valem como norte para os candidatos e servem para que façamos ligações possíveis com as vozes que são inseridas de forma marcada e que sejam mais pertinentes nas redações, além de serem pontes para que compreendamos algumas escolhas estruturais, de igual modo. Isso favorece, na análise da estrutura e dos conteúdos das redações, o estabelecimento de pontes com os textos motivadores, por exemplo.

Isto posto, podemos recuperar, das propostas de redação dos anos analisados (2014, 2015, 2016 e 2017), uma afirmação basilar nos temas que mais se parecem com as teses que deverão ser defendidas. Em 2014, está posto que há uma questão a respeito da publicidade infantil no Brasil e o objetivo da argumentação, grosso modo, se restringe a comentar o que é dito previamente. A mesma consideração segue nos anos seguintes. Em 2015, está posto que há uma persistência na violência contra a mulher e o texto deve ser construído com base nessa persistência – que é um dado posto. Em 2016, o texto já é organizado/estruturado desde a própria proposta que visa ao combate à intolerância religiosa. Já é adiantado, portanto, que o candidato precisa listar ou descrever esses caminhos. Em 2017, por fim, ainda com o mesmo raciocínio de 2016, busca uma listagem ou descrição dos desafios para a formação de surdos.

Os textos motivadores trazem informações, referências, pontos de vista, entre outras informações que auxiliam o candidato na hora da produção de seu texto. Geralmente, nesses

textos, estão as ideias centrais que podem servir de possibilidade para a escrita da redação; logo, além de podermos considerar as propostas como “teses iniciais”, podemos considerar, nos textos motivadores, os argumentos a serem desenvolvidos.