• Nenhum resultado encontrado

3. A CONSTITUIÇÃO DO SABER ARQUIVÍSTICO NO BRASIL, p

3.4 Panorama atual dos três primeiros cursos de Arquivologia do Brasil, p

3.4.1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO37

A Escola de Arquivologia da UNIRIO tem sua origem na segunda metade do século XX, com a transferência, de acordo com o Decreto n. 79.329 de 02 de março de 1977, do Curso Permanente de Arquivo, oferecido desde 1960 pelo Arquivo Nacional, para o Centro de Ciências Humanas da Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro – FEFIERJ, atual UNIRIO, com a denominação de Curso de Arquivologia (MARQUES, 2007, p. 100).

A UNIRIO possui uma estrutura administrativa e didática pedagógica bastante distinta da tradição das universidades brasileiras, onde os departamentos não são subordinados às escolas e aos institutos, mas sim, são subordinados diretamente aos centros.

Tem-se então no caso do Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS -, a seguinte situação: logo abaixo se encontra em idêntica posição hierárquica as escolas com seus cursos (Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Turismo, Pedagogia, Direito), e de outro lado, os departamentos (de Estudos e Processos Arquivísticos, de Estudos e Processos Biblioteconômicos, de Estudos e Processos Museológicos, de Processos Técnico- Documentais, de Estudos Jurídicos Fundamentais, de Filosofia e Ciências Sociais, de Fundamentos da Educação e de História) (MARQUES, 2007, p. 100).

Como já foi mencionada, a UNIRIO, deu início o segundo semestre de 2012 o primeiro programa de pós-graduação específico da área, PPGARQ, que busca consolidar e

37 Estas informações foram retiradas do site da própria Universidade. Disponível em: http://www.uff.br/iacs/site/grad_arquiv.html. Acesso em: 27 fev. 2013.

ampliar Arquivologia como campo científico. O primeiro curso oferecido é o de Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos, com área de concentração em Gestão de Arquivos na Arquivologia Contemporânea. Mesmo sendo um mestrado profissional, não deixa de possuir uma linha de pesquisa voltada ao estudo epistemológico da Arquivologia contemporânea38.

Acerca do corpo docente a ser analisado nesta pesquisa, na UNIRIO existe um departamento que acolhe todos os professores que lecionam as disciplinas específicas da arquivística – o Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos - DEPA -, que possui quatorze professores efetivos39.

Cabe ressaltar que há docentes de outros departamentos que também lecionam no Curso de Arquivologia e que, alguns casos, estes departamentos possuem grande aproximação com a área de Arquivologia, como é o caso do Departamento de Processos Técnico- Documentais. Todavia, por questões metodológicas, estes docentes não foram levados em conta nesta pesquisa.

3.4.2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM40

O Curso de Arquivologia da UFSM foi criado em 1977 sendo alocado no Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas que, em 1978, após uma reformulação, passou a denominar-se Centro de Ciências Sociais e Humanas – CCSH -. Neste mesmo ano foi criado o Departamento de Documentação, visando atender o Curso de Arquivologia, “através do oferecimento de disciplinas técnicas profissionalizantes” (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM. Projeto político pedagógico do Curso de Arquivologia 2000/200141).

Ao longo dos anos esta estrutura passou por algumas mudanças, principalmente o Curso de Arquivologia que, entre 1989 e 1996, passou a denominar-se Faculdade de Arquivologia, sendo a “unidade responsável pelas funções do Curso e do Departamento”. A partir de 1997, voltou à situação inicial, de Curso de Arquivologia e Departamento de Documentação, o que se mantém até os dias de hoje (UNIVERSIDADE FEDERAL DE

38 Para saber mais sobre o PPGARQ da UNIRIO, ver http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppggda

39 Como recurso metodológico foi marcado como data base, o dia 27 de dezembro de 2012 para recolhimento da listagem dos docentes assim como para recolhimento de seus respectivos currículos Lattes.

40 Estas informações foram retiradas do site da própria Universidade. Disponível em:

http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/ARQUIVOLOGIA/APRESENTAcaO.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.

41

Disponível em: http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/ARQUIVOLOGIA/APRESENTAcaO.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.

SANTA MARIA - UFSM. Projeto político pedagógico do Curso de Arquivologia 2000/200142).

Nesta estrutura vários departamentos didáticos contribuem para a realização do curso, sendo o Departamento de Documentação o responsável pela maior parte da oferta de disciplinas. Os laboratórios de Tecnologia da Informação, de Reprografia e de Restauração de Documentos também apóiam o desenvolvimento do Curso. (MARQUES, 2007, p. 102)

Na Universidade Federal de Santa Maria o acadêmico de Arquivologia tem a possibilidade de dar seguimento a seus estudos em nível de pós-graduação: podendo escolher por uma Especialização Lato sensu à distância em Gestão em Arquivos43 ou pelo Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural - Profissionalizante - PPGPPC. Cabe ressaltar que o PPGPPC é um programa do CCSH, assim sendo agrega todos os Cursos e Departamentos do CCSH, possuindo áreas de concentração e linhas de pesquisa bastante amplas44.

Acerca do corpo docente a ser analisado nesta pesquisa, na UFSM, igualmente na UNIRIO, existe um departamento que acolhe todos os professores que lecionam as disciplinas específicas da arquivística, neste caso, o Departamento de Documentação, que atualmente possui onze professores efetivos45.

3.4.3 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

O Curso de Arquivologia foi criado em 1979, pela resolução n. 73/78 do Conselho Universitário da UFF e sempre se manteve vinculado ao Instituto de Artes e Comunicação Social – IACS. Cabe ressaltar que de acordo com a estrutura organizacional da UFF, os cursos são entidades autônomas, representadas pelas coordenações de curso, não estando vinculados ou subordinados aos departamentos de ensino. Neste caso há o Departamento de Ciência da Informação, que oferece a maioria das disciplinas obrigatórias do curso, e de forma não vinculada ou subordinada, há a Coordenação do Curso de Arquivologia. (MARQUES, 2007, p. 103)

Na UFF há uma especificidade em relação aos outros dois cursos analisados nesta pesquisa, tendo em vista que não possui um departamento que aglutine os professores

42

Disponível em: http://w3.ufsm.br/prograd/cursos/ARQUIVOLOGIA/APRESENTAcaO.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.

43 Para saber mais sobre a Especialização, ver

http://w3.ufsm.br/arquivologia/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=75 44

Para saber mais sobre o PPGPPC, ver http://www.ufsm.br/ppgppc/index.php

45Foi marcado como data base, como recurso metodológico, o dia 27 de dezembro de 2012 para recolhimento da listagem dos docentes assim como para recolhimento de seus respectivos currículos Lattes.

específicos das disciplinas da Arquivologia. Há neste caso o Departamento de Ciência da Informação, que agrega os professores das disciplinas específicas da Arquivologia das específicas da biblioteconomia e das disciplinas comuns aos dois cursos.

Esta característica, de um departamento único, cria duas situações importantes de serem observadas: a primeira é que o número de professores que ministram disciplinas específicas da Arquivologia é relativamente menor do que nos outros dois cursos analisados. A segunda situação é que devido a existência de vínculos estreitos devido a quantidade de disciplinas comuns aos dois cursos, há professores que, mesmo não atuando nas disciplinas específicas de Arquivologia, possuem, e se colocam como produtores, de reflexões envolvendo a área.

Diante dessa situação é que especificamente na escolha do corpo docente de Arquivologia da UFF é que os critérios foram metodologicamente alterados. A seleção dos professores partiu inicialmente daqueles que lecionam disciplinas específicas do curso de Arquivologia, e depois daqueles que se autodenominavam como pesquisadores também da Arquivologia, neste caso foram observados os currículos Lattes de cada um dos docentes do Departamento de Ciência da Informação. Assim sendo, do total de 24 professores efetivos do Departamento de Ciência da Informação, foram selecionados apenas dez.

O Departamento de Ciência da Informação possui um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Informação, oferecendo atualmente o curso de Mestrado em Ciência da Informação. O PPGCI da UFF nasceu em 2003 em convênio com o PPGCI do IBICT, neste caso tendo tanto o mestrado quanto o doutorado em Ciência da Informação. Em 2008 os dois programas de separaram, o IBICT retornou à sua vinculação junto da UFRJ e a UFF cria seu próprio programa, mas apenas com o mestrado.

A área de concentração do PPGCI da UFF intitula-se Dimensões Contemporâneas da Informação e do Conhecimento e possui duas linhas de pesquisa, a primeira, Informação, Cultura e Sociedade, e a segunda, Fluxos e mediações Sócio-técnicas da Informação46.

46

Maiores Informações