• Nenhum resultado encontrado

Paradigma pronominal Jê Setentrionais

2. Análise linguística

2.1. Ramo Jê Setentrional

2.1.1. Paradigma pronominal Jê Setentrionais

As formas pronominais em Krahô organizam-se em duas séries, as quais Miranda (2014) classifica como série I ou série nominativa e série II ou série absolutiva. Segundo o autor, as respectivas séries pronominais distinguem-se tanto na forma quanto na função que assumem na sintaxe da língua.

Tabela 1 Pronomes pessoais em Krahô

Pronomes pessoais em Krahô

Série I nominativa (pronomes livres) Série II absolutiva (pronomes presos)

1SG wa i

2SG ka a

1DUAL. ku pa( ) ~ paN

1PL. INCL. ku..m m ...i

1PL. EXCL. wa...m m ...pa( )

2PL. ka...m m ...a

A série I/nominativa constitui-se de formas pronominais independentes, ou livres, que, sintaticamente, exercem a função de sujeito em orações verbais transitivas e intransitivas de predicados verbais. A série II/absolutiva é constituída de formas pronominais dependentes, ou presas, que se combinam com temas nominais, posposicionais e verbais. Segundo Miranda (2014, p. 83),

pluralizador cujo referente é [+humano] (Popjes e Popjes 1986, p. 185); o singular não é marcado. Do ponto de vista distribucional, a partícula de plural precede o

Apinajé

De acordo com Albuquerque (2011), a língua Apinajé utiliza duas formas distintas, ou seja, dois pronomes diferentes para a primeira pessoa do plural, distinguindo 1ª pessoa plural exclusiva de 1ª pessoa plural inclusiva. Assim pa é exclusiva e pu, inclusiva, incluindo a pessoa com que se fala. Na língua há duas palavras que modificam a frase, dando ideia de dualidade ou pluralidade: va indica dual e m , plural. Albuquerque (2011) explica a flexão de número em Apinajé da seguinte forma:

A flexão de número em Apinaye se dá pelo acréscimo da partícula m antes de nomes para marcar plural, enquanto que o singular e não-marcado. Nesta língua, a flexão de número não se manifesta apenas nos nomes; atem-se também a uma serie de pronomes independentes e a prefixos anexados ao verbo coreferente com argumentos nucleares. Assim os prefixos flexionais de dual pa, pu e va, bem como a partícula de plural m anexam-se obrigatoriamente aos pronomes pessoais e aos nomes substantivos. Desta forma, se a partícula m vier adicionada aos nomes, perde a dualidade e passa a ser apenas plural [...] (ALBUQUERQUE, 2011, p. 1552).

Como exemplos desta afirmação, Albuquerque (2011, p. 1552) apresenta o prefixo pessoal inclusivo pa para indicar o dual e o m indicando apenas plural (não inclusivo):

a) Dual

pano /pand / nossos olhos (dual) pakuk /pakuk/ nossos rostos (dual)

b) Plural

Já a formação do plural dos substantivos simples em Apinajé, é realizada acrescentando-se a partícula jaja. Exemplos: tônjaja (tatus), xorejaja (raposas), kôkôjaja (macacos).

Oliveira (2005) defende que os pronomes pessoais em Apinajé são clíticos posicionais. Eles ocupam a segunda posição em uma oração principal, portanto contrastam com prefixos de pessoa, que aparecem junto com um radical. Os pronomes pessoais indicam o argumento nominativo de uma sentença, enquanto o prefixo expressa o caso absolutivo.

Segundo Oliveira (2005), o pronome pessoal da primeira pessoa inclui a distinção entre o pronome hortativo e o plural inclusivo, enquanto Ham (1979) classifica os

respectivamente. Outras distinções não são expressas no sistema pronominal, mas sim pelos clíticos de número.

Existem duas séries de pronomes pessoais, um para o modo realis e outro para o modo irrealis. A mesma forma do pronome é usada para a primeira pessoa e para a primeira pessoa do plural inclusivo, mas com uma distribuição sintática diferente.

Tabela 2 Pronomes pessoais em Apinajé

Pronomes pessoais em Apinajé

Realis Irrealis 1SG inclusivo pa paj ka kaj 3SG m / ja Hortativo pu puj Fonte: Oliveira, 2005, p.159.

Em uso não marcado pragmaticamente, o pronome participa de uma sequência clítica que inclui o marcador de modo na primeira posição e, possivelmente, um clítico de tensão / aspecto que carrega o acento no grupo. Tais sequências de clíticos constituem palavras fonológicas.

A categoria de número compreende as distinções singular, dual e plural para substantivos e verbos. Morfemas abertos que expressam essas categorias são os clíticos posicionais va m

verbos. Clíticos de número geralmente modificam pronomes pessoais e prefixos de pessoa. Eles ocorrem de forma adjacente ao elemento pronominal que modificam. Somente o clítico plural m aparece como um modificador de substantivo, o mesmo não ocorre com o clítico dual va. Nesse contexto, o clítico indica o limite inicial da frase nominal.

A formação dos pronomes pessoais plurais é registrada de forma distinta nos trabalhos de Oliveira (2005) e na Gramática Pedagógica do Apinajé (2011) organizada por Albuquerque.

Tabela 3 Pronomes pessoais plurais em Apinajé

Pronomes pessoais plurais em Apinajé de acordo com Oliveira (2005)

Pronomes pessoais plurais em Apinajé de acordo com a Gramática Pedagógica do

Apinajé (2011) 1PL exclusivo pa me m hpajaja 1PL inclusivo (hortativo) pu me pu me 2PL me a m kajaja 3PL me m htmãjaja As formas m hpajaja (1PL exclusivo), m kajaja (2PL) e m htmãjaja (3PL) aparecem registradas em uma tabela de pronomes retos do Apinajé (GRAMÁTICA PEDAGÓGICA DO APINAJÉ, 2011, p. 86). Já a forma pu me (1PL inclusivo) aparece no seguinte exemplo: Pu m apku? - Vamos comer (plural) (sic) (GRAMÁTICA PEDAGÓGICA DO APINAJÉ, 2011, p. 110).

Os pronomes pessoais plurais registrados por Oliveira (2005) são encontrados nos seguintes exemplos:

a) 1PL exclusivo Na [pa m ] ra pi k RLS 1 PL ASP tree cut

(OLIVEIRA, 2005, p. 160)

b) 2PL e 1PL inclusivo m a-kri [pu m ] pa ku

PL 2-sit.PL HORT PL 1INCL sit.PL

(OLIVEIRA, 2005, p. 173)

c) 3PL

Na [ m ] ma amni-m e ka u m [ m ] te

RLS 3 PL MOV RFLX-DAT fabric wash DAT 3 PL go

De acordo com Oliveira (2005), em Apinajé existem formas enfáticas para os pronomes pessoais. As formas enfáticas da primeira e segunda pessoa incluem uma vogal aberta e o sufixo -m na raiz de posição final. O segmento inicial plosivo é sempre desvozeado, uma vez que o pronome carrega o acento. A forma enfática para a terceira pessoa também é realizada com uma vogal aberta.

Tabela 4 - Pronomes pessoais enfáticos em Apinajé

Pronomes pessoais em Apinajé

Não-enfático Enfático

1SG pa 1SG pam

2SG ka 2SG kam

3SG m/ 3SG am

Fonte: Oliveira, 2005, p. 163.

Documentos relacionados