• Nenhum resultado encontrado

PARCERIA, PERCEPÇÕES E POSSIBILIDADES SILVA, Selma Gattass Dias Aires da

OLIVEIRA, Lindalva Francisca de2 Os escritos discorridos abordam as contribuições e a parceria que se efetiva entre o Grupo de Pesquisa Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências (OBEDUC) e a Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira, localizada no município de Cáceres/MT– cidade fun- dada em 1778, com área territorial de 24.351,408 Km² e com 87.942 habitantes (IBGE, 2010).

A Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira foi selecionada como parceira por apresentar baixos indicadores nacionais de qualidade de ensino e uma crítica situação, no cenário educacional. Vale ressaltar que a referida escola é a única de Cáceres integrada ao Projeto OBEDUC, sendo assim, realizamos uma breve contextualização dessa escola que representa o campo da pesquisa.

Esta instituição escolar possui 1.201,83 m2 de área construída, o que

compreende: treze salas de aula, seis banheiros – feminino e masculino, uma sala com dois banheiros para os professores, secretaria, uma sala pequena para o funcionamento da Educom Rádio, uma sala para a coordenação/direção, bi- blioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, dois pátios para recreação, almoxarifado, cozinha, refeitório e cantina. Para a prática da Educa- ção Física, está sendo adquirida uma área em anexo, destinada à construção de uma quadra poliesportiva.

A escola/sede oferece Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adul- tos (EJA) e Ensino Médio, sendo que, a partir do ano de 2001, estendeu seu atendimento à zona rural, oferecendo o Ensino Médio em salas anexas a escolas da rede municipal de Cáceres - MT, nas localidades de Buriti, Clarinópolis, Soteco, Laranjeira, Santa Catarina, Sapiquá, Paiol e Roça Velha.

1 Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Especialista em Currículo do Ensino Fundamental - Conteúdos e Metodologias pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências (OBEDUC) e membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Avaliação Educacional (GEPAVE/ CNPq).

2 Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Integrante do Projeto Observatório da Educação com Foco em Matemática e Iniciação às Ciências como bolsista acadêmica (2012- 2014), com vivência nas áreas de Educação Matemática e ênfase em Formação de Professores. Professora de Matemática na Educação Básica da Rede Pública Municipal. Professora no Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Cáceres.

As salas de aula são arejadas, apresentam bom estado de conservação e boa ventilação devido ao uso constante de ventiladores (aproximadamente quatro por sala) e ar condicionado. A sala dos professores tem um tamanho adequado e proporcional ao quadro docente (70 professores na sede e 35 nas extensões). A biblioteca é de pequeno porte e o laboratório de informática é amplo, contendo aproximadamente 30 máquinas com acesso à internet.

Além do cuidado dos atores que constituem essa comunidade educativa com a estrutura física da Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira, percebemos uma busca constante pela garantia de bom atendimento à sua clien- tela, como também, o diálogo e o aprimoramento do processo educativo, tendo em vista as exigências do atual contexto social.

No que se refere às atividades do Observatório de Educação, estas ti- veram início no ano de 2011, contando, efetivamente, com o apoio de duas integrantes do Projeto OBEDUC, que atuaram com a finalidade de realizar ati- vidades de observação, estudos e reflexões acerca da formação dos professores, conteúdos e metodologias utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem. Das integrantes, uma delas era mestranda em Educação e a outra, acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática, ambas corresponsáveis pelo desenvol- vimento das atividades propostas pelo Grupo de Pesquisa da Escola Demétrio. Alguns desafios foram vivenciados no decorrer do período de 2011 a 2013, especialmente no primeiro ano de implantação do Projeto, até o momento em que os atores internos da escola compreenderam as possíveis contribuições que a parceria entre o OBEDUC e essa unidade de ensino poderia proporcionar tanto para as ações pedagógicas da escola quanto para a prática docente.

Percebemos que os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que os atores envolvidos no processo mostraram-se comprometidos com as atividades propostas pelo Grupo de Pesquisa, possibilitando maior aproximação entre essa unidade escolar e as universidades envolvidas no Projeto: Universidade do Esta- do de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Experiên- cias significativas foram vivenciadas e registradas, dentre as quais, a realização do Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) e a aplicação de simulados, realizados no 5º e no 9º Ano do Ensino Fundamental, com base na Prova Brasil.

Com a finalidade de contribuir com a Formação de Professores, por meio de atividades e pesquisas que forneçam subsídios à prática docente, o Projeto OBEDUC busca, pelos PGPs, promover reflexões voltadas para me- todologias utilizadas no ensino das disciplinas de Matemática e Ciências. Os PGPs representam um espaço de formação e construção de saberes, que pro-

porcionam ao professor uma conexão entre a prática desenvolvida no cotidiano escolar e as novas teorias que sustentam o ensino de Ciências e Matemática.

Dentre os temas relevantes trabalhados nos PGPs, nesses três primeiros anos, mencionamos: normas e orientações para redigir artigo científico; edu- cação matemática crítica e práticas pedagógicas; a importância da formação continuada para o professor; a indisciplina: um enfoque histórico-cultural; a ação pedagógica e suas contribuições para a integração social. Vale ressaltar que os referidos temas emergiram do coletivo da escola, frente às necessidades e desafios apresentados nas situações do dia a dia.

Além dos PGPs, o Observatório de Educação promoveu a realização de simulados, devido à necessidade de perceber as dificuldades apresentadas pelos alunos, para que, a partir daí, os professores, em parceria com o Grupo de Pesquisa OBEDUC, pudessem utilizar descritores apresentados nas Matrizes de Referência de Matemática (BRASIL, 2008) e promover o ensino da Mate- mática numa nova perspectiva. Compreendidos nessas Matrizes, encontram-se os eixos temáticos, os quais se apresentam agrupados pelos seguintes temas: Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações, Álgebra e Fun- ções e Tratamento da Informação.

Com base num banco de dados que foi elaborado a partir desses eixos temáticos, as questões foram selecionadas e aplicadas no 5º e no 9º Ano do En- sino Fundamental, nesta escola.

Na seleção das questões foi inserida uma questão para cada descritor de aprendizagem apontado no PDE/Prova Brasil (2008), a fim de analisar, de forma específica, cada competência e/ou habilidade apresentada no documento oficial, conforme os moldes da Prova Brasil. Essa atividade mobilizou não só os integrantes do Grupo de Pesquisa, como também todos os professores, cola- boradores e gestores da unidade escolar.

As informações obtidas pelo Simulado serviram de subsídio tanto para o professor quanto para o Grupo de Pesquisa OBEDUC, no sentido de perceber as dificuldades demonstradas por cada aluno, compreender a relação que se es- tabelece entre o conteúdo e as experiências individuais e, assim, buscar novas possibilidades de aprendizagem.

As novas propostas preconizadas para o ensino da Matemática sugerem ao professor a aproximação dos conteúdos matemáticos com as situações reais do cotidiano. Desse modo, é fundamental que o aluno perceba a presença da Matemática como instrumento que possibilita maior apropriação da vida e dos recursos tecnológicos do mundo contemporâneo. Portanto, a Matemática preci- sa, necessariamente, ser reconhecida como algo complexo, e não simplesmente

de forma unidimensional. Baseado nesses pressupostos, o professor deve buscar metodologias alternativas para os processos de ensino e aprendizagem, possibili- tando ao aluno melhor compreensão e interpretação do meio em que vive.

Fundamentados nas experiências vivenciadas a partir do Grupo de Pes- quisa OBEDUC, ressaltamos que o trabalho nos possibilitou aprendizagens muito significativas, uma vez que pudemos perceber os benefícios proporcio- nados a todos os envolvidos no processo educativo: os alunos, porque represen- tam o foco dos estudos e sujeitos da pesquisa, cujos esforços são concentrados em vista de garantir a melhoria do seu desempenho; os professores, tanto os que se encontram integrados ao Grupo OBEDUC como os docentes das esco- las parceiras, pois todos são beneficiados pelos conhecimentos, habilidades e valores adquiridos e construídos coletivamente; e os pesquisadores, pela apro- ximação com a escola de educação básica, no sentido de perceber de que forma as políticas públicas adentram nessas instituições.

As imagens a seguir mostram alguns momentos das ações do OBEDUC na Escola Estadual Prof. Demétrio Costa Pereira.

REFERÊNCIA

BRASIL (2008). PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação Básica: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos, descritores. Brasí- lia: MEC, SEB; Inep, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocu- ments/prova%20brasil_matriz2.pdf

Figura 1 – PGP realizado na Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira. Cáceres/MT (2013)

Figura 2 – Aplicação de Simulado - 5º

Ano da Escola Estadual Prof. Demétrio Costa Pereira. Cáceres/MT (2013)

Fonte: Lindalva Francisca de Oliveira,