• Nenhum resultado encontrado

É notório que há certa dúvida a respeito da diferença entre o PDDE– Interativo e o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE–Escola).

GRUPO DE SISTEMATIZAÇÃO LÍDER DE OBJETIVO GERENTES DOS PLANOS DE AÇÃO EQUIPE DO PLANO DE AÇÃO LÍDER DE OBJETIVO GERENTES DOS PLANOS DE AÇÃO EQUIPE DO PLANO DE AÇÃO LÍDER DE OBJETICO GERENTES DOS PLANOS DE AÇÃO EQUIPE DO PLANO DE AÇÃO COORDENADOR DO PDE COLEGIADO ESCOLAR

De acordo com o portal do MEC, o PDDE Interativo foi um sistema criado para ser o ambiente de execução do programa PDE–Escola, e por isso, toda a sua estrutura foi baseada na metodologia e no funcionamento desse programa. Com a entrada de outras ações de repasse direto às escolas como o (PDDE–Água e esgotamento sanitário, PDDE–sustentável, PDDE–Acessível e PDDE–Campo), o sistema PDDE–Interativo se tornou não só o ambiente do PDE–Escola, mas uma ferramenta de planejamento e gestão da escola integrado para todas estas ações. O PDDE–Interativo deixou de ser o sistema de um programa para se tornar uma plataforma de planejamento e gestão de diversos programas e ações do PDDE.

O PDDE–Interativo surgiu em 2012, como uma resposta às demandas encaminhadas por diversas secretarias de educação que desejavam utilizar a metodologia de planejamento do PDE–Escola em toda a sua rede, independente dos repasses de recursos federais.

Com isso, a principal diretriz adotada pelo MEC para implementar essa ideia foi oferecer uma ferramenta de fácil acesso e compreensível por todos aqueles que compõem a comunidade escolar, sem a obrigatoriedade de realizar formações presenciais. O objetivo do Ministério da Educação foi de fortalecer a gestão escolar democrática e participativa, envolvendo efetivamente todos os segmentos da escola que podem ajudar a construir uma escola pública cidadã.

A construção do PDDE–Interativo contou com a participação direta das coordenações estaduais do PDE–Escola e das Coordenações do programa nas capitais dos estados. Após essas contribuições realizadas, verificou-se que houve um aumento a partir de 2012 de escolas que utilizaram o sistema PDDE–Interativo, mesmo aquelas que não iriam receber os recursos por parte do MEC.

Todas as escolas públicas podem utilizar o PDDE–Interativo para outros programas. No PDE–Escola, algumas telas variavam em função da participação da escola no programa. Com isso, foram distinguidos dois grupos para cadastramento:

1) Escolas priorizadas pelo PDE–Escola, ou seja, aquelas que, ao concluírem o seu planejamento receberam recursos financeiros do MEC para realizar todas ou algumas ações.

2) Escolas não priorizadas pelo PDE–Escola, ou seja, aquelas que não receberam recursos financeiros desse programa. Neste segundo caso, as próprias escolas informaram quais recursos financeiros poderiam dispor no ano de execução do plano.

A próxima figura apresenta o rol de programas que foram contemplados no sistema PDDE–Interativo.

Figura 06 – Programas que o PDDE–Interativo contemplou na época do

PDE–Escola.

Fonte: Portal do MEC,2018. (Adaptado pelo autor).

O sistema PDDE–Interativo, dividiu o acesso dos usuários, onde varia em função do perfil da pessoa interessada, que são divididos em um dos sete perfis abaixo:

Quadro 05 – Perfil e atribuições do usuário no PDDE–Interativo. PERFIL REQUISITOS DE ACESSO

Diretor (a) - Só pode ser solicitado por um(a) diretores(as) de escola em atividade. - Permite preencher o plano da escola, alterar e salvar informações antes de enviar para o Comitê.

- O mesmo CPF não pode se cadastrado para mais de uma escola. - Não permite enviar o plano diretamente para o MEC, só para o Comitê. - Quem libera o acesso para este perfil é um dos membros do Comitê, que são técnicos designados pela Secretaria de Educação

Comitê Municipal - Só pode ser solicitado pelos membros dos Comitês das Secretarias Municipais de Educação.

- Permite visualizar os planos de todas as escolas municipais.

- Permite redigir o parecer de análise de cada plano e devolvê-lo para a escola ou encaminhá-lo para o MEC.

- Permite cadastrar e gerenciar todos os diretores municipais, incluindo, excluindo ou modificando informações do cadastro.

- Quem libera o acesso para este perfil é o MEC

Comitê Estadual - Só pode ser solicitado pelos membros dos Comitês das Secretarias Estaduais de Educação.

- Permite visualizar os planos de todas as escolas municipais e estaduais da unidade federativa do usuário cadastrado.

- Permite redigir o parecer de análise dos planos estaduais e devolvê-lo para a escola ou encaminhá-lo para o MEC.

- Permite cadastrar e gerenciar todos os diretores estaduais, incluindo, excluindo ou modificando informações do cadastro. - Quem libera o acesso para este perfil é o MEC, a partir do recebimento da portaria ou ofício e da solicitação de cadastro no sistema

Consulta municipal - Permite apenas visualizar os planos das escolas municipais

Consulta Estadual - Permite apenas visualizar os planos das escolas estaduais

Consulta - Permite apenas visualizar os planos de todas as escolas do país

Equipe MEC - Só pode ser solicitado por servidores ou colaboradores do MEC. - Permite visualizar os planos, emitir o parecer de aprovação ou devolver para o Comitê, que solicitará ajustes às escolas.

Fonte: Manual PDDE–Interativo,2019.

No caso do PDE–Escola, o Ministério da Educação gerenciava apenas os cadastros dos perfis “Comitê Municipal”, “Comitê Estadual” e “Equipe MEC”. As Secretarias de Educação, por sua vez, se responsabilizavam pelo gerenciamento dos perfis “Diretor(a)”, “Consulta Municipal” (secretarias municipais) e “Consulta Estadual” (secretarias estaduais). Isto significou que o MEC não fazia o cadastramento ou descadastramento dos gestores escolares nem de visitantes, sendo essa responsabilidade atribuída apenas as secretarias.

A figura a seguir, demonstra a tela inicial que é visualizada pelo Diretor da escola e exibe a situação geral do plano de trabalho. Do lado esquerdo, encontra-se a árvore do plano, ou seja, a lista de telas a serem preenchidas. Antes do preenchimento, todos os itens possuíam o símbolo de exclamação e,

à medida que a escola iria concluindo e salvando cada etapa, o símbolo de visto surgia.

Figura 07 – Página inicial do PDDE–Interativo para o Diretor.

Fonte: Manual PDDE–Interativo, 2019. (Adaptado pelo Autor)

Nota-se que do lado direito da tela, a escola visualiza a situação do seu plano, onde deve informar o que deseja fazer. Se ainda não havia iniciado,

deveria clicar em “Iniciar plano”; se não havia concluído, deveria selecionar “Concluir plano” e, se já havia concluído e enviado para o Comitê deveria selecionar “Visualizar plano”.

Abaixo desses comandos, o PDE–Interativo informa em que situação se encontra o plano da escola e há quanto tempo. Esta informação é muito importante para que a escola, a secretaria e o MEC acompanhem o andamento de cada plano.

Documentos relacionados