• Nenhum resultado encontrado

Perfil dos Professores que participaram das ações formativas realizadas na

Capítulo IV: Resultados

4.2 Perfil dos Professores que participaram das ações formativas realizadas na

Feito o levantamento das ações de formação continuada em que houve a participação de professores de Matemática, elaboramos um questionário com o objetivo de identificar qual o perfil dos professores que participaram dessas ações. Esse questionário foi enviado para as 38 (trinta e oito) escolas, de Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio da Diretoria de Ensino da Região de Assis, para ser respondido pelos professores de Matemática.

As informações sobre o número de questionários a ser entregue para cada escola foram obtidas com os Professores Coordenadores, o que não representa uma informação precisa, pois há professores que ministram aulas em mais de uma escola, outros que estavam ou que entraram em licença no período em que os questionários foram aplicados, outros ainda, que se afastaram por um curto período para exercer a função de vice-diretor.

Com base nessas informações, foram distribuídos cento e cinquenta e cinco (155) questionários dos quais, quarenta e cinco (45) foram respondidos pelos professores matemática representando aproximadamente 29% do total distribuído. Dos questionários respondidos, dois professores informaram que não participaram de nenhuma ação de formação continuada desenvolvida na Diretoria de Ensino da Região de Assis, no período de 2005 a 2010. Neste sentido, contamos em nossa pesquisa com um grupo de quarenta e três (43) professores, sendo dezoito (18) do sexo masculino e vinte e cinco (25) do sexo feminino, conforme mostramos na tabela 7:

Tabela 7 – Distribuição dos Professores de Matemática que responderam ao questionário quanto ao gênero

Gênero M F

Nº de

Participantes 18 25

Como podemos observar aproximadamente 58% dos professores que responderam ter participado de alguma ação de formação continuada é do sexo feminino. Apesar da pequena diferença entre o número de homens e mulheres, elas representam a maioria no grupo.

Os quarenta e três professores que responderam terem participado de alguma ação de formação continuada estão distribuídos em dezoito (18) escolas, localizadas em dez (10) municípios, sendo uns localizados a mais de 100 km de distância da Diretoria de Ensino. Dessas escolas, algumas estão localizadas em distritos ou municípios pequenos com menos de mil habitantes.

A respeito do número de questionários respondidos por escola, observamos que esse dado difere de uma escola para outra, enquanto em algumas apenas um questionário foi respondido em outras esse número chegou a seis (6). É importante ressaltar que o número de questionários respondidos não representa necessariamente o número de professores da escola.

Quanto à formação inicial, vinte e nove (29) professores informaram que cursaram a graduação em instituições particulares e catorze (14) responderam ter cursado a graduação em instituições públicas. Apesar de dois professores não ter informado a data de conclusão da graduação, observamos que houve uma concentração maior de professores graduados no período de 2001 a 2005. Contudo, a maioria dos professores que respondeu ao questionário, apontou ter concluído a graduação há mais de dez anos, conforme apresentamos na tabela 8.

87 Tabela 8: Distribuição do Número de Professores por período de conclusão da graduação.

Período de conclusão do curso

de graduação Nº de Professores 1981 - 1985 4 1986 - 1990 7 1991 - 1995 4 1996 - 2000 8 2001 - 2005 10 2006 - 2010 8 não informou 2

Em relação ao tempo na função, o grupo de professores que respondeu ter participado de ações de formação continuada mostra-se heterogêneo, com presença de professores em diferentes etapas da carreira. Alguns iniciando na docência e outros em fase de aposentadoria. Na tabela 9 apresentamos a distribuição do número de professores conforme o tempo de exercício no magistério.

Tabela 9: Distribuição do Número de Professores por tempo de magistério Tempo no magistério Professores Nº de

Menos de 5 anos 7

Entre 5 e 10 anos 12

Entre 11 e 15 anos 12

Entre 16 e 20 anos 6

Apesar da presença de professores nas diferentes etapas da carreira do magistério notamos que o número de professores que responderam ter participado de alguma ação de formação continuada na Diretoria de Ensino da Região de Assis, está concentrado entre 5 e 15 anos de magistério.

A respeito do tipo de formação inicial, verificamos que parte desses professores não possui habilitação específica para ministrar aulas de matemática, conforme mostra a tabela 10:

Tabela 10: Distribuição do Número de Professores quanto ao tipo de graduação

Formação Inicial Nº de Participantes

Ciências com habilitação em

Matemática 18 Ciências e Biologia 4 Licenciatura em Matemática 11 Matemática 8 Química Industrial 1 não informado 1

Ao observarmos a tabela verificamos que cinco dos professores que responderam ao questionário não possuem licenciatura em Matemática. Desses, quatro (4) possuem habilitação em Ciências e Biologia, um (1) possui graduação em Química Industrial e um professor não informou a graduação cursada. Apesar de haver professores que não possuem licenciatura em matemática, observamos que a maioria dos professores que participou das ações de formação continuada possui habilitação para ensinar Matemática.

Em relação à formação continuada, dos quarenta três (43) professores participantes da pesquisa, quinze (15) são especialistas e três são mestres. Dos professores especialistas, sete informaram apenas a instituição, mas não informaram a área de especialização. Os demais possuem especialização em: Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática; Matemática; Design

89

Instrucional; Estatística; Administração Escolar; Ensino de Química; Matemática Aplicada; Matemática para o Ensino Básico e Pedagogia Empresarial. Em relação aos mestres, apenas um informou possuir Mestrado em Educação para as Ciências os outros informaram apenas a instituição.

No que se refere à atuação profissional, dos quarenta e três professores que responderam ter participado de alguma ação formativa, treze (13) informaram que além da Rede Estadual trabalham em outras redes de Ensino. Desses, sete atuam tanto na Rede Estadual quanto na Rede Particular, cinco atuam na Rede Estadual e na Rede Municipal e um professor informou trabalhar nas três Redes de Ensino.

No questionário não foi solicitada a informação sobre a situação funcional dos professores, o que não possibilitou, a priori, identificar se os mesmos são professores efetivos ou não. Contudo, considerando que esta poderia ser uma informação relevante para a nossa pesquisa, realizamos um levantamento junto ao banco de dados da Diretoria de Ensino de Assis a fim de identificarmos os professores efetivos. A partir desta análise, observamos que dos 43 professores que responderam ao questionário, 26 são efetivos. O que mostra que mais de 60% dos professores que participaram das ações formativas são efetivos.

Na tabela 11 apresentamos a distribuição dos professores quanto à forma de participação nos processos formativos.

Tabela 11: Distribuição do Número de Professores quanto ao tipo de formação realizada

Tipo de Formação Situação Funcional

Convocação Convite Ambos Total

Efetivo 6 1 19 26

Não efetivo 2 2 13 17

Total 8 3 32 43

Conforme apresentado na tabela, em relação ao tipo de formação, observamos que trinta e dois (32) professores participaram tanto de ações

realizadas por meio de convocação, quanto de ações para as quais foram apenas convidados, sendo dezenove (19) efetivos e treze (13) não efetivos. Nas ações realizadas por convocação houve a participação de oito (8) professores, seis (6) efetivos e dois (2) não efetivos. Apenas três (3) professores, um efetivo e dois não efetivos, participaram somente de ações realizadas por meio de convite.

Para as ações formativas realizadas por convocação, o Dirigente de Ensino convoca um professor de matemática de cada escola. Normalmente, é solicitado que este professor tenha perfil de multiplicador3. Contudo, isto nem sempre é garantido, uma vez que a indicação de quem vai participar é da responsabilidade do Diretor da escola. É o Diretor da escola que determina, caso a escola tenha mais de um professor de matemática, qual deles participará da ação.

Para as ações que não envolvem convocação são enviados comunicados às escolas sobre a realização dos mesmos. No caso dos cursos realizados pela Diretoria, são encaminhadas fichas para os professores se inscreverem. No caso dos cursos online, nos comunicados é informado o link do site em que o professor deverá se inscrever, caso tenha interesse. Neste caso, o professor é informado sobre a realização da ação e convidado a participar dela.