• Nenhum resultado encontrado

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

A. Resultados do Estudo das Correntes

4.1.5 Morfodinâmica Praial

4.1.5.1 Perfis de Praia

O perfil de praia é o resultado da interação entre as características gerais da praia e agentes dinâmicos que influenciam o transporte sedimentar. Os agentes que controlam o gradiente topográfico do perfil de praia são as ondas, o aporte sedimentar e suas interações.

Portanto, o estudo de suas variações verticais e horizontais traz subsídios importantes para o conhecimento da dinâmica costeira de uma região.

Na área de estudo distinguem-se dois tipos diferentes de perfil de praia. Na Área de Influência Indireta que denominamos, conforme apresentado na metodologia, de Perfis 1 e 2, na Praia de Tambaú se caracterizam por apresentar um amplo setor de pós-praia (berma) com cerca de 80 m de largura e inclinação de 2°, um estirâncio de 40 m de largura, inclinação de 7°, traduzindo o constante aporte de sedimentos.

Essa morfologia praial contrasta com a apresentada pelos perfis de 3 a 7, localizados na Área de Influência Direta, onde os perfis são desprovidos do setor de pós-praia e o estirâncio em alguns locais é coberto por uma plataforma de abrasão formada por blocos de arenito ferruginoso da Formação Barreiras (Gráfico 13)

O Perfil 01 mostra uma praia com berma de 80 m de comprimento, acima da cota de 4,0 m onde variou, aproximadamente 0,4 m de sua cota vertical e 10,0 m de diferença horizontal entre as cristas de berma dos meses de agosto de 2007 e abril de 2008 (Gráfico 13).

As variações volumétricas, entre o período de estudo, tiveram valores entre 283,3 m³ (agosto de 2007) e 322,0 m³ (abril de 2008) mostrando um comportamento de progradação da praia, com uma taxa de sedimentação média de +4,8 m³/mês.

No Perfil 02, ainda na Área de Influência Indireta, a praia tem uma berma acima da cota de 4,0 m com 70 m de comprimento (Gráfico 14). Nesse local, as cristas da berma variaram, horizontalmente, mas ao final do período de estudo sua posição se restabeleceu em comparação ao primeiro mês de medidas. As taxas de sedimentação variaram entre assoreamento e erosão, mas a média mensal foi de +1,19 m³/mês.

GRÁFICO 13: Variações morfológicas dos perfis de praia realizados na Praia de Tambaú, Perfil 01.

GRÁFICO 14: Variações morfológicas dos perfis de praia realizados na Praia de Tambaú, Perfil 02.

O Perfil 03 encontra-se dentro da Área de Influência Direta, onde as mudanças morfológicas são diferentes em relação aos perfis 01 e 02, a começar pela ausência de pós-praia. As oscilações verticais do perfil ocorrem sobre a área do estirâncio e ao final do perfil é encontrada uma plataforma de abrasão composta por sedimentos ferruginosos litificados. As

Redução/Contenção do Processo de Erosão Marinha da Falésia do Cabo Branco, Praça de Iemanjá e Praia do Seixas, João Pessoa-PB.

variações volumétricas apresentaram valores entre 37,5 e 66,3 m³ e a média das taxas de sedimentação mensais foi de +3,6 m³ (Gráfico 15).

O Perfil 04 mostra as variações da morfologia da praia adjacente a Praça da Iemanjá.

Os volumes das seções dos perfis de praia variaram entre 25,8 e 33,4 m³ e a média das taxas de sedimentação mensais foi de -0,34 m³/mês (Gráfico 16). As variações não são significativas, mas o volume é insuficiente para proteger a praça da ação das ondas e as tendências locais são os processos erosivos.

O Perfil 05 é representativo das variações verticais da praia adjacente a Falésia do Cabo Branco. Neste ponto não existe pós-praia e, em maré alta, as ondas conseguem atingir o pé da falésia, causando a sua erosão. Os volumes das seções dos perfis variaram entre 17,3 e 54,7 m³ e a média das taxas de sedimentação mensais foi de -3,15 m³/mês (Gráfico 17).

O Perfil 06 está localizado em frente à escadaria de escoamento para águas superficiais, na porção mais setentrional da Falésia do Cabo Branco. As variações volumétricas foram de 23,25 a 53,3m³ e apresenta um pequeno acumulo de sedimentos (Gráfico 18). A média das taxas de sedimentação mensais foi de +0,5m³/mês. A plataforma de abrasão funciona como um anteparo para contenção de sedimentos, porém a cota em relação às oscilações diárias do nível do mar e ações das ondas não é suficiente para a formação de uma praia que proteja a falésia.

GRÁFICO 15: Variações morfológicas dos perfis de praia realizados na Praia do Cabo Branco, Perfil 03.

GRÁFICO 16: Variações morfológicas dos perfis de praia realizados na Praça de Iemanjá, Perfil 04.

Redução/Contenção do Processo de Erosão Marinha da Falésia do Cabo Branco, Praça de Iemanjá e Praia do Seixas, João Pessoa-PB.

GRÁFICO 17: Variações morfológicas dos perfis de praia realizados na Falésia, Perfil 05.

GRÁFICO 18: Variações morfológicas dos perfis de praia realizados na escadaria de escoamento de águas superficiais, Perfil 06.

O Perfil 07 representa as variações da morfologia da Praia do Seixas, onde existe uma ocupação de barracas de praias sobre a berma e parte do estirâncio superior.

Alguns donos de barracas, ao tentar limpar a faixa de praia coberta por sargaços (provavelmente trazidos por ondas tipo swell) acabam por remobilizar sedimentos da praia e

modificar a morfologia do perfil (Figura 47), causando imprecisão nas comparações entre as seções realizadas nesse ponto. No entanto, os volumes variaram entre 126,7 a 169,6 m³ e a média das taxas de sedimentação foi de 2,53m³/mês (Gráfico 19).

FIGURA 47: Donos de barracas alterando as condições naturais do perfil de praia na Ponta do Seixas. Local do Perfil 07.

GRÁFICO 19: Variações morfológicas dos perfis de praia realizados na Ponta do Seixas, Perfil 07.

Os resultados da análise das variações morfológicas e volumétricas dos perfis mostraram que a área de estudo não tem fontes de sedimentos suficientes para manter suas

Redução/Contenção do Processo de Erosão Marinha da Falésia do Cabo Branco, Praça de Iemanjá e Praia do Seixas, João Pessoa-PB.

praias protegidas dos processos erosivos locais. Mostraram também que a dinâmica costeira local proporciona a progradação das praias da Área de Influência Indireta através do transporte dos sedimentos que vêm da Área de Influência Direta. Todas as informações sobre os resultados sobre os perfis de praia estão expressas na Tabela 04.

TABELA 04: Dados dos Perfis de Praia realizados nas Áreas de Influência Direta e Indireta.

Perfil Período Comprimento

abr/08 63.22 16.55 17.32 -6.38