• Nenhum resultado encontrado

PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÂO DE RECURSOS NANOBIOLÓGICOS COM APLICAÇÂO NA SAÚDE

PERSPECTIVE OF THE USE OF RESOURCES WITH APPLICATION IN HEALTH NANOBIOLOGY

Clovis Minoru Kumagai – Centro Universitário Filadélfia – UniFil Patrícia Festi Vanzela – Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Orientador – Profº Drº Fernando P. dos Santos – Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Orientadora – Profª Ms Mylena C. Dornellas da Costa – Centro Universitário Filadélfia – UniFil

RESUMO:

O conceito de nanotecnologia foi proposto inicialmente em 1959 pelo pesquisador físico americano, Richard Feyman, entretanto a sua utilização ocorreu somente em 1974 por Norio Taniguchi, da Universidade de Tókio. A partir desta data, despertou-se um interesse de novas técnicas e aperfeiçoamentos da nanotecnologia com aplicações em diversos segmentos, desde a química, física, biologia, engenharias e principalmente otimizar as pesquisas nas áreas médicas ou clínicas. Essa nova tecnologia permite o desenvolvimento de novos métodos pela manipulação de átomos e moléculas em diferentes procedimentos industriais, como a produção de alimentos, cosméticos, fármacos, e entre outros. Assim como a determinação de alguns tipos de doenças em estágio inicial com mais precisão e diagnósticos mais apurados. O presente trabalho será abordar os principais avanços nanotecnológicos com aplicação na área de saúde e as vantagens do seu uso. Com este estudo, pretende-se mostrar também as perspectivas da tecnologia para curas e tratamentos de doenças com fármacos mais específicos e potentes.

PALAVRAS-CHAVES: Nanociência. Nanocosméticos. Nanofármacos. Nanopartículas.

ABSTRACT:

The concept of nanotechnology was first proposed in 1959 by researcher American physicist, Richard Feynman, however its use occurred only in 1974 by Norio Taniguchi of the University of Tokyo. From this date, woke up an interest in new techniques and enhancements of nanotechnology with applications in diverse segments, from chemistry, physics, biology, engineering and mainly optimize the research areas or medical clinics. This new technology allows the development of new methods for the manipulation of atoms and molecules in different industrial processes such as the production of foods, cosmetics, pharmaceuticals, and others. As the determination of some types of diseases at an early stage with more precision and more accurate diagnoses. This paper will address the key nanotechnology advancements with application in health care and the advantages of its use. This study is intended to show also the prospects of technology for cures and treatments for diseases with more specific and potent drugs.

KEYWORDS: Nanoscience. Nanocosmetics. Nanofármacos. Nanoparticles.

DESENVOLVIMENTO

O presente estudo de revisão bibliográfica identificou os avanços que ocorreram ou estão para acontecer nas áreas de pesquisa médica, farmacêutica, cosmética e alimentícia com resultados significativos e boas perspectivas futuras, a partir da manipulação individual de átomos e moléculas que são capazes de

construir outros dispositivos e máquinas através do encaixe de moléculas uma a uma, proporcionando uma precisão e eficácia excelentes.

Atualmente as terapias antitumorais necessita de prospectar novas técnicas para tratamentos alvo-específicos, ou seja um produto de alta especificidade para determinada biomolécula ou componente celular que pode ser feito com a utilização de biomarcadores ou recursos nanotecnológicos (BATISTA et al, 2010). Esta terapia estaria agindo apenas em sítios escolhidos ou apropriados, tendo uma maior eficácia terapêutica e diminuir os riscos ao paciente como os eventos adversos provocados pelas doses massivas de quimioterapia e radioterapia. Nos Estados Unidos, alguns cientistas criaram técnicas para combate do melanoma, tipo de câncer de pele que através da injeção de esferas minúsculas e ocas, feitas de ouro e acopladas a uma molécula orgânica é capaz de se prender apenas as células cancerosas. Após submeter o paciente a um banho de luz infra-vermelho que penetra a camada superficial da pele, ocorre o aquecimento das esferas que por sua vez destroem as células do câncer (RIBOLDI, 2009).

A criação de nanofármacos com ação em áreas especificas do corpo, a partir da utilização de compostos catiônicos orgânicos, proteínas recombinantes, nanopartículas inorgânicas ou magnéticas e carregadores virais, diminuindo de modo significativos a toxicidade provocada pelo medicamento (CUNHA et al, 2009). As nanopartículas magnéticas encapsuladas em lipossomos, podem formar estruturas semelhantes as células do corpo e ser guiadas através de campos magnéticos externos, tornando em efetivos carreadores de drogas com especificidade de sítio para a liberação controlada de agentes quimioterápicos ou como excelentes agentes de contraste em imagens de ressonância magnética nuclear (CONTENTE, 2010; PAVON, 2007).

Em alimentos, as nanopartículas contendo substâncias químicas aumentam a eficácia de purificação da água e limpeza do solo. Os alimentos funcionais com aditivos e suplementos nanoencapsulados com sistema de liberação programada, aumentam a eficácia de compostos bioativos como peptídeos, carboidratos e lipídeos. Estes ingredientes nanoestruturados também possuem sabores novos ou melhorados, aumento da vida de prateleira e estabilidade do produto, e prolongamento da sensação de sabor na boca (BARROS, 2011).

Na área cosmética, são utilizados sistemas nanoestruturados como os lipossomas, ciclodextrinas, microesferas poliméricas e nanoesferas para aumentar a

tempo de permanência dos filtros solares na camada da pele. Em outras situações, as nanopartículas podem melhorar a veiculação de ativos cosméticos para a hipoderme com controle de liberação, além de aumentar a estabilidade do produto (MONTEIRO, 2008).

De um modo geral, com os avanços da nanotecnologia, espera-se que a cura e tratamento de muitas doenças possam ser resolvidos. A nanoengenharia possa realizar exames diagnósticos precoce em nanoescala com identificação de possíveis agentes infecciosos para desenvolver novas vacinas. O emprego do nanoencapsulamento, possa ser ampliado no controle de diversas moléstias infecciosas causadas por fungos e protozoários responsáveis pela doença de Chagas e Leishmaniose.

Assim, torna-se necessário a realização de mais estudos relacionados aos recursos nanotecnológicos para comprovação da segurança de sua aplicabilidade em diversos segmentos citados.

REFERÊNCIAS

BARROS, R. M. Nanoalimentos e nanotecnologias aplicadas a alimentos – ricos potenciais, necessidades regulatórios e proposta de instrumento para verificar opiniões sobre riscos potenciais a saúde e ao ambiente. Dissertação de

Mestrado. Escola Nacional de Saúde Publica Sérgio Arouca – ENSP. FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2011.

BATISTA, R. S., SILVA, L. M., SOUZA, R. R. M., PRADO, H. J. P., SILVA, C. A., ROÇAS, G., OLIVEIRA, A. L., NETO, J. A. H. Nanociência e Nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

Departamento de Medicina e Enfermagem. Rev. Ciência & Educação, v. 16, n. 2. 479 – 490p. Universidade Federal de Viçosa, 2010.

CUNHA, V. R. R., FERREIRA, A. M. C., CONSTANTINO, V. R. L. Hidróxidos

duplos lamelares: nanopartículas inorgânicas para armazenamento e liberação de espécies de interesse biológico e terapêutico. Departamento de Química

Fundamental, Instituto de Química da Universidade de São Paulo, 2009. CONTENTE, T. C. Associação do quimioterápico daunorrubicina a uma

nanoemulsão rica em colesterol: estudos de regressão tumoral e

farmacocinética. Tese apresentada a Faculdade de Medicina da Universidade de

São Paulo para obtenção do titulo de Doutor em Ciências Médicas. São Paulo, 2010. MONTEIRO, M. S. S. B. Filtros Solares em Nanocosméticos: Desenvolvimento e

Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

PAVON, L. F., OKAMOTO, O. K. Aplicações de recursos nanobiotecnológicos

em câncer. Aplications of nanobiotechnology in cancer. Centro de Pesquisa

Experimental do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. São Paulo, 2007.

RIBOLDI, B. M., PIMENTEL, J. R. Nanotecnologia: Fundamentos e Aplicações. Departamento de Fisica. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Campus de Rio Claro. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2009.