• Nenhum resultado encontrado

SEÇÃO 1: UM PANORAMA GERAL DA PESQUISA

3 AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS:

3.1 A pesquisa documental

O objetivo principal da pesquisa foi compreender e analisar ações que poderiam ser desenvolvidas ou fomentadas nas universidades com o intuito de colaborar para a permanência e o progresso de estudantes beneficiados por políticas de ações afirmativas em cursos da área das ciências exatas. Estas reflexões perpassam diversos aspectos da vida universitária, desde a prática docente até a gestão da instituição, influenciando, inclusive, na trajetória do estudante beneficiado por estas políticas. Fez parte ainda dos objetivos a realização de uma análise, em particular, das possíveis formas de engajamento da educação matemática relacionadas com estas políticas.

Para alcançar esses objetivos, foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa. O procedimento de produção dos dados foi dividido em duas partes. Na primeira, foi realizada uma pesquisa documental, buscando informações que pudessem fornecer um quadro em relação ao tratamento das políticas de ações afirmativas nas universidades federais da região sudeste do Brasil. Esta etapa foi feita durante o primeiro semestre de 2014 e contribuiu para a escolha de duas instituições para a realização da segunda parte da produção de dados, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes, gestores e estudantes beneficiados por políticas de ações afirmativas da área das ciências exatas. Neste capítulo, serão apresentados os resultados da análise da primeira parte da produção dos dados, evidenciando questões significativas no que se refere ao tratamento das políticas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro.

Um dos intuitos da primeira parte da investigação foi realizar uma busca por dados que ajudassem a compreender, de forma geral, como as políticas de ações afirmativas são tratadas nas universidades federais da região sudeste do Brasil. Esta etapa possibilitou a escolha de duas universidades para a realização da segunda parte da produção de dados da pesquisa. Além disso, contribuiu para a identificação de diversos aspectos que compõem as dimensões das políticas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro.

Nessa primeira parte da produção dos dados, apoiei-me na coleta, leitura, tratamento e análise de diversos documentos, realizando uma pesquisa documental. Segundo Godoy (1995), esse tipo de pesquisa consiste no exame de materiais de variada natureza, que não receberam um tratamento analítico ou que podem ser reexaminados buscando a criação de

novas interpretações ou mesmo complementação daquelas já existentes. Os documentos analisados podem ser amplos, incluindo materiais escritos como jornais, revistas, obras literárias e científicas, além de materiais estatísticos e elementos iconográficos. Patton (2002) adiciona a esta lista publicações oficiais, relatórios, diários pessoais, memorandos, correspondência e informações capturadas que possam registrar e preservar o contexto explorado. Segundo Godoy (1995), uma das vantagens básicas da pesquisa documental é que a análise dos dados coletados permite ao pesquisador estudar pessoas ou lugares aos quais não se tem, por motivos variados, acesso físico. No caso desta investigação, a análise dos documentos possibilitou a exploração de muitos aspectos relacionados às políticas de ações afirmativas de todas as universidades federais da região sudeste do país, sem conhecê-las pessoalmente.

O conjunto de documentos utilizados nesta parte da pesquisa foi variado. A maior parte dos dados foi encontrada nos próprios sítios eletrônicos das instituições. Outros foram disponibilizados pelos setores responsáveis por meio de solicitações por correio eletrônico ou por telefonemas. Basicamente este conjunto de dados foi composto por:

a) editais de seleção de todas as instituições para os cursos referentes ao primeiro semestre de 201429;

b) termos de adesão ao Sistema de Seleção Simplificada (SISU) de cada universidade;

c) documentos oficiais das universidades, tais como: - Regimentos;

- Atas de reunião dos colegiados de cursos da área das ciências exatas; - Portarias;

- Regulamentações de programas pedagógicos;

- Editais para obtenção de bolsas-auxílio, iniciação científica e programas de extensão para estudantes de graduação;

- Resoluções dos Conselhos Universitários;

- Normativas referente a auxílios financeiros concedidos;

- Relatórios expedidos pelas Pró-Reitorias de graduação e seus respectivos departamentos;

d) informações e comunicados oficiais contidos no sítio eletrônico das

29

Com exceção da UFU e da UFRJ, as quais já haviam disponibilizado editais para o ingresso no segundo semestre de 2014 no momento do levantamento das informações.

universidades;

e) correspondência por correio eletrônico com docentes e coordenadores de cursos da área das ciências exatas de várias destas instituições;

f) leis estaduais e federais que tratavam sobre políticas afirmativas, além de um amplo referencial bibliográfico.

O objetivo dessa etapa da pesquisa foi levantar informações que auxiliassem no estabelecimento de um quadro geral relativo às políticas de ações afirmativas nas universidades federais da região sudeste do país. Para tanto, buscou-se informações sobre:

g) quantidade de vagas presenciais disponíveis para candidatos por ampla concorrência e pelas políticas de ações afirmativas;

h) percentual de reserva de vagas para as ações afirmativas para o ano letivo de 2014;

i) setores responsáveis pela administração das políticas de ações afirmativas e de assistência estudantil;

j) programas de apoio financeiro que levassem em conta aspectos sociais e raciais; l) programas de apoio pedagógico de âmbito geral e também voltados para a área das ciências exatas, bem como os docentes responsáveis pelo desenvolvimento de tais programas;

m) programas de iniciação científica que fossem voltados exclusivamente para estudantes beneficiados por ações afirmativas.

A discussão sobre os resultados dessa análise serão feitas na próxima seção. Além disso, a análise desses documentos contribuiu para a identificação de diversos aspectos que compõem as dimensões das políticas de ações afirmativas, que serão destacados na seção 3.3 deste capítulo.