• Nenhum resultado encontrado

Pesquisas sobre a captação líquida dos fundos de investimento no Brasil

2.3 Análise da captação de recursos por parte dos fundos de investimento

2.3.2 Pesquisas sobre a captação líquida dos fundos de investimento no Brasil

Podem-se caracterizar as pesquisas deste tipo como agrupadas em duas abordagens: a) estudos que analisam os fatores ou variáveis determinantes da captação; e b) pesquisas que relacionam o fluxo de recursos com o desempenho e a persistência daperformance. Porém, essa classificação não significa que as duas abordagens tinham sido estudadas conjuntamente.

Segundo Warther (1995), essa classificação se deve a fato de que a análise das captações líquidas pode ser analisadas em dois níveis: microeconômico e macroeconômico. De acordo com Iquiapaza et al. (2008), a abordagem microeconômico pode se entender da seguinte forma: cada investidor demanda ou compra cotas de um fundo em função de seu grau de aversão ao risco, da renda pessoal disponível, do desempenho (ou rentabilidade esperada), da idade, etc. Portanto, os recursos podem ser transferidos pelos investidores entre os diferentes fundos, em função da concorrência entre eles o que pode não significar, necessariamente, maiores investimentos na industria de fundos. Na abordagem macroeconômica (IQUIAPAZA et al., 2008), o foco dos estudos é no fluxo agregado de recursos que ingressa e sai dos fundos, mas como um todo, como a indústria de fundos, sem importar para qual fundo específico são dirigidos ou qual fundo está sofrendo os resgates. Logo, neste caso o objetivo é a analisar as variáveis que influenciam esse fluxo de recursos.

Quadro 5: Principais estudos sobre captação de recursos por fundos de ações no Brasil Autor(es) Período e amostra Método Resultados Perera (1993) 1984 - 1989; 157 fundos de ações

Modelo CAPM Conclui-se pela significância das variações dos fundos de renda fixa, Ibovespa, cadernetas de poupança e dólar no paralelo na captação dos fundos de ações.

Sanvicente (2002) 1999 - 2001; 251 fundos de ações Teste causalidade de Granger, teste de raízes unitárias

O comportamento do índice Ibo- vespa em até três dias anteriores e os valores anteriores da própria captação líquida agregada deter- minam significativamente o com- portamento da captação líquida por fundos de investimento em ações, em bases diárias.

Iquiapaza, Bar- bosa, Amaral e Bressan (2008) 1995 - 2004; fun- dos de renda fixa Regressão múltipla de séries temporais mensais Os condicionantes significativos da captação foram o excesso de re- torno em relação à caderneta de poupança, o crescimento do Pro- duto Interno Bruto per capita, as menores taxas de juros e a me- nor volatilidade ou risco. Adicio- nalmente, foram identificados in- dícios de maior sofisticação dos in- vestidores de fundos exclusivos. Fonseca e Mala- quias (2012) 2009 - 2011; 20 fundos multimercados análise descritiva, Índice de Sharpe

Os resultados obtidos evidencia- ram a ocorrência do efeito Smart Money, pois a performance média foi superior nos fundos que apre- sentaram maior captação líquida. Pressupôs-se, assim, a existência de habilidade na seleção dos fun- dos por parte dos investidores. Ou seja, em média, eles foram capazes de identificar fundos que tiveram o melhor retorno no período se- guinte. Milani e Ceretta (2013) 2001 - 2009; 162 fundos de ações Regressões dados em painel

O retorno dos fundos foi afetado significativamente pela oscilação na captação, o que afeta direta- mente o tamanho do fundo, me- dido pelo PL, sendo que aumentos no PL geram aumento no excesso de retorno.

No contexto da bibliografia revisada, os estudos voltados à análise da relação performance- captação resultaram de especial interesse, desde que permitem realizar uma análise mais detalhada do comportamento dos investidores e dos gestores de fundos. Nesse sentido, os estudos realizados no Brasil têm apresentados resultados muitos similares aos da literatura internacional (IPPOLITO, 1992; GRUBER, 1996; SIRRI e TUFANO, 1998) apontando também para a existência de uma relação positiva convexa entre performance e captação de recursos.

A convexidade dessa relação é uma característica muito importante, uma vez que pode evidenciar comportamentos diferenciados entre tipos de investidores. Esse fenômeno mostra que a captação líquida é muito maior em fundos de maior desempenho do que em fundos medianos, enquanto é apenas pouco menor em fundos de pior desempenho do que em fundos medianos (WARTHER, 1998; SIRRI e TUFANO, 1998). Esses resultados são de especial importância para esta pesquisa já que uma possível explicação para esse comportamento estaria nas diferenças na capacidade de monitoramento dos investidores, assim como possíveis limitações na regulação da indústria de fundos (JAMES e KARCESKI, 2006; GIL-BAZO e VERDU, 2009; FERREIRA et al., 2012; SANEMATSU, 2013).

2.4 Monitoramento pelos investidores - Investor monitoring

De acordo com Lynn (2013), monitoramento pode ser qualquer forma de participação, direta ou indireta, ao nível de pessoa física, da empresa ou de toda uma indústria, na gestão ou realização de atividades. Essa definição implica que o monitoramento pode ser realizado diretamente ou mediante a intermediação de outra pessoa ou instituição. Nesse contexto, o autor afirma que o monitoramento pode se realizar por meio de um conjunto de atividades, tais como: aquisição de informação, votação e intervenção ativa na gestão. Em relação ao monitoramento exercido pelo investidor, Lynn (2013) afirma que esse processo pode ser chamado também de “ativismo dos acionistas” (shareholder ativism) ou “investimento ativo” (active investment)

No contexto do estudo dos fundos de investimento, James e Karceski (2006) definem o monitoramento como a capacidade que o investidor tem de selecionar o fundo no qual investir, de acompanhar o desempenho dele e de realizar atividades relevantes caso os resultados não estejam alinhados com seus interesses. Portanto, de acordo com os autores, o estudo da performance e da captação líquida de fundos oferecidos para clientelas com capacidades de monitoramento diferentes poderia, em princípio, capturar o efeito dessa ação nos indicadores de desempenho e no comportamento na captação de recursos por parte dos fundos.

Diversos pesquisadores têm realizado estudos desde a perspectiva do monitoramento dos investidores, mas utilizando diferentes abordagens, tais como: a relação entre incentivos e o comportamento dos gestores de fundos (DEVENOW e WELCH, 1996; CARHART et al., 2002; SANEMATSU, 2013); e como as características da estrutura de administração afetam as atividades de monitoramento por parte dos investidores (CHOU, NG e WANG, 2011; WERMERS e DING, 2012); como os investimentos socialmente responsáveis podem influenciar o desempenho dos fundos (BOLLEN, 2007).

é outra abordagem na avaliação dos efeitos do problema de agência na indústria de fundos. Segundo o autor, as diferenças deperformance em amostras de investidores com capacidades de monitoramento diferentes apresentariam, em princípio, evidências sobre os efeitos diferenciados dos custos de agência. A ideia básica é que os gestores realizam decisões de investimento diferenciadas de acordo com a capacidade do investidor de exergar essas ações e de realizar ações corretivas.