• Nenhum resultado encontrado

4.2 ANÁLISE

4.2.4 Petição Inicial 04 (PI – 04)

A requerente conviveu com o requerido como se casados fossem por mais de 02 (dois) anos, tendo nascido desta relação 1 (um) filho, atualmente em menoridade civil, tendo ele 04 (quatro) anos.

Exemplo 37

Ocorre que a vida em comum tornou-se insustentável, ocorrendo a separação de fato do casal, não restando outra alternativa a requerente senão buscar ao poder judiciário competente, a declaração da dissolução de união estável e suas consequentes providências, especialmente a fixação de alimentos provisionais em favor da requerente e de seu filho menor e divisão dos bens do casal.

28. O casal adquiriu um bem de divisão, constituindo-se de:

a) UMA CASA RESIDENCIAL, situada na Rua Manoel Tavares, nº 44, Zona Rural, Cerro Corá/RN;

Nesses exemplos, visualizamos a predominância do PDV narrado, sendo os fatos contados segundo a perspectiva de e2, que não se distancia da perspectiva do L1/E1, principalmente apreendido pela sequência em negrito.

Nesse caso, a relação entre locutor e enunciador é manifesta pelo heterodialogismo, pois há representação do PDV de e2 apenas como enunciador, sem, no entanto, existir marcas contextuais de que o outro foi locutor em contexto anterior.

Exemplo 38

A requerente necessita de alimentos para auxiliar no sustento de seu filho, de forma a prover- lhe suas necessidades mais básicas, e diante das dificuldades da mesma para sustentar-se a seu filho que é uma criança e precisa de cuidados básicos e especiais, necessita do pagamento de

pensão alimentícia no valor de 30% do salário mínimo vigente, correspondendo atualmente a quantia de 153,00 (cento e cinquenta e três reais).

Exemplo 39

O requerido não possui renda definida, não se sabendo precisar ao certo quanto ganha como comerciante autônomo, o que não pode ser um valor exorbitante, mas é uma quantia suficiente para contribuir nessa proporção com as necessidades do filho menor. Faz-se mister, portanto, a necessidade de fornecimento dos alimentos provisionais, em virtude dos motivos supracitados.

Os exemplos acima são casos típicos de PDV assertado, sendo os conteúdos proposicionais assumidos na integra por L1/E1.

Nesse caso, o PDV assertado configura-se pela emissão de juízo de valor, opinião emitida pelo locutor, como nas sequências em negrito.

Exemplo 41

A jurisprudência, com aval da doutrina, tem refletido as mutações do comportamento humano, principalmente no campo Direito da Família. Aliás, é importante destacar que a constituição Federal no seu art.266, parágrafo 3º dispõe: ‘’para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento’’.

Exemplo 42

Dúvida, assim, não há mais agora de que a ‘’união estável’’, mais ou menos prolongada, como se casados fossem os conjugues, é um fato jurídico que irradia direitos e obrigações, e que, como tal, desafia a proteção estatal. Relativamente e tanto, relevo se mostra o entendimento de acórdão proferido no mencionado AC nº 145.071-1, da 2º Cam. Cív. Do TJSP, abriu de forma indireta: ‘’afeto, apoio, inspiração, compreensão, cumplicidade e segurança psicológica enquanto persistir correspondência afetiva, de sorte que, é a mulher, enquanto presença, estimulo, amparo e refúgio, que na aventura da parceira, possibilita, ou facilita, todas as aquisições, inclusive as de ordem patrimonial. (REVISTA JURIDICA, 185/77).

Exemplo 43

De fato, no atual código civil consta:

‘’cc- Art. 1.725. Na união estável, salvo contrato escrito...

Exemplo 44

É entendimento da jurisprudência de nossos tribunais a possibilidades do pedido e o fornecimento de alimentos provisionais á requerente:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE DISSOLUÇÃO E RECONHECIMENTO DA UNIÃO ESTÁVEL...

Exemplo 45

Da mesma forma, vem à doutrina confirmar o que de direito é da requerente. Vide, senão, o que afirmam os professores Nelson Rosenvald e Cristiano Chaves de Farias acerca da fixação de alimentos provisórios:

“No que tange à fixação de alimentos é certo que, trilhando as sendas...

Nos exemplos acima, o mediativo vai sendo construído indicando as informações trazidas por L1/E1 através das expressões em negrito, mostrando que elas lhe foram conhecidas em contexto anterior. Estabelecendo essa estratégia linguística, o produtor do texto vai elaborando também um espaço de coenunciação que lhe permite se engajar com a tese construída pela posição enunciativa que assume no gerenciamento das vozes.

Exemplo 46

Assim sendo, Excelência, a pretensão da REQUERENTE encontra amparo legal, jurisprudencial e doutrinário, sendo legítima, necessária e urgente, sob pena de prejuízo irreparável sob todos os aspectos de à sua família, merecendo pois a proteção da tutela jurisdicional do Estado, uma vez que encontram-se presentes os pressupostos processuais do periculum in mora e fumus bonis iuris, autorizadores do deferimento de pedidos liminares.

Ora, o L1/E1 conclui a fundamentação jurídica em consonância e unindo as vozes que lhe serviram para ancorar o direito pretendido, promovendo a assunção da RE e estabelecendo uma relação de coenunciação entre os discursos dos enunciadores primeiros e o seu próprio.

Ainda, L1/E1 suscita o periculum in mora e fumus bonis iuris, que processualmente consistem em autorizadores do deferimento do ponto de vista processual, mas que linguisticamente consistem no conjunto probatório baseado na evidência – o perigo da demora e a fumaça do bom Direito.

USO DE QUADROS MEDIADORES

AS CONSTRUÇÕES

MEDIATIZADAS PARA CITAR OCORRÊNCIAS NAS SEÇÕES ESTUDADAS TOTAL

LOCUÇÕES CONJUNTIVAS

CONFORMATIVAS, VERBOS DE DIZER OU AÇÃO METALINGUÍSTICA

DOUTRINA JURISPRUDÊNCIA LEGISLAÇÃO SEÇÃO “DOS

FATOS” FUNDAMENTOS JURÍDICOS” SEÇÃO “DOS : (dois pontos) + _ + 1 dispõe que + + _ 2 O entendimento do acórdão... + + 1 vide senão... + _ + 1 consta... + + 1 TOTAL 6

O quadro em pauta mostra de forma compacta como o texto jurídico analisado faz uso de locuções conjuntivas conformativas e de verbos de ação metalinguística como marcadores do mediativo, além de apresentar o uso dos dois pontos como forma de introdução do dizer de outrem.

Do mesmo modo, reflete uma PI bem equilibrada no que concerne ao uso de marcadores do MED, citação das fontes do Direito e sua distribuição, atravessando as seções estudadas.

4.2.5 Petição Inicial 5 (PI – 5)