• Nenhum resultado encontrado

4.2 ANÁLISE

4.2.6 Petição Inicial 06 (PI – 06)

A Requerente, pessoa jovem, de 24 anos de idade, é portadora de DIABETES MELLITUS TIPO 1, enfermidade grave e de difícil controle.

Exemplo 65

A paciente vem fazendo uso constante de INSULINA do tipo comum. Infelizmente, o organismo da Requerente não vem respondendo satisfatoriamente ao tratamento, razão pela qual o médico prescreveu uma insulina específica.

Exemplo 66

Torna-se, portanto, indispensável e urgente que a Requerente passe a fazer uso contínuo dos seguintes componentes medicamentosos: INSULINA GLARGINA (LANTUS) e INSULINA LISPRO (HUMALOG).

No excerto 64, L1/E1 assume a Responsabilidade Enunciativa de forma integral em decorrência de se constatar o PDV assertado.

Na sequência, observamos a presença de marcas valorativas, de ponto de vista, através das expressões “jovem”, “infelizmente”, “satisfatoriamente”, “indispensável e urgente”, que a

priori são reveladoras da perspectiva e da orientação argumentativa assumidas. Assim, pelo

uso da estratégia linguística adotada, o enunciador constrói explicitamente adjetivos com os quais se compromete em relação ao que diz, aumentando a força da elocução. Igualmente, por meio de mecanismo lexical (felizmente), o enunciador constrói uma apreciação a uma informação especificada no enunciado.

É perceptível a recorrência ao discurso médico, pela reprodução do léxico alheio “paciente”, “tratamento”, quando se reporta ao medicamento, uma vez que o pedido se dá em função da obtenção das insulinas.

Dessa maneira, entendemos haver uma imputação do conteúdo proposicional ao médico que prescreveu o medicamento, sendo a proposição parcialmente assumida pelo produtor do texto, materializando assim uma quase RE nos termos de Rabatel (2009a).

Exemplo 67

A Requerente, diante da impossibilidade financeira de adquirir tais medicamentos, procurou a Promotoria de Justiça desta Comarca que endereçou correspondência ao Diretor da UNICAT / Natal – RN, órgão que fornece medicamentos de alto custo.

Exemplo 68

Em consulta semelhante, aquele órgão respondeu que tais medicamentos não fazem parte dos medicamentos fornecidos por aquele órgão.

Nessa fração de texto, observamos um PDV narrado indicado pelo tempo verbal “pretérito perfeito” predominante. O PDV narrado expressa a forma de agir e as atitudes dos enunciadores primeiros.

Exemplo 69

Diante do exposto, tendo em vista o caráter inadiável do uso de tais medicamentos, haja vista ser público e notório que o diabetes trata-se de doença grave e progressiva, e que, no caso específico, não está conseguindo controle com a Insulina de uso comum, só resta à Requerente valer-se do Judiciário para ver acatado o seu pleito, cujo fundamento maior é a vida humana.

No exemplo em tela, o locutor-narrador traz para o texto outra voz, a do público, através do registro de um PDV dóxico da opinião comum “trata-se”. Em termos jurídicos, público e notório significa aquele indene de dúvida, de conhecimento geral por toda a coletividade; que independe de prova (CPC, no artigo 334, inciso I).

Dessa maneira, L1/E1 não assume integralmente a PEC pela asserção da verdade propositiva, uma vez que atribui ao PDV dóxico as informações veiculadas, caracterizando

não engajamento através da expressão mediatizada “haja vista ser público e notório”, indicando que o conhecimento da asserção advém da tradição, do conhecimento comum.

Exemplo 70

Ocorre que as INSULINAS prescritas são de alto custo e a Requerente é pessoa de poucas posses, atualmente recebe como funcionária pública municipal pouco mais que um salário mínimo, não tendo condições de custear o tratamento referente à INSULINA GLARGINA e à INSULINA LISPRO, e o material necessário à aplicação e controle.

Nesse fragmento textual, afirmamos a assunção integral de L1/E1 pelo conteúdo proposicional, uma vez que a construção de asserções constitui-se em uma das formas mais evidentes de envolvimento no enunciado.

No sentido de comprometer o leitor com a verdade do que está transmitindo, o produtor do texto constrói, principalmente, afirmações que revelam sua opinião de forma direta e contundente, sem, entretanto, incluir explicitamente a marca da 1ª pessoa.

Exemplo 71

A Constituição de 1988 é incisiva ao dispor no caput do artigo 5º que todos são iguais perante a lei sendo garantido a todos o direito à vida, que é o primeiro e mais importante bem jurídico a ser garantido pelo Estado, pois perecendo este, perecem todos os demais.

Exemplo 72

O direito à saúde é uma consequência do direito à vida. Sem a saúde é impossível garantir-se o direito fundamental em questão. Assim, patente está que a saúde é um dos direitos individuais primordiais e sabendo o constituinte de sua importância, este direito está previsto em diversos artigos da CF/88, especialmente garantido pelos artigos 6º e 196, os quais explicitam ser a saúde direito de todos e dever do Estado:

“Artigo 6º - São direitos sociais a educação, a saúde... Exemplo 73

Ademais, a Constituição da República assegura especial proteção à pessoa portadora de deficiência, garantindo-lhe assistência integral à sua saúde:

O exemplo 72 mostra um enunciador comprometido com o conteúdo veiculado. A modalidade deôntica “é impossível” indica o grau de imperatividade do conteúdo proposicional, manifestando a assunção da Responsabilidade Enunciativa por L1/E1. Porém, essa assunção, ao mesmo tempo, deve ser relativizada em decorrência de, na sequência 71 e no final do exemplo 72 e 73, L1/E1 manifestar coenunciação com o texto legal.

Nessa direção, L1/E1 divide com o legislador a responsabilidade pelo que enuncia, como explicitado pelas expressões em negrito.

Exemplo 74

A Constituição Federal de 1988 inaugurou um Estado Democrático de Direito, significando que o Brasil deve ser regido por normas democráticas, com eleições livres, periódicas e pelo povo, bem como o respeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais do ser humano, dentre eles, o mais importante: a vida.

Exemplo 75

Além do mais, em seu artigo 3º a Carta Magna também se refere à promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Exemplo 76

Neste diapasão, se a Constituição Federal se propõe a cumprir tais objetivos, é indispensável que os entes públicos devem criar as condições que permitam e favoreçam o desenvolvimento integral da pessoa, portanto, a viabilidade da vida, que implica, dentre outras coisas, a promoção, a defesa e a recuperação da saúde individual e coletiva. Por isso, a saúde ganhou tratamento especial na Constituição, com seção própria e ênfase no acesso universal e igualitário às ações e serviços.

Exemplo 77

As Constituições da República e do Estado e a legislação infra-constitucional dão ênfase à descentralização e municipalização das ações e serviços públicos de saúde, constituindo um sistema único (SUS), com competência definida em lei.

Exemplo 78

Em nosso Estado, compete originariamente à direção municipal do SUS executar ações e serviços de assistência integral à saúde e de alimentação e nutrição, cabendo à direção estadual atuar em caráter complementar. Assim, no caso de não-oferecimento ou oferta irregular desses serviços pelo Município, o Estado deve supri-los.

Exemplo 79

Ressalte-se que tanto a Constituição Federal quanto a Constituição do Estado e as legislações ordinárias preconizam a descentralização e a municipalização da prestação dos serviços públicos de saúde, formando o Sistema Único de Saúde. O artigo 198, da CF/88, dispõe:

"As ações e serviços públicos de saúde... Exemplo 80

Desta maneira, não se trata de um conjunto de normas programáticas. As Constituições e as leis tratam de assegurar efetividade social ao direito fundamental à saúde, em toda a sua amplitude, reconhecendo-o como direito público subjetivo.

Exemplo 81

Uma vez que, no caso específico, O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por intermédio dos seus órgãos e respectivos serviços de saúde, não oferecem gratuitamente a medicação necessária à Requerente, descumpre assim a Constituição Federal e legislação infraconstitucional pertinente e ofende direito individual indisponível, devendo ser compelido judicialmente a proceder ao fornecimento dos remédios que se fizerem necessários ao tratamento da paciente.

Exemplo 82

Ademais, como a referida doença é grave, progressiva e sem cura, o medicamento, atualmente prescrito pelo médico, deve ser fornecido o mais urgente possível, sob pena de risco de morte ou agravamento irreversível da saúde da Requerente, necessitando, desta forma, da antecipação dos efeitos da tutela, como preceitua o artigo 273, inciso I do Código de Processo Civil:

"Art. 273. O juiz, poderá, a requerimento da parte Destarte, já decidiram os Tribunais:

"EMENTA: Constitucional. Direito Público não

especificado. Fornecimento de....

Reunimos um grupo de fragmentos textuais que mantém um mesmo posicionamento enunciativo, expõe envolvimento pelos conteúdos proposicionais e emprega uma estratégia linguística reveladora de engajamento por parte de L1/E1.

A exposição acerca do conteúdo da CF de 1988 é realizada por L1/E1 em PDV assertado, pois o locutor emite uma leitura própria, faz juízo de valor sobre o conteúdo do texto constitucional. Esse tipo PDV enseja Responsabilidade Enunciativa total por L1/E1.

Nesses exemplos, o uso do imperativo, uma construção com maior grau de associação entre elocução e força ilocucionária, revela um forte envolvimento/assunção de L1/E1 com o conteúdo proposicional. Além disso, ao construir um enunciado deôntico, o enunciador assume totalmente a relação predicativa.

Igualmente, explicitamos que os textos jurídicos seguem uma linha de discurso autoritário. Nessa direção, a representação do PDV assertado de L1/E1 manifesta-se através de verbos deônticos, na forma imperativa, que projeta a maneira como, especificamente, o estado do Rio Grande do Norte deve agir ou repensar seu posicionamento nessa situação particular.

Em 79 e 82, destacamos o uso de formas mediativas promovendo a entrada de uma enunciação anterior pelas expressões “dispõe” e “já decidiram”.

Exemplo 83

Justifica-se a concessão de medida liminar, independentemente de justificação, como autoriza o art. 12 da Lei nº 7347/85, e art. 203, IV da Constituição Federal de 1988, para impor aos réus:

Exemplo 84

O cumprimento da obrigação de fazer consistente no fornecimento dos medicamentos INSULINA GLARGINA (LANTUS), na quantidade de 03 (três) refis para autopen por mês, e INSULINA LISPRO (HUMALOG) na quantidade de 01 (um) refil para autopen por mês, além de 01 (um) aparelho GLICOSÍMETRO e 90 (noventa) TIRAS PARA GLICOSÍMETRO, por mês, conforme LAUDO MÉDICO incluso, sob pena do pagamento de multa diária a ser fixada por este Juízo, em caso de não cumprimento.

Exemplo 85

A plausibilidade do direito ameaçado de lesão - fumus boni iuris - está demonstrada pelo reconhecimento do direito à saúde como direito público subjetivo de todos; e o periculum in

mora manifesta-se na necessidade de se controlar, urgentemente, a grave enfermidade,

conforme Laudo médico acostado.

Exemplo 86

A negativa do Estado em atender a tal pedido se encontra demonstrado no ofício n° 655/09- UNICAT, enviado ao Ministério Público desta Comarca ao requerer tratamento semelhante. Assim, presentes estão o periculum in mora e o fumus boni iuris necessários para a concessão

da medida pleiteada, sendo certo que como todo cidadão protegido pela Constituição Federal, a Requerente tem o direito de ver garantido de forma plena e eficaz o seu direito à saúde, sob pena de vê-lo perecer pelo decurso do tempo.

O conjunto dos exemplos em tela explicita construções de asserções. Tal estratégia linguística representa formas de envolvimento no enunciado por L1/E1. No sentido de comprometer o interlocutor com a verdade do conteúdo proposicional que está sendo transmitindo, L1/E1 estabelece afirmações que revelam sua opinião de forma a marcar sua fala.

Destacamos o uso da locução conjuntiva conformativa “conforme” como expressão mediatizada mais significativa no texto jurídico especializado.

Exemplo 87

É necessário que proceda-se desta forma, para evitar o soterramento do principal e mais importante direito garantido constitucionalmente, pois se a vida perece de que adiantarão os outros direitos?

Estratégias de desengajamento comum, muito usadas no tipo argumentativo, são as interrogações realizadas no texto, as quais, normalmente, servem para se obter uma informação de que não se dispõe ou, ainda, realizar um outro ato de fala de forma indireta.

No enunciado, após construir uma informação, dizendo que “É necessário que proceda-se desta forma, para evitar o soterramento do principal e mais importante direito garantido constitucionalmente”, L1/E1 faz a seguinte interrogação: “se a vida perece de que adiantarão os outros direitos?”, i. e., põe em dúvida sua própria constatação de que o principal direito é o da vida, transferindo para o interlocutor, através do questionamento, dar conta da resposta a essa dúvida. Ao fazer isso, o falante se distancia da afirmação categórica que fez anteriormente.

Exemplo 88

Atente-se ainda para o fato de que os efeitos da referida enfermidade são irreversíveis, podendo apenas serem controlados, o que não está sendo possível com o uso da INSULINA COMUM. Tal situação pode causar à paciente sequelas incuráveis e até mesmo o seu óbito em caso de uma brusca HIPO ou HIPERGLICEMIA, pois trata-se de uma doença que

ocasiona severos prejuízos fisiológicos, não havendo tempo hábil para pleitear seus direitos sem a concessão da medida liminar.

Em notável ácordão, assim, já decidiu o Superior Tribunal de Justiça:

“CONSTITUCIONAL. RECURSO ORDINÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA...

Exemplo 89

A Requerente provará o alegado por meio da documentação acostada, reservando-se o direito aos demais meios probatórios em juízo admitidos, caso necessário.

Nesse exemplo, através do resultado de uma inferência, levando o enunciador a realizar uma previsão do que ocorrerá pelo uso da expressão deôntica “pode causar”, L1/E1 vislumbra as possíveis consequências, como escrito nas sequências “sequelas incuráveis e até mesmo o seu óbito” e “severos prejuízos fisiológicos”, orientando a argumentação para o deferimento do pedido de liminar. O uso de tais expressões revela o grau de engajamento do enunciador. Igualmente, elas constituem-se em expressões mediatizadas, pois expõem fatos de inferência e informações mediatas.

A forma do futuro do presente, “provará o alegado”, serve de inferência, fazendo com que o enunciador construa a previsão de “tudo que se disse é verdadeiro”.

Ainda, destacamos a expressão mediativa “já decidiu o Superior Tribunal de Justiça”, sendo usada para a entrada da voz jurisprudencial.

USO DE QUADROS MEDIADORES

AS CONSTRUÇÕES

MEDIATIZADAS PARA CITAR OCORRÊNCIAS NAS SEÇÕES ESTUDADAS TOTAL

LOCUÇÕES CONJUNTIVAS

CONFORMATIVAS, VERBOS DE DIZER OU AÇÃO METALINGUÍSTICA

DOUTRINA JURISPRUDÊNCIA LEGISLAÇÃO SEÇÃO “DOS

FATOS” FUNDAMENTOS JURÍDICOS” SEÇÃO “DOS dispõe que, ao dispor que...

+ +

2

garantido pelos artigos... _ _ + + 1

em seu artigo...se refere.... _ _ + _ + 1

como preceitua...

+ + 1

já decidiram os tribunais, já decidiu... + + 2

conforme + + 3

O Quadro 10 apresenta harmonia com a legislação que detém a previsão de organização do gênero jurídico Petição Inicial, pois a entrada das fontes do Direito se dá na seção dos fundamentos jurídicos, sendo possível visualizar o compartimento das seções como dispõe o texto legal.

Da mesma forma, apresenta o texto jurídico com simetria no que concerne ao uso de locuções conjuntivas conformativas, verbos de dizer e verbos de ação metalinguística como marcadores do mediativo, ao mesmo tempo em que expõe a importância de tais mecanismos textuais pelo seu uso reiterado.

4.2.7 Petição Inicial 07 (PI – 07)