• Nenhum resultado encontrado

Objetivos Gerais

• Divulgar o Dia Nacional da Matem´atica e promover a integra¸c˜ao dos alunos; • Trabalhar a matem´atica de uma forma diferenciada visando o interesse dos alunos; • Estimular a aprendizagem da Matem´atica atrav´es de recursos pedag´ogicos que desper-

tem no aluno o interesse e o gosto pelo estudo da disciplina. Objetivos Espec´ıficos

Com a realiza¸c˜ao do projeto em quest˜ao, pretende-se que os alunos possam;

• Obter o conhecimento da existˆencia do Dia Nacional da Matem´atica, da lei federal que o rege e a rela¸c˜ao desta data com a hist´oria de Malba Tahan;

• Conhecer um pouco da hist´oria de Malba Tahan e suas publica¸c˜oes, bem como seus principais contos e livros;

• Ter um momento de recrea¸c˜ao, trabalhando a matem´atica de forma divertida e inte- ressante.

Encaminhamento Metodol´ogico

Para realiza¸c˜ao do projeto aqui proposto, os alunos ser˜ao divididos em grupos para que as atividades tamb´em estimulem a coopera¸c˜ao e a uni˜ao dos alunos durante o hor´ario da aula de matem´atica. Ali ocorrer˜ao as seguintes atividades:

ETAPA 1 - Apresenta¸c˜ao do Projeto e das atividades a serem realizadas. (15 min) Para iniciar, vamos conversar alguns minutos com os alunos, explicar a comemora¸c˜ao do Dia Nacional da Matem´atica, a fim de que entendam a importˆancia desta data como motivo principal da realiza¸c˜ao deste projeto. Relataremos brevemente para os alunos algumas in- forma¸c˜oes e curiosidades a respeito desta data e de sua hist´oria conforme segue.

Ap´os tramitar por muito tempo um projeto de lei foi finalmente sancionado em 26 de junho de 2013 como lei no 12.835, essa lei instituiu oficialmente o dia 06 de maio como

Dia Nacional da Matem´atica. O objetivo da cria¸c˜ao desta lei ´e incentivar a promo¸c˜ao de atividades educativas e culturais alusivas `a referida data.

O dia da matem´atica ´e uma data comemorada informalmente h´a muitos anos pela So- ciedade Brasileira de Educa¸c˜ao Matem´atica. Esta data foi escolhida em homenagem ao matem´atico, escritor e educador brasileiro J´ulio Cezar de Mello de Souza, mais conhecido como Malba Tahan, que nasceu no dia 06 de maio de 1895, no Rio de Janeiro. J´ulio Cezar de Mello Souza come¸cou a lecionar quando tinha apenas 18 anos. Formou-se em Engenharia civil, mas devido ao seu grande amor pela escrita e pela matem´atica nunca exerceu est´a pro- fiss˜ao. J´ulio juntou suas duas grandes paix˜oes e come¸cou a escrever hist´orias que envolviam matem´atica e publicou-as em um jornal local usando um pseudˆonimo para assinar suas obras, por ter medo de n˜ao serem aceitas pela sociedade em geral.

J´ulio Cezar era um grande admirador da cultura ´arabe, e por este motivo, passou a inclu´ı- la em suas obras e passou a usar um pseudˆonimo ´arabe tamb´em: Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan. Ap´os ter escrito diversos contos assinados com este pseudˆonimo, finalmente, em 1925, J´ulio pode lan¸car seu primeiro livro: contos de Malba Tahan. Com a fama deste livro, em 1933 ele foi reconhecido como o verdadeiro autor do livro.

Malba Tahan publicou 120 livros, dos quais 51 s˜ao voltados para `a matem´atica. Em suas obras conseguiu repassar o conte´udo matem´atico em hist´orias envolventes, constitu´ıdas de enigmas e fantasmas, tornando-as sempre aventuras muito divertidas e empolgantes. Malba Tahan conseguiu transmitir a matem´atica de forma memor´avel, e ´e ineg´avel que ele tendo juntado suas duas paix˜oes: a matem´atica e a escrita, fez com que ele fizesse um sucesso tremendo, de forma que at´e o dia de sua morte j´a havia vendido mais de um milh˜ao de seus livros. O livro mais famoso, “O homem que calculava”, tornou-se um Best-seller e at´e hoje ´e muito atrativo para as novas gera¸c˜oes.

Ap´os essa conversa, vamos passar um v´ıdeo de 4 minutos sobre o conto “Os 35 camelos” do Malba Tahn. Solicitaremos muita aten¸c˜ao ao v´ıdeo e a explica¸c˜ao, pois ser˜ao com as informa¸c˜oes retiradas deles que iniciaremos a nossa gincana da matem´atica.

O tempo previsto para esta atividade introdut´oria ´e de aproximadamente 15 minutos. Ao fim da atividade, ser´a aberto um espa¸co para poss´ıveis d´uvidas e perguntas dos estudantes sobre o assunto abordado.

ETAPA 2 - Divis˜ao dos grupos e pronunciamento das regras. (10 min)

A turma ser´a dividida em dois grupos, para o in´ıcio da gincana. Cada grupo ser´a identi- ficado por uma cor e para tal faremos a utiliza¸c˜ao de fitas de TNT com numera¸c˜oes. Cada

professor ficar´a respons´avel por um grupo e far´a as divis˜oes e escolhas dos alunos para cada prova. As escolhas ser˜ao aleat´orias. Elas ser˜ao sorteadas atrav´es das numera¸c˜oes das fitas de TNT, de forma que n˜ao se repitam os mesmos participantes da atividade anterior e, assim, todos tenham chances de participar.

Ser˜ao repassadas as atividades que iremos realizar e as regras, cada professor ficar´a res- pons´avel de anotar as faltas cometidas e ao final repassar para que seja descontado do seu grupo as pontua¸c˜oes indicadas.

ATIVIDADES:

1. (20 pontos). Criar um nome para a equipe relacionado com a matem´atica; 2. (10 pontos por acerto). Passa ou repassa;

3. (30 pontos). Torre de Han´oi; 4. (50 pontos). Jogo das cartas; 5. (80 pontos). Tangram;

6. (100 pontos). Ca¸ca ao tesouro. REGRAS:

1. (- 20 pontos). Desrespeito ao silˆencio e aos demais alunos; 2. (- 50 pontos). Evas˜ao das provas e indisciplina;

ETAPA 3 - In´ıcio do jogo.

ATIVIDADE I – Escolha do nome – (5 min)

Os alunos dever˜ao criar um nome para o grupo que dever´a ser relacionado `a Matem´atica. ATIVIDADE II – Passa ou repassa – (10 min)

Vamos come¸car a gincana com o jogo de perguntas e respostas chamado de “passa ou repassa”. O desafio ser´a simples. Ser˜ao realizadas perguntas referentes ao dia da matem´atica e do v´ıdeo que passamos em sala de aula do conto de Malba Tahn. O aluno que souber a resposta dever´a bater na m˜ao do encarregado da prova antes do time oponente.

• Se acertar ganha 10 pontos;

• Se errar a equipe adversaria ganha 10 pontos;

Essa prova ser´a de pontos livres, ou seja, quem conseguir acertar mais perguntas estar´a na vantagem. A prova ser´a realizada com 4 alunos do grupo. Os demais alunos ficar˜ao na torcida. A prova ser´a realizada no audit´orio da escola na parte da manh˜a, por´em na parte da tarde ser´a realizado na sala de cada turma.

Question´ario PASSA OU REPASSA

1) Quem foi Malba Tahn? Matem´atico, escritor e educador brasileiro.

2) Em que dia ´e comemorado o “Dia da Matem´atica”? 06 de maio.

3) Por que 06 de maio ´e o dia da matem´atica? Pra homenagear Malba Tahan.

4) De qual livro de hist´orias foi retirado o conto do v´ıdeo? “O homem que Calculava”.

5) Quantos camelos tinha no conto apresentado no v´ıdeo passado em sala? 35 camelos.

6) Quantos irm˜aos eram no total? 03 irm˜aos.

7) Quantos camelos ficou o irm˜ao mais velho? 18 camelos.

8) Quantos livros Malba Tahan publicou? 120 livros.

Ap´os o termino dessa atividade os alunos v˜ao come¸car uma esp´ecie de circuito de jogos, onde o time que for mais r´apido para realizar as provas ganhar´a certa pontua¸c˜ao.

ETAPA 4 - O Circuito de jogos ser´a realizado no p´atio da escola e ser´a dividido entre as seguintes atividades:

ATIVIDADE I - Torre de Han´oi – (15 min)

Convocaremos 4 alunos de cada grupo, para que resolvam a torre de Han´oi. Para os alunos dos 6o e 7o ano, vamos pedir que resolvam a torre com 4 discos e para os 8o e 9o ano

com 5 discos.

Cada professor ser´a respons´avel em avaliar a resolu¸c˜ao da torre do seu grupo. Regras:

• Deslocar um disco de cada vez, o qual dever´a ser o do topo de uma das trˆes hastes; • Cada disco nunca poder´a ser colocado sobre outro de diˆametro menor.

Fig. 8 – Torre de Han´oi ATIVIDADE II - Jogo das cartas – (15 min)

Na segunda atividade utilizaremos os conhecimentos pr´evios dos alunos. A prova ser´a realizada no p´atio da escola. Ser˜ao escolhidos dez alunos que ganhar˜ao as cinco cartas e ter˜ao que responder corretamente as quest˜oes descritas nas cartas. Cada quest˜ao tem cinco alternativas e somente uma ´e a correta.

1a Pergunta - Resposta A

Fig. 9 – Cart˜ao de Perguntas 1

Fig. 10 – Cart˜ao de Perguntas 2

3a Pergunta - Resposta B

Fig. 11 – Cart˜ao de Perguntas 3

4a Pergunta - Resposta D

Fig. 12 – Cart˜ao de Perguntas 4

Fig. 13 – Cart˜ao de Perguntas 5

ATIVIDADE III – Tangram – (15 min)

Para ´ultima atividade dos circuitos dos jogos, vamos precisar de 8 alunos de cada grupo. O tangram estar´a disposto em uma mesa, e os alunos v˜ao ter que resolver as 4 formas apresentada no menor tempo poss´ıvel. O grupo que montar as quatro figuras primeiro, ganha a prova.

Fig. 14 – Figuras formadas com Tangram ETAPA 5 – Ca¸ca ao tesouro – (30 min)

A ´ultima atividade da gincana vai ser o ca¸ca ao tesouro, onde os alunos v˜ao procurar o tesouro escondido, atrav´es das pistas escondidas. Cada pista ser´a um triˆangulo com partes da figura de Malba Tahan, que juntas formam um pent´agono. O grupo que localizar e montar o pol´ıgono primeiro ganha o jogo.

(a) Pol´ıgono como figura (b) Pol´ıgulo dividido em triˆangulos

CHARADAS

CRONOGRAMA

O projeto ser´a composto de 10 horas/aula, conforme a tabela a seguir: Manh˜a Turmas Tarde Turmas 1a e 2a aula 8o B e 9o B 1a e 2a aula 9o C e 6o B

3a aula 9o A 3a aula 6o A 4a e 5a aula 7o A e 8o A 4a e 5a aula 8o C e 6o C

RESULTADOS

Com esse projeto esperamos que os alunos vejam a matem´atica de uma forma diferenci- ada, mostrando para eles que a matem´atica pode ser tamb´em divertida e interessante de se trabalhar. Tirando assim proveito da atividade diferenciada para socializar com seus colegas e professores.

Referˆencias

[1] ALMEIDA, C´ınthia Soares de. Dificuldades de aprendizagem em Matem´atica e a percep¸c˜ao dos professores em rela¸c˜ao a fatores associados ao insucesso nesta ´

area. 2006. Dispon´ıvel em: https://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/ 1766/1/Cinthia%20Soares%20de%20Almeida.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.

[2] NO´E, Marcos. Torre de Han´oi. Dispon´ıvel em: https://educador.brasilescola. uol.com.br/estrategias-ensino/torre-hanoi.htm. Acesso em: 02 maio 2019. [3] GONC¸ ALVES, Amanda. 06 de Maio — Dia Nacional da Matem´atica.

Dispon´ıvel em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia- nacional-matematica.htm. Acesso em: 04 maio 2019.

[4] SALES, Victor Fabr´ıcio Alexandre; PONTES, Rai Thonay de. VIVENCIANDO O DIA NACIONAL DA MATEM ´ATICA EM UM PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO NO PIBID DE MATEM ´ATICA DO IFRN CAMPUS SANTA CRUZ. 2016. Dispon´ıvel em: https://editorarealize.com.br/revistas/ conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID4922_16082016071850.pdf. Acesso em: 02 maio 2019.

[5] FONSECA, Fernanda Souza. O ENSINO DA MATEM ´ATICA TRABALHADO ATRAV´ES DE OFICINAS L ´UDICAS COM ATIVIDADES DIFERENCI- ADAS E JOGOS. 2014. Dispon´ıvel em: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/ arquivos/ed_4/RE/RE_Souza_Fernanda.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.

11

Relat´orio

Conforme acordado com a dire¸c˜ao da escola, aplicamos as atividades referentes ao dia da matem´atica para nove turmas. Como t´ınhamos duas turmas no mesmo hor´ario, nos divi- dimos em duas duplas, Nadya /Fernanda e Renan/Lyncon, assim o relat´orio foi divido em duas partes tamb´em, onde as duplas descreveram o ocorrido e experiˆencias.

Nadya e Fernanda

Aplicamos as atividades para quatro turmas, duas de manh˜a e duas no per´ıodo da tarde. Realizamos basicamente o mesmo procedimento com todas as turmas. Em todas elas os alunos foram recept´ıveis e participativos. Aplicamos as seguintes atividades no 6o, 7o, 8o e 9o ano:

• Iniciamos fazendo uma breve apresenta¸c˜ao e explica¸c˜ao das atividades e do significado do dia da matem´atica.

• Dividimos a turma em dois grupos e solicitamos aos alunos que criassem um nome para o grupo que tivesse rela¸c˜ao com a matem´atica.

• Cada uma ficou respons´avel por um grupo. Ap´os isso, aplicamos as atividades descritas no plano de ensino.

No in´ıcio das atividades os alunos estavam t´ımidos. Alguns do 8oe do 9on˜ao se envolveram muito, por´em incentivamos os grupos a criarem nomes e gritos de guerra e, aos poucos, eles foram ficando mais animados e competitivos. Deixamos algumas mesas na frente da sala para a realiza¸c˜ao das atividades de modo a facilitar a visualiza¸c˜ao de todos. Ent˜ao os alunos se aproximaram das mesas e ficaram incentivando, ajudando e torcendo pelo colega que estava realizando a atividade.

Foi gratificante ver como eles interagiram e gostaram das atividades. O que nos surpre- endeu foi que a maioria dos alunos gostaram muito do tangram e da torre de Han´oi. Alguns disseram conhecer os jogos de atividades de refor¸co, mas a maioria n˜ao tinha visto ainda.

Ap´os a finaliza¸c˜ao das atividades, sobraram alguns minutos e permitimos que eles mani- pulassem os jogos, os alunos se animaram e montaram figuras que n˜ao hav´ıamos mostrado, como por exemplo, o cora¸c˜ao. Um aluno do 7o ano nos procurou para perguntar onde poderia

comprar os jogos.

A turma mais trabalhosa foi o 6o ano, al´em de serem mais novos e mais agitados, eram

professora orientadora tinha que revezar entre a nossa dupla e a dos meninos. Em alguns momentos fic´avamos sozinhas, e com esta turma tivemos alguns imprevistos. Devido a chuva, a atividade do ca¸ca ao tesouro foi um pouco mais cautelosa. A professora regente ficou no p´atio orientando e cuidando para que os alunos n˜ao corressem, n˜ao fossem na chuva e nem sofressem quedas.

A experiˆencia foi dif´ıcil e cansativa, mas foi tamb´em gratificante conseguir orientar os alunos e ministrar as atividades. A escola deu todo amparo necess´ario para realizarmos as atividades. As professoras respons´aveis pelas turmas nos auxiliaram e avaliaram nosso tra- balho, ao final das aulas nos orientaram com cr´ıticas construtivas e elogios.

Renan e Lyncon

Aplicamos basicamente as mesmas atividades das meninas, em turmas do 6o ao 9o ano, por´em com algumas pequenas diferen¸cas.

As atividades, como dito, foram as mesmas, mas antes de aplicarmos organizamos as turmas e as preparamos para as atividades conforme segue:

• Falamos um pouco sobre o Dia da Matem´atica, explicando detalhes sobre a data; • Passamos um v´ıdeo de uma anima¸c˜ao sobre o conto dos 35 camelos de Malba Tahan; • dividimos as turmas em dois grupos: branco e azul utilizando tiras de TNT;

• solicitamos aos grupos que criassem gritos de guerra relacionados `a Matem´atica, valendo pontos para a equipe.

Ap´os o conto dos 35 camelos, nas primeiras turmas, n˜ao explicamos em detalhes aos alunos a resolu¸c˜ao do problema dos 35 camelos proposta pelo personagem da hist´oria. Com isso, a orientadora pediu que explic´assemos no quadro, pois pareceu quealguns alunos n˜ao haviam entendido. J´a que n˜ao t´ınhamos uma explica¸c˜ao pronta, tivemos que desenvolver na hora uma tabela que explicasse e, por sorte, ficou boa. Segue a tabela:

Divis˜ao dos camelos entre os irm˜aos + velho do meio + mo¸co

Total 1/2 1/3 1/9 Resto 35 17, 5 11, 666 3, 888 ≈ 1, 946 35 + 1 18 12 4 2

Aplicamos ent˜ao cada atividade utilizando duas mesas como apoio de frente pra turma. Cada atividade era realizada por um representante de cada equipe.

A primeira atividade em todas as turmas era sempre a de passa ou repassa. A cada pergunta os alunos de cada equipe se revezavam, cada quest˜ao valia ponto e quest˜oes erradas n˜ao tiravam pontos. Em cada turma, um professor fazia as perguntas e o outro ficava com as m˜aos estendidas para que os alunos batessem com a m˜ao e para que fosse poss´ıvel identificar qual bateria primeiro. Essa atividade era realizada antes das outras porque as perguntas eram relacionadas ao v´ıdeo e ao Dia da Matem´atica e, por isso, aproveit´avamos que as informa¸c˜oes ainda estavam (ou ao menos deveriam estar) “frescas” na cabe¸ca dos alunos para fazermos as perguntas.

As atividades do Tangram e da Torre de Han´oi, que ali´as foram as que os alunos mais gos- taram, eram realizadas por dois representantes de cada equipe. J´a a atividade das perguntas em cartas foi realizada por todos os integrantes das equipes.

As turmas foram bastante receptivas e participativas em todas as atividades. Apenas em uma turma ocorreu de uma das equipes perder muitos pontos por comportamentos inade- quados. Nas demais, ocorreu tudo conforme esperado.

Documentos relacionados