• Nenhum resultado encontrado

Planejamento Organizacional

No documento Relatório de Gestão 2015 (páginas 36-40)

4. PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO ORÇAMENTÁRIO

4.1 Planejamento Organizacional

A UFS elabora a cada cinco anos seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que contempla seu planejamento estratégico, conforme estabelece a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que trata do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Atualmente está em vigor o PDI 2010-2014, tendo em vista que, devido à ocorrência de cinco meses de greve em 2015 pelos servidores públicos federais das IES, o novo PDI encontra-se em fase de conclusão e deverá abranger o período 2016-2020.

O PDI prevê a realização de empreendimentos prioritários para o desenvolvimento da instituição nos âmbitos acadêmico e administrativo. Visando o cumprimento da sua missão (quadro abaixo), a instituição requer um contínuo de ações que decorrem do contexto institucional e da percepção dos atores envolvidos no processo de tomada de decisão, propiciando a otimização de suas atividades-fim: ensino, pesquisa e extensão; contribuindo não apenas para geração e difusão do conhecimento, mas, também, para formação de capital humano fundamental na construção de uma sociedade moderna, sustentável, e mais justa socialmente.

Quadro 7 - Missão, Visão e Objetivos Gerais.

MISSÃO

• Contribuir para o progresso da sociedade por meio da geração de conhecimento e da formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

VISÃO

• Ser uma instituição pública e gratuita que se destaque pelo seu padrão de excelência, no cumprimento de sua missão.

OBJETIVOS GERAIS

• Formar profissionais cidadãos, produzir, difundir e conservar conhecimentos de forma interativa com a sociedade, visando contribuir, assim, para o fortalecimento da democracia e a melhoria da qualidade de vida da população.

35 Formar recursos humanos de nível superior, em graduação e pós-graduação, para atender às

necessidades locais, regionais e nacionais;

Realizar pesquisas e incentivar atividades criadoras nos campos do conhecimento filosófico, científico, técnico e artístico;

Estender à comunidade, com a qual deverá manter permanente intercâmbio, os programas de ensino e pesquisa, através de cursos ou atividades similares, e da prestação de serviços especiais;

Investigar e oferecer soluções para os problemas relacionados com o desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado, da região Nordeste e do país;

Manter a dissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;

Estimular a elevação do desempenho institucional, alocando e valorizando recursos humanos e viabilizando recursos materiais para isso necessários;

Ser instrumento de equidade social, ofertando vagas indistintamente às diferentes camadas da população.

Fonte: PDI-UFS 2010-2014, 2015.

4.1.1 Informações Sobre o Programa de Trabalho e as Estratégias de Execução

O programa de trabalho da universidade e as estratégias de execução pretende ser um instrumento de apoio à tomada de decisão e de acompanhamento das atividades previstas, sendo guiados pelo PDI, bem como pelo Plano de Gestão 2012-2016, Plano de Logística Sustentável (PLS) 2013-2016, Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2015-2016, Política de Segurança da Informação (PSI), entre outros específicos às respectivas unidades descritas nos macroprocessos (subitem 3.7). Os planos que contemplam as diretrizes estratégicas da instituição estão disponíveis na página de publicações oficiais do portal da instituição6.

Tendo em vista as dificuldades de implementação das ações inerentes ao processo burocrático do poder público, esta opção nos permite adotar uma série de reformulações, correções e aprimoramento das estratégias de execução específicas dos planos de trabalho de cada unidade acadêmica e administrativa de molde que a universidade alcance seus objetivos.

4.1.2 Descrição Sintética dos Objetivos do Exercício

36

Visando promover o acompanhamento, a melhoria do desempenho e o aperfeiçoamento dos métodos das atividades desenvolvidas na instituição, garantindo a observância ao seu planejamento estratégico, a gestão das respectivas unidades que formam seus macroprocessos definem seus planos anuais de trabalho, definindo os objetivos de curto prazo, conforme detalhado a seguir.

4.1.3 Estágio de Implementação do Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico da UFS está definido no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que só faz sentido se pensado por toda a comunidade da universidade, dando voz a todos os que desejassem manifestar-se e reunindo o maior número de informações acerca de cada setor da universidade.

O processo de construção do PDI (2010-2014) em execução atualmente aconteceu de modo integrado e envolveu toda a comunidade acadêmica por um período de dois meses e meio. Para a sua estruturação, o órgão responsável à época foi a Coordenação Geral de Planejamento, que reuniu a equipe para estruturar o modus operandi da construção do PDI e decidiu ampliar o nível de participação, incluindo todos os segmentos da UFS na primeira etapa do processo.

Para tanto, foram realizados cinco encontros preparatórios. Um mês antes da realização das reuniões, foram distribuídos formulários para os órgãos da UFS, via Internet, para captar informações e possibilitar uma pré-análise das demandas. Os dados contidos nos formulários (assim como as apresentações feitas nos dias de reunião) constituíram-se em excelente contribuição ao documento final.

Foi feita uma avaliação do PDI anterior (2005-2009) para verificar até que ponto o planejamento realizado havia cumprido as suas metas. O resultado obtido foi muito positivo, demonstrando que a UFS atingiu praticamente todos os seus objetivos previstos nos 5 (cinco) anos anteriores, chegando a superar largamente alguns deles, como, por exemplo, o aumento da oferta anual de vagas.

A versão inicial foi revisada pela equipe da Coordenação de Planejamento e posteriormente revista por Pró-Reitores e suas equipes, assessores e diretores em nível de decisão. Após a apreciação do Reitor e Vice-Reitor da UFS, foi encaminhada ao Conselho Superior (CONSU).

37

O PDI 2010-2014, como plano estratégico de longo prazo e em vigor até 2015, é a ferramenta que norteia os demais planos estratégicos da instituição, tais como: Plano de Gestão 2012-2016, PLS 2013-2016, PDTI 2015-2016, planos de atividades anuais das unidades acadêmicas e administrativas, etc. Todos esses planos compõem o conjunto de ferramentas de gestão e governança, apresentando os objetivos institucionais por meio da definição de seus objetivos estratégicos de longo, médio e curto prazo; missão; visão; indicadores e metas.

O Plano de Gestão 2012-2016 reflete as propostas apresentadas pela atual gestão, incorporando os resultados das discussões e debates realizados com a comunidade universitária durante o período eleitoral e as estratégias previstas pelo PDI.

O Plano de Logística Sustentável (PLS) 2013-20167 busca evidenciar e fomentar ações e comportamentos de sustentabilidade no âmbito da UFS, promovendo de modo participativo, práticas sustentáveis em todos os setores da Universidade. Foi constituído com base num documento formal exigido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), mas, foi reflexo de uma série de ações já desenvolvidas no âmbito da UFS por professores, técnicos administrativos e alunos.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2015-2016 tem como objetivo analisar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da UFS e identificar as necessidades de informação, serviços, infraestrutura, terceirização e de pessoal de TIC, bem como apresentar um diagnóstico da situação atual e propor o atendimento às necessidades levantadas com suas respectivas prioridades, de forma a otimizar o retorno de investimento das áreas e alinhar as necessidades de TIC ao PDI da UFS e a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

Esses planos constituem um ferramental decisivo para a geração de valor e maximização da qualidade percebida pela sociedade e comunidade universitária, sendo fundamental para garantir o alinhamento e direcionamento entre os níveis estratégicos e operacionais na instituição, sempre visando a tríplice base que norteia sua finalidade e competências essenciais: ensino, pesquisa e extensão.

4.1.5 Desdobramento do Plano Estratégico

O PDI 2010-2014, em vigor até 2015, está estruturado em 9 (nove) eixos, conforme figura abaixo, que norteiam as principais linhas de ação dos demais planos estratégicos de gestão da instituição e que estão especificados com suas respectivas metas e indicadores.

7 Os parâmetros formais para elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) foram instituídos pela Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, do Ministério do Planejamento em observância ao Decreto Federal nº 7.746/ 2012.

38

Figura 3 - Eixos Estruturantes do PDI-UFS

Fonte: PDI-UFS 2010-2014, 2015.

No documento Relatório de Gestão 2015 (páginas 36-40)