• Nenhum resultado encontrado

Em 2012, demos continuidade a um trabalho iniciado no ano anterior, com o apoio de uma consultoria especializada, que re- sultou no mapeamento do entorno das operações industriais. O objetivo foi identificar os principais impactos e compromissos associados, por meio de inspeções de campo, obtenção de infor- mações do histórico temporal de ocupação da manufatura pros- pectada e seu entorno imediato, bem como da coleta de indica- dores bióticos e abióticos in situ e ex situ (ou seja, no local e fora dele). Após a obtenção e coleta de dados em campo e escritório, reuniões e preleção, efetuamos a tabulação e o cruzamento dos principais indicadores de biodiversidade, com ênfase nos com- partimentos ambientais de interesse.

Com isso, traçamos e implementamos planos de ação para cada fábrica, com cumprimento até o fim de 2012, monitorados trimestralmente pela equipe de SHE (veja tabela nas próximas

páginas). Para 2013, criaremos um comitê formado por repre- sentantes de diversas áreas da companhia, com a atribuição de discutir assuntos da biodiversidade que se relacionam com o nosso negócio.

Essas recomendações vieram do estudo que avaliou a qua- lidade ambiental do solo, do ar, da fauna e da flora, dos recur- sos hídricos superficiais e subterrâneos, considerando, ainda, as opiniões dos nossos funcionários e da população do entor- no. Utilizamos, como referência para esse trabalho, a legisla- ção ambiental vigente e normativas técnicas aplicáveis ao meio abiótico e biótico, bem como índices de qualidade de vida. Além

 fábRIcAs coMpRoMIssos Rs 2011 REsulTAdo do coMpRoMIsso ouTRos REsulTAdos

Garanhuns

1. Preservação da nascente e recursos hídricos subterrâneos. 2. Controle de incêndios florestais e proteção de divisas.

1. Monitoramento da presença de transeuntes.

2. Monitoramento da área de vegetação em volta da fábrica para identificação de quaisquer focos de fumaça/fogo; abertura de aceiro em local crítico.

Conforme o indicador en15, nesse site encontra-se uma espécie de menor preocupação, segundo a lista da iuCn. Para aumentar a conscientização dos funcionários em

relação ao assunto, incluímos informações na integração da fábrica. também colocamos informações sobre essa questão no cronograma de treinamento da manufatura. além disso, mantemos placas de sinalização sobre proibição de matar ou maltratar os animais nos acessos da fábrica.

continua

disso, periodicamente as fábricas realizam levantamento de as- pectos e impactos ambientais, os quais podem levantar questões relevantes no aspecto biodiversidade.

No Brasil, não publicamos relatórios públicos para falar es- pecificamente do tema de biodiversidade, uma vez que essa co- municação é feita junto com os demais indicadores neste relató- rio de sustentabilidade.

106

GRIen14

Goiânia Promover campanhas em prol da proteção do meio ambiente para terceiros e comunidades locais.

a fábrica realizou as seguintes campanhas:

1. realização da Campanha do dia Mundial da Água, na qual focamos o risco da escassez, o nosso papel e o impacto de uma poluição na biodiversidade local;

2. Criação do “espaço Verde”, dentro da fábrica, para visitação e busca de diversos informativos ambientais (ex.: lPPs orientadoras com “flagras” de coleta seletiva feita inadequadamente pela operação; mapeamento de pontos/locais na fábrica onde estamos perdendo água, vapor e ar comprimido; notícias da atualidade sobre meio ambiente em Goiânia, no brasil e no mundo, entre outras);

3. lançamento do Projeto Zero landfill (aterro Zero), que tem tratado

oportunidades de melhoria na geração, segregação e destinação de resíduos, melhorias na gestão e mudanças de hábitos;

4. semana integrada de Qualidade de Vida: integração entre unilever, outra empresa do condomínio e prestadores em que falamos sobre biodiversidade e sustentabilidade, visando à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

- Conforme o indicador en15, nesse site encontra-se uma espécie em ameaça e outra de menor preocupação, segundo a lista da iuCn. Para conscientização, a

manufatura colocou informações sobre essa espécie na integração de funcionários e familiares.

- Para reduzir riscos de atropelamento de pessoas e

animais, foi instalado controle de velocidade e semáforo na via de acesso da manufatura.

igarassu 1. investigação de passivo ambiental – matriz solo. 2. recomposição florestal.

1. a manufatura realizou a investigação do passivo. o relatório ainda está sob análise.

2. as ações de recomposição florestal serão realizadas em 2013.

realização de monitoramento diário da integridade das divisas e cercamento da manufatura, proibição de alimentar os animais para evitar a entrada de transeuntes e animais de estimação dentro da fábrica.

indaiatuba recomposição florestal da aPP.

em 2012 foram plantadas 4.309 mudas nativas na área de aPP na margem do site. Para garantir o crescimento adequado das mudas, que pode ser prejudicado no período de chuvas, é realizado monitoramento e manutenção contínua. essa ação foi realizada em decorrência de um taC, no entanto, fomos além do solicitado pelo governo. em um espaço onde foi solicitado o plantio de 54 mudas, 99 foram plantadas.

 

107

GRIen14

ipojuca

adequação do lançamento dos efluentes líquidos em

conformidade com a resolução Conama 430/2011.

atendemos ao compromisso e estamos em conformidade com a legislação mencionada.

- Conforme o indicador en15, nesse site encontra-se uma espécie em caráter de vulnerabilidade, segundo a lista da iuCn. Para conscientização em relação a essa espécie, foram inseridas informações na integração nas instalações. - Foram abertos aceiros para prevenir possíveis incêndios florestais.

- Campanha com os funcionários e plantio de 70 mudas na reserva legal, superando assim a exigência legal de 20.

Jaboatão dos

Guararapes

1. adequação do lançamento de efluentes líquidos em conformidade com a resolução Conama 430/2011, bem como serviços de remoção de entulhos no curso d’água – rio tejipió.

2. reavaliação do Projeto de recomposição Florestal da aPP.

1. atendemos ao primeiro compromisso e estamos em conformidade com a legislação mencionada. além disso, avaliamos a viabilidade da retirada de resíduos externos aos corpos d’água, no entanto, essa ação não se mostrou viável.

2. a recomposição em andamento apresenta desenvolvimento dentro do previsto. a manufatura realiza retirada de capim e mato que podem estar competindo com as espécies plantadas.

o programa de gestão de resíduos foi revisado. nesse contexto, foi necessário comprar coletores e treinamentos de conscientização.

Pouso alegre

1. adequação do lançamento de efluentes líquidos em

conformidade com a resolução Conama 430/2011. adequação do Plano de amostragem no Córrego Patinho.

2. recomposição Florestal em aPP. 3. investigação confirmatória de passivo ambiental da matriz solo e do aquífero freático raso (já em andamento).

1. atendemos ao primeiro compromisso e estamos em conformidade com a legislação mencionada. Podemos garantir que todas as nossas análises de efluentes e do corpo d’água superam os parâmetros estabelecido por lei. 2. em relação à recomposição florestal, em 2012 plantamos mais de 500 árvores nativas na área de aPP do site e fizemos uma cerca viva para evitar a entrada de transeuntes e animais domésticos.

3. investigação confirmatória de passivo ambiental da matriz solo e do aquífero freático raso já concluída.

- Conforme en15, nesse site encontra-se uma espécie em caráter de vulnerabilidade e três quase ameaçadas, segundo a lista da iuCn. Para conscientização em relação ao tema, a manufatura incluiu informações na integração e em ativações e divulgações para a fábrica.

- Para reduzir riscos de atropelamento de pessoas e

animais, foi instalada uma travessia elevada de pedestres e semáforo na via de acesso da manufatura.

- a manufatura prevê a abertura de aceiros para combate de possíveis incêndios ambientais em 2013.

108

GRIen14

Valinhos - recomposição florestal de aPP (já em andamento).

a manufatura apresentou à Cetesb a proposta de recomposição florestal no início de 2012. realizamos estudos que mostraram que a compensação externa trará um benefício maior do que se fosse feita internamente. Com isso, o órgão ambiental determinou que apresentássemos um plano de compensação externo numa proporção 10 vezes maior do que seria dentro da fábrica. esse plano será apresentado ao órgão no início de 2013.

109