• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2012 UNILEVER BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2012 UNILEVER BRASIL"

Copied!
190
0
0

Texto

(1)
(2)

1

A versão resumida do Relatório de Sustentabilidade 2012 da Unilever pode ser acessada aqui. O docu-mento traz informações contex-tualizadas sobre o nosso desem-penho socioambiental, ações e iniciativas nas manufaturas e não manufaturas, nos temas da nossa Matriz de Materialidade.

PERFIL

ESTRATÉGIA

GOVERNANÇA CORPORATIVA

NOSSOS PÚBLICOS

MELHORANDO A SAÚDE

E O BEM-ESTAR

REDUZINDO O IMPACTO

AMBIENTAL

MELHORANDO AS CONDIÇÕES

DE VIDA E TRABALHO

PESSOAS

RESPONSABILIDADE

PELO PRODUTO

PROCESSO DE RELATO

1

(3)

2

MENSAGEM DO PRESIDENTE LIDERANÇA NO VAREjO NEGóCIOS CATEGORIAS E MARCAS FáBRICAS E OPERAÇÕES DESTAqUES DO PERíODO RECONHECIMENTOS

(4)

3

GRI 1.1 e 1.2

mensagem do presidente

Pelo décimo ano consecutivo publicamos o Relatório de Sustentabi-lidade da Unilever Brasil. E este é o momento em que apresentamos a você e ao mercado os nossos esforços no ano que passou.

A Unilever Brasil consolidou seu modelo de negócio em 2012 e reafirmou sua posição como a segunda maior operação da com-panhia no mundo. Encerramos o ano com um faturamento de R$ 13,6 bilhões e um crescimento muito expressivo no período. Ao mesmo tempo reduzimos o nosso impacto ambiental e somamos uma série de outras conquistas relacionadas ao nosso Plano de Sustentabilidade. Dois anos depois do lançamento do Plano, pos-so dizer que estamos dando uma importante contribuição para a meta global de dobrar o tamanho do negócio ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto ambiental.

No pilar ambiental, diminuímos em 12% o consumo de água em nossas manufaturas e zeramos o envio de resíduos sólidos para aterros em quatro de nossas fábricas. Também superamos a meta de substituição dos freezers Kibon com nova tecnologia, de menor impacto ambiental.

Avançamos ainda nos outros dois pilares do Plano de Sus-tentabilidade, aprimorando o perfil nutricional dos nossos pro-dutos alimentícios e fortalecendo o relacionamento com clien-tes e fornecedores.

Na cadeia de suprimentos, investimos no mapeamento, en-gajamento e monitoramento dos nossos parceiros comerciais e nos destacamos pela aquisição de 100% do óleo de palma de fornecedores membros do RSPO (Roundtable Sustainable Palm Oil), iniciativa internacional que discute e promove boas práticas no setor. Também fomos a primeira empresa a comprar créditos de açúcar, ratificando nosso apoio para a produção sustentável de insumos que utilizamos em nossos produtos.

Temos muitas iniciativas em andamento, em todas as áreas, des-de o des-desenvolvimento des-de novos produtos até as fases des-de distribuição e pós-consumo. Mas ainda temos muito para aprender, e mais ainda para fazer. Isso ficou claro em junho de 2012, quando a alta lideran-ça da Unilever global e do Brasil se encontrou na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, para acompanhar uma série de diálogos e reforçar publicamente nosso compromisso com as questões da sustentabilidade.

Uma das grandes conquistas da conferência foi ressaltar a im-portância das empresas no processo de definição de metas e com-promissos futuros. Assumimos a parte que nos cabe, e é exatamente isso que este relatório procura mostrar aos nossos diversos públicos de relacionamento, com metas e compromissos, cumpridos e ainda em andamento.

Ressalto, ainda, que temos o desafio de educar e despertar a consciência do consumidor, por meio da força e do alcance das nossas marcas. Elas são um poderoso canal de comunica-ção, e também têm a função de mostrar que a sustentabilidade é um caminho viável para melhorar a vida das pessoas, no presente e no futuro.

Pensando nisso, olho para 2013 e vejo que temos que continuar fazendo o que fizemos até aqui: manter o Plano de Sustentabilidade no coração do nosso negócio e seguir trabalhando com a consciência de que todos se beneficiam com as nossas conquistas.

As prioridades são as mesmas: continuar crescendo acima do mercado, em uma taxa que permita dobrar o negócio no curto prazo, cortando o impacto ambiental mês a mês, com objetivos e medições muito claros. E divulgarmos anualmente todos os resultados, com equilíbrio e transparência, como mostra este relatório.

Boa leitura!

Fernando Fernandez

(5)

4

liderança no varejo

Há mais de 80 anos no país e líder de mercado em

várias categorias, a unilever brasil segue como a

segunda maior operação da companhia no mundo

Somos uma empresa anglo-holandesa com presença em 190 países e atuação em quatro grandes categorias de bens de con-sumo: cuidados pessoais, alimentos, limpeza e refreshment (be-bidas de soja e sorvetes). Com a divisão Food Solutions, nossas atividades se estendem também ao segmento de alimentação fora do lar, que oferece produtos para restaurantes, hotéis,

cate-rings e estabelecimentos diversos.

Presente no Brasil há 83 anos, a Unilever possui hoje 25 marcas que, juntas, oferecem mais de 700 produtos ao mer-cado nacional, como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona. Líderes nos segmentos de detergentes em pó, deso-dorantes, bebidas de soja e sorvetes, entre outros, alcançamos 100% dos lares brasileiros, servindo cerca de 200 milhões de pessoas no país, pelo menos uma vez, ao longo de um ano. A cada segundo, cerca de 200 produtos da Unilever são consumi-dos no território nacional.

Segunda maior operação da companhia no mundo, com fa-turamento anual de R$ 13,6 bilhões, a Unilever Brasil tem sede em São Paulo (SP), onde também estão quatro escritórios e um

Centro de Inovação e Pesquisa com Clientes (CiiC – Customer Insight and Innovation Center). Contamos com nove unidades de manufatura em operação, instaladas em quatro estados (São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Goiás), e 23 centros de dis-tribuição nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, responsáveis pela entrega de nossos produtos aos clientes.

Até o fim de 2012, nossa equipe era composta de 13.273 fun-cionários, distribuídos nas operações de manufatura, escritórios, centros de inovação, centros de distribuição e pontos de venda nos quais comercializamos nossos produtos – como supermer-cados, farmácias e lojas de conveniência, entre outros. Mais de 90% da nossa produção é voltada para o mercado interno, mas, como parte da rede global da companhia, também atendemos países na América do Sul e outros continentes.

Compromisso global, atuação loCal

Nos últimos anos, temos fortalecido nosso comprometimen-to com práticas de gestão, comunicação e negócios voltados ao

desenvolvimento sustentável. Com o lançamento do Plano de Sustentabilidade da Unilever, concebido globalmente e tradu-zido em compromissos pelas subsidiárias ao redor do mundo, pretendemos influenciar a transformação do modo de vida das pessoas para um consumo consciente e responsável, especial-mente dos nossos públicos estratégicos (funcionários, clientes, consumidores e fornecedores, entre outros), ao mesmo tempo em que promovemos a redução do nosso impacto ambiental, o aumento do impacto social e o crescimento da companhia.

Nossa visão é um reflexo desse posicionamento: trabalhar para criar um futuro melhor significa contribuir para uma in-dústria de bens de consumo responsável, capaz de atender às necessidades do mercado sem deixar de promover questões im-portantes, como o consumo consciente e a qualidade de vida.

milhões de brasileiros são servidos

por nossos produtos pelo menos

uma vez ao longo de um ano

(6)

5

GRI 2.8, 4.8, 1.2, dMa eC Presença de Mercado

Por isso, temos iniciativas apoiadas na missão social de produ-tos nos quais investimos fortemente nos últimos anos, como o purificador de água Pureit e o sabonete antibacteriano Lifebuoy, além de outras marcas que já nasceram com um foco defini-do, como a bebida de soja AdeS, a linha Becel e os produtos de cuidados para roupas concentrados, como Omo, Surf, Comfort e Fofo (veja mais em www.unilever.com.br/sustentabilidade).

Maior desafio da companhia hoje, a meta de dobrar de tama-nho reduzindo o impacto ambiental continua sendo uma busca e uma conquista diária em nossas atividades no Brasil. Registra-mos avanços na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aprimoramos o monitoramento de impactos relaciona-dos ao consumo de água e à geração de efluentes líquirelaciona-dos e re-síduos sólidos.

Um dos compromissos é zerar o envio de resíduos sólidos para aterros sanitários, nas manufaturas e nos escritórios, pro-cesso que ganhou força ao longo de 2012. Também buscamos um olhar mais próximo de toda a cadeia de valor envolvida em nos-sos produtos e procesnos-sos, com práticas responsáveis de gestão de pessoas e fornecedores, governança e relacionamento com consumidores e clientes. Mais informações estão disponíveis ao longo deste relatório.

food solutions

Além de nossos produtos comercializados em pontos de ven-da, também atuamos no segmento de alimentação fora do lar

VISãO

Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias. Ajudamos as pessoas a se sentirem bem, bonitas e a aproveitar mais a vida com marcas e serviços que são bons para elas e para os outros.

Vamos inspirar as pessoas a adotar pequenas atitudes di-árias, que, somadas, podem fazer uma grande diferença para o mundo.

Vamos desenvolver novas formas de fazer negócios que nos permitirão dobrar o tamanho da nossa com-panhia ao mesmo tempo em que reduzimos nosso impacto ambiental.

NO MUNDO

» Operações em 190 países

» Mais de 400 marcas, 14 das quais capazes de gerar mais de 1 bilhão de euros em vendas por ano

» Crescimento de 6,9% em 2012

» 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto da Unilever por dia

» 171 mil funcionários

» 160 mil fornecedores

» 252 fábricas

» Liderança de mercado em sete categorias: temperos, chás, maionese e margarinas, molhos, sorvetes, cuida-dos para a pele e desodorantes.

NO BRASIL

» Faturamento de R$ 13,6 bilhões em 2012

» 9 fábricas em quatro estados (SP, MG, GO e PE)

» 200 produtos consumidos por segundo

» 86% dos lares impactados por nossos produtos ao mês (e 100% ao ano)

» 13.273 funcionários

» Cerca de 6 mil fornecedores

» Liderança de mercado em 10 das 13 categorias em que atua

» 60 novos produtos lançados em 2012

NOSSA PRESENÇA

por meio da Unilever Food Solutions. Presente em 74 países, en-tre os quais o Brasil, essa divisão oferece produtos – ingredien-tes, entradas e sobremesas – para restauraningredien-tes, hotéis, serviços de bufê e estabelecimentos diversos.

A área também é responsável por uma plataforma de serviços que inclui consultoria e soluções na produção de cardápios. No Brasil, oferecemos mais de 90 itens de nosso portfólio na Food Solutions, incluindo marcas como Kibon, Hellmann’s, Knorr e Arisco. Algumas fórmulas, como a de Meu Arroz, passaram por mudanças específicas para o uso na cozinha industrial.

(7)

6

GRI 2.8, eC1, dMa eC desempenho econômico

O faturamento da Unilever Brasil encerrou o ano de 2012 em R$ 13,6 bilhões. Tal desempenho reflete a presença das nossas marcas no país e a liderança que ocupamos em diversos seg-mentos de atuação, como os de detergentes em pó, produtos de higiene pessoal e bebidas.

A versão em líquido concentrado de Omo, lançada em 2010, já alcançou 50% de participação no mercado de líquidos. O sa-bão em pó está presente em 78% dos lares brasileiros e também temos mais de 60% de mercado na categoria de bebidas de soja. Na categoria de cabelos, esse índice é de aproximadamente 30%, com expectativa de chegar a 35% até 2015.

Diante do cenário econômico na Europa e do aumento do custo das commodities, os países emergentes também reafirmaram sua importância para as contas da companhia. O grupo, que inclui ainda a China e a Índia, teve um aumento de 11% nas vendas e, atualmente, contribui com 55% do faturamento total da Unilever no mundo.

Em 2012, registramos avanços em categorias e regiões tratégicas para o negócio no país, e estabelecemos metas

es-pecíficas de crescimento para os próximos anos, com foco na expansão em mercados que têm se fortalecido – acompanhando a saída de milhares de brasileiros da linha da pobreza e o maior acesso da população ao mercado de bens de consumo.

Por conta de nossa natureza jurídica, no entanto, não divul-gamos informações detalhadas sobre o desempenho econômico por país. Dados relacionados a valores, beneficiários, acionistas e custos são considerados estratégicos e por isso são confiden-ciais. Sob responsabilidade da divisão global, essas informações determinam a lucratividade da companhia e estão associadas ao seu posicionamento junto aos concorrentes da indústria de bens de consumo. Além disso, a variação do desempenho econômico local pode motivar eventuais comparações com o desempenho global da organização, impactando no valor de suas ações em bolsas internacionais. No relatório da Unilever global, disponível em www.unilever.com, são fornecidas informações de desempe-nho por região (Américas, Europa Ocidental, Ásia, África, Europa Central e Leste).

RENOVAÇãO CONTíNUA

Em consonância com o Plano de Sustentabilidade Unile-ver, nossa estratégia de negócio está focada, também, na renovação permanente do portfólio e na busca por inova-ções capazes de reduzir o impacto ambiental. Ao longo de 2011 e 2012, investimos na renovação de 70% dos nossos produtos, de modo que possamos ampliar nossa presença de mercado – incluindo os segmentos em que ocupamos posição de liderança.

Com foco em produtos cada vez melhores e soluções cada vez mais rápidas, queremos ainda levar novas marcas para novos mercados. Também buscamos inovações focadas em aspectos de sustentabilidade que trazem resultado positivo para o negócio, como os sachês de sabonetes líquidos e os produtos líquidos concentrados, que têm custo mais com-petitivo e geram retorno ao mesmo tempo em que reduzem os resíduos associados ao consumo.

a força que vem do brasil

desempenho dos negócios da unilever

no país reflete busca por novos mercados

e investimento na renovação

(8)

7

GRI 2.2, 2.5

ao alCanCe de todos

Percepção de nossa marca corporativa

tem crescido junto à presença

nos lares dos consumidores

Ao mesmo tempo em que possuímos uma marca corporativa cada vez mais conhecida pelos brasileiros – com mais de 87% de reconhecimento, segundo pesquisa do Instituto Ipsos realizada em 2011 –, comercializamos marcas que fazem parte do dia a dia de nossos consumidores há décadas, como Lux, Dove, Rexona, Omo e Kibon.

Hoje, a Unilever Brasil alcança 86% dos lares nacionais no pe-ríodo de um mês com seus produtos e linhas. Além disso, sete das nossas marcas estão no ranking do Top of Mind, no qual Omo é destaque absoluto desde os anos 1990. Além de líder na categoria sabão em pó desde 1991, também ocupa a primeira posição na categoria Top do Top desde 1993, quando foi criada para reunir os produtos mais lembrados pelo consumidor.

Categorias e marCas

AlImentos CuIdAdos pessoAIs

RefReshment (soRvetes e bebIdAs) lImpezA

*a linha lipton é comercializada no brasil em parceria com a Pepsico. *

(9)

A unilever brasil

alcança 86% dos lares

brasileiros no período de

um mês e ocupa posição

de liderança em várias

categorias em que atua.

sete de nossas marcas

estão no top of mind,

no qual omo é destaque

desde 1990.

(10)

9

GRI 2.3, 2.8

onde estamos presentes

nossas nove fábricas e 23 centros de

distribuição garantem o abastecimento

de mercados em todo o brasil

Encerramos o ano de 2012 com nove plantas industriais no Bra-sil, distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Além das fábricas, temos 23 Centros de Distribuição (CDs), localizados nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, de onde nossos produtos são enviados às instalações de nossos clientes. Para as categorias de limpeza, cuidados pessoais e alimen-tos, dispomos de quatro CDs dentro de fábricas e sete externos – si-tuados em regiões estratégicas para atender diferentes mercados locais. Na categoria de sorvetes, em que o transporte de produtos é mais complexo e demanda maior capilaridade, temos 12 CDs.

Como principais mudanças operacionais entre os anos de 2011 e 2012, transferimos parte da produção de sabão em pó do Sudeste para o Nordeste (fábrica de Igarassu) e, no fluxo inverso, parte da produção de sorvetes do Nordeste para o Sudeste. Essas iniciativas estão no escopo de um projeto de melhoria na distribui-ção e abastecimento dos mercados locais e de redudistribui-ção de impactos ambientais associados à logística.

Outra alteração significativa ocorreu com a desativação do escritório JK2, na região da Vila Olímpia, em São Paulo, que

ser-via de base para a divisão regional. Com o programa de horá-rio flexível e de home office na Unilever Brasil, aplicável a mais de 1,3 mil postos de trabalho, pudemos reunir todas as equipes no escritório JK1, localizado no mesmo bairro. Cerca de 1.900 pessoas foram unificadas em apenas um escritório, e 300 fun-cionários foram transferidos do JK2 para o JK1. Foram mobili-zados mais de 400 terceiros para a realização dessa tarefa, sem registro algum de acidente de trabalho. Durante a mudança, removemos um total de 5 toneladas de material para descarte dos escritórios JK1 e JK2, além de equipamentos e móveis que foram reaproveitados em outras localidades. A redução de im-pacto estimada é significativa: se todo o público elegível ao home

office adotasse este modelo, a Unilever Brasil deixaria de emitir 200 toneladas de CO2 por ano, considerando carros a gasolina.

Em 2012, não encerramos nem abrimos novas fábricas. Algumas marcas pertencentes à Unilever, como Lipton, Becel e Cif, seguem sendo fabricadas ou distribuídas por empresas parceiras.

se todo o público elegível ao

regime de trabalho remoto na

unilever brasil adotasse este

modelo, deixaríamos de emitir

cerca de 200 t de Co2 por ano.

(11)

10

GRI 2.8

são pAulo 01Vinhedo

02Valinhos Sorvetes

03Valinhos Cuidados Pessoais

04Indaiatuba mInAs GeRAIs 05Pouso Alegre peRnAmbuCo 07Ipojuca 08Garanhuns 09 Jaboatão dos Guararapes 10Igarassu GoIás 06Goiânia 01 vinhedo

início das operações1978

produtosfabricadosAmaciantes (Comfort e Fofo), Xampus e Condicionadores (Seda, Suave, Dimension, Dove, TRESemmé e Clear), Desodorante roll-on(Dove, Rexona e Axe), sabonetes líquidos (Lux, Lifebuoy e Dove), Loções hidratantes (Dove e Vasenol)

funcionários742

regiãoDistrito Industrial

CertificaçõesISO 9001 (desde 1999), ISO 14001 (desde 1999), TPM1

02 valinhos sorvetes início das operações1970

produtos fabricados Sorvete take

home (potes Kibon) e Impulso (picolés Kibon)

funcionários1.339 (Sorvetes+Cuidados Pessoais)

regiãoUrbana

Certificações ISO 9001 (desde 2001), ISO 14001 (desde 2001), TPM

03 valinhos Cuidados pessoais início das operações1895

produtos fabricadosSabonete em barra (Dove, Lux, Vinólia, Lifebuoy e Fofo)

funcionários1.339 (Sorvetes+Cuidados Pessoais)

regiãoUrbana

Certificações ISO 9001 (desde 2001), ISO 14001 (desde 2001), TPM

04 indaiatuba

início das operações1982

produtos fabricadosDetergente em pó (Brilhante, Omo e Surf)

funcionários622

regiãoDistrito Industrial

Certificações ISO 9001 (desde 2001), ISO 14001 (desde 2001), TPM

05 pouso alegre início das operações1975

produtos fabricadosBebida à base de soja (AdeS), Caldos (Arisco e Knorr), Sopas (Arisco e Knorr), Tempero em pó (Knorr)

funcionários 1.020

regiãoDistrito Industrial

Certificação TPM

06 goiânia

início das operações1969

produtos fabricados Maionese (Arisco e Hellmann’s), molho de salada (Hellmann’s), mostarda (Arisco e Hellmann’s), temperos em pó e pasta (Arisco), sobremesas Carte D’Or, Food Solutions (Knorr Caldos, Arisco caldos, Knorr temperos, molhos quentes, Knorr Preparados), Knorr Meu Arroz

funcionários1.004

regiãoDistrito Industrial

Certificação TPM

07 ipojuCa

início das operações2005

produtos fabricados Amaciante (Comfort e Fofo), creme dental (Close Up e Pepsodent, exclusivo para exportação), desodorante spray (Axe

e Rexona), xampu, condicionador, creme para pentear (Seda), creme para tratamento (Seda), linha TRESemmé

funcionários450

regiãoDistrito Industrial

Certificações ISO 9001 (desde 2003), TPM

08 garanhuns

início das operações1991

produtos fabricados Amido de milho (Maizena), farinha de milho com farinha de arroz para o preparo de mingaus (Arrozina), mistura à base de amido de milho para o preparo de mingaus (Cremogema), xarope de glucose (Karo) e coberturas (Karo)

funcionários185

regiãoDistrito Industrial

09 jaboatão dos guararapes início das operações1999

produtos fabricados Sorvete take home (potes Kibon e Sorvane) e Impulso (picolés Kibon), copos (Kibon)

funcionários1.025

regiãoDistrito Industrial

10 igarassu

início das operações1997

produtos fabricadosDetergente em pó (Ala, Brilhante, Omo e Surf)

funcionários337

regiãoDistrito Industrial

Certificação ISO 9001 (desde 2004)

fábriCas no brasil

(12)

11

Destaques De

2012 NO BRasIL

Melhorando a Saúde e o BeM-eStar

» Em Bem-Estar e Higiene, lançamos o Unilever Health Institu-te (Instituto de Saúde Unilever), divisão especializada que nos aproxima de consumidores, especialistas e profissionais da área de higiene e saúde.

» Avançamos nos diálogos setoriais sobre a redução de sódio nos alimentos, com a assinatura de acordo entre a Asso-ciação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e o Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir o teor de sódio de temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. A proposta é retirar 8,8 mil toneladas de sódio desses alimen-tos até 2020.

» Aprimoramos o perfil nutricional de alguns produtos alimen-tícios, além de iniciar o patrocínio a projetos como o Meu Prato Saudável.

» Diversas ações centradas em Lifebuoy ao longo de 2012 dis-seminaram a importância da lavagem das mãos, atingindo mais de 5,7 milhões de pessoas no Brasil. A iniciativa envol-veu parcerias com a Pastoral da Criança e o Ministério da Saúde, e mobilizou funcionários voluntários para uma grande ação no dia 15 de outubro, quando se comemora o Dia Mun-dial de Lavar as Mãos.

reduzindo o iMpacto aMBiental

» Reduzimos o consumo de água em 12% ao longo do ano.

» Na gestão de resíduos sólidos, conseguimos zerar o en-vio de resíduos sólidos para aterro gerados nas plan-tas de Indaiatuba (SP), Goiânia (GO), Pouso Alegre (MG) e Vinhedo (SP) e superamos a meta de substituição das refrigeradoras Kibon para 2012. Encerramos o período com 100% dos componentes sendo reutilizados e/ou reci-clados no final da vida útil.

» Formalizamos nosso posicionamento de apoiar debates sobre o consumo consciente com o lançamento da pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consu-mo sustentável”, elaborada pelo Ministério do Meio Am-biente, em parceria com outras empresas.

» Os principais executivos da Unilever global e nacional – in-cluindo os presidentes Paul Polman (global) e Fernando Fernandez (Brasil) – compareceram à Rio+20. Na confe-rência mundial, lançaram manifesto público reafirmando o posicionamento da companhia a respeito de temas voltados ao desenvolvimento sustentável.

Melhorando aS condiçõeS de Vida e traBalho

» O programa Compras Responsáveis aprimorou a gestão de parceiros, e um questionário distribuído aos nossos quase 6 mil fornecedores abordou temas relacionados aos direitos humanos e à sustentabilidade.

» No âmbito do Programa Integrare, o resultado dos negócios foi 29% superior ao do ano anterior.

» No Brasil, iniciamos a compra de certificados de açúcar de origem sustentável e damos suporte à produção de 3,2 mil toneladas, o que corresponde a 6% do nosso gasto anual com a aquisição desse insumo.

MetaS e coMproMiSSoS

A Unilever tem como compromisso monitorar o desem-penho de todas as suas operações ao redor do mundo em relação às principais metas do Plano de Sustentabilidade. Para isso, todos os anos as subsidiárias relatam as ações desenvolvidas para colaborar com o cumprimento das me-tas quantitativas e qualitativas do documento, distribuídas em torno dos três pilares de atuação.

Os resultados são compilados no Relatório de Pro-gresso do Plano de Sustentabilidade Unilever, pu-blicado após o primeiro trimestre de cada ano com dados do período anterior. Disponível em

http://www.unilever.com.br/sustentabilidade, o docu-mento reúne as principais metas e seu estágio atual nas operações globais.

(13)

12

GRI 2.10

os prêmios de 2012

Mais uma vez, figuramos entre as empresas-modelo

do Guia exame de sustentabilidade. Veja as

premiações que recebemos ao longo do ano

Como reflexo das práticas que desenvolvemos na cadeia e em nossas operações, recebemos alguns reconhecimentos de re-levância em 2012. Em novembro, a Unilever Brasil voltou a ser destaque no Guia Exame de Sustentabilidade, promovido pela revista Exame, como uma das 20 empresas-modelo – as organi-zações são avaliadas por sua capacidade de promover modelos mais sustentáveis de negócios.

Ao longo do texto, o guia ressaltou aspectos como o uso de recursos naturais, em que nossa avaliação alcançou nota 9,4, muito acima da nota média das empresas, de 5,9. Isso ocorreu em função de programas e metas da Unilever Brasil para mo-nitorar o consumo de água, papel, energia elétrica e combustí-veis fósseis. Em gestão de sustentabilidade, nossa nota também chegou a 9,2, ante 5,9 da média geral, por conta de estruturas como o comitê de sustentabilidade.

Ainda em 2012, a Unilever foi reconhecida pela Abrafarma como um dos cinco melhores fornecedores gerais e o melhor em higiene e beleza no mercado brasileiro. Veja, a seguir, a lista completa de prêmios que recebemos no período.

pRêmIo posIção entIdAde

Guia exame de sustentabilidade unilever no ranking das 20 empresas-modelo revista Exame

best Companies for leadership Melhor empresa para liderança na américa latina Hay Grupo

Melhores empresas para trabalhar unilever na lista de 150 companhias Você S/A

empresas dos sonhos dos jovens

brasileiro unilever entre as 10 empresas Companhia de talentos

as Mais admiradas do brasil unilever na lista de 10 empresas mais admiradas e vencedora da categoria Higiene e limpeza Carta Capital

top of Mind omo (20ª vez a marca mais lembrada, junto à Coca-Cola) e marcas rexona, lux, Kibon, seda e Hellmann’s no ranking datafolha

(14)

13

a Marca mais Forte do brasil omo foi eleita a marca mais forte revista Istoé Dinheiro

as empresas mais sustentáveis

segundo a mídia unilever vencedora da categoria Higiene e limpeza revista Imprensa

empresas que Melhor se Comunicam

com Jornalistas unilever vencedora revista Negócios da Comunicação

Parceiros do ano unilever vencedora abrafarma

reclame aqui – Qualidade no

atendimento Melhor serviço de atendimento na categoria Higiene e limpeza reclame aqui

trade awards 2012-2013 unilever dutchan

Prêmio nova de beleza Xampu e condicionador para cabelos danificados de tresemmé entre os produtos mais bem avaliados revista Nova

Prêmio novas Conquistas unilever vencedora da categoria Master com diamantes Farmácias Pague Menos Materialidade no brasil – Como

as empresas relatam os temas relevantes

unilever ficou no grupo de 17 empresas que apresentaram o melhor processo de materialidade, de acordo com

pesquisa que considerou as informações disponíveis no relatório de sustentabilidade

report sustentabilidade

GRI 2.10

unilever entre as

empresas--modelo em sustentabilidade pelo

Guia exame

(15)

Plano de SuStentabilidade

(16)

GRI 1.2

A principal orientação estratégica da Unilever no Brasil e no mundo é crescer de tamanho reduzindo o impacto ambiental das nossas atividades e operações até o ano de 2020. Esse desafio permanente é, também, a grande diretriz do Plano de Sustenta-bilidade da Unilever, lançado em 2010 pela divisão global e ado-tado pelas várias subsidiárias ao redor do mundo, e da estraté-gia Unilever Brasil 2012 (UB2012), divulgada em 2008.

Na prática, essas políticas sinalizam que desejamos avançar de forma expressiva em todos os mercados em que atuamos, com base na inovação, na diversificação do nosso portfólio e na construção de vínculos de longo prazo com fornecedores, clien-tes, instituições e funcionários. Nossa estratégia de negócio traz, ainda, a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais do consumidor, fortalecendo a marca corporativa, e investirmos em inovações capazes de manter nossa liderança em segmen-tos estratégicos – e cada vez mais competitivos.

Todos os anos a Unilever renova 70% do portfólio. Mantivemos a liderança em categorias importantes para o negócio no Brasil, como sorvetes, desodorantes, bebidas à base de soja e sabão em pó. Nesta última, destacamo-nos não só pela forte presença de Omo em todo o mercado nacional, como também pela participa-ção de produtos como Ala em outras regiões brasileiras.

Outro foco de investimento recente, que põe em prática nossa ideia de aliar negócios e boas práticas socioambientais, é o seg-mento de líquidos concentrados – que, hoje, contempla as marcas de detergentes Omo e Surf e de amaciantes Fofo e Comfort. Ten-dência em vários países, esse mercado foi introduzido no Brasil pela Unilever e traz vantagens competitivas importantes, como economia de preço e de matérias-primas na fabricação – gasta--se menos com água, embalagem e transporte, por exemplo.

Em 2012, tornamo-nos líderes na categoria de líquidos no Brasil, que representa 13,5% do mercado de detergentes – no

O caminhO até 2020

Expandir os negócios ao mesmo tempo em que

reduzimos o impacto ambiental é nosso principal

objetivo estratégico para os próximos anos

qual a participação dos concentrados cresceu 77% em relação a 2011 (leia mais em Reduzindo o Impacto Ambiental). Esses re-sultados mostram, ainda, a conexão entre nossas estratégias de sustentabilidade e negócios e nossos consumidores, que ado-tam hábitos mais responsáveis ao utilizar produtos que geram menor impacto ambiental.

O ano de 2012 marcou ainda o encerramento da UB2012, estratégia lançada em 2008 com o objetivo principal de tornar a Unilever Brasil a segunda maior operação da companhia em quatro anos. Objetivo cumprido no campo de negócios, temos agora a missão de trazer outros pontos da UB2012, amparados pelo Plano de Sustentabilidade, para todas as etapas de nossas atividades, como o crescimento sustentável e a transformação cultural nas operações, tendo como base a inovação e a constru-ção de relações sólidas com nossos públicos de interesse.

(17)

» Lançamento do planejamento estratégico UB2012 estabelece metas e compromissos em cinco pilares de atuação e propõe o crescimento do negócio até 2012, mantendo o impacto am-biental similar ou inferior a 2007.

» Começam as Jornadas UB2012, com o propósito de alinhar os valores pessoais dos colaboradores aos valores da companhia. Para promover a mudança de cultura, três aspectos são espe-cialmente trabalhados: conectar-se com a estratégia de negó-cio, conectar-se consigo mesmo e conectar-se com o time. » A Unilever Brasil passa a realizar seu inventário de emissões

de gases de efeito estufa com base na metodologia do GHG Protocol, adotada internacionalmente.

» Formação do Comitê de Sustentabilidade, responsável por im-plementar a governança socioambiental da Unilever Brasil. » Trabalho de diálogo com diferentes públicos tem início com foco

no engajamento e no aprimoramento da gestão da empresa.

» Unilever global anuncia nova visão corporativa, que estabele-ce o compromisso de dobrar o tamanho da companhia redu-zindo o impacto ambiental.

» No Brasil, lançamos uma estratégia específica que determina que as emissões de gases de efeito estufa em 2012 devem ser menores ou iguais, em valores absolutos, às de 2007.

» Assinamos o Pacto de Sustentabilidade do Walmart, que pro-põe melhorias e parcerias para reduzir os impactos do varejo. » Iniciamos um trabalho de engajamento com cerca de 60 for-necedores para desenvolver soluções conjuntas, com foco em sustentabilidade.

» Elaboramos a Matriz de Materialidade para levantar os as-pectos mais relevantes para a empresa, segundo a percepção dos nossos principais públicos.

16

16

(18)

» Reestruturação do Comitê de Sustentabilidade, com destaque para a inserção de lideranças das principais áreas da compa-nhia em sua composição e para o estabelecimento de com-promissos e metas socioambientais.

» Lançamento do Plano de Sustentabilidade da Unilever, que define metas e compromissos para as operações globais da companhia em torno de três pilares: Melhorando a Saúde e o Bem-Estar, Reduzindo o Impacto Ambiental e Melhorando as Condições de Vida e Trabalho.

» Lançamento da campanha Cada Gesto Conta, que, por meio da marca corporativa, engajou consumidores brasileiros na ado-ção de pequenos hábitos que, juntos, podem fazer a diferença. » Início do programa Por um Planeta mais Limpo, focado em

inovações nas marcas de detergentes em pó e amaciantes, e lançamento de Omo Líquido Concentrado.

» A Unilever Brasil consegue reduzir em 43% o consumo de energia, em 37% o uso de água e em 89% a geração de resí-duos não recicláveis no período entre 1995 e 2010.

» A missão social de Lifebuoy chega ao Brasil com parcerias para incentivar o hábito de lavar as mãos.

» Tem início o projeto de reciclagem de desodorantes aerossóis em parceria com o Pão de Açúcar.

» Pela primeira vez, o relatório de sustentabilidade da Unilever Brasil é verificado por uma terceira parte.

» O Plano de Sustentabilidade é disseminado internamente com ações que alcançam 91% dos funcionários da companhia no Brasil.

» Começamos a mapear os impactos das fábricas na biodiver-sidade e aderimos ao Movimento Empresarial pela Conserva-ção e Uso Sustentável da Biodiversidade (MEB), com compro-missos e objetivos para os anos seguintes.

» Lançamento do Programa Compras Responsáveis (Responsi-ble Sourcing), que permite a gestão dos fornecedores da com-panhia de acordo com critérios socioambientais.

» Pelo quarto ano consecutivo, atingimos a meta de encerrar o período com volume absoluto de emissões de gases de efeito estufa inferior a 2007, mesmo com o aumento de produção. » Aumentamos a aquisição de matérias-primas de fontes

sus-tentáveis e passamos a comprar 100% do óleo de palma no Brasil de fornecedores membros do RSPO (Roundtable Sus-tainable Palm Oil), iniciativa internacional que promove boas práticas no setor.

(19)

» A Unilever Brasil assume a liderança nacional no segmento de produtos líquidos, que ajudou a consolidar no Brasil por meio de detergentes e amaciantes líquidos concentrados. » Alcançamos faturamento de R$ 13,6 bilhões durante o ano e

conseguimos ampliar nossa participação de mercado em seg-mentos críticos, ligados às nossas práticas de sustentabilida-de, como os de sabonetes antibacterianos e de purificadores. » Zeramos o envio de resíduos para aterros sanitários nas fá-bricas de Goiânia, Indaiatuba, Vinhedo e Pouso Alegre, valori-zando métodos mais adequados de disposição, como recicla-gem e compostarecicla-gem.

» Projetos de ecoeficiência nas fábricas e operações da Unile-ver permitem a redução no consumo de água em 12% ao lon-go do ano.

» Os principais executivos da Unilever global e nacional, incluin-do os presidentes Paul Polman (global) e Fernanincluin-do Fernan-dez (Brasil), participam da Rio+20 e lançam manifesto público reafirmando o posicionamento da companhia a respeito dos temas da sustentabilidade.

» Assinatura de acordo setorial envolvendo a Abia e o Ministério da Saúde propõe a redução de sódio nos alimentos, com me-tas para 2020. Objetivo é retirar 8,8 mil toneladas do insumo em temperos, caldos, cereais e margarinas vegetais.

» No Brasil, iniciamos a compra de certificados de açúcar de origem sustentável e oferecemos suporte à produção de 3,2 mil toneladas com a aquisição desses créditos.

(20)

GRI 2.1, 2.2, 4.16

PlanO de SuStentabilidade

Nossa estratégia propõe metas socioambientais

e traz olhar para todo o ciclo de vida

O ano de 2012 foi importante para consolidar o Plano de Sus-tentabilidade Unilever como o documento de referência, orien-tação e posicionamento sobre o nosso modelo de negócios e es-tratégia de crescimento.

No período, reafirmamos a importância do plano com diver-sas práticas e iniciativas, internas e externas. Fortalecemos a estrutura de governança por meio do Comitê de Sustentabilida-de; abordamos a sustentabilidade em nossa pesquisa de clima, com impacto direto em todos os mais de 13 mil funcionários da Unilever; com os fornecedores, aprimoramos os sistemas de monitoramento e gestão, além de organizar encontros de enga-jamento e fortalecer programas como o Compras Responsáveis (Responsible Sourcing – leia mais em Gestão de Fornecedores); com relação aos clientes, demos continuidade a grandes par-cerias, especialmente aquelas que envolvem boas práticas de logística e distribuição dos nossos produtos.

Institucionalmente, também avançamos no diálogo com en-tidades setoriais e órgãos do governo. Exercemos participação relevante em eventos como a Conferência das Nações Unidas

sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e reforçamos par-cerias para divulgar campanhas de saúde, higiene, meio am-biente e outros temas por meio dos nossos produtos e marcas (leia mais em Governos e Instituições).

No eixo de comunidades, avançamos no mapeamento dos

stakeholders que se relacionam com as fábricas da Unilever, uma etapa que nos apoiará na gestão de impactos e é o primeiro passo rumo a um diálogo efetivo com as pessoas presentes no entorno das unidades industriais no país (leia mais em Nossos Públicos).

aS diretrizeS dO PlanO

Por meio do Plano de Sustentabilidade, estabelecemos metas atreladas ao negócio e às operações da organização, como reduzir o teor de gordura saturada, açúcar e sódio dos nossos produtos ali-mentícios, estimular a mudança de hábitos por uma qualidade de vida melhor, reduzir as emissões de gases poluentes, o consumo de água e a geração de resíduos sólidos nas operações de

manufa-tura, aprimorar nossa gestão de pessoas, crescer de modo susten-tável com nossos fornecedores e promover o consumo consciente.

Essas diretrizes são adaptadas à realidade de cada país. No Brasil, já havíamos tornado públicos nossos compromissos de sus-tentabilidade desde o lançamento da estratégia UB2012, em 2008. No entanto, o Plano de Sustentabilidade contribuiu ainda mais para estruturarmos uma governança sólida em relação ao tema, sob a coordenação do próprio Comitê, e organizarmos nossas iniciativas em torno de três pilares de atuação – que se desdobram em proje-tos e metas para as fábricas, escritórios e demais braços operacio-nais da companhia (para ler o plano na íntegra, clique aqui).

Em 2011, também construímos nossa Matriz de Materialidade, que identificou os temas críticos ligados ao negócio e às diferentes re-alidades locais (leia mais em Processo de Relato). Com a definição dos assuntos prioritários para a gestão, estabelecemos metas e um plano de ação, ambos com participação e acompanhamento do Comitê de Sustentabilidade, a principal instância de governança em relação ao tema, que reúne executivos das várias áreas da companhia para ga-rantir o cumprimento dos objetivos do Plano de Sustentabilidade.

(21)

InstâncIas de decIsão

transparêncIa, ÉtIca e prátIcas de Gestão códIGos, prIncípIos e compromIssos

(22)

GRI2.6, 4.1, 4.2, 4.3, 4.5, 4.7, 4.9

InstâncIas de decIsão

Estrutura de governança no Brasil conta com

comitês como o de Sustentabilidade, que apoia

a inserção do tema na gestão do negócio

A Unilever Brasil, subsidiária do grupo Unilever, é uma em-presa de capital fechado no país e conta com uma estrutura de governança que segue as diretrizes da matriz anglo-holandesa. Como parte de um grupo presente em mais de 190 países, com negócios e operações de naturezas distintas, estamos estrutu-rados em três instâncias de decisão: global, regional (no nosso caso, América Latina) e local – termo que, na Unilever, é usado para designar as operações nacionais.

A instância responsável pela tomada de decisão varia de acor-do com o processo. As grandes negociações com forneceacor-dores, por exemplo, acontecem em nível global e regional. Nossas ma-nufaturas no Brasil também respondem para o regional, enquanto algumas áreas dos escritórios se reportam para a estrutura local. Nosso mais alto órgão de governança no Brasil é o Conselho Executivo, formado pela Presidência e oito Vice-Presidências. Em 2012, o cargo de Vice-Presidente de Comunicação Corporativa, que também acumulava a coordenação da área para a America Latina, foi transferido para a Argentina, mas o reporte da Direto-ria de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade se manteve,

também, ao Presidente da companhia no Brasil, o argentino Fer-nando Fernandez, que está nesse cargo desde setembro de 2011. Responsável pelas decisões estratégicas da companhia no Brasil, o Conselho mantém diálogo com as esferas regional e global e não possui membros independentes ou não executivos. Atualmente, não possuímos um conselho externo em nossa es-trutura local de governança. O apoio aos diversos processos é feito com a constituição de comitês de gestão, que auxiliam os executivos em temas e casos específicos – como o de Sustenta-bilidade e o de Crise. Para definir a composição da alta gestão, recorremos às diretrizes globais da Unilever e consideramos as qualificações e experiências dos executivos no longo prazo.

A estruturação da nossa estratégia UB2012 e a implementa-ção global do Plano de Sustentabilidade fortaleceram a inclusão de critérios socioambientais nas esferas de decisão da compa-nhia. Como consequência, o desempenho de nossas lideranças – gerentes, diretores e vice-presidentes, por exemplo – é definido também pelo desempenho em sustentabilidade, e não apenas a partir das metas de negócio (leia mais em Metas e Compromissos).

As entregas de cada liderança em relação aos temas prio-ritários da Unilever Brasil definem sua remuneração variável. Em 2012, mantivemos a meta – aplicável a alguns líderes – de publicação deste Relatório de Sustentabilidade GRI A+ checked até o fim do primeiro trimestre de 2012, como ferramenta para mensurar o comprometimento e a evolução da governança em sustentabilidade. A análise de questões ambientais, contem-plando aspectos como emissões, consumo de água, resíduos e biodiversidade, manteve-se como uma das medições do desem-penho e consequente remuneração das lideranças nas fábri-cas, e metas ligadas ao Plano de Sustentabilidade, como as da missão social de Lifebuoy e de aprimoramento nutricional, por

composIção do conselho executIvo

» Presidente » VP Cadeia de Suprimentos* » VP Vendas* » VP Finanças* » VP Recursos Humanos » VP Jurídico* » VP Higiene e Beleza » VP Produtos de Limpeza

» VP Alimentos, Bebidas e Sorvetes

* Cargos responsáveis, também, pela área na América Latina.

(23)

GRI4.1, 4.5; 4.7; 4.9, 4.10

exemplo, também têm impacto na análise de desempenho da liderança. Como resultado de uma política para eliminar exces-sos e simplificar procesexces-sos, fortalecida em 2012, também foram estabelecidas metas para reduzir o desperdício de materiais em nossas unidades.

comItê de sustentabIlIdade

O Comitê de Sustentabilidade foi reestruturado em 2010 para fortalecer a governança do tema e integrar os aspectos da sus-tentabilidade às instâncias de tomada de decisão. O objetivo do grupo é assegurar a disseminação do Plano Global de Sustenta-bilidade nas áreas, bem como acompanhar e encaminhar metas e indicadores de sustentabilidade, reportando-se ao Conselho Executivo. Além disso, o comitê serve como canal de comunica-ção interna e externa da companhia para questões de natureza de sustentabilidade e desenvolve planos de comunicação e enga-jamento com os principais públicos de relacionamento.

O comitê reúne lideranças de diversas áreas da companhia – Ju-rídico, Compras, Mídia, Vendas, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SHE, na sigla em inglês), Cadeia de Suprimentos, Pesquisas com o Consumidor, Desenvolvimento e Inovação, Finanças, Recursos Humanos, Marketing e Sustentabilidade. Essa composição diver-sificada é uma forma de abordar desafios inerentes à natureza da operação, como as práticas de gestão ambiental nas manufaturas, ecoeficiência na logística, comunicação responsável e gestão de fornecedores.

Nossas práticas de governança têm avançado no eixo

socioambiental: com participação de diversas lideranças,

o Comitê de Sustentabilidade se reúne mensalmente para

discutir políticas e práticas relacionadas ao tema.

Dois de nossos vice-presidentes do Conselho Executivo – de Cadeia de Suprimentos e de Vendas – também fazem parte do grupo, para garantir que suas decisões sejam levadas para co-nhecimento do Conselho. Os membros do comitê não recebem remuneração adicional pela participação nas reuniões.

As reuniões ocorrem mensalmente e a diretoria de Susten-tabilidade e parte dos membros do comitê participam ainda da reunião do Conselho Executivo, conforme necessário.

comItê de crIse

Mais antigo órgão de apoio à gestão, o Comitê de Crise é convocado quando potenciais riscos relacionados ao negócio são identificados. Liderado pela área de Comunicação Externa, o grupo aciona executivos de áreas-chave, como Jurídico, SHE, Qualidade e Cadeia de Suprimentos, para discutir questões

crí-ticas, minimizar impactos e propor ações corretivas. Além des-sas áreas, também podem ser convocadas, de acordo com a natureza do tema, as equipes de Marketing, Vendas, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), Desenvolvimento e Inovação, Sustentabilidade e Recursos Humanos, entre outras.

Ao final das análises, enviamos um resumo das informações ao Conselho e às diretorias envolvidas da Unilever Brasil. Além do time corporativo, possuímos comitês de crise em todas as nossas operações e fábricas. Nesse caso, os grupos, compostos de gerentes e diretores de todas as áreas, devem solucionar pro-blemas de natureza local. Quando o caso não é solucionado pelo consenso, o comitê central é acionado.

(24)

GRI4.6, SO3, DMA SO Corrupção

transparêncIa, étIca e prátIcas de gestão

Os mecanismos e códigos para assegurar os padrões

globais de conduta em todas as nossas operações

A Unilever Brasil dispõe de uma série de ferramentas, entre códigos, políticas, treinamentos e canais de comunicação, para assegurar que a nossa estrutura de governança funcione de acor-do com os padrões globais de ética e conduta da Unilever. Tam-bém aplicamos, no Brasil, uma série de instrumentos destinados à qualificação dos nossos líderes, como a avaliação de desem-penho, e temos mecanismos estruturados para evitar conflito de interesses e casos de corrupção nas operações.

Além de serem selecionados com base nas competências e experiências, nossos executivos passam por um ciclo de avalia-ção de desempenho nos mesmos moldes dos demais níveis pro-fissionais da Unilever Brasil. Uma das metas de desempenho pode ser o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional da companhia (GPS, na sigla em inglês), realizada a cada dois anos, que aborda tópicos como a tomada de decisão, o gerenciamento da área e o respeito aos princípios da companhia por parte da liderança. Preenchido por todos os colaboradores, o questio-nário impacta na remuneração dos executivos, já que a satisfa-ção das equipes é sua responsabilidade direta. A última edisatisfa-ção

ocorreu em 2012 e registrou a participação de 87% dos colabora-dores da Unilever Brasil.

Em relação à prevenção da corrupção e a temas como con-flito de interesses, suborno e desvios de ética e conduta, dispo-mos do Código de Princípios de Negócios, que orienta todas as práticas da companhia (leia mais em Códigos, Princípios e

Com-promissos), inclusive as tomadas de decisão da alta gestão, os contratos que assinamos com parceiros e as responsabilidades de nossas equipes. Temos um comitê estruturado para analisar as denúncias de comportamento e violações às diretrizes desse documento dentro da companhia. Todos os casos de descum-primento do código são investigados e envolvem ações discipli-nares que podem incluir até demissão.

Realizamos quatro treinamentos para tratar do tema anticor-rupção no Brasil. Um deles é destinado a todos os funcionários administrativos e apresenta um conteúdo conciso, alinhado ao Código de Princípios de Negócios, sobre posturas anticompetiti-vas. Foram realizadas 957 horas desse treinamento. Outro módu-lo, que aborda especificamente o assunto anticorrupção, totalizou

Dispomos de uma série de

ferramentas, entre códigos,

políticas, treinamentos e canais de

comunicação, para assegurar que

a nossa estrutura de governança

funcione de acordo com os padrões

globais de ética e conduta da Unilever.

3.556 horas de treinamento e contou com a participação de 98% dos gestores e 26,2% dos funcionários com cargo abaixo do nível de gerência – correspondentes a 100% dos profissionais elegí-veis ao treinamento. As áreas de Suprimentos e Vendas, que são mais críticas por lidarem de forma mais intensa com o público externo, tiveram dois módulos específicos desse treinamento, que também impactou 100% dos funcionários elegíveis a esse tipo de capacitação.

Não desenvolvemos capacitações anticorrupção para fornece-dores, mas todas as contratações exigem que nossos parceiros concordem com o termo em que dizem estar cientes do Código de Princípios de Negócios, que aborda temas como corrupção, respeito à integridade humana e condições de trabalho. No perí-odo, todos os nossos colaboradores também participaram de um

(25)

GRI4.4, SO2, SO4, DMA LA Relação entre os trabalhadores e a governança

treinamento online que abordou diversos temas, como direitos humanos e corrupção.

Dispomos de um canal hotline para o recebimento de de-núncias em que os casos podem ser relatados de forma anôni-ma, sendo investigados e direcionados pelo comitê do Código de Princípios de Negócios, que reúne profissionais de diversas áreas da Unilever Brasil, como Jurídico e Recursos Humanos (leia mais em Códigos, princípios e compromissos). Em 2012, não registramos nenhuma denúncia específica do tema corrupção em nossos canais.

Não possuímos avaliações formais de riscos de corrupção e fraude em nossas operações; no entanto, realizamos anualmente estudos para análise e revisão de nossos controles internos, em consonância com as diretrizes da Lei Sarbanes-Oxley, cobrindo 100% das operações no país. Essa revisão conta com a avaliação de uma empresa de auditoria independente.

dIálogo com a gestão

Em 2012, a liderança da Unilever aprimorou a comunicação com o público interno. Dois novos canais foram lançados, para que todo funcionário pudesse ter acesso com mais clareza aos resultados da Unilever Brasil. O presidente passou a produzir ví-deos regulares em que divulga as principais conquistas de cada trimestre. Os vídeos, muito mais dinâmicos e acessíveis, substi-tuíram os comunicados por escrito. Pesquisas com funcionários realizadas após a exibição desses conteúdos apontam que mais

de 95% concordam que ter acesso a esse tipo de informação em vídeo facilita a exposição e o entendimento da mensagem.

Os funcionários também passaram a dispor de um novo ca-nal para dialogar diretamente com a presidência, um chat virtual em que o presidente da companhia responde a perguntas. Foram realizados dois eventos dessa natureza em 2012, sendo que mais de 60% dos participantes vieram das equipes de escritórios e cerca de 23%, das fábricas. Os principais resultados, perguntas e respostas foram publicados no Boletim Interno Semanal (BIS), divulgado via intranet entre os funcionários. Em pesquisa com alguns dos participantes, para analisar a efetividade da ferra-menta, foi identificada avaliação positiva superior a 90% (leia mais

em Pessoas).

Outras ferramentas que envolvem a participação dos funcio-nários incluem a Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Aciden-tes), que discute questões de segurança ocupacional com mem-bros de vários níveis hierárquicos da Unilever; e a Reunião Aberta, encontro presencial promovido semestralmente pela presidência para comunicar dados de desempenho e estratégias relevantes.

Por sua natureza jurídica, a Unilever Brasil não possui acio-nistas nem investidores. No entanto, caso um investidor tenha qualquer dúvida ou recomendação sobre os negócios no Brasil, tais questões são direcionadas aos conselhos da alta gestão glo-bal – que avaliam e encaminham recomendações à presidência da subsidiária.

Em 2012, lançamos chats

interativos e vídeos com a

presidência, para aproximar o

público interno da alta gestão.

(26)

GRI4.8, HR3, HR4

Todas as nossas práticas, internas ou externas, são geridas e desenvolvidas com base no Código de Princípios de Negócios, do-cumento que apresenta os principais valores, percepções e cren-ças da empresa a respeito de diversos temas, como honestidade, integridade, ética, respeito e valorização dos direitos humanos e sociais e da legislação brasileira.

Mais que um documento de orientação, o Código assegura a comunicação transparente no nosso modelo de governança e é a principal ferramenta para a Unilever Brasil desenvolver ações e negócios responsáveis do ponto de vista socioambiental e ético ao longo de toda a sua cadeia de valor. Além do conteúdo, disponível na intranet para consulta dos funcionários, também realizamos treinamentos e reciclagens sobre o Código anualmente, contem-plando todos os colaboradores, incluindo a alta gestão. Todo novo profissional também tem, em seu módulo de integração, uma capacitação presencial específica sobre o documento. Em 2012, realizamos 3.438 horas de treinamentos online sobre o Código

de Princípios de Negócios, focados em políticas e procedimentos relativos a direitos humanos relevantes para a operação; e 1.751 horas de treinamento presencial com o mesmo enfoque na área de vendas e promotores.

A disseminação e a aplicação das diretrizes previstas no do-cumento são feitas pelo Comitê do Código de Princípios de Negó-cios, ligado a um comitê global da companhia dedicado ao mes-mo tema. Além de receber denúncias sobre a gestão da empresa e a postura dos funcionários, o grupo tem a responsabilidade de encaminhar e monitorar seu cumprimento – trabalho que tam-bém é feito pelas gerências seniores das áreas.

Composto da Presidência da Unilever Brasil e dos vice-pre-sidentes de Recursos Humanos, Finanças e Jurídico, o comitê monitora os casos mensalmente, por meio de um sistema ge-renciado pela área de Gestão de Riscos com apoio da área jurídi-ca. Dependendo da natureza e dimensão do caso, são acionadas outras áreas da companhia.

códIgos, prIncípIos e compromIssos

Direitos humanos, práticas comerciais e relações

com as comunidades são alguns temas priorizados e

formalizados em nossos documentos de orientação

Os casos relatados são analisados sem que se viole a identidade do denunciante e só resultam em medidas punitivas (podendo, inclusive, culminar no desligamento dos funcionários denunciados) após registro formal da ocorrência – via conversa com a liderança ou com os membros do comitê ou, ainda, por meio da área de Recursos Humanos. Há duas maneiras de fazê--lo, neste último caso: localmente, por telefone, e-mail ou cor-reio, ou globalmente, por meio da Linha Direta do Código, que é atendida em Londres e registra 90% das denúncias.

Em 2012, recebemos 17 denúncias referentes a possíveis casos de discriminação e assédio (racial, gênero, idade etc.) e

bullying. Nenhum desses casos foi comprovado e nenhuma des-sas denúncias gerou ações judiciais.No período, também regis-tramos 110 denúncias por meio de nossos canais relacionados ao Código. Três desses casos foram comprovados e dois resultaram em sanções administrativas.

Para assegurar a ética e a

boa conduta nas operações,

realizamos mais de 3,4 mil horas

de treinamentos online sobre o

Código de Princípios de Negócios.

(27)

códIgo de prIncípIos de negócIos unIlever

padrão de conduta

Conduzimos nossas operações com honestidade, integridade, abertura e com respeito pelos direitos humanos e interesses de nossos funcionários. Nós também respeitaremos os interesses legítimos daqueles com quem mantemos relações.

obedIêncIa à leI

As companhias da Unilever e seus funcionários estão obriga-dos a atuar em conformidade com as leis e os regulamentos obriga-dos países nos quais operamos.

FuncIonárIos

A Unilever está comprometida com a diversidade no ambiente de trabalho, caracterizado por confiança e respeito mútuos, onde todos se sintam responsáveis pelo desempenho e pela reputação de nossa empresa.

Recrutaremos, empregaremos e promoveremos funcionários somente com base nas qualificações e habilidades necessárias para o trabalho a ser executado.

Comprometemo-nos em oferecer condições seguras e sau-dáveis de trabalho para todos os funcionários. Não utilizaremos nenhuma forma de trabalho forçado, compulsório ou infantil.

Estamos comprometidos a trabalhar junto com nossos funcio-nários para desenvolver e enriquecer as capacidades e habilida-des de cada indivíduo. Nós respeitamos a dignidade do indivíduo e a liberdade dos funcionários de se associarem livremente. Nós

manteremos boa comunicação com colaboradores através de in-formações sobre a empresa e de procedimentos de consulta.

consumIdores

A Unilever está comprometida com o fornecimento consis-tente de marcas de produtos e serviços que ofereçam valor em termos de preço e qualidade, e que sejam seguros em seu uso normal. Os produtos e serviços serão rotulados, anunciados e comunicados de forma precisa e correta.

acIonIstas

A Unilever conduzirá suas operações de acordo com princí-pios internacionalmente aceitos de boa governança corporativa. Proveremos informações confiáveis, de forma regular e oportuna, sobre nossas atividades, estrutura, situação financeira e desem-penho para todos os nossos acionistas.

parceIros de neGócIo

A Unilever está comprometida em estabelecer relacionamen-tos que sejam mutuamente benéficos com nossos fornecedores, clientes e parceiros de negócio. Em nossas operações, espera-mos que nossos parceiros sigam princípios de negócio consis-tentes com os nossos.

envolvImento com a comunIdade

A Unilever busca ser uma empresa cidadã de confian-ça e, como parte integral da sociedade, cumprir nossas res-ponsabilidades em relação às sociedades e comunidades nas

quais operamos.

atIvIdades públIcas

As companhias da Unilever são estimuladas a promover e de-fender seus legítimos interesses de negócio.

A Unilever cooperará com governos e outras organizações, di-retamente ou através de entidades, como associações de classe, no desenvolvimento de propostas de leis ou outros regulamentos que possam afetar interesses legítimos de negócio.

A Unilever não apoia partidos políticos, nem contribui para o financiamento de grupos cujas atividades visam promover inte-resses de partidos políticos.

o meIo ambIente

A Unilever está comprometida com a promoção de melhorias contínuas na gestão do nosso impacto ambiental e com o objetivo de longo prazo do desenvolvimento sustentável.

A Unilever trabalhará em parceria com outros para promover cuidados ambientais, aumentar o entendimento de questões am-bientais e disseminar boas práticas.

Inovação

Nós respeitaremos as preocupações de nossos consumidores e da sociedade ao aplicarmos inovação científica com o objetivo de atender às necessidades dos consumidores. Trabalharemos com sólida base científica, aplicando padrões rigorosos de segu-rança aos produtos.

(28)

GRI4.8, HR3, HR4, DMA EN, SO e PR Conformidade, DMA SO Concorrência desleal

concorrêncIa

A Unilever acredita na concorrência vigorosa, mas leal, e apoia o desenvolvimento de leis adequadas para regulamentá-la. As companhias e os funcionários da Unilever conduzirão suas ope-rações em conformidade tanto com os princípios da concorrência justa quanto com todas as normas aplicáveis.

InteGrIdade de neGócIos

A Unilever não dá nem recebe subornos diretos ou indiretos, nem qualquer outra vantagem imprópria visando a ganhos fi-nanceiros ou de negócio. Nenhum empregado poderá oferecer, dar ou receber nenhum presente ou pagamento que seja ou que possa ser interpretado como suborno. Qualquer solicitação ou oferta de suborno deve ser rejeitada de imediato e reportada à administração.

Os registros contábeis e documentos da Unilever devem des-crever com precisão e refletir a natureza das transações sub-jacentes. Nenhuma conta, fundo ou ativo não revelado ou não registrado será estabelecido ou mantido.

conFlItos de Interesses

Todos os funcionários da Unilever devem evitar atividades pes-soais ou interesses financeiros que possam constituir um conflito de interesses para com suas responsabilidades na empresa.

Funcionários da Unilever não devem buscar ganhos pessoais ou para terceiros através do abuso de suas posições.

conFormIdade – monItoramento – relatórIos

Conformidade com esses princípios é um elemento essencial no sucesso de nossos negócios. O Board da Unilever é respon-sável por garantir que esses princípios sejam aplicados na com-panhia como um todo. O CEO é responsável pela implementa-ção desses princípios e recebe o suporte de seu Corporate Code Committee, presidido pelo Chief Legal Officer. Os membros do Comitê são o Group Secretary, o Chief Auditor, o Senior Vice Pre-sident HR e o Senior Vice PrePre-sident Communications. O Global Code Officer é o Secretário do Comitê. Trimestralmente o Comitê apresenta atualizações ao Corporate Responsibility & Reputation e ao Audit Committee; a cada seis meses se reporta ao Unilever Executive e uma vez por ano, ao Board.

A responsabilidade do dia a dia é delegada às gerências se-niores de todas as regiões, funções e companhias operacionais. Elas são responsáveis pela implementação desses princípios, se necessário, por meio de diretrizes mais detalhadas, adaptadas às necessidades locais e apoiadas pelos Regional Code Committees, incluindo o Regional General Counsel junto com os represen-tantes de todas as funções e categorias relevantes. A garantia da conformidade é dada e monitorada a cada ano. A conformi-dade com o Código está sujeita à revisão por parte do Board, com suporte do Corporate Responsibility & Reputation Commit-tee e com suporte do Audit CommitCommit-tee para questões financeiras e contábeis.

Quaisquer violações ao Código devem ser reportadas de acor-do com os procedimentos especificaacor-dos pelo Chief Legal Offi-cer. O Board da Unilever não criticará a gerência por nenhuma

perda de negócios que resultar da adesão a esses princípios e outras políticas e instruções obrigatórias. O Board espera que seus funcionários prestem atenção ou chamem a atenção de suas gerências seniores sobre quaisquer violações ou suspei-ta de violação a esses princípios. Foram tomadas medidas para que os funcionários possam relatar essas eventuais violações, de forma confidencial, sem que nenhum deles sofra consequências decorrentes de fazê-lo.

(29)

Todas as nossas práticas

são geridas e desenvolvidas

com base em nosso Código

de Princípios de Negócios,

que apresenta os principais

valores, percepções e

crenças da empresa.

Referências

Documentos relacionados

Direitos humanos… Um direito humano do anão é usar o seu corpo para ser arremessado à distância por alguns esportistas, antigamente os anões eram arremessados como brincadeira

Conforme definição apresentada no MCASP 1 , Imobilizado é o item tangível que é mantido para o uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para

Estudo transversal que analisou dados de 34.366 crianças também obtidos da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais e DF, em 2008, avaliando os fatores

Os conjuntos de casos de teste são derivados a partir das especificações e dos requisitos estruturais e, posteriormente, aplicados nas implementações para análise e ava- liação com

Para contribuir com o entendimento da resistência de solanáceas à pragas através de defensivos agrícolas, como a utilização de inseticidas, o presente trabalho

PRONOME - designando a função substantiva e tomando o lugar do próprio nome: aqui o pronome substitui o nome e se põe em lugar de (PRO = em lugar de), ou seja, em lugar do

Prorrogação com Golden Try (acaba a partida quando for marcado o primeiro try), em dois tempos de 10 minutos e intervalo de 2 minutos. Deverá ser realizado um novo

Em entrevista com o gestor da empresa do presente estudo sobre planejamento e controle de estoque, falando um pouco sobre a história da empresa, segundo ele a empresa