• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV – Estudo de Caso: Santa Leopoldina – ES

4.4 Instrumentos e estratégias políticas de desenvolvimento urbano e preservação

4.4.1 Planos microrregionais

A percepção da dificuldade de gerir a autonomia municipal em Santa Leopoldina permite pensar em soluções para além do limite territorial administrativo; uma vez que sua territorialidade – a vivência social – já tem sua espacialização extensa a outros municípios. Soma-se a essa situação a ineficácia de delimitação de microrregiões administrativas estaduais que reúna os semelhantes e priorize setores econômicos potenciais, em detrimento de investimentos de necessidades primárias, gerador de fragmentação num nível maior que dos núcleos urbanos.

As políticas regionais devem propiciar a reunião de situações críticas, mas também as potencialidades de soluções nelas próprias.

Para o exercício de implementação destes instrumentos em Santa Leopoldina são elaboradas estratégias políticas de desenvolvimento e preservação conjuntas em microrregiões hipotéticas nos Esquemas Gráficos 7 e 8.

Hipótese A:

A partir da elaboração de uma microrregião que tem como premissa a preservação do bioma Mata Atlântica, se coloca como municípios afins Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Cariacica. Todos possuem grandes extensões de mata, são considerados de alta prioridade na estratégia de preservação ambiental estadual, e todos possuem articulações entre instituições - públicas ou privadas - que podem propiciar subsídio financeiro, conhecimento técnico, fiscalização, estratégia de sustentabilidade a partir da exploração restrita e consciente.

No caso da preservação do sítio tombado de Santa Leopoldina, a Mata Atlântica é parte intrínseca à condição de manutenção, tanto da paisagem, da referência e identidade, como modo de impedimento da expansão urbana na área e associada deturpação da relação entre o natural e o construído. Nesse sentido, a mata ciliar, quase inexistente no núcleo urbano, pode ser recomposta e preservada, gerando bônus também para a preservação e uso adequado dos recursos hídricos. Isso também pode restringir ocupações irregulares das margens (permitir a manutenção das visadas e, inclusive, pode ser estratégica para a indução à melhoria dos edifícios do sítio, no sentido de corroborar para a manutenção tanto estética da unidade construída, como do diálogo entre edifícios e o meio. Restrições de índices urbanísticos - já normatizados pela Secretaria Estadual de Cultura - podem ser mais eficazes, se a fiscalização pela preservação ambiental ocorrer de forma incisiva em detrimento da fiscalização que dever acontecer pela prefeitura e/ou pela Secretaria Estadual de Cultura. O INCAPER possui estrutura física e corpo técnico no município. O apoio conjunto dos municípios pertencentes À hipotética microrregião pode sustentar com maior conteúdo a necessidade de fiscalização, de sanções administrativas, de ordenamento equilibrado.

Hipótese B:

A microrregião delineada pela bacia do rio Santa Maria de Vitória permite agregar esforços para condutas de readequações das ocupações pré-existentes e ordenamento das áreas de expansão. Poder também contribuir para novas formas de exploração agrícola, com ênfase nas formas de cultivo orgânico. Para tanto, os subsídios podem ser captados para a microrregião, ao invés de municípios isolados ou pessoas físicas - agricultores. A elaboração do enquadramento da água

(qualidade de água que se pretende conseguir por meio de reajustes de condutas coletivas - sociedade e instituições) pode ser suporte, também no modo de ocupação do solo, principalmente às margens dos cursos de água. Interessante observar que o andamento da elaboração do plano da bacia do rio Santa Maria de Vitória está na fase de Enquadramento. A fase anterior, o diagnóstico, formulado com a participação, em Santa Leopoldina, das associações de diversas comunidades, e demais indivíduos da sociedade local, incorpora situações concretas do modo de vida ali (re)produzido. O fato gera maior confiabilidade nas indicações posteriores das condutas a serem tomadas. Outro fato importante é que a conduta incorreta diante das normas gerarão ônus financeiro ao proprietário, uma forma de evitar o não cumprimento do pacto de recuperação e preservação entre administração pública e sociedade.

Diante da similitude de contexto econômico - geração de receita - municipal entre Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, é interessante o desenvolvimento de um consórcio municipal baseado na premissa de investimento e coordenação da agricultura familiar, com ênfase na produção orgânica, tendo outras possibilidades de reforço:

A construção coletiva, pela sociedade organizada e orgãos públicos de valorização do produto agrícola, como o uso do galpão antigo da empresa gaia (em desuso e localizado no núcleo urbano de Santa Leopoldina), pode gerar processamento de produto primário. A durabilidade do produto é maior do que in natura, o empacotamento gera a possibilidade de criação de uma marca local (estimulando uma propaganda positiva), e, principalmente, não depende de recursos privados, pois as associações e o consórcio podem unir forças nesse sentido. Assim não há necessidade de parcerias público-privadas para estimular a economia local.

Consórcio ou acordo com o município de Cariacica - que além de possuir o maior porto seco do estado e da matriz do CEASA, tem tendência de logística de distribuição de produtos. O escoamento pode ser barato, pois Santa Leopoldina possui estrutura viária e frota de caminhões necessária.

O fato de reativar o galpão, que se localiza no núcleo, mas é afastado do sítio tombado, pode gerar um fluxo maior de pessoas no sítio, demandando maior comércio local, e dando subsídios à manutenção da diversidade de usos dos edifícios, auxiliando também na vontade de preservação pela valorização estética

agregada ao comércio/serviço e até para o uso residencial. Pode ser, por fim, oportunidade técnica e financeira de amenizar deteriorações do sítio por inundações causadas em períodos de chuva. Soluções podem ser estudadas e implantadas nesse sentido.