• Nenhum resultado encontrado

Mapa 3: Supervisões Técnicas da Coordenadoria Regional de Saúde Norte

3.3 Políticas Sociais no Município de São Paulo

3.3.3 Política de Assistência Social

Conforme abordado no capítulo 2, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, é sancionada a LOAS, em 1993; a PNAS, em 2004; e a lei que estabelece o SUAS, em 2011.

A assistência social torna-se uma política de seguridade social, na qual os usuários saíram da condição de “assistidos” para a de “cidadãos sujeitos de direitos” (PMSP - SMADS, 2013, p. 9).

efetividade, eficiência, segurança, qualidade e equidade, às condições de saúde da população brasileira”.

O SUAS pauta-se em uma política baseada no princípio de descentralização político-administrativa, visa à participação da população e o controle social.

No Município de São Paulo, o SUAS opera uma rede de proteção social por meio de serviços, programas, projetos e benefícios, sob o comando da SMADS (PMSP, 2013, p. 9).

A gestão da Política Municipal de Assistência Social se desenvolve por intermédio da Proteção Social Básica, voltada a indivíduos e famílias em vulnerabilidade social, e da Proteção Social Especial, voltada às famílias, crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência em risco social e com direitos violados, por fim pela gestão de benefícios e programas de transferência de renda. Tem como objetivo afiançar a segurança de sobrevivência (rendimentos e de autonomia), de acolhida, de convívio ou vivencia familiar e comunitária (PMSP - SMADS, 2013, p. 10).

A SMADS tem 31 Supervisões de Assistência Social (SAS), que organizam os programas, serviços e projetos nos territórios.

O item a seguir contém breves informações a respeito dos serviços da política de assistência social no município, que realizam atendimento à pessoa idosa, entre eles: o CRAS; o CREAS; o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI); o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF); o Núcleo de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico (NPJ); e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)28.

3.3.3.1 Centro de Referência de Assistência Social

Conforme a PNAS (BRASIL, 2004), o CRAS é uma unidade pública estatal, de base territorial, que deve estar localizada em áreas de vulnerabilidade social.

É um serviço da Proteção Social Básica, visa à orientação e o convívio sociocomunitário. É responsável pelo Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), e visa fortalecer vínculos, a convivência, a socialização e o acolhimento de famílias nas quais os vínculos familiar e comunitário não foram rompidos.

Na Subprefeitura de Perus, há dois CRASs, um atende o Distrito de Anhanguera e o outro o Distrito de Perus. Na Subprefeitura de Pirituba, também são

28Dentre os serviços mencionados, o NCI e a ILPI são os únicos com atendimento específico para a

dois CRASs, que atendem aos três distritos. No total, nas regiões de Pirituba e Perus, há quatro unidades.

3.3.3.2 Núcleo de Convivência do Idoso

As atividades socioeducativas do Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) são planejadas e “baseadas nas características, interesses e demandas dessa faixa etária”. Devem considerar as vivências e as experiências das pessoas idosas, de modo a estimular e potencializar “a condição de escolher e decidir” dos indivíduos na etapa da velhice (PMSP - SMADS, 2012).

Tem como objetivo desenvolver atividades que favoreçam o envelhecimento saudável, a autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

De acordo com a Norma Técnica dos Serviços Socioassistenciais (PMSP - SMADS, 2012), o atendimento é destinado a idosos em situação de vulnerabilidade, e riscos pessoal e social. Mas há prioridade para idosos que recebem o BPC, oriundos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda (PTR), e para os que estão em condição de isolamento – desde que haja o interesse desse indivíduo e a disponibilidade para participar do NCI.

Segundo a SMADS (PMSP, 2014), no Município de São Paulo existem 97 unidades do NCI, que atendem aproximadamente 12.590 idosos.

Atualmente, na Subprefeitura de Perus, há um NCI, com cem vagas (que atende ao Distrito de Perus); e na Subprefeitura de Pirituba, existem dois29 NCIs,

com cem vagas cada, totalizando 200 vagas em Pirituba (PMSP - SMADS, 2013).

3.3.3.3 Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio

O Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF), é coordenado pelo CRAS e tem como objetivos a convivência e o fortalecimento dos vínculos familiar e comunitário (PMSP - SMADS, 2012).

29Segundo o documento da SMADS intitulado Caracterização de Vazios Socioassistenciais, há um

NCI na Subprefeitura de Pirituba, com 200 vagas. Mas, de acordo com a realidade empírica, e com os dados coletados nas entrevistas, existem duas unidades do NCI, com cem vagas cada uma – o que totaliza 200 vagas.

Visa o fortalecimento da “função protetiva da família”, e o desenvolvimento de ações “junto a idosos e pessoas com deficiência, frente aos riscos de confinamento e isolamento, por meio da proteção social no domicílio” (ibid.).

O público-alvo engloba famílias ou indivíduos beneficiários de PTR; pessoas idosas e pessoas com deficiência que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social; beneficiários do BPC; famílias ou indivíduos com precário ou nenhum acesso aos serviços públicos; fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade (ibid.).

O acompanhamento familiar consiste no desenvolvimento de intervenções desenvolvidas em serviços continuados, com objetivos estabelecidos, que possibilita à família o acesso a um espaço onde possa refletir sobre sua realidade, construir novos projetos de vida e transformar suas relações – sejam elas familiares ou comunitárias (PROTOCOLO GESTÃO INTEGRADA apud PMSP, 2012).

Ainda prevê que as equipes do SASF busquem “a articulação com os demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas”, identificando “dificuldades e potencialidades do território, objetivando a construção, restauração e fortalecimento de laços de pertencimento de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comunitários” (PMSP - SMADS, 2012).

Segundo dados da SMADS (PMSP, 2013), na Subprefeitura de Perus há um SASF com mil vagas; e, na Subprefeitura de Pirituba, existem dois SASFs, com o total de 2 mil vagas.

3.3.3.4 Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O CREAS é um serviço da Proteção Social Especial que atende a famílias e/ou indivíduos em situação de risco pessoal e social, em decorrência dos mais diversos tipos de violação de direitos, como: abandono; violência física, psicológica, ou sexual; dependência química; cumprimento de medidas socioeducativas; dentre outras situações (BRASIL, 2004).

É um serviço que atua com situações em que houve a violação de direitos, o que define como essencial a interação com o sistema de garantia de direitos, especialmente com o Poder Judiciário e o Ministério Público.

A proteção social especial classifica-se conforme a PNAS (BRASIL, 2004), como de média e alta complexidade:

 A proteção social especial de média complexidade refere-se ao atendimento a famílias ou indivíduos que sofreram violação de direitos, mas que não tiveram os vínculos familiares rompidos;

 A proteção social especial de alta complexidade diz respeito ao atendimento de famílias ou indivíduos que sofreram violação de direitos e que tiveram os vínculos familiares rompidos, ou que necessitam ser retirados do convívio familiar e comunitário.

Atualmente, há dois CREASs, na região de Pirituba/Perus, um em cada Subprefeitura.

3.3.3.5 Núcleo de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico

O NPJ é um serviço referenciado ao CREAS e tem a finalidade de “assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos” (PMSP - SMADS, 2014).

É um serviço que mantém relação direta com a equipe técnica do CREAS, opera a referência e a contrarreferência com a rede de serviços e com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os Conselhos Tutelares, dentre outras organizações e entidades de defesa de direitos (ibid.).

A região de Pirituba/Perus conta com dois NPJs, um em Perus e outro em Pirituba. Cada um com 120 vagas.

3.3.3.6 Instituição de Longa Permanência para Idosos

É um serviço vinculado à Proteção Social Especial, que tem como objetivo prover o acolhimento às pessoas idosas.

Segundo a PMSP (2014), as ILPIs atendem idosos com diferentes necessidades, mas, especialmente, os indivíduos que não dispõem de condições para permanecer na família; os que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos; as pessoas idosas que vivenciam situações de negligência,

abusos, maus-tratos e outras formas de violência; ou os que perderam a capacidade de autocuidado.

No entanto, a análise dos dados desta pesquisa e a realidade empírica contrariam a afirmação de que as ILPIs atendem a pessoas idosas com comprometimento para as AVDs, visto que uma das exigências que caracterizam se um idoso é ou não “perfil” de ILPI, é a avaliação acerca da capacidade funcional do usuário; e que, nas solicitações de informação a respeito de vagas (para o atendimento de uma pessoa idosa), seja em contato com o CRAS ou com o CREAS, um dos primeiros questionamentos (após a informação quanto à falta de vagas), é se aquele idoso é independente. Como se trata de um equipamento vinculado à SMADS, não há profissionais especializados (como enfermeiros e médicos) no quadro de funcionários que possam realizar o acompanhamento da pessoa idosa que tenha algum tipo de dependência. Retomamos essa análise no capítulo 4.

Segundo a SMADS (PMSP, 2014), a Instituição deve funcionar em espaço na comunidade, “com características residenciais e estrutura física adequada, visando ao desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar, e a interação social com pessoas da comunidade”.

Ainda segundo a SMADS (PMSP, 2014), existem nove ILPIs no Município, que podem atender até 360 usuários. Na região de Pirituba/Perus, não há unidade de ILPI, e a mais próxima fica no bairro do Jaçanã.

Documentos relacionados