• Nenhum resultado encontrado

A amostra é composta por companhias de capital aberto que disponibilizaram Relatórios Anuais e ou relatórios específicos sobre informações econômicas, sociais e ambientais disponíveis nos seus websites, aqui denominados Relatórios de Sustentabilidade.

A relação de companhias foi extraída da Economática, empresa que fornece um banco de dados com informações econômico-financeiras de companhias oriundas de sete países latino-americanos:Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

Foi efetuado download dos relatórios anuais, relatórios de sustentabilidade e Formulário 20F das companhias, no período de 2004 a 2009. O único critério de seleção para que as companhias fizessem parte deste estudo, foi a acessibilidade dos seus relatórios em todo o período de análise dos dados.

Trabalhou-se com companhias de capital aberto, estabelecidas na América Latina e com suas ações negociadas nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, México e Peru. Foram excluídas as companhias com registro cancelado, companhias de países com mercado de capitais pouco expressivo (Colômbia e Venezuela), sociedades anônimas de capital fechado e companhias do setor financeiro. Assim a população consiste em 760 organizações latino-americanas, como mostra a Tabela 3.1.

Tendo em vista que a América Latina é uma área produtora de bens primários para o mercado mundial, observa-se que entre as companhias de capital aberto na América Latina, há maior concentração dessas nos setores de energia elétrica, comércio e construção. Os setores de agricultura, pecuária e pesca, alimentos, mineração, siderurgia e metalurgia e têxtil também apresentam um número expressivo de organizações.

No caso de companhias que exercem atividades na América Latina e têm suas ações cotadas na NYSE, foram selecionados os relatórios anuais arquivados na SEC; elaborados de acordo com a legislação americana, denominados Formulários 20F, no período de 2004 a 2009. Todas as companhias de capital aberto nos Estados Unidos devem encaminhar um relatório anual para a SEC, num formato que deve atender a uma legislação intensa, sobre dados contábeis, econômicos e financeiros das organizações. As companhias americanas encaminham o relatório denominado Formulário 10K, as companhias canadenses devem apresentar o Formulário 40F e as demais organizações originárias de outros países, devem arquivar o Formulário 20F. Cada um desses relatórios atende a um padrão mínimo de informações quantitativas e qualitativas sobre o desempenho da corporação, além de informações detalhadas sobre os riscos potenciais associados às suas atividades.

Tabela 3.1: Companhias de Capital Aberto Selecionadas

Setores Quantidade

Agricultura, pecuária e pesca 46

Água e saneamento 8 Alimentos 40 Bebidas 22 Cigarros 3 Coleta de resíduos 1 Comércio 57 Construção 53 Cosméticos 1 Distribuição de gás natural 5 Diversificado 2 Energia elétrica 75 Hotelaria 8 Imobiliária 21 Indústria da aviação 1 Indústria de autopeças 21

Indústria de plásticos e borracha 7 Indústria de produtos eletroeletrônicos 13

Indústria de recreação 12 Locação de veículos 1 Máquinas industriais 13 Materiais de construção 6 Mineração 38 Mineração de não-metais 25 Papel e celulose 13 Petróleo e gás 21 Química e petroquímica 36 Outras indústrias 40 Serviços médicos 9 Serviços de comunicação 6

Serviços de apoio a empresas 4

Siderurgia e metalurgia 45 Software e dados 6 Telecomunicações 29 Têxtil 43 Transporte aéreo 11 Transporte ferroviário 3 Transporte marítimo 6 Transporte rodoviário 9 Total 760

Fonte: Base de dados da Economática (2009)

O Anexo A apresenta a relação das 760 organizações em que foram visitados os seus

websites na busca das informações para o desenvolvimento desta pesquisa.

Observa-se que entre as companhias de capital aberto selecionadas para o estudo, grande parte dessas exerce atividade potencialmente poluidora, ou faz uso intensivo de recursos naturais.

O Anexo B apresenta a classificação brasileira de atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos naturais, de acordo com a especificação IBAMA. Não fazem parte dessa classificação, os seguintes setores: agricultura, pecuária e pesca, comércio, hotelaria, imobiliária, indústria de recreação, locação de veículos, serviços médicos, serviços de comunicação, serviços de apoio a empresas, software de dados e telecomunicações.

Foi efetuado download dos relatórios das companhias nos seus websites ou website da NYSE, no período de coleta de dados, que compreendeu os meses de janeiro a julho de 2010. A Tabela 3.2 apresenta a distribuição das companhias selecionadas por país.

Tabela 3.2 Companhias Selecionadas por País País População Amostra pré-selecionada Amostra final Em %

Argentina 74 40 19 48% Brasil 306 102 85 83% Chile 150 89 53 60% México 105 73 52 71% Peru 125 34 17 50% Total 760 338 226 67%

Fonte: Base de dados da Economática (2009)

A amostra pré-selecionada refere-se às companhias que tinham websites acessíveis e um link para acesso aos seus relatórios anuais no período de coleta de dados. Entretanto, foram excluídas as companhias que não tinham websites acessíveis, em função de reorganização societária, assim como companhias que não tinham os relatórios disponíveis para download de todo o período de análise. A amostra final diz respeito ao total de 226 companhias que disponibilizou os relatórios em todo o período de análise, de 2004 a 2009 e essas receberam destaque, apresentado no Anexo A.

Para a análise de conteúdo, foi utilizado o software QSR NVivo, específico para a análise de dados qualitativos, apresentados em formato texto ou imagem. A inserção dos relatórios no software foi segregada por empresa, ano, país, setor de atividade e tipo de relatório. A seguir foi feita a codificação dos dados no software, através da identificação e classificação de cada sentença que estivesse relacionada com cada item categorizado no Quadro 3.1.

A codificação foi acumulada e controlada individualmente para cada item/categoria, por relatório, empresa, ano e setor. Os resultados dessa compilação podem ser visualizados de forma individual, por empresa, grupos, setores, períodos ou tipos de relatórios, graficamente ou em formato de quadros ou tabelas. Optou-se pela visualização gráfica por quantificação

desses itens, considerando-se a extensão dos dados e períodos analisados, o que dificulta a visualização em quadros e tabelas.

Após a codificação dos dados, começaram os trabalhos de conferência e revisão dos dados codificados, para posterior análise dos resultados, apresentados na próxima seção.

4 ANÁLISES E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A seguir são apresentados os resultados da pesquisa segregados por companhia, ano, relatório setor, país e categorias de análise.