• Nenhum resultado encontrado

O momento crucial da “gestação” do CINE NUCEPEC foi durante a Reunião de Avaliação e Planejamento do NUCEPEC‡‡‡, ocorrida em janeiro de 2004. Na ocasião, foi comunicada a proposta dessa atividade e sondado o interesse dos integrantes do Núcleo em participar da equipe organizadora.

Um dos fatos preponderantes para a criação dessa atividade de extensão foi a constatação, por parte de alguns estudantes do curso de Psicologia e também membros do referido Núcleo, da escassez, nas teorias da Psicologia do Desenvolvimento, de um enfoque mais contextualizado e crítico da criança e do adolescente. Era freqüente deparar-se com escalas comportamentais ou com fórmulas universalizantes pré-fabricadas de infância e adolescência, verdadeiras “receitas de bolo” que indicavam os caminhos verdadeiros para compreender e lidar com elas.

Através de variadas formas de atuação, o NUCEPEC vem contribuindo para essa desmistificação. Olhando para a história recente do Núcleo, percebe-se que diferentes linguagens são utilizadas com esse propósito: artes plásticas e teatro (Projeto Novas Cores§§§), teatro- debate (esquete “Você viu a Rosinha?****”), brinquedo (Projeto Brinquedoteca no Abrigo Tia Júlia††††), entre outros. Levando em conta

‡‡‡ Reunião semestral na qual todas as atividades do NUCEPEC são avaliadas e planejadas.

§§§

Projeto desenvolvido em parceria com a ONG Instituto Ignez Fiúza, que busca gerar na comunidade um processo de educação através da arte, colaborar para a construção da cidadania, estimular a criatividade, o auto-conhecimento e a autonomia de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

**** Atividade conjunta do NUCEPEC, NEGIF (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família) e CAJU (Centro de Assessoria Jurídica). Visa discutir a problemática do trabalho doméstico infanto-juvenil através da apresentação do referido esquete, que mostra o drama de uma mãe que não encontra filha de dez anos, que aceitou um convite para morar com sua madrinha sob o pretexto de que dessa maneira teria a oportunidade de estudar.

†††† Articulação com a organização governamental Abrigo Tia Júlia. Objetiva uma intervenção capaz estimular o lúdico no Abrigo, bem como trabalhar questões que perpassam o desenvolvimento infantil de uma maneira geral.

a afinidade de alguns integrantes do NUCEPEC com a sétima arte (cinema), pensou-se: por que não filmes?

O cinema pode ser visto como uma fonte de documentação histórica. Pode retratar a atualidade de determinada sociedade bem como diferentes épocas. Através de suas imagens propaga idéias, representações sociais, pode servir de propaganda política, difundir estilos de vida e até criar novas realidades. Reflete o contexto cultural da época em que é realizado mesmo tratando-se de um filme de ficção científica.

Considerando a imensa variedade de filmes que tratam da questão da infância e da adolescência e tendo em vista que são um meio de comunicação muito apreciado pelo público em geral, concluiu-se que seriam ótimos veículos para suscitar debates acerca de diversos aspectos relacionados às referidas temáticas.

Portanto, o principal objetivo do CINE NUCEPEC consiste na criação de um espaço de diálogo, socialização e construção de conhecimento acerca da(s) infância(s) e da(s) adolescência(s), enfatizando o caráter histórico-cultural dessas categorias e a importância desse enfoque para a atuação tanto do psicólogo quanto de outras profissões que lidem com esse público. Através da exibição de filmes que contemplem diferentes contextos, pode-se, de alguma maneira, entrar em contato com realidades bastante diferentes daquela em que vivemos, contribuindo para um olhar plural e desmistificado da criança e adolescente.

Não é difícil lembrar de situações nas quais se pode observar a visão cristalizada e naturalizada. Quem nunca escutou que a infância é a época da inocência ou que a adolescência é essencialmente uma fase de crises existenciais e rebeldia? Essa concepção perpassa não apenas as conversas com amigos ou familiares, mas também a prática de diversos profissionais que lidam diretamente com essa faixa específica da população. A conseqüência mais direta é a falta de escuta e a imposição do olhar adultocêntrico, que findam por impedir a possibilidade de diálogo.

Após algumas reuniões da equipe organizadora do CINE NUCEPEC, nas quais discutiram-se os objetivos, prováveis filmes a ser

exibidos, local da exibição, divulgação e metodologia, finalmente foi estabelecido que as atividades teriam início no mês de abril do ano de 2004.

3 LUZ, CÂMERA, AÇÃO: A METODOLOGIA DO CINE NUCEPEC

No dia 07 de abril de 2004, o CINE NUCEPEC exibiu seu primeiro filme: “As Virgens Suicidas‡‡‡‡”. Inicialmente estabeleceu-se que as exibições seriam quinzenais, às quartas-feiras, às 19h, nas dependências do NUCEPEC. Antes de o filme começar, uma das integrantes da equipe apresentava a proposta da atividade e deixava claro que após a exibição teríamos um momento reservado para a discussão. No decorrer das exibições, tanto o horário quanto o local modificaram-se. Atualmente, o CINE NUCEPEC ocorre em um espaço maior (sala da Pós-Graduação em Psicologia da UFC), às 18:30h.

As exibições são gratuitas e abertas ao público, não se restringindo aos alunos do curso de Psicologia, visando dessa forma contemplar diferentes pontos de vista. Também faz parte dos objetivos dessa atividade proporcionar um espaço agradável e acolhedor para aqueles que comparecerem. Tradicionalmente, antes de iniciar o filme, vendemos o “kit pipoca + refrigerante” a um preço simbólico (50 centavos). O dinheiro arrecadado é utilizado para cobrir custos com locação de fitas ou DVDs, com as pipocas, refrigerantes e com a divulgação.

Após o término do filme, o debate. Integrantes da equipe do CINE e do NUCEPEC facilitam a discussão. É certamente um dos

‡‡‡‡

AS VIRGENS suicidas. Direção: Sofia Coppola. Produção: Francis Ford Coppola, Julie Costanzo, Dan Halsted, Chris Hanley/American Zoetrope e Muse Productions. Roteiro: Sofia Coppola. Elenco: James Woods, Kathleen Turner, Kirsten Dunst, Josh Hartnett e Hanna R. Hall. c2000. 1 DVD (97 min).

momentos mais ricos, pois o público, incluindo os nucepequianos§§§§, opina sobre o que mais achou interessante. É sempre surpreendente dar- se conta da diversidade de pontos de vista. Muitas vezes os comentários direcionam-se para rumos que surpreendem. Outra forma de feedback consiste nas Fichas de Avaliação, entregues para cada pessoa que comparece ao CINE NUCEPEC. Nelas, pode-se opinar sobre os filmes bem como sugerir outros. Dessa maneira, seu percurso constrói-se coletivamente.

Procura-se sempre escolher filmes que abordem temas variados, épocas diferentes, culturas diversas, tendo como “mote” a infância e,ou a adolescência. Até o momento, foram discutidos temas como: gênero, amizade, sexualidade, situações de risco pessoal e,ou social, exploração e abuso sexual de adolescentes, tráfico de seres, relações familiares, estilos de vida, direitos e deveres, repressão, enfim, diferentes vivências de infância e adolescência.

Em 2005, o CINE NUCEPEC abriu espaço para uma parceria com os Grupos de Estudo do NUCEPEC, passando a exibir também filmes que contemplem a infância e a adolescência dentro da particularidade de cada um destes. O primeiro fruto da parceria foi a exibição do filme “O Pequeno Príncipe *****”, que contou com a participação do Grupo de Estudos em Psicologia Analítica.

Ainda em relação aos filmes, vale ressaltar que estes muitas vezes evocam fortes sentimentos, que “transbordam” na fala das pessoas nos momentos de discussão.