• Nenhum resultado encontrado

Procedimentos e instrumentos utilizados na pesquisa

Esta pesquisa envolveu um sistema de utilização da TMSF por meio do telefone celular para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, em que as atividades foram elaboradas pela pesquisadora e, direcionadas aos celulares dos participantes segundo a figura abaixo.

Figura 1–Framework para aprendizagem com SMS Adaptado de Meirelles e Tarouco (2005)

Legendas: Participantes Pesquisadora Servidor de aplicações Operadoras Telefone celular

Na figura acima, observamos duas áreas: pedagógica e tecnológica. As atividades em língua inglesa foram disponibilizadas aos alunos por meio da web/internet (ver Anexo C), seguindo as linhas teóricas apresentadas no Capítulo 2. Com relação à área tecnológica, contamos com a participação de uma empresa particular que presta serviços especificamente Domínio Pedagógico Língua Inglesa Teorias de Aprendizagem INTERNET SMS Domínio Tecnológico

no envio e recebimento de SMS. Destinada ao setor privado, essa empresa não oferece suporte especial ou recursos customizados para a educação. Mesmo assim, utilizamos a prestadora de serviços como repositório para as tarefas de aprendizagem, de onde as informações recuperadas foram transferidas para os celulares dos alunos.

O produto adquirido foi um serviço de envio de mensagens curtas através da Internet. A empresa que oferece o serviço possui conexão direta com os gateways das operadoras, logo as mensagens são enviadas para os celulares dos alunos em um processo semelhante ao envio de um e-mail, com a possibilidade de encaminhar uma mesma mensagem para uma lista de destinatários. Os alunos recebem a mensagem que aparece na tela do celular logo após o envio. As mensagens podem ser arquivadas e há o envio de relatórios em tempo real do caminho percorrido pelas mensagens.

O sistema Web2SMS utilizado permitiu o arquivo das mensagens recebidas, enviadas, a programação de envio de mensagens aos participantes em data e hora preestabelecida, bem como o arquivo de todo procedimento realizado (ver figura abaixo).

Figura 2: Sistema Web2SMS. Fonte: Elaborado pela autora.

Os procedimentos de coleta de dados são descritos a seguir:

1 Questionário respondido pelos participantes (Apêndice A), para a obtenção das seguintes informações: idade, ocupação, modelo de celular, escolha do celular, operadora, utilização do celular, a despeito dos recursos utilizados, utilização do computador e freqüência deste uso, recebimento e envio de mensagem de texto, recebimento e envio de SMS, a quem envia as mensagens, o interesse em participar da pesquisa, número do telefone celular e nome do participante;

2 Mensagens de texto enviadas e recebidas;

3 Notas de campo realizadas no decorrer do processo de coleta de dados; 4 Entrevistas semi-estruturadas realizadas com os participantes (Anexo A).

Iniciamos a pesquisa em janeiro de 2008. No dia 12 de fevereiro de 2008 foi realizada a aplicação do questionário com as turmas e alunos escolhidos. A partir dessa data, os alunos receberam mensagens de texto, durante os meses de fevereiro, março, abril e maio de 2008.

O questionário foi aplicado com o objetivo de investigar o uso que os participantes faziam do celular. Partimos do pressuposto de que os alunos tinham uma experiência prévia com o celular apenas como usuários e para fins pessoais ou profissionais, e não como aprendizes.

As entrevistas ocorreram após as atividades com MALL e tiveram como objetivo colher informações acerca das percepções dos alunos sobre as atividades em si e sobre o celular em suas atividades de língua inglesa.

As entrevistas foram semi-estruturadas, ou seja, a partir de algumas perguntas feitas a todos os participantes outras foram acrescentadas, tendo em vista a resposta dos alunos.

Os registros das entrevistas foram feitos em gravações posteriormente transcritas e digitadas. Não optamos por acrescentar detalhamento de falas, pausas ou outras particularidades, pois não faríamos nenhuma análise mais acentuada do ponto de vista discursivo. A transcrição das entrevistas encontra-se no Anexo A.

As notas de campo são as percepções da pesquisadora ao longo do processo, retratando aspectos inerentes à pesquisa, tanto do ponto de vista técnico, quanto pedagógico e acadêmico. O registro em primeira pessoa reforça a documentação de uma experiência de cunho reflexivo tanto sobre a prática como sobre o desenvolvimento profissional da pesquisadora. As notas de campo mais relevantes para o estudo serão apresentadas.

3.3.1 Tarefas

As tarefas pedagógicas foram elaboradas com a utilização de SMS e procuravam promover e estimular o uso da língua alvo. Assim, foram divididas nas seguintes modalidades:

a) Tarefa direcionada para atividades receptivas: objetivou a estimulação do uso da língua estrangeira e revisão do conteúdo trabalhado em sala de aula.

b) Tarefa direcionada para atividades produtivas: criação e envio de ‘torpedos’ pelos aprendizes.

c) Tarefa direcionada para atividades autônomas: última fase da pesquisa. Nesse estágio ocorre a produção de textos em LE, com certo grau de autonomia.

Os dados foram coletados com a intenção de entender aspectos que influenciam na inserção de atividades de MALL em sala de aula de língua inglesa.

Detalhamos a seguir cada tarefa elaborada, enviado por SMS aos alunos, no período de fevereiro de 2008 a maio de 2008:

Tarefa 1 - Read the article from BBC news. What is the article definition for “favela”. Thank you, Rita.

Tarefa 2 - Unscramble the sentence: goes-she-drugstore-to-the-on-foot. Thank you, Rita. Tarefa 3 - Review- How is the weather today? Is it sunny, cloudy or rainy? Thank you, Rita. Tarefa 4 - Grammar review Complete using present perfect or simple past She--- a cake for us yesterday (to make).

Tarefa 5 - Review: What do you do on a daily basis to maintain your health? Send your answer please, Rita.

Tarefa 6 - Write three things you are doing that are helping you professionally. Thank you for your participation, Rita.

Tarefa 7 - Write a comment. I want to study English because... Thank you for your participation.

Tarefa 8 - Change the sentence into interrogative: I always go to bed before 11 o’clock p.m. Thank you, Rita

Tarefa 9 - Review Choose the correct answer. They_______just arrived at the airport a) has b) have c) had

Tarefa 10 - Choose the best alternative: When you put a large shell against your ear, it_______like the sea. A) sounds b) looks c) feels.

affirmative, negative or interrogative. Thank you, Rita.

Tarefa 12 - Grave as palavras das seções Verbs, Vocab and Expressions no seu celular/compare com o cd/envie sms comentando o que achou desta atividade.

Tarefa 13 - Create your questions in the present perfect tense using ever and the verb provided. Use you/ to rent.

Tarefa 14 - Make up a question for this answer: I put my bills in the drawer, but I don’t know where I put my bag. Escreva só a pergunta e envie. Thanks.

Tarefa 15 - Complete a frase: When I have time I like....

Tarefa 16 - Choose the best alternative; Rick and I ____each other since we were children. A) knew B) know c) have known d) have been knowing. Thanks.

Tarefa 17 - Write a sentence using an expression from the previous lessons. Thank you. Tarefa 18 - English review- Write a sentence about your personal mission.

Tarefa 19 - English review; Escreva a pergunta para a resposta: I do many things in the morning.

Tarefa 20 - English review; The longer they waited…

Tarefa 21 - Write about something interesting you have learned this week in your English class. Thank you.

Tarefa 22 - Listen to a song and write: one word you learned how to pronounce.

Tarefa 23 - Some labels (rótulos) are written in English/Portuguese. Read and send me a word you’ve learned.

Tarefa 24 - Review: Send me a question or a comment on the subject you have learned. Thank you.

Tarefa 25 - Do you need help? Do you have questions about the English language?

Tarefa 26 - Faça o quiz; I’m sorry I can’t go out tonight I have to__my homework. A) to do B) to make.

Tarefa 27 - Continue the story, send it to a friend, ask him/her to continue it. Mrs. William was very excited because she had finally achieved her goal…

Tarefa 28 - Send SMS to a classmate discussing the “inspiration” from your last lesson. (envie seu comentario e a resposta de seu colega).

Tarefa 29 - Continue this sentence I wrote a letter to my sister that lives in the USA... send it to M 9977xx23 and ask her to finish the story.

Tarefa 30 - A, complete the sentence I have achieved many goals but…After that send it to B 8804xx67 and ask him to continue your idea.

Tarefa 31 - Send your classmate a text about an animal and ask her to guess its name. Tarefa 32 - Send your friend a text asking the meaning of a word you don’t know.

Tarefa 33 - Destinatário: 9171xx26 Ask m. 9973xx38 what she has done today. Report me the answer.