• Nenhum resultado encontrado

Fig 9 – Lavra de areia em leito de rio (Alto e Baixo Ipojuca) por dragagem.

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ETAPAS DA PESQUISA

Conforme visto na seção 4, existem várias metodologias de mapeamento geotécnico ligadas ao planejamento urbano. A elaboração da carta geotécnica pode realizar-se de acordo com diversas abordagens. Existe uma convergência entre as diversas metodologias quanto à aplicação do critério de Sistemas de Terreno para a compartimentação das unidades homogêneas. Há, basicamente, três direções metodológicas para se chegar às Unidades de Terreno (UT): por células em uma malha quadrada; por sobreposição de mapas temáticos e por unidades de mapeamento de terrenos (análise integrada). A Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização do município do Ipojuca-PE na escala de planejamento (1:25.000) foi desenvolvida pelo Gegep-LABRRID/UFPE por Coutinho (2014). Sendo assim, esta pesquisa é parte dessa carta e teve como objeto principal contribuir na sua elaboração.

A principal diferença entre o método trabalhado no projeto (COUTINHO, 2014) e o apresentado na presente tese consiste em maior revisão bibliográfica, que apresenta uma abordagem teórica dos principais temas que embasaram a pesquisa, seções 2, 3 e 4, o melhoramento na qualidade de informações geotécnicas das unidades de terreno com a elaboração de um banco de dados de sondagens (SPT e rotativas), com um conjunto de mais de 500 boletins de sondagens, informações de perfil de reconhecimento de solos e poços tubulares (seção 6.8) e ensaios de caracterização geotécnica. Além da caracterização geotécnica da Unidade de Terreno com a utilização do banco de dados de sondagens, foi dado também maior detalhamento na Formação Cabo (seção 7.1). Outra importante contribuição deste trabalho foi a Elaboração do mapa de zoneamento para o aproveitamento de agregados para a construção civil para o município (seção 6.10.3). Em continuidade dos trabalhos do Gegep, dissertações de mestrado foram desenvolvidas buscando estudos de detalhes em áreas geológico-geotécnicos apropriadas. A tese ultilizou dados dessas pesquisas complementares. Assim, a metodologia para elaboração da carta geotécnica de aptidão do município do Ipojuca desenvolveu-se em quatro etapas.

A primeira consiste na organização e elaboração de documentação cartográfica e demais materiais para a elaboração da carta geotécnica – revisão bibliográfica, reuniões, inventário, levantamento de campo, elaboração do sistema para disponibilização dos dados, reestruturação da base cartográfica na escala 1:25.000, elaboração do inventário, elaboração dos mapas básicos e a caracterização geotécnica das unidades de terreno com a criação do banco de dados de sondagens e os resultados dos ensaios de caracterização geotécnica.

Na segunda etapa, iniciou-se o processo de divisão da área em diversas unidades em função das características dos componentes do meio físico analisado, gerando o Mapa de Unidades de Terreno (UT) por meio da aplicação da Metodologia Gegep-UFPE, com a sobreposição e cruzamentos das informações construídas na etapa 1.

A terceira etapa relaciona-se com a elaboração dos mapas temáticos (uso e ocupação da terra, zonas de proteção ambiental e zonas para o aproveitamento de agregados) e cartas de suscetibilidade a movimentos de massa e inundação, todos na escala de planejamento. Todas essas etapas tiveram como objetivo a preparação dos dados e a estruturação dos meios (sistemas e recursos) a serem utilizados na etapa final do trabalho (etapa 4), na qual foi elaborada a Carta Geotécnica de Unidade de Aptidão à Urbanização (UA), na escala de planejamento com a sobreposição e cruzamentos dos resultados obtidos na etapa 2 e 3. Essa carta conta com um quadro-legenda contendo três classes principais de aptidão à urbanização (alta – vermelho; média – laranja e amarelo; e baixa – verde), subdivididas conforme as restrições, uma descrição sucinta das unidades de aptidão, os tipos de processos geodinâmicos, diretrizes/recomendações diferenciadas para cada unidade de aptidão em função dos principais processos encontrados no município, relatório técnico e o banco de dados para armazenamento e processamento dos dados.

Nas etapas de 1 a 3 serão apresentadas, resumidamente, as principais metodologias abordando os aspectos e os temas que auxiliarão na melhor compreensão do assunto tratado nessas etapas. Serão apresentados nessa seção os resultados em forma de documentos cartográficos.

Nas etapas 2 e 4, serão apresentadas uma síntese da metodologia aplicada para a elaboração das UT e UA, e os resultados serão apresentados na seção 7 – Resultados Obtidos e Discussão.

A sequência geral das etapas de trabalho desenvolvidas simultânea ou sucessivamente no presente estudo encontra-se representada no fluxograma apresentado na Figura 6.1.

6.1 REUNIÕES TÉCNICAS

Realizaram-se várias reuniões com a prefeitura, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação com vários objetivos, dentre eles: identificar os principais processos relativos ao meio físico do município, integrar a equipe do Gegep com gestores e técnicos das diversas secretarias do município e trocar experiências com as diversas áreas de conhecimento envolvidas no trabalho (Fotografia 6.1).

Fotografia 6.1 – Reunião técnica da equipe do Gegep com gestores e técnicos da prefeitura do Ipojuca

Fonte: Acervo Gegep, 4 mar. 2015.

6.2 LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES EXISTENTES

Na fase de inventário, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto, foram levantados todos os dados existentes na Prefeitura Municipal de Ipojuca, órgãos públicos, universidades e empresas de engenharia com o intuito de montar uma base de informações referente ao meio físico local. Nesta etapa foram também levantadas as restrições legais que recaem sobre a área municipal, tais como Áreas de Proteção Permanente (APP), Áreas de Proteção Ambiental (APA), delimitação de Áreas de Expansão Urbana, etc.

Os principais órgãos levantados e os documentos adquiridos estão apresentados no Quadro 6.1.

Quadro 6.1 – Locais visitados pela equipe e documentos adquiridos no levantamento de dados existentes (continua)

Orgãos Documentos adquiridos