• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS PARA COLETA E ANÁLISE DOS DADOS

Com o intuito de melhor apresentar os procedimentos utilizados na pesquisa para coleta e análise dos dados em cada uma de suas etapas, mostra-se o Quadro 8.

Quadro 8 – Procedimentos para coleta e análise dos dados nas diversas etapas da pesquisa

Etapas da pesquisa Procedimentos de coleta Objetivo

relacionado

Modelo teórico de governança para redes

de incubadoras - Fontes acadêmicas e fontes de mercado

Objetivo específico (1) Perfil das incubadoras de empresas

associadas à RIC

- Questionário aplicado junto aos gestores das incubadoras de empresas associadas à RIC (perguntas abertas e fechadas).

Objetivo específico (2)

Relação RIC x incubadoras de empresas e práticas de governança realizadas pela RIC

- Documentos (informações disponíveis na

homepage);

- Documentos (acervo disponível na RIC); - Questionário aplicado junto aos gestores das incubadoras de empresas associadas à RIC (perguntas abertas e fechadas).

Objetivos específicos (3) e (4) Aderência da RIC ao modelo teórico de governança para a RIC Abordagens para o modelo (compreensão do contexto da RIC)

- Apresentação do modelo teórico de governança para redes de incubadoras; - Reunião com a presidência da RIC.

Objetivo geral Considerações das

incubadoras de empresas associadas à RIC

- Reunião com os gestores das incubadoras

de empresas associadas à RIC. Objetivo geral Apreciação da

presidência da RIC - Contato com a Presidente da RIC. Objetivo geral Fonte: Elaborado pela autora (2012).

Conforme se observa no Quadro 8, destaca-se que para a consecução do primeiro objetivo específico, foram levantados modelos de governança gerais e aplicados a rede de incubadoras, incubadoras de empresas e a parques tecnológicos. Esse levantamento se deu a partir de fontes acadêmicas nacionais (artigos, dissertações e teses) e internacionais (artigos), além de fontes de mercado (manuais e cartilhas de procedimentos de órgãos reguladores da governança corporativa).

Para a obtenção do segundo objetivo específico, foi aplicado um questionário com os gestores das incubadoras de empresas associadas à RIC (APÊNDICE A).

No que tange ao terceiro e ao quarto objetivos específicos, foram analisados informações disponíveis na homepage da rede, documentos disponíveis no acerco da RIC, além da aplicação de um questionário com os gestores das incubadoras de empresas associadas à RIC (APÊNDICE B).

Para atendimento ao objetivo geral, foi realizada uma reunião com a presidência da RIC, evidenciando o modelo teórico de governança para redes de incubadoras, baseado na literatura e os adaptando à realidade da RIC. Da mesma forma, os gestores que responderam aos questionários foram contactados, com o objetivo de darem considerações acerca do modelo de governança para a RIC. Após recomendações e ajustes efetuados, a Presidente da RIC foi contactada para apreciar o modelo de governança e a adequação com o modelo teórico.

Cabe então salientar a diversidade de procedimentos de coleta dos dados para a consecução dos objetivos propostos na pesquisa em função da necessidade de adequação à finalidade de cada uma das etapas da pesquisa.

A observação não participante foi utilizada durante todo o desenvolvimento da pesquisa para melhor conhecimento e compreensão da rotina dinâmica da rede de incubadoras analisada apara a verificação da aderência ao modelo teórico, com o intuito de facilitar o processo de construção das peculiaridades da rede: a presidência da RIC e os gestores das incubadoras de empresas associadas à RIC que aceitaram participar da pesquisa. Collis e Hussey (2005) ressaltam que na observação não participante não há participação do pesquisador, pois este apenas observa e registra o que as pessoas fazem em termos de ações e de comportamentos.

Cumpre mencionar que os dados primários foram obtidos basicamente por meio de questionários e de reuniões, que foram aplicados junto aos seguintes sujeitos sociais (respondentes): (i) presidente da RIC até dezembro de 2012, Prof. Ary Marques da Silva, (ii) presidente da RIC a partir de 1º de janeiro de 2013, Tecia Vieira Carvalho, e; os gestores das sete incubadoras de empresas associadas à RIC participantes da pesquisa. Para sigilo das informações, as incubadoras foram denominadas da seguinte forma: Incubadora A, Incubadora B, Incubadora C, Incubadora D, Incubadora E, Incubadora F e Incubadora G.

Durante as reuniões ocorridas entre a pesquisadora e a Presidente da RIC, houve uma série de interações entre a facilitadora (autora da pesquisa) e a Presidente da rede nas diversas etapas do processo de geração de conhecimento.

No que tange aos questionários aplicados junto aos gestores das incubadoras de empresas associadas à RIC (APÊNDICE B), com vistas a verificar o relacionamento entre a

rede e as incubadoras associadas, foram utilizadas perguntas abertas e fechadas, buscando-se conhecer a percepção dos gestores acerca desse relacionamento.

Cabe informar que a aplicação dos questionários ocorreu em novembro de 2012 e que as reuniões e os contatos para verificar a aderência da RIC ao modelo teórico de governança ocorreram nos meses de janeiro a março de 2013.

Objetivando a triangulação das fontes de evidências, foram averiguadas as opiniões do presidente da rede e dos gestores das incubadoras de empresas associadas à RIC, visando estabelecer as práticas de governança que são realizadas pela rede. Flick (2004) comenta que a triangulação, inicialmente, era conceituada como uma estratégia para validação dos resultados obtidos, contudo, percebe-se que a intenção da triangulação é de enriquecer e completar ainda mais o conhecimento do método individual.

Destaca-se ainda que além da observação não participante e dos questionários aplicados na pesquisa, alguns documentos também serviram de fonte de informações para a consecução dos objetivos propostos na pesquisa, entre eles: informações disponíveis na

homepage da rede de incubadoras e das incubadoras de empresas associadas à RIC, além do acervo de manuais, Estatuto Social, Regimento Interno, relatórios, planos de negócios e controles internos disponíveis na RIC.

Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e de análise documental. A análise de conteúdo é definida por Bardin (2011) como um conjunto de técnicas de análise, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens.

Em contrapartida, a análise documental objetiva estudar ou analisar um ou diversos documentos para descobrir as circunstâncias sociais e econômicas com as quais podem estar relacionadas. Uma distinção entre a análise de conteúdo e a documental é que a primeira trabalha sobre mensagens, enquanto a última trabalha sobre documentos (RICHARDSON et al., 2008).

Em síntese, a coleta de dados primários foi realizada através de questionários, de reuniões e da observação não participante. Os dados secundários foram obtidos por meio de relatórios internos, fontes acadêmicas e de mercado, e foram analisados por meio da análise de conteúdo e da análise documental.

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS: ADERÊNCIA DA RIC AO