• Nenhum resultado encontrado

Processadores no mercado – AMD e Intel

No documento ME - Arquitetura e Montagem de Computadores (páginas 54-59)

2.2 Processadores e organização

2.2.8 Processadores no mercado – AMD e Intel

É consenso: analistas do mercado consideram a aMd e a intel as duas maio- res empresas no segmento de processadores para microcomputadores. Antes de estudar os principais produtos das suas linhas de produção, vamos conhecer um pouco da história dessas empresas.

A HISTÓRIA DA INTEL

Intel (2012)

Figura 23 − Sede da Intel

Uma das sedes principais da intel Corporation fica na cidade de Santa Cla- ra, no estado da Califórnia (Estados Unidos), no entanto a Intel está fisicamente presente em vários países, inclusive no Brasil. A empresa se destacou no segmen- to de microprocessadores, chipsets para placas-mãe e placas de vídeo, além de milhares de dispositivos presentes em diversas outras tecnologias, como MP3

Players, por exemplo.

Sua história começou por volta de 1970, quando a empresa desenvolveu seu primeiro circuito integrado de memória e se tornou uma das maiores desse seg- mento. Com relação aos processadores, na mesma época, por volta de 1971, a empresa introduziu no mercado seu primeiro processador, chamado de Intel 4004, porém esse microprocessador não teve destaque como fonte de renda nes- se período. Apenas mais tarde alavancou suas vendas, a partir da construção de processadores significativos como o 286, 386 e o 486. Hoje é uma líder de merca- do, dona de uma das arquiteturas mais famosas da atualidade. O seu processador Pentium foi e é um dos seus principais produtos até hoje.

A HISTÓRIA DA AMD

AMD (2012)

Pode até parecer coincidência, mas a sede principal da principal concorrente da Intel fica na cidade de Sunnyvale, também no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Fundada em 1969 e presente em mais de 47 países, a AMD hoje se des- taca por desenvolver tecnologias para notebooks, placas gráficas e consoles de

videogames, como o famoso XBOX360 da Microsoft. Hoje, a AMD está presente

em um terço do mundo com seus produtos.

A AMD também começou a se destacar bem cedo, por volta de 1970, quando lançou seu primeiro aparelho de contador lógico, o am2501. Desde então, man- teve sucesso no desenvolvimento e fabricação de produtos do segmento com- putacional, como os processadores AMD x86, x86-64, K5, k6, Athlon, Sempron, entre outros.

SAIBA

MAIS

Você pode conhecer mais profundamente a Intel e a AMD vi- sitando seus portais na internet: <www.intel.com> e <www. amd.com>.

PRINCIPAIS PRODUTOS – AMD X INTEL

Produzidos por duas empresas contemporâneas e concorrentes no mesmo segmento desde os anos 1970, os produtos da AMD e da Intel passaram por con- secutivas evoluções. Acompanhe no quadro abaixo seus principais produtos e concorrências da sua história evolutiva, até as principais linhas atuais.

Quadro 2 − Principais produtos AMD x Intel

inTel ano Produção / lançaMenTo aMd ano Produção / lançaMenTo Utilizado de 1986 a 1994. Já utilizava a multitarefa, ou seja, diversas tarefas ao mesmo tempo. Am386, Am486 e Am5x86 lançados em 1991. Seu desenvolvi- mento se deu por meio de Engenharia Reversa. Lançado em 1993.

Nascia aqui uma lenda, uma das principais marcas da Intel. Deu-se origem à arquitetura de Pipelines (que executa mais de uma instrução por cada ciclo de clock).

Em 1996 nasce o K6. Sua principal carac- terística era que esse modelo adaptava-se à arquitetura da Intel, e seu custo era muito menor.

Lançados Pentium II (1997) e Pentium III. Trabalhavam com fre- quências que variavam de 450 a 600 Mhz e com dois sistemas de cache (L1 com 32 KB e L2 com 512 KB).

Nascem Athlon e Athlon XP, por volta de 2001. Tinham melhor desempenho em comparação com os processadores da Intel nesta época, devido à nova arquitetura de memória derivada do Alpha.

O Intel Celeron foi lançado em 1998. Caracterizado por ser a segunda linha do Pentium II, sem cache. Posteriormente se lan- çou com cache, tendo uma melhor aceitação no mercado.

Duron e Sempron são lançados em 2000. O Sempron veio mais tarde, em substituição ao Duron, que teve seu preço baixo como prin- cipal característica.

O Pentium 4 foi lança- do em 2000. Aqui já eram presentes quatro transferências por ciclo de clock. Também ficou caracterizado por dissipar muito calor (esquentar bastante).

O Athlon 64 foi lançado por volta de 2005, já como um dos processadores da nova geração que possuíam a tecnologia de 64b. Era baseado na arquitetura de processadores para servidor. Lançado em 2006 o Pentium D, a primeira versão Intel de dois núcleos, baseada na arquitetura do Pentium 4. Neste caso, a arquite- tura simulava dois pro- cessadores, tornando o sistema operacional mais robusto e ágil.

O Athlon 64 X2 foi o pri- meiro processador da AMD com dois núcleos, produzido em 2005. Pesquisas apontam a AMD como melhor arquitetura na nova ge- ração de processadores com dois núcleos.

Por volta de 2006 começa a construção da família Core, com Pentium Dual Core. Ele mais tarde deu origem aos Core i3, i5 e i7.

O Phenom é conside- rado a décima geração dos processadores da AMD, caracterizado pela presença de três ou quatro núcleos. Posteriormente a AMD lança o Phenom 2 (2008).

FAMÍLIA CORE (INTEL) X PHENOM (AMD)

Intel (2012)

Figura 25 − Processador da Intel: Core i7

Com os processadores da linha Core i3, Core i5 e o mais famoso e atual proces- sador da Intel, o Core i7, a empresa se destaca pelo surgimento de novas tecno- logias empregadas nas arquiteturas da família Core, como por exemplo a Hyper

Threading, que realmente faz o processador executar várias tarefas ao mesmo

tempo, além de contar com sistema de virtualização de memória.

AMD (2012)

Figura 26 − Processadores da família Phenom da AMD

Já a aMd, com sua linha de processadores da família Phenom, pode chegar a processadores com seis núcleos para usuários finais de até 3,4 Ghz cada núcleo, o que melhora − e muito − a performance dos sistemas operacionais. Além de ter o seu preço relativamente mais baixo que sua concorrente.

2.2.9 O PROCESSADOR – SUPORTE A VIRTUALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO

No documento ME - Arquitetura e Montagem de Computadores (páginas 54-59)