• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

MODELO – TERMO DE ASSENTIMENTO (Resolução 466/2012 do CNS)

A ORIGEM DA VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Você foi convidado (a) a participar da pesquisa intitulada “A origem da violência nas aulas de Educação Física: a prática pedagógica do professor”, por estar devidamente matriculado na turma do 5º ano e na escola em que a pesquisa será desenvolvida. Devido o aumento dos incidentes de violência no âmbito escolar, a pesquisa analisará a prática pedagógica do professor de Educação Física e as ocorrências de manifestações de violência durante as aulas e terá como objetivos identificar, compreender e discutir os principais fatores desencadeadores de violência nas práticas pedagógicas da área de Educação Física.

Você será convidado a responder um questionário sobre a violência durante as aulas de Educação Física. O questionário será individual e realizado na própria escola e no período de aula. O pesquisador também realizará observações de algumas aulas de Educação Física num período mínimo de quatro meses sem nenhuma intervenção e coletará os dados observados por meio de diário de campo e filmagens.

A pesquisa apresenta riscos mínimos a você, visto que não será exposto a nenhum tipo de modificação intencional que venha a interferir na sua integridade fisiológica, psicológica ou social. A probabilidade de risco prevista refere-se à complexidade do tema violência e sua relação com experiências sociais e individuais negativas. A exposição de opiniões pessoais em responder questões relacionadas à pesquisa e a presença do pesquisador no questionário e nas práticas pedagógicas pode gerar eventuais constrangimentos, estresses e desconfortos. Diante dessas situações, tais riscos poderão ser controlados pelos procedimentos metodológicos da pesquisa, e se necessário for, poderá ocorrer sua suspensão, uma vez que utilizaremos todos os procedimentos éticos para preservar o seu bem estar.

Você terá garantido pausas durante a entrevista, a liberdade de não responder qualquer pergunta que considerar constrangedora e poderá interromper a entrevista a qualquer momento. Em caso de encerramento da entrevista por qualquer fator descrito acima, o pesquisador solicita autorização para estabelecer contato posterior, para verificar os possíveis danos ocasionados e proceder quanto a novas orientações e encaminhamentos a profissionais especialistas e serviços disponíveis, visando o seu bem-estar.

Os dados obtidos na pesquisa serão utilizados para fins científicos e você poderá utilizá-los em benefício próprio ao tornar-se consciente e crítico acerca da temática pesquisada e desenvolver comportamentos e atitudes sociais positivas.

Para participar deste estudo o responsável por você deverá autorizar e assinar um termo de consentimento. O responsável também poderá retirar o consentimento ou interromper a sua participação a qualquer momento.

A sua participação é voluntária e a qualquer momento estará livre para recusar ou desistir. A recusa ou desistência não lhe trará nenhum prejuízo, seja em sua relação ao pesquisador, à Instituição em que estuda ou à Universidade Federal de São Carlos.

Todas as informações obtidas por meio da pesquisa serão confidenciais e você terá assegurado o sigilo sobre sua participação em todas as etapas do estudo. Caso haja menção a nomes, serão atribuídas letras e números, com garantia de anonimato nos resultados e publicações que impossibilita sua identificação.

Você receberá uma cópia deste termo que consta o telefone, o endereço pessoal e o e-mail do pesquisador principal e pode solicitar esclarecimentos sobre o projeto e sua participação, agora ou a qualquer momento.

________________________________ Prof. Dr. Douglas Aparecido Campos

(pesquisador principal) Endereço: Cidade: Fone: E-mail: ________________________________ Tiago Lepre Mello

(aluno de pós-graduação) Endereço:

Cidade: Fone: E-mail:

Declaro que entendi os objetivos, riscos e benefícios da minha participação na pesquisa. Sei que a qualquer momento poderei solicitar novas informações, e o meu responsável poderá modificar a decisão de participar se assim o desejar. Tendo o consentimento do meu responsável já assinado, declaro que concordo em participar dessa pesquisa. O pesquisador me informou que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar que funciona na Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, localizada na Rodovia Washington Luiz, Km. 235 - Caixa Postal 676 - CEP 13.565-905 - São Carlos - SP – Brasil. Fone (16) 3351-8110. Endereço eletrônico: cephumanos@ufscar.br

Local e data:____________________________________________________________

APÊNDICE “C”

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

MODELO – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (Resolução 466/2012 do CNS)

A ORIGEM DA VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

O seu filho (a) foi convidado (a) a participar da pesquisa intitulada “A origem da violência nas aulas de Educação Física: a prática pedagógica do professor”, por estar devidamente matriculado na turma do 5º ano e na escola em que a pesquisa será desenvolvida. Devido o aumento dos incidentes de violência no âmbito escolar, a pesquisa analisará a prática pedagógica do professor de Educação Física e as ocorrências de manifestações de violência durante as aulas e terá como objetivos identificar, compreender e discutir os principais fatores desencadeadores de violência nas práticas pedagógicas da área de Educação Física.

Seu filho (a) será convidado a responder um questionário sobre a violência durante as aulas de Educação Física. O questionário será individual e realizado na própria escola e no período de aula. O pesquisador também realizará observações de algumas aulas de Educação Física, num período mínimo de quatro meses sem nenhuma intervenção e coletará os dados observados por meio de diário de campo e filmagens.

A pesquisa apresenta riscos mínimos a seu filho (a), visto que não será exposto a nenhum tipo de modificação intencional que venha a interferir na sua integridade fisiológica, psicológica ou social. A probabilidade de risco prevista refere-se à complexidade do tema violência e sua relação com experiências sociais e individuais negativas. A exposição de opiniões pessoais em responder questões relacionadas à pesquisa e a presença do pesquisador no questionário e nas práticas pedagógicas pode gerar eventuais constrangimentos, estresses e desconfortos. Diante dessas situações, tais riscos poderão ser controlados pelos procedimentos metodológicos da pesquisa, e se necessário for, poderá

ocorrer sua suspensão, uma vez que utilizaremos todos os procedimentos éticos para preservar o bem estar de seu filho (a).

Seu filho (a) terá garantido pausas durante a entrevista, a liberdade de não responder qualquer pergunta que considerar constrangedora e poderá interromper a entrevista a qualquer momento. Em caso de encerramento da entrevista por qualquer fator descrito acima, o pesquisador solicita autorização para estabelecer contato posterior, para verificar os possíveis danos ocasionados e proceder quanto a novas orientações e encaminhamentos a profissionais especialistas e serviços disponíveis, visando o bem-estar de seu filho (a).

Os dados obtidos na pesquisa serão utilizados para fins científicos e seu filho (a) poderá utilizá-los em benefício próprio ao tornar-se consciente e crítico acerca da temática pesquisada e desenvolver comportamentos e atitudes sociais positivas.

A participação de seu filho (a) é voluntária e a qualquer momento poderá desistir de participar e retirar seu consentimento. A recusa ou desistência de seu filho (a) não lhe trará nenhum prejuízo, seja em sua relação ao pesquisador, à Instituição em que estuda ou à Universidade Federal de São Carlos.

Todas as informações obtidas por meio da pesquisa serão confidenciais e seu filho terá assegurado o sigilo sobre a participação de seu filho (a) em todas as etapas do estudo. Caso haja menção a nomes, serão atribuídas letras e números, com garantia de anonimato nos resultados e publicações que impossibilita sua identificação.

Você receberá uma cópia deste termo que consta o telefone, o endereço pessoal e o e-mail do pesquisador principal, e poderá solicitar esclarecimentos sobre o projeto e a participação de seu filho (a), agora ou a qualquer momento.

________________________________ Prof. Dr. Douglas Aparecido Campos

(pesquisador principal) Endereço: Cidade: Fone: E-mail: ________________________________ Tiago Lepre Mello

(aluno de pós-graduação) Endereço:

Cidade: Fone: E-mail:

Declaro que entendi os objetivos, riscos e benefícios da participação de meu filho (a) na pesquisa e concordo em autorizar sua participação. O pesquisador me informou que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar que funciona na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, localizada na Rodovia Washington Luiz, Km. 235 - Caixa Postal 676 - CEP 13.565-905 - São Carlos - SP – Brasil. Fone (16) 3351-8110. Endereço eletrônico: cephumanos@ufscar.br

Local e data:____________________________________________________________

APÊNDICE “D”