• Nenhum resultado encontrado

3 MÉTODOS

3.3 PROPOSTA DE SOLUÇÃO

A proposta de solução deste trabalho é a partir da fundamentação teórica aplicar os métodos de implementação do BPM, a fim de que seja possível a modelagem e automação do processo de recrutamento e seleção de pessoas da Empresa Todo! Soluções em Tecnologia, com o auxilio da ferramenta BPMS Bonita Open Solution.

A seguir a Figura 26 ilustra a proposta de solução deste projeto:

class Proposta de Solução

Análise crítica do processo Modelagem do processo Mapeamento do processo atual Implantação da solução Estudo da ferramenta Bonita Open Solution Pesquisa bibliográfica BPMN Processos de negócios BPM MODELAGEM E AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS DE UMA

EMPRESA DE TI Recrutamento e seleção

de pessoas

Figura 26 – Proposta de Solução Fonte: Elaboração dos autores.

3.4 DELIMITAÇÃO

Os tópicos que serão apresentados a seguir não entrarão no escopo deste projeto por não haver a necessidade de abrir ramificações muito extensas, pois o objetivo é centrar os conceitos métodos e práticas de forma que o abordado na revisão seja posto em prática no desenvolvimento. Seguem abaixo os tópicos:

a) histórico sobre BPM;

b) comparação entre ferramentas BPMS;

c) detalhes sobre ferramentas BPMS específicas;

d) aplicação prática de todos os elementos da notação BPMN; e) detalhes abrangentes sobre a ferramenta Bonita Open Solution. f) implantação do sistema de automação em ambiente de produção; g) monitoração do processo;

h) otimização do processo;

Mesmo sendo colocados como delimitações do projeto estes itens e funcionalidades devem ser reconhecidos, pois possibilitam uma maior robustez e expandem o conhecimento, por este motivo muitos desses serão colocados como trabalhos futuros dos autores.

4 MODELAGEM

O planejamento e a modelagem, conforme apresentado no capítulo Erro! Fonte

de referência não encontrada., são as duas primeiras etapas do ciclo do BPM tomado como

guia para esta proposta prática. Portanto, neste capítulo se dá inicio a este ciclo, onde serão apresentados os métodos de planejamento, a modelagem utilizando-se de uma ferramenta BPMS, além do detalhamento das atividades que compõem o processo.

4.1 A EMPRESA

A Empresa Todo! Soluções em Tecnologia, que partilha desse interesse por BPM em seus processos, atua como parceira na proposta prática elaborada neste trabalho.

Esta possui uma estrutura de negócio dividida em quatro Torres:  Inovação e Inteligência em CRM.

 Gestão de Ambientes de TI.  Soluções e Software e Engenharia.

 Gestão de Serviços e Aplicativos. (TODO, 2011).

A Todo! Soluções em Tecnologia está entre as dez maiores empresas de Tecnologia da Informação do Brasil, e hoje conta com mais de trinta clientes de diversos setores da economia. (TODO, 2011).

A matriz está localizada em São Paulo. No centro da capital paulista fica a Unidade de Treinamento. Existem ainda filiais em Alphaville (Soluções de Software), Rio de Janeiro (Centro de Excelência) e Florianópolis (Centro de Soluções). (TODO, 2011).

4.1.1 Departamentos

Para entender melhor posteriormente o processo que será automatizado, deve-se primeiramente conhecer a hierarquia e funcionamento da empresa dentro de determinados setores.

A empresa constitui-se em vários setores como: setor de gestão, comandado pelo gestor imediato (diretor), seus gerentes e coordenadores que comandam as equipes de desenvolvimento da empresa; seguido do setor de recursos humanos, que tratam de todas as questões administrativas e de recursos humanos; outro setor que pode ser citado é o setor de infraestrutura, que gerencia redes, computadores, ou seja, toda infraestrutura da empresa.

Estes são os departamentos mais atuantes e têm seus processos direta ou indiretamente interligados, o que torna propício uma gestão qualificada de processos.

4.2 O PLANEJAMENTO

O alinhamento estratégico desenvolvido juntamente com gestores da empresa Todo! Soluções em Tecnologia objetiva-se em aplicar BPM em um processo que esteja em constante execução, porém de modo informatizado, buscando a partir deste sua automação.

Para buscar o processo pioneiro da aplicação do BPM na empresa, algumas etapas que compõem o planejamento devem ser executadas. Segundo Baldam et al (2008) estas etapas compreendem algumas atividades de fomentam a captura de informações e sua relevância diante do contexto organizacional, são estas:

 Definição dos processos-chave: esta consiste em identificar quais são os processos que tem melhor desempenho dentro da empresa, quais tem o pior, quais são as ameaças no mercado, etc.

 Identificar os pontos fracos dos processos da empresa: identificar quais aspectos a empresa deixa a desejar em seus processos, quais estão gerando maior tensão, quais etapas dos processos falta maior comunicação, etc.

 Identificar oportunidades: o que a empresa pode oferecer de novo aos seus clientes (novas abordagens, produtos, serviços).

 Processos em execução sem problemas podem passar por melhorias: não identificar apenas os processos críticos da empresa, que necessitam de melhoria, mais buscar encontrar aspectos a serem otimizados dentro dos processos que são atualmente executados em perfeita conformidade.

 Classificar a ordem de prioridade dos processos: analisar e apresentar de forma clara os processos ordenados por suas prioridades diante dos negócios empresariais.

 Identificar ao time de projetos de processos e às áreas envolvidas as diretrizes e especificações básicas desejadas a partir do planejamento.

 Planejar e controlar as tarefas necessárias à implantação.

4.2.1 Escolha do Processo

Dentre os inúmeros processos que a empresa Todo! Soluções em Tecnologia dispõe e diante das etapas de planejamento propostas por Baldam, a escolha foi de um processo comum em um ambiente organizacional, o processo de seleção e recrutamento de candidatos às vagas disponíveis na empresa.

A escolha deste se dá pelos seguintes motivos:  É um processo-chave da empresa.

 É um processo constante em qualquer organização, e um diferencial neste pode trazer resultados positivos para a empresa.

 A automatização deste processo possibilita a aplicação de técnicas mais eficazes de avaliação de candidatos.

 Delegar funções específicas aos atores do processo.  Obter estatísticas de admissões da empresa.

A automação deste e a futura implantação em ambiente de produção, poderá propiciar o uso de ferramentas de monitoramento e sua consequente otimização, criando neste um “espelho” para os demais processos da empresa.

4.2.2 Escolha da Ferramenta BPMS

Atualmente no mercado, inúmeras ferramentas possibilitam a modelagem de processos de negócio, porém para este projeto a busca é de uma ferramenta BPMS que possa dar suporte às etapas de modelagem, automação e execução dos processos. Além disso, deve ser uma ferramenta open source, com suporte a notação BPMN.

Além das características definidas anteriormente para a escolha da ferramenta BPMS, Baldam et al (2008) defende que uma ferramenta BPMS de modelagem de processos deve possuir algumas características desejáveis, no qual se destacam:

 Facilidade de desenho do processo.  Padrões de simbologia pronta para uso.  Correções de fluxo com facilidade.  Integração com banco de dados.

 Possibilidade de agregar informações relevantes às atividades (ex.: regras, competências, valor da atividade, sistemas usados, documentos e dados gerados, etc.).

 Publicação dos modelos dos processos e documentação relevante em ambiente facilmente acessível a todos (ex.: intranet).

Na busca pela ferramenta BPMS que melhor se encaixaria no projeto, foram realizados testes nas ferramentas JBPM 5.1 da JBoss, Intalio e Bonita Open Solution.

O framework JBPM da JBoss atende todos os ciclos do BPM e é open source, porém de acordo com os item descritos por Baldam, deixa a desejar na possibilidade de agregar informações relevantes às atividades, pois tornou muito complexa a forma de criação de formulários, de atribuição de regras, etc.

A ferramenta Intalio assim como o JBPM atende todo o ciclo do BPM, é mais simples e mais intuitivo na criação dos modelos, porém a definição de regras e as transições de valores entre as variáveis de cada atividade torna a visibilidade do fluxo muito complexa, dificultando a manutenção do processo.

A ferramenta Bonita Open Solution (BOS) atende todos os itens anteriormente apresentados, tanto para o objetivo final, quanto para esta etapa de modelagem. Por este motivo é utilizada como ferramenta BPMS do projeto.

4.2.2.1 Bonita Open Solution como Ferramenta para Modelagem de Processos

O Bonita Open Solution é uma ferramenta BPMS da empresa Bonita Soft e é distribuída como ferramenta open source. Segundo Soares (2011 apud Rigsby, 2011), o BOS tornou-se uma ferramenta que democratizou o BPM, pois possui funcionalidades antes encontradas somente em ferramentas comerciais, e isso atrai todos os públicos que têm interesse na área de gerenciamento de processos.

O BOS é formado por três componentes: o Bonita Studio; o Bonita BPM Engine; e o Bonita User Experience.

Dentre estes, para a modelagem do processo de negócio, é utilizado apenas o Bonita Studio. A seguir a Figura 27 apresenta o ambiente de modelagem do Bonita Studio:

Figura 27 - Ambiente de Modelagem Bonita Studio Fonte: Elaboração dos autores.

Na Figura 27 é possível perceber que o Bonita Studio possibilita uma modelagem intuitiva, com uma aba no canto esquerdo da imagem com os elementos da notação BPMN, que podem ser arrastados diretamente para a área do processo. No inferior da imagem a barra de propriedades que mostra as propriedades de cada item selecionado, além de um menu com importantes funcionalidades, como simulação do processo modelado, que permite simular

fenômenos reais do processo sem a necessidade de executá-lo, possibilitando a otimização do mesmo.

Documentos relacionados