• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTAS DE CORREÇÃO E COTAÇÕES

No documento Outros Percursos 11º Ano (páginas 47-50)

GRUPO I

A

1.1. O aumento dos preços dos combustíveis como forma de renovação dos hábitos/comportamentos dos cidadãos, nomeadamente a troca dos trans- portes privados pelos públicos.

1.2. - Aumento dos combustíveis (“Os combustíveis atingem preços nunca vistos” – linha 1); - Cortes salariais (“Enquanto o salário encolhe” – linha 7);

- Desadequação entre os transportes públicos e as necessidades dos cidadãos (“Desde que existam e respondam às necessidades dos ci- dadãos que deles precisam.” – linhas 11-12).

1.3.1. A oportunidade de mudar de meio de transporte.

1.4.1. Metáfora – “para quem não pretende queimar parte significativa do ordenado” (linhas 9-10) – ao serviço da crítica da autora, denunciando as di- ficuldades económicas de muitos cidadãos.

1.4.2. Ironia – “Nem tudo é negativo.” (linha 8) – ao serviço da crítica da autora, propondo uma al- ternativa, irrealizável, para atenuar a negativi- dade da situação.

1.4.3. Antítese – “Enquanto o salário encolhe, o preço que pagamos quando abastecemos o depósito do automóvel cresce na proporcionalidade.” (li- nhas 7-8) – ao serviço da crítica da autora, inten- sificando as dificuldades económicas de muitos cidadãos.

1.5. O uso da frase interrogativa (linha 7); os conselhos que se depreendem no último parágrafo.

1.6. Recurso à exemplificação para confirmar a li- gação entre a indiferença dos responsáveis po- líticos relativamente às questões ambientais e as catástrofes que têm ocorrido.

B

Resposta de caráter pessoal. No entanto, o aluno deverá:

— referir-se à intenção do cartoonista (cartoon reve- lador de preocupações ambientais);

— construir um texto coerente, baseando-se nos ele- mentos que compõem a imagem (analisar, por exemplo, o contraste entre as cores);

— respeitar o limite de palavras proposto.

GRUPO I A 1.1... 10 pontos 1.2... 15 pontos 1.3.1... 10 pontos 1.4.1... 5 pontos 1.4.2... 5 pontos 1.4.3... 5 pontos 1.5... 10 pontos 1.6... 10 pontos B... 30 pontos GRUPO II 1... 30 pontos 2... 20 pontos

GRUPO III ... 50 pontos

Teste A

Assinala corretamente:

10 afirmações – 30 pontos; 9 afirmações – 24 pontos; 7 ou 8 afirmações – 18 pontos; 5 ou 6 afirmações – 12 pontos; 3 ou 4 afirmações – 6 pontos.

4 ou 5 correspondências corretas – 20 pontos; 2 ou 3 correspondências corretas – 12 pontos; 1 correspondên- cia correta – 4 pontos.

GRUPO I

A

1.1. Valoriza excessivamente o período de gestação, entendido como uma fase da vida feminina em que a dor estaria associada à vida.

1.2. Passado

– verbos no pretérito perfeito: “endeusámos”, proclamámos” (…);

– verbos no pretérito imperfeito: “recebiam”, “imploravam” (…);

– expressão temporal: “há 20 anos”; Presente

– verbos no presente do indicativo: “continuam”, “são” (…);

– advérbio de tempo: “agora”.

1.3. Realçar o modo de pensar da época, nomeada- mente o facto de a sociedade considerar que a

mulher que recorria a analgésicos para atenuar a dor do parto não reunia as qualidades necessárias para ser mãe.

1.4. – marcas da 1.ª pessoa: “Ainda me lembro”; (linha 6) – advérbios: “Felizmente” (linha 15), “Finalmen -

te” (linha 20);

– expressão parentética: “(será que agora pas - sa?)” (linha 10);

– adjetivação expressiva: “cristalizados” (linha 2); “desígnio divino” (linha 5).

B

Resposta de caráter pessoal. No entanto, espera-se que o aluno oriente o seu texto, obedecendo aos aspetos elencados, para o cuidado que se deve ter relativamente ao fácil acesso das crianças aos medicamentos/deter- gentes... GRUPO I A 1.1... 15 pontos 1.2... 15 pontos 1.3... 20 pontos 1.4... 20 pontos B... 30 pontos GRUPO II 1... 35 pontos 2... 15 pontos

GRUPO III ... 50 pontos

GRUPO II

1. A)F; B)F; C)V; D)V; E)F; F)F; G)V; H)V; I)F; J)V.

2.1.d); 2.2.a); 2.3.f); 2.4.c); 2.5.b).

GRUPO III

(Ver as orientações do GAVE, nomeadamente os cri - térios de classificação para a produção de um texto que visa avaliar a expressão escrita do aluno).

Teste B

(Ver as orientações do GAVE, nomeadamente os cri té - rios de classificação para a produção de um texto que visa avaliar a expressão escrita do aluno)

GRUPO II

1.1. b); 1.2.d); 1.3.c); 1.4.a); 1.5.a); 1.6.c); 1.7.b). 2. A.– F; B.– V; C.– V; D.– F; E.– V.

GRUPO III

GRUPO I

A

1. O excerto insere-se no desenvolvimento, terceiro capítulo, no momento em que orador distingue, individualmente, as virtudes dos peixes, concre- tamente, o passo em que evidencia as qualidades de torpedo e quatro-olhos.

2. Torpedo apresenta como característica principal o facto de, no momento em que está a ser pescado, evitar que isso se concretize, utilizando, para se de- fender, descargas elétricas que fazem tremer o braço do pescador, obrigando-o a largar a cana. O pregador, estabelecendo um paralelismo entre os pescadores do mar e os pescadores da terra, reflete acerca da inúmera variedade deste últimos, meta- forizados nas “varas”, “ginetas”, “bengalas”, “bas- tões” e “cetros”, afirma a sua “voracidade” e o modo como se apropriam dos bens, (cidades, rei- nos), interrogando-se e mostrando o seu espanto pela inatividade dos que estão a ser “pescados”, “Pois é possível que, pescando os homens cousas de tanto peso, lhes não trema a mão e o braço?!” (linhas 16-17).

3. Santo António, através da sua palavra (fez tremer 22 pescadores destes), conseguiu comover e demover aqueles que tinham comportamentos de- sonestos, levando-os não só a emendar-se mas também a devolver o fruto dos roubos, elevando, assim, o valor da doutrina pregada pelo Santo.

4. Após ter descrito os quatro-olhos como peixinhos dotados da capacidade de se livrarem dos perigos vindos de dois elementos, uma vez que Deus lhes deu “quatro-olhos”, interroga-se sobre os desígnios do próprio Deus, pois dota uns de grandes capaci- dades para se defenderem e permite que outros vivam cegos e na ignorância, numa alusão clara aos povos indígenas do Maranhão que vivem abando- nados e maltratados.

B

A vida de Vieira decorreu, essencialmente, no Brasil onde se dedicou à pregação, o que no século XVII constituía uma maneira de ser escutado por todas as camadas sociais.

Elegeu o Maranhão como seu local predileto, aí pregou o “Sermão de Santo António”. Pretendendo

GRUPO I A 1... 15 pontos 2... 20 pontos 3... 15 pontos 4... 20 pontos B ... 30 pontos GRUPO II 1... 35 pontos 2... 15 pontos

GRUPO III ... 50 pontos

Teste A

alcançar os fins da oratória, docere, delectare, movere, aí se tornou um acérrimo defensor dos direitos dos índios, vítimas da ganância e corrupção dos colonos. A sua luta não se ficou pelas críticas, às quais nem a Igreja escapou. Vieira agia, tendo mesmo obtido do rei

um documento reconhecendo aos Jesuítas a jurisdição sobre os Índios. Visando “preservar o são para que se não corrompa”, metaforizou nos peixes os homens e satirizou a sociedade do seu tempo: os vaidosos, os parasitas, os traidores, os ambiciosos. (129 palavras)

GRUPO II

1.1. c); 1.2.a); 1.3.d); 1.4.a); 1.5.b); 1.6.a); 1.7.c). 2.1.c); 2.2.d); 2.3.e); 2.4.f); 2.5.a).

GRUPO III

GRUPO I

A

1. Exórdio – final do capítulo I do Sermão de Santo An- tónio, de Padre António Vieira; momento da refe- rência a St.º António e justificação da escolha do auditório – peixes, tal como o fez o santo referido.

2. St.º António, exemplo de homem/pregador a se- guir, pelas virtudes que apresenta; comemoração do dia do santo (13 de junho de 1654), festividade que, segundo Padre António Vieira, deverá impli- car uma pregação seguindo o modelo do santo (“nas festas dos santos é melhor pregar como eles, que pregar deles.” – linhas 26-27);

2.1.– pregador (“Pregava Santo António em Itália” – linha 6);

– homem puro (“uns pés, a que se não pegou nada da terra, não tinham que sacudir.” – linhas 13-14); – perseverante (“mas não desistiu da doutrina.” –

linha 17); (…):

3. De acordo com o excerto, emendar os vícios da terra (“Muitas vezes vos tenho pregado nesta igreja, e noutras, de manhã e de tarde, de dia e de noite, sempre com doutrina muito clara, muito sólida, muito verdadeira, e a que mais necessária e impor- tante é a esta terra, para emenda e reforma dos ví- cios que a corrompem.” (linhas 29-31);

GRUPO I A A 1... 15 pontos 2... 15 pontos 2.1... 10 pontos 3... 15 pontos 4... 15 pontos B... 30 pontos GRUPO II 1... 35 pontos 2... 15 pontos

GRUPO IIII ... 50 pontos

No documento Outros Percursos 11º Ano (páginas 47-50)