• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.2 COLETA DE DADOS

3.2.2 Técnica e procedimento de coleta de dados

3.2.2.1 Protocolo das entrevistas

As entrevistas têm como objetivo investigar a postura e ações dos entrevistados com relação às interações no SRI, a fim de construir o cenário dos processos comunicacionais entre seus atores. Não se utiliza questão eliminatória.

As informações que integram o protocolo de entrevistas, detalhado ao longo do texto seguinte, constam no Quadro 12. As questões, que constam do Apêndice C, foram agrupadas em 3 blocos principais. O primeiro bloco de perguntas se refere aos atores do SRI, ou instituições, o segundo aos agentes, ou pessoas que efetivam os contatos no sistema e o terceiro aborda questões relativas ao desempenho comunicacional, tanto dos atores quanto dos agentes inseridos no SRI.

Quadro 12 - Classificação dos blocos, objetivos e questões de entrevistas.

OE * ID BLOCO OBJETIVOS DO BLOCO QUESTÕES

GERAIS PERGUNTAS BASE TEÓRICA

1 2 4 1 Percepção posicional da instituição em relação aos outros integrantes do SRI.

Formas de participação e/ou contribuição no sistema.

• Como você classificaria seu conhecimento sobre Sistema Regional de Inovação, considerando 1 – inexistente, 2 - mínimo, 3 - pouco, 4 – bom, 5 - muito bom. Comente. • Em relação a interações, a comunicação com os demais atores do SRI, como você classificaria a atuação de sua instituição, considerando 1 - inexistente, 2 - raramente atuante, 3 - pouco atuante, 4 - atuante, 5 - muito atuante. Justifique, cite alguns pontos positivos e negativos.

• Quais são as principais atividades

desenvolvidas com os outros atores do sistema?

Cooke (1997, 2007); Cooke, Uranga e Etexbarria (1997); Labiak Jr. (2012). 3 4 2 Percepção posicional do agente na instituição e em relação aos integrantes das redes que formam o SRI. Formas de envolvimento são mais frequentes com os outros atores. As interações mais produtivas no ambiente de inovação se efetivam em redes formais ou informais.

• Qual a função/cargo do agente de contatos de sua instituição, a pessoa atuante nos processos comunicacionais entre os atores do SRI? • Em relação a frequência dos contatos com os demais integrantes do sistema, como você classificaria, considerando 1 - inexistente, 2 - raramente, 3 - pouco frequente, 4 - frequente e 5 - muito frequente. Justifique.

a. Ator governamental: prefeitura e suas divisões de inovação ( )

b. Ator de fomento: instituições financiadoras () c. Ator empresarial: empresas e indústria ( ) d. Ator institucional: associações, federações, etc. ( )

e. Ator de habitats de inovação: incubadora de empresas ( )

f. Ator de conhecimento científico: instituição de ensino superior ( )

• A confiança na imagem/marca/

representatividade ou crença nos sistemas em que uma instituição está inserida, ou ainda a confiança em uma determinada pessoa, exerce papel importante nas escolhas em relação aos outros atores do SRI? Em outras palavras, negociar com uma instituição que tem reconhecimento no mercado ou com uma pessoa em que se tem confiança influencia no momento da escolha da parceria para negociação? Em que sentido? Castells (1999); Asheim e Cooke (1997). 3 4 3 Percepção sobre o desenvolvimento do processo comunicacional no sistema. A comunicação entre os atores do SRI representa um fator facilitador ou obstáculo no desenvolvimento do SRI. Possíveis barreiras comunicacionais,

• Em uma escala de 1 a 5, o quanto você concorda com a afirmação: o fator confiança pode ampliar a comunicação e potencializar o desenvolvimento do SRI, sendo 1 - discordo totalmente, 2 - discordo, 3 - não concordo nem discordo, 4 - concordo, 5 - concordo totalmente.

• Em uma escala de 1 a 5, o quanto você concorda com a afirmação: a ausência de

Castells (2005), Asheim e Cooke (1997); Sachs (1993); Berlo (1985); Santaella (2001); Giddens (1991); Rousseau et al. (1998); Stoner e Freeman

que constituem impedimento ao desenvolvimento do SRI, têm origem institucional ou caráter pessoal.

confiança pode diminuir a comunicação e inibir o desenvolvimento do SRI, sendo 1 - discordo totalmente, 2 - discordo, 3 - não concordo nem discordo, 4 - concordo, 5 - concordo totalmente. • As interações comunicacionais no SRI, como busca de financiamentos, cooperação técnica, informações, seguem apenas normas e regras ou existe uma rede de interações informais entre as pessoas que participam do sistema? Comente.

• Qual o meio de interação mais utilizado nos processos comunicacionais que ocorrem com outros atores do SRI, considerando 1 - inexistente, 2 - raramente, 3 - pouco frequente, 4 - frequente e 5 - muito frequente.

a. face a face ( ) b. e-mail ( )

c. videoconferência ( ) d. telefone ( )

e. encontros formais em eventos políticos ( ) f. encontros formais em eventos empresariais ( ) g. encontros formais em eventos institucionais () h. encontros formais em eventos acadêmicos ( ) i. encontros informais em eventos acadêmicos () j. encontros informais em restaurantes ( ) k.encontros informais em bares ( ) l. encontros informais em cafés ( )

m.encontros informais em eventos externos ( ) n.outro ( ) Qual? ___________________ •Em relação aos fatores que representam barreiras para uma comunicação eficiente entre os atores do SRI, com qual intensidade os seguintes se apresentam, considerando 1 - nenhuma, 2 - baixa, 3 - indiferente, 4 - considerável e 5 - alta. Comente. a.legislação ( )

b.hierarquia ( ) c.apatia ( ) d.desconfiança ( )

e.diferenças de linguagem ( )

f.inconsistência nas comunicações verbais e não- verbais() g.percepções diferentes ( ) h.atitudes ( ) i.sistema sociocultural ( ) j.nível de conhecimento ( ) k.habilidades comunicativas ( ) l.clareza nas ideias ( )

m.processos informacionais inerentes as instituições ( ) n.informações truncadas ( ) o.informações sonegadas ( ) p.burocracia ( ) q.comportamento ( ) r.desinteresse ( ) s.experiências anteriores ( ) t.outro ( ) Qual? ________________________ •Com que frequência os fatores relacionados facilitam a comunicação entre os atores do SRI, considerando 1 - inexistente, 2 - raramente, 3 - pouco frequente, 4 - frequente e 5 - muito frequente. a.Proximidade física ( ) b Sinergia ( ) c Relatórios ( ) d Empatia ( ) e Legislação adequada ( )

f Canais eficientes de comunicação ( ) g Confiança ( )

h Entrevistas, matérias (mídia impressa, eletrônica, difital) ( )

(1999); Gil (2001).

i Comportamento ( ) j Congressos ( ) k Palestra ( )

• Considerando a afirmação: As redes sociais descritas a seguir contribuem para a comunicação no SRI. Considere 1 - discordo totalmente, 2 - discordo, 3 - não concordo nem discordo, 4 - concordo, 5 - concordo totalmente. a. Facebook ( ) b. Youtube ( ) c. WhatsApp ( ) d. Facebook Messenger ( ) e. Instagram ( ) f. Twitter ( ) g. LinkedIn ( ) h. Skype ( ) i. Snapchat ( ) j. Pinterest ( )

•Teria uma sugestão para melhorar o fluxo comunicacional entre os atores do SRI? Fonte: A autora (2019).

Optou-se por mesclar as questões com perguntas abertas e a utilização de escala tipo Likert (1932) com cinco pontos, estimulando o entrevistado a elaborar comentários e justificativas mais abrangentes. Justifica-se a opção pelo fato de que em respostas com processo de escala de mensuração o respondente interpreta a questão, recupera elementos subjetivos relevantes, formula um julgamento baseado no aspecto subjetivo experenciado e escolhe uma resposta (TOURANGEAU; RASINSKI, 1988), promovendo, desta forma, mais eficiência e confiabilidade à ferramenta de recolha de dados.

Apesar da característica eliminatória de algumas questões, estas não se configuram como quesito classificatório. No entanto, as entrevistas que não respondessem aos objetivos por desconhecimento do respondente sobre o assunto, como no caso da questão inicial que trata do entendimento sobre SRI, seriam consideradas um grupo a parte para não comprometer os resultados. Não ocorrendo total desconhecimento por parte de nenhum dos participantes, não houve necessidade de separação de grupos.

Quadro 13 - Construção teórica do protocolo de entrevistas.

ASPECTO TEÓRICO PRINCIPAIS AUTORES ASPECTO PRÁTICO ID BLOCO

Construto SRI Cooke (1997, 2007), Cooke, Uranga e Etexbarria

(1997) Reconhecimento 1

Hélice sêxtupla Labiak Jr. (2012) Noção de abrangência 1 - 4

Redes Castells (2005), Asheim e Cooke (1997) Pertencimento 2 - 3

Sustentabilidade Sachs (1993) Ações 3

Construto comunicação

Berlo (1985), Santaella (2001), Giddens (1991), Rousseau et al. (1998), Taylor (1993, 2007), Baldissera (2008).

Processos comunicacionais 3 - 4

Barreiras de

comunicação Stoner e Freeman (1999), Gil (2001) Efetividade 3 - 4 Fonte: Autoria própria (2019).

A constituição do protocolo de entrevistas é composta a partir de pesquisas que delineiam o caminho seguido para a elaboração do roteiro das questões da entrevista, conforme Quadro 13. O aspecto teórico é formado pelo conceito de Sistema Regional de Inovação de Cooke (1997, 2007), pela evolução do perfil sistêmico do SRI nos estudos de Labiak Jr. (2012), pela noção de redes nas interações no SRI de Castells (2005), Asheim e Cooke (1997), pelo viés sustentável do desenvolvimento do SRI Ainda, pelo construto Comunicação tratado pelos autores Berlo (1985), Santaella (2001), Giddens (1991), Rousseau et al. (1998), e pela abordagem dos problemas comunicacionais das pesquisas de Taylor (1993, 2007), Baldissera (2008), Stoner e Freeman (1999), Gil (2001).

A documentação das entrevistas constitui-se, inclusive, do formulário Contextualização da Entrevista, apresentada no Apêndice D. Este foi adaptado para efetuar registros de informações sociodemográficas do entrevistado, bem como detalhes sobre o contexto em que é realizada a entrevista, inclusive as observações da pesquisadora sobre o entrevistado (RICHARDSON, 2015; FLICK, 2017). O preenchimento do formulário iniciou- se com a definição da amostra e o registro de informações obtidas por e-mail; seguindo na entrevista com os dados básicos do respondente e da instituição que representa, além de observações da pesquisadora; finalizando com outras informações recebidas por e-mail. Este formulário, apesar de não estar disponibilizado devido à confidencialidade de dados, pode fornecer informações complementares para efeito de estatística.

Justifica-se a observação do contexto pelo fato de que as respostas são centrais investidas de sentimentos intensos, demonstrando urgência ou insatisfação; ou periféricas indicando indiferença em relação a pessoas ou situações. Entre os elementos observados estão o ambiente onde foi realizada a entrevista, a entonação da voz, expressões faciais e corporais, ou seja, observações gerais sobre a comunicação não verbal do entrevistado, sem seguir critérios absolutos (TURATO, 2000).

Neste sentido, importa considerar a possibilidade de ocorrer pequenas mudanças de direcionamento no transcorrer da entrevista, apesar de existir um roteiro inicial, pois a depender das colocações e posturas assumidas pelo entrevistado altera-se a sequência. Da mesma forma, a experiência em uma entrevista pode influenciar o pesquisador nas entrevistas seguintes, porém o foco permanece o mesmo durante a pesquisa.

Ao final da entrevista, o entrevistador se compromete a enviar a transcrição da entrevista para que o entrevistado tenha possibilidade de esclarecer alguns detalhes, dúvidas

caso queira (GODOY, 2005). Pois, segundo Fraser e Gondim (2004), este procedimento confere legitimidade à pesquisa qualitativa.