• Nenhum resultado encontrado

PROTOCOLO DE INVESTIGAÇÃO

No documento O JOGO DAS POSIÇÕES SOCIAIS: (páginas 74-78)

Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A

2.1 PROTOCOLO DE INVESTIGAÇÃO

A revisão sistemática (RS) viabiliza a sumarização de estudos relativos a potencialmente todas as temáticas. Esse tipo de recurso metodológico se atém ao rigor, à cientificidade e replicabilidade dos passos para conceder acesso às informações mais relevantes, dificilmente identificáveis pelo critério da aleatoriedade. Em sintonia com o exposto, Sampaio e Mancini (2007, p. 84) defendem que a revisões sistemáticas “podem apresentar resultados conflitantes e/ou coincidentes, bem como identificar temas que necessitam de evidência, auxiliando na orientação para investigações futuras”. Esse tipo de levantamento

A

bibliográfico é constituído essencialmente por cinco passos: definição/formulação da questão de pesquisa; busca por evidências; revisão e seleção dos estudos; análise da qualidade metodológica dos estudos; apresentação dos resultados (Ibidem, 2007).

No tocante ao primeiro passo da RS, formulou-se a seguinte pergunta de pesquisa: a partir da seleção e análise de artigos científicos disponíveis em periódicos nacionais e internacionais, esta pesquisa visa saber que concepções de cidadania são propostas e defendidas pela Educação em Ciências enquanto área de pesquisa e quais as implicações para a elaboração de reflexões concernentes à BNCC?

Seguindo os pressupostos de Sampaio e Mancini (2007, p. 85), a busca por evidências teve início “com a definição de termos ou palavras-chave, seguida das estratégias de busca, definição das bases de dados e de outras fontes de informação a serem pesquisadas”.

Para a identificação do descritor mais adequado para dar acesso fidedigno aos artigos publicados, o recurso denominado de Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) foi consultado. Nele está presente o vocabulário padronizado a partir da reunião de termos e conceitos presentes em documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec). As palavras e acepções tem como parâmetro a própria estrutura conceitual da educação enquanto campo de pesquisa.

Após a consulta ao Thesaurus chegou-se aos seguintes descritores: “ensino de ciências” and cidadania (língua vernácula); “educação em ciências” and cidadania (Língua Portuguesa); “science teaching” and citizenship (língua inglesa);

“science education” and citizenship (Língua Inglesa). Apenas o operador booleano

“and” foi utilizado. A matriz conceitual a seguir (figura 3) ilustra o processo de identificação automatizada de descritores válidos para a pesquisa científica por intermédio do instrumento thesaurus do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Figura 3

Matriz conceitual para a Educação proposta pelo Brased.

Fonte: Brasil (2019).

Desenvolveu-se uma busca combinada nas seguintes bases de dados:

Education Resources Information Center (ERIC); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade Federal de Goiás (BDTD/UFG). A finalidade de tal combinação foi aumentar o alcance da análise e a representatividade dos dados. A primeira base é patrocinada pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com concessão de acesso à literatura sobre pesquisas com ampla adesão temática na área da educação. A segunda base consiste numa biblioteca eletrônica com aproximadamente 650 periódicos com acesso aberto e distribuídos na América Latina, Portugal, Espanha e África do Sul.

Foram desconsiderados os materiais classificados como literatura cinzenta (relatórios, atas e memorandos em geral) e admitidos apenas aqueles categorizados como literatura branca (obras que seguem padrões preestabelecidos de classificação, catalogação, edição e recuperação). Nesse sentido, somente artigos científicos nos quais um ou mais termos remetentes às discussões sobre cidadania e educação em ciências estivessem no título e/ou nas palavras-chave. Os textos correspondentes a esse critério de escolha, passariam para o segundo nível de

triagem mediante leitura do resumo. Os trabalhos com abordagem explícita da temática em seus resumos foram arquivados para leitura e análise na íntegra.

Para efeito desta pesquisa considerou-se apenas os textos publicados de 2010 a 2020 e no formato artigo científico por ser um dos veículos mais recorrentes no processo de divulgação científica. A escolha do recorte temporal levou em consideração as discussões dos últimos 10 anos sobre a relação da Educação em Ciências com a cidadania. Também se observou a existência de discussões sobre o currículo escolar ainda que a abordagem não fosse diretamente vinculada ao contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A opção pelo período de uma década se deu em função de possíveis trabalhos sobre a BNCC, com discussões iniciais propostas a partir de 2009 (PINHÃO; MARTINS, 2016). Pensa-se que as discussões sobre cidadania por intermédio de publicações da educação e mais estritamente da educação em ciências precisam contemplar o debate sobre o currículo escolar. Evidentemente que nem todos os textos se dedicam a esse propósito e isso não aponta para uma fragilidade do estudo. O que pode sinalizar para uma lacuna no âmbito das publicações científicas é a ausência de estudos que relacionem cidadania, educação em ciências e currículo.

Depois de proceder com os critérios de inclusão e exclusão dos textos encontrados iniciaram-se os dois últimos passos da RS que consistiram no estudo sobre os aspectos teórico-metodológicos dos artigos e na explicitação dos resultados. A técnica de leitura utilizada em associação com a RS é chamada de leitura informativa e aconteceu em quatro fases de acordo com Cervo e Bervian (2007): pré-leitura ou leitura de reconhecimento (fase preliminar com exploração voltada para a seleção de documentos afins com os critérios da pesquisa e adequada ao início de revisões da literatura); leitura seletiva (identificação de informações fundamentais mediante ferramenta de busca acionada pelo atalho Ctrl + F. Buscou-se pelo termo cidadania); leitura crítica ou reflexiva (identificação da ideia central do texto, reflexão por meio de análise, comparação, diferenciação e síntese); leitura interpretativa (etapa mais complexa que envolve apreensão da totalidade do estudo com maior ênfase nas ideias centrais, estabelecimento de relações com a problemática do estudo). Os protocolos de investigação estão representados nos quadros 3 e 4 a seguir.

Quadro 1

Protocolo de pesquisa número 1 da revisão sistemática Tipos de publicação artigos científicos

Recorte temporal 2010-2020

Bases de dados ERIC;

SciELO

Descritores (língua portuguesa) “ciências naturais” e cidadania;

“ensino de ciências” e cidadania;

“educação em ciências” e cidadania;

Descritores (língua inglesa)

“natural sciences” and citizenship;

“science teaching” and citizenship;

“science education” and citizenship Operadores booleanos and; or

Fonte: autoria própria.

Quadro 2

Protocolo de pesquisa número 2 da revisão sistemática Tipos de publicação Teses e dissertações

Recorte temporal 2010-2020

Base de dados Biblioteca digital de teses e dissertações da Universidade Federal de Goiás (BDTD/UFG).

Descritores (língua portuguesa)

“ciências naturais” e cidadania;

“ensino de ciências” e cidadania;

“educação em ciências” e cidadania;

Descritores (língua inglesa) Não aplicáveis Operador booleano e

Fonte: autoria própria.

No documento O JOGO DAS POSIÇÕES SOCIAIS: (páginas 74-78)