• Nenhum resultado encontrado

Deise Cristine Freitas Thais Vargas dos Santos

O evento intitulado Jornada de Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias foi planejado com intuito de socializar os resultados alcançados na proposta Caminhos de Leitura Virtual pelo RS/Brasil. O evento consistiu em uma das atividades finais na pesquisa, conforme previsto no cronograma do projeto.

O evento ocorreu no dia 02 de setembro de 2013 no auditório da FACED- PUCRS e foi direcionado a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino, mas também teve a participação de alunos da graduação e pós-graduação da área de Letras.

Antes da realização do evento, a equipe realizou encontros para definir a programação bem como os processos de divulgação e organização de modo geral. No primeiro encontro, foram estabelecidas a data de realização do evento, a forma de divulgação e a programação. Cada integrante da equipe ficou responsável por uma tarefa.

Para a divulgação do evento foram utilizados diversos elementos, tais como: cartazes, site e mailing. Para conhecimento dos professores da rede pública estadual, as informações gerais sobre o evento foram encaminhadas através de correio eletrônico para os responsáveis das Coordenadorias Regionais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (CREs). A divulgação foi realizada com aproximadamente dois meses de antecedência, para que os interessados em participar pudessem se organizar previamente. Nesse período de dois meses, uma bolsista da equipe foi designada para acompanhar o processo de inscrição do público interessado.

As informações sobre o evento também foram encaminhadas para a secretaria da Faculdade de Letras da PUCRS para que houvesse a divulgação também aos acadêmicos de Letras interessados.

A abertura do evento contou com a presença da coordenadora do projeto e do CELIN, Profª. Dr. Vera Wannmacher Pereira, e dos representantes das escolas Luciana de Abreu e Getúlio Vargas - Coordenadora Pedagógica Carol, e a

professora de língua portuguesa, Evelize Domingues, representando a Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu e o professor de língua portuguesa Leandro Lemes do Prado, representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas.

Inicialmente a coordenadora se apresentou ao público, contextualizou o evento e passou a palavra aos demais componentes da mesa. Após a apresentação ao público a coordenadora deu as boas-vindas a todos, desejando um bom trabalho.

O evento teve início com a palestra da Profª. Dr. Vera Pereira. A professora abordou os fundamentos teóricos que embasam a pesquisa: processamento cognitivo da leitura, estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura, gênero e tipo textual, planos linguísticos, elementos de coerência e coesão textual.

A professora explicou os tipos de processamento e como eles ocorrem em situações práticas, exemplificou as estratégias a partir de situações específicas de leitura. Também esclareceu a diferença entre gênero e tipo textual, enfatizando o trabalho com as regras de coesão e coerência, presentes nas atividades desenvolvidas no projeto.

Na sequência, a professora fez a demonstração de alguns softwares desenvolvidos no CELIN (Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem), resultantes de projetos anteriormente desenvolvidos sob sua coordenação. Mostrou também os e-books que foram criados a partir de pesquisas realizadas.

Durante a palestra, a professora Vera fez referência à sua vivência profissional e trouxe relatos de situações vividas em sala de aula, as dificuldades, os sucessos e principalmente as perspectivas quanto ao futuro da educação. Esses momentos propiciaram a participação dos professores, que relataram as suas experiências, compartilhando questionamentos comuns.

A segunda palestra apresentou os detalhes referentes à pesquisa do projeto Caminhos de Leitura Virtual pelo RS/Brasil. A exposição foi proferida pela doutoranda Thais Vargas e pela bolsista Deise Freitas. Nesse momento foram apresentados: a equipe que constituiu o projeto; a origem da proposta, as etapas de realização da pesquisa; os objetivos gerais e específicos; as questões de

pesquisa; o processo de produção das atividades de compreensão leitora; a organização do ensino e da pesquisa; e, por fim, os instrumentos de pesquisa elaborados.

Também foram apresentados os blogs criados para a postagem dos comentários dos alunos, bem como alguns comentários selecionados para exemplificação do processo de postagem ao longo da realização do projeto.

No período da tarde, os bolsistas Jonas Saraiva e Karine Monteiro demonstraram o software utilizado no projeto. Eles fizeram, com a participação do público algumas das atividades. O objetivo era demonstrar aos professores a organização e o funcionamento do software, bem como o estilo das atividades propostas. Foi demonstrado que o software é de fácil utilização tanto por professores como por alunos e que o sistema é totalmente interativo.

Após o intervalo, a bolsista Alice Paim apresentou os dados da pesquisa, baseados nos resultados dos pré e pós-testes realizados pelos alunos e também nos blogs das turmas. Ela mostrou as tabelas com o desempenho individual dos alunos e a média alcançada pelas turmas que participaram do projeto. Na comparação entre pré e pós-testes, foi possível constatar que o projeto contribuiu para o aumento do desempenho da compreensão leitora dos alunos e para o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos dos sujeitos.

O final do evento contou com a participação dos professores das escolas participantes, que apresentaram relatos da experiência com o projeto desenvolvido. A professora Evelize Domingues, professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, fez seu relato acompanhada de um grupo constituído de cinco alunos, convidados pela equipe para também relatarem a sua experiência com o projeto.

A professora descreveu como aconteceu o processo de adaptação dos alunos com o projeto e as dificuldades encontradas como, por exemplo: a falsa crença dos alunos de que “somente pode ser considerada leitura aquela que for obtida por um grande clássico literário, imposta por obrigação”; o fato de que alguns alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nunca haviam acessado um computador, e várias outras situações adversas, etc.

Segundo a professora Evelize, ao final do projeto, vencidas as dificuldades iniciais, o resultado foi positivo e foi possível observar a qualidade do

aproveitamento dos alunos com a melhora na compreensão leitora, na ortografia, no vocabulário e no raciocínio. Mas o progresso não foi só linguístico, “o aumento de afinidades e respeito com a aprendizagem dos colegas foi determinante para um bom trabalho em equipe”, afirmou a professora.

O professor Leandro Prado, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas, iniciou seu relato retomando suas experiências anteriores com o uso de computadores em sala de aula e afirmou que a experiência prévia foi fundamental para uma boa condução do projeto PROUCA.

Segundo o professor, problemas como memória do computador, estrutura e espaço físico das salas, problemas técnicos da máquina, conexão com a internet, entre outros, são situações que devem ser consideradas quando o computador é utilizado como ferramenta de trabalho em sala de aula. Ainda segundo o professor, outra situação extremamente importante era como utilizar a máquina de forma didática, ou seja, “como dar aulas de língua portuguesa utilizando somente o computador?”. A resposta para essa última questão foi o projeto, pois ele possibilitou dar aulas utilizando o computador sem as dificuldades encontradas anteriormente.

Ao relatar sua experiência para o público, o professor falou “Havia um software que interagia com o professor e o aluno e essa interação não era aleatória, tinha um objetivo específico: ensinar determinado conteúdo, de forma organizada e direcionada.”. Ao final do seu relato o professor reafirmou a importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem, mas enfatizou que é importante “ter consciência do limite da tecnologia e do lugar do professor”.

No encerramento da Jornada, a professora Vera Pereira agradeceu a presença do público, os professores participantes do projeto, Evelize Domingues e Leandro Prado, o grupo diretivo das escolas que participaram do projeto, os bolsistas que constituíam a equipe de pesquisa, os alunos e os seus familiares, presentes no evento.

Documentos relacionados