• Nenhum resultado encontrado

UTILIZAR AVALIAÇÃO

E. Puzzle animal

- As crianças devem construir um dos 7 animais da história da Handa

- Pintar o puzzle F. Despedida

- Reagiram de forma positiva à atividade do cartão

- Não havendo cartões para todos tirarem algumas crianças ficaram tristes

- As crianças são participativas mas perdem o interesse muito rapidamente

- Interagem umas com as outras

- Algumas crianças tiveram dificuldade em montar o puzzle

- Nem todas as crianças tiveram oportunidade de escolher o animal que pretendiam

- As crianças mostraram interesse na atividade do planisfério

- Questionaram que animais existiam nos outros continentes?

A educadora: A coordenadora:

- A dedicação da Carolina nesse projeto é notável. A ideia do planisfério (e a qualidade do produto) foi chave nesta atividade assim como nas outras que seguiram, tentando desta forma reciclar quanto mais os recursos disponibilizados às educadoras).

143 Observação:

Sala dos 4 anos

Hoje quando entrei na sala duas crianças dirigiram-se a mim e perguntaram se eu iria ler a história da Handa novamente.

Pedi que se sentassem no tapete e recordei o que tínhamos feito na sessão anterior. Eu: da última vez que estivemos juntos estivemos a contar a história da Handa e a provar os frutos da sua cesta, hoje vamos conhecer melhor os animais…ainda se lembram dos animais da história?

Algumas crianças referiram alguns dos animais

Tirei a minha sacola com vários cartões cada um com um animal da handa num total de 7 cartões. Pedindo às crianças que tirassem um cartão e mostrasse aos restantes colegas.

Perguntei quem queria ser o primeiro a tirar um cartão. Todos colocaram o dedo no ar e tive que ser eu a tomar a difícil decisão de escolher uma criança. A primeira criança levantou-se e foi a centro tirou a imagem de uma zebra. Questionei-os sobre a cor da zebra. “Preta e branca” responderam. Dei-lhes algumas curiosidades sobre a zebra como o fato de as suas riscas serem para se camuflar e confundir os predadores como os leões.

As crianças começaram a ficar irrequietas começando a ter conversas em paralelo com os amigos.

Outra criança foi escolhida por mim e comecei a perceber que existiam crianças tristes de não serem escolhidas mandando o ar para fora mostrando desagrado. A avestruz foi o animal seguinte e sabe-se pouco sobre este animal. Eu” a avestruz tem asas mas não voa, corre muito rápido para fugir aos predadores”. Comecei a perceber que as crianças estavam a perder cada vez mais o interesse e ima aumentando o volume da conversa.

Os animais seguintes foram o macaco e a girafa mas comecei a dizer cada vez menos curiosidades porque percebi que não estavam interessados. Perguntei apenas pelo som o macaco fazia e se eles sabiam porque a girafa tinha a língua tão grande.

Os três animais que restavam: elefante, papagaio e veado forma igualmente apresentado de forma rápida.

O objetivo seria ter um planisfério para as crianças pudessem colocar as imagens que crie destes animais da Handa no continente em que eles vivem. Este material não estava comigo pelo que avancei para o puzzle.

Para esta atividade pretenda-se que as crianças montassem um puzzle de papel. Criei puzzles com 6 e 9 peças. Questionei a educadora sobre a facilidade/dificuldade que as crianças sentiriam em montar os puzzles. A educadora pôs de parte a ideia do puzzle de 9 peças dizendo que as crianças não seriam capazes de o fazer. Assim coloquei à escolha das crianças o puzzle de um macaco, veado, zebra, girafa.nem todas as crianças tiveram oportunidade de escolher a imagem que pretendiam pelo nº de peças e pela falta de puzzles suficientes de cada exemplar.

As crianças sentaram-se nos seus lugares de trabalho, nas mesas e coloquei a imagem de um puzzle completo em cada mesa para que tivesse mais facilidade em montar.

Para eu própria saber o número de peças e o seu encaixe numerei as peças e fui dando pela ordem as crianças. Uma das crianças compreendeu logo e assim que lhe ia dando as peças ela ia montando o puzzle.

144 Outras crianças tiveram mais dificuldade precisando do nosso apoio para completar o puzzle. Querendo responde ao plano de sala da educadora introduzindo os animais selvagens e deixando um registo desse trabalho acabei por desenvolver este puzzle, atividade que não estava pensada no nosso plano.

Quando a minha coordenadora chegou trouxe consigo o planisfério e pudemos sentar novamente as crianças no tapete. Fiz uma pequena introdução simples do que era um planisfério e perguntei se queriam conhecer o local onde os animais da história da Handa viviam.

Uma das crianças respondeu “não!” a educadora pegou nela e levou-a para fora da sala para a voltar a trazer algum tempo depois, assim que entrou a criança pediu desculpa. Esta ocorrência demostra um ponto de vista ético muito diferente daquele que estamos a tentar instituir, ponto de vista esse, que está também

relacionado com as metodologias e praticas da escola.

As crianças mantinham total atenção á medida que ia mostrando os animais e com bostik os colocava nas suas casas como dizia.

Uma vez que a história da handa se passa em áfrica os animais têm toda essa proveniência. Quando viram que os animais ficavam todos no continente verde-áfrica perguntaram “ e então os outros continentes?”. Questionei-os se gostariam de conhecer animais de outros continentes e todos responderam que sim, ficando aqui um mote para a próxima sessão.

145

E)

Data: 15-03-2013

Destinatários: Sala dos 4-5 anos Tempo Previsto: 30 min

A partir da :Leitura e Exploração da História: “ A Surpresa de Handa”

TEMA OBJETIVOS METODOLOGIA MATERIAIS A

UTILIZAR AVALIAÇÃO Um novo animal - Criar um animal Imaginário atribuindo-lhe nome - Dar espaço às crianças para serem criativas

a. Apresentação

Lembram-se o que fizemos da última vez que estivemos juntos?

b. Vamos colocar os animais nas suas casas Continuação da atividade introdução de novos animais de diferentes continentes

(Escolher de uma sacola o animal e colocá-lo no mapa)