• Nenhum resultado encontrado

QUADRO 5: PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PBA-CG

2 CAPÍTULO: Considerações Metodológicas 2.1 – A natureza da pesquisa:

QUADRO 5: PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PBA-CG

Alunos Idade no período da coleta de dados Nunca freqüentou a escola Freqüentou A escola Profissão Renda mensal A1 37 anos X Doméstica -

A2 40 anos X Ajudante de Pedreiro Inferior a um

salário mínimo.

A3 42 anos X Faxineira Inferior a um

salário mínimo

A4 52 anos X Faxineira Inferior a

um salário

mínimo

A5 58 anos X Doméstica -

A6 58 anos X Doméstica -

A7 60 anos X Doméstica -

A8 68 anos X Vendedor Salário

Mínimo

A9 75 anos X Aposentada/Doméstica Salário

Mínimo

A10 75 anos X Aposentada/Doméstica Salário

mínimo

2.4 – A coleta de dados

Os dados foram coletados durante o período de 18 de fevereiro até setembro de 2008, totalizando 46 encontros de práticas efetivas em sala de aula na área de Língua Materna e mais 08 encontros para observação do planejamento e aplicação de entrevistas gravadas e encerramento, num total de 72 horas de trabalho.

A nossa pesquisa desenvolveu-se em várias etapas, as quais obedecem à seguinte sequência:

1° - Aplicação de uma entrevista para saber como foi a formação inicial da professora-alfabetizadora no PBA-CG

2º - Entrevista com a professora-alfabetizadora sobre sua concepção de leitura, escrita, produção de texto e letramento.

3º - Entrevista com os alunos sobre sua concepção de leitura e escrita. 4º - Gravação e acompanhamento das aulas de Língua Materna.

5º - Acompanhamento do planejamento e preparação das atividades da professora- alfabetizadora em sua residência.

6º - Planejamento das atividades com a professora.

7º - análise do material didático da professora antes da formação inicial proposta pelo PBA – CG (como fazia antes).

8 º - Análise do material da formação inicial feita pelo programa.

9º - Análise do material didático da professora na formação continuada.

2.5 – Contextualizando as aulas de ensino/aprendizagem em LP no PBA-CG Esta pesquisa, que consistiu em observar e participar das aulas de Língua Materna, tendo em vista o processo de ensino/aprendizagem de leitura, escrita e produção, foram coletados, como já foi dito anteriormente, na residência da professora-alfabetizadora do PBA-CG da Rede Estadual da Paraíba.

A escolha dessa turma se deu pelo fato de que a professora-alfabetizadora se prontificou a colaborar com a pesquisa e era de suma importância para nós conhecermos como, na realidade, funcionam as aulas de Língua Materna neste Programa, já que é foco central do PBA formar o alfabetizando um cidadão crítico e participativo.

As aulas funcionavam no turno noite, das 7:00 às 9:00, no entanto, em decorrência dos atrasos dos alunos, alguns chegavam tarde do trabalho, às vezes só se iniciavam às 7:30min. As aulas de LM eram dadas geralmente nas segundas e quartas-feiras (quando havia alteração, a professora nos comunicava) e equivaliam a 1:00 a 2:00. Um dia da semana era reservado pelo Programa para o professor

planejar e preparar suas atividades (sempre nas quintas-feiras). Os demais dias a professora reservava para a disciplina de matemática.

As aulas de LM, conforme a professora-alfabetizadora, seriam planejadas tendo em vista os conteúdos básicos para a Alfabetização de EJA. Essa relação de conteúdos foi entregue durante a formação inicial para todos os professores que iriam trabalhar no programa, os conteúdos compreendiam: linguagem e matemática. Como nossa a pesquisa se trata de Língua Materna, levamos em consideração os conteúdos de linguagem, que são os seguintes (ver anexo C):

Listagem de atividades do PBA-CG

1- identificação do nome;

2- letras que compõem o nome; 3- contagem das letras do nome; 4- escrita do próprio nome; 5- leitura do nome;

6- escrita do nome completo;

7- agrupamento de outros nomes que iniciam com a letra do próprio nome; 8- conjunto e subconjunto dos nomes que iniciam com a mesma letra;

9- descrição de pessoa, objetos, ambientes, cenas e situações (ampliação do vocabulário);

10- grafismo com letra de forma maiúscula; 11- palavras iniciadas com vogais;

12- leitura de rótulos e embalagens; 13- identificação e leitura de símbolos;

14- identificação de vários tipos de textos (bula,receita,aviso,lista de compras,material,carta,poema, etc.)

15- leitura de pequenas palavras; 16- escrita de pequenas palavras; 17- leitura e escrita de pequenos textos.

Com base na listagem de atividades, podemos notar que a concepção de linguagem focalizada se divide em dois eixos: (a) língua escrita: alfabeto – vogais e consoantes, palavras, letras maiúsculas e minúsculas; (b) símbolos, tipos de textos,

leitura escrita. Neste contexto, a proposta de alfabetização no PBA-CG se restringe ao domínio da leitura e da escrita enquanto código, limitando o processo de ensino- aprendizagem e o conhecimento de mundo desta clientela.

Além disso, como informação da professora-alfabetizadora, fazia parte do PBA-CG que o coordenador, mensalmente, tivesse contato com o professor para planejamento e acompanhamento da turma. No entanto, no decorrer do curso, segundo a professora, só aconteceram quatro encontros. Desses quatro encontros, no dia 28/05/2008, a coordenadora entregou algumas atividades (ver anexo D) para serem aplicadas em sala, cujos textos são: “O garotinho chamado amor”, “Mães malvadas” (Dr. Carlos Hecktheuer, 2004), “Cadê minha casa” (Ângela Leite de Souza, 1990) e “Saúde: utilidade pública – DENGUE” (Ricardo Zea Salas Garcia). Considerando o público alvo, os textos distribuídos são infantilizados, uma vez que não possibilita ao aluno desenvolver o seu senso crítico, pois o assunto abordado pouco tem significado para a sua realidade.

Nas aulas de Língua Portuguesa, desenvolviam-se atividades de leitura, produção de texto e conhecimentos linguísticos. Contamos com aproximadamente 20h de aulas gravadas e anotações de campo. O quadro 6, a seguir, descreve as aulas analisadas, apresentando informações sobre a turma observada: o dia das aulas, o número de alunos por aula, os instrumentos de coleta de dados, os conteúdos ministrados e/ou atividades desenvolvidas, as fontes dos textos trabalhados.

QUADRO 6: AS AULAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LP DO PBA-CG Data d e Alu n o s Du raç ão Inst . de Co leta

Atividades desenvolvidas e/ou conteúdos

abordados Fontes dos Textos

18/02/2008 10 2h -Gravação e anotação de

campo

-Dinâmica: „A propaganda”

-Ilustração por parte dos alunos de objetos para serem propagados.

-Escrita do seu nome na propaganda feita. -Troca da propaganda ilustrada c/os colegas. -Apresentação da propaganda do colega, vendendo o produto.

-Identificação, no cartaz, das vogais nos nomes dos alunos.

-Identificação dos colegas da sala que começavam com a mesma letra.

-P/casa: escrever palavras iniciadas c/vogais.

19/02/2008 06 2h -Gravação e anotação de campo

-Dinâmica: música – “Como vai você?”

-Elaboração de crachás contendo o nome do aluno.

-Correção da atividade de casa no cartaz.

-Registro das palavras dos colegas que eles não escreveram.

-Identificação das vogais e leitura-oral coletiva das palavras.