• Nenhum resultado encontrado

47 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

48 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

A) avaliar se o trabalho realizado é compatível com as conclusões obtidas.

B) examinar se os objetivos dos procedimentos do trabalho foram alcançados.

C) identificar os assuntos que deverão ser submetidos à consulta de membros mais experientes.

D) certificar se o trabalho concluído foi realizado de acordo com as normas técnicas.

E) verificar se foram levantados assuntos significativos para consideração adicional.

Resolução:

NBC PA 01, A34.

A supervisão do trabalho inclui o seguinte:

· acompanhar o andamento do trabalho;

· considerar a competência e habilidade individual dos membros da equipe de trabalho, se eles têm tempo suficiente para realizar seu trabalho, se entendem as instruções recebidas e se o trabalho está sendo executado de acordo com a abordagem planejada;

· tratar dos assuntos significativos que surgem durante o trabalho, considerar sua importância e modificar a abordagem planejada de maneira apropriada; e

· identificar assuntos para consulta a membros mais experientes da equipe de trabalho, ou para sua consideração durante o trabalho.

Gabarito: C

CESPE – SEFAZ – AL/2020

Situação hipotética: Determinado auditor, após realizar conferência de cálculos, concluiu que o saldo da conta de estoques estava relevantemente distorcido, embora o saldo não estivesse efetivamente nessa condição.

Assertiva: Nesse caso, o auditor incorreu no risco de aceitação incorreta.

A “aceitação incorreta” ou a “rejeição incorreta” são riscos que ocorrem na amostragem. Logo, como a assertiva não indica que se trata de um exame mediante amostragem, já ficaria prejudicada a menção desses institutos. Por outro lado, admitindo-se que a assertiva descreve uma amostragem, o risco envolvido seria o risco de rejeição incorreta, pois a amostra fora rejeitada por conter distorção, quando na realidade não continha. Logo, rejeitada indevidamente.

Gabarito: errado.

Reveja tais conceitos:

49 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções

Gabarito: ERRADO

CESPE - AUFT - TCU/2011

A hipótese de o auditor se equivocar ao manifestar opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante constitui, na acepção das normas brasileiras de contabilidade um tipo de risco considerado insignificante.

Resolução:

As normas se preocupam em tratar o risco de auditoria, que é o risco de o auditor expressar uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes.

NBC TA, A33

Para fins das NBC TA’s, o risco de auditoria não inclui o risco de que o auditor possa expressar uma opinião de que as demonstrações contábeis contêm distorção relevante quando esse não é o caso. Esse risco geralmente é insignificante. Além disso, o risco de auditoria é um termo técnico relacionado ao processo de auditoria; ele não se refere aos riscos de negócio do auditor, tais como perda decorrente de litígio, publicidade adversa ou outros eventos surgidos em conexão com a auditoria das demonstrações contábeis.

Resposta certo

CESPE - AUFC - TCU/2013

Os auditores não podem examinar todas as possíveis evidências que eliminariam os riscos de um julgamento equivocado. Um desses possíveis riscos é o risco inerente, presente, por exemplo, na situação em que uma empresa competidora de licitação bilionária é levada a elaborar demonstrações contábeis que favorecem sua imagem quanto à sua real situação econômico-financeira.

50 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

Resolução:

O risco inerente é a propensão à distorção de uma conta, saldo ou transação. É a suscetibilidade para atrair e introduzir distorções, sejam elas decorrentes de erros, falhas de registro ou manipulação.

NBC TA 200, 13 (...)

risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;

Resposta certo

CESPE - Especialista - ANAC/2012

O risco de distorção relevante, que se refere à possibilidade de ocorrência de distorções relevantes em demonstrações contábeis antes da realização de uma auditoria, compõe-se de risco inerente, risco de detecção e risco de controle.

Resolução:

Risco de distorção relevante é função do risco inerente e risco de controle.

NBC TA 200, 13

Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:

(i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;

(ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.

Resposta errado.

CESPE – AFCE – TCU/2015

O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor, por algum motivo alheio a sua vontade, vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas. Para fins de análise, o risco de auditoria divide-se em três componentes: risco inerente, risco de controle e risco de detecção.

Resolução:

51 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

NBC TA 200, 13

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

Resposta certo

CESPE – Telebrás – analista auditoria/2013

Ao auditar instituições financeiras comerciais, o risco de auditoria relacionado a essa complexa atividade é o somatório dos riscos de distorção relevante e do risco de controle.

Resolução:

Risco de auditoria é um conceito genérico que independe de ser a entidade uma instituição financeira, industrial, comercial etc. É o resultado da agregação dos riscos de distorção relevante e de detecção - RA = RDR x RD.

NBC TA 200, 13

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

Resposta errado

CESPE – DETRAN-ES – Contador/2010

Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.

Resolução:

NBC TA 200, 13

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

Resposta certo

CESPE -POLÍCIA CIENTÍFICA – PE - Perito Criminal/2016

Acerca de auditoria de demonstrações contábeis, assinale a opção correta.

A) O trabalho do auditor deve restringir-se a segmentos específicos e determinados das demonstrações contábeis.

52 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

B) São as normas de contabilidade que estabelecem as responsabilidades de governança da administração das entidades auditadas.

C) O conceito de materialidade é objetivo, de utilização obrigatória e está expressamente determinado nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

D) Um grau elevado de segurança, ou asseguração razoável, ocorre quando o auditor obtém evidência de que o risco de auditoria por reduzido a níveis aceitavelmente baixos.

E) A identificação das fraudes cometidas na fase de elaboração dessas demonstrações é o principal objetivo da auditoria.

Resolução:

Letra A – Errada. O escopo é o conjunto de DC.

Letra B – Errada. Normas de contabilidade dirigem-se a profissionais de contabilidade.

Letra C – Errada. Estão longe de ser um cálculo mecânico. O que é material em uma entidade pode não ser em outra.

Letra D – Certa.

Letra E – Errada. O principal objetivo é identificar se há distorções relevantes independentemente se decorrentes de fraude ou erro.

Resposta: D

CESPE – TCE-PA – Auditor de controle externo/2016

O nível aceitável de risco de detecção está diretamente relacionado com os riscos avaliados de distorção relevante no nível da afirmação. Desse modo, quanto menores forem os riscos de distorção relevante que o auditor pensa existir, menor será o risco de detecção que pode ser aceito.

Resolução

Errado. Risco de detecção é o risco de o auditor não detectar distorções. Então, se o risco de distorção é alto, menor deve ser o risco de detecção a ser aceito. Se o risco de distorção é baixo, o auditor poderia se dar “ao luxo”

de trabalhar com risco de detecção maior, o que significa menos testes.

Resposta errado

CESPE – TCE-PA – Auditor de controle externo/2016

Para a determinação do risco de auditoria, o auditor deve avaliar o ambiente de controle da entidade, que compreende, entre outros aspectos, a definição das competências e responsabilidades de cada setor ou empregado, bem como o sistema de aprovação e registro das transações.

Resolução

NBC TA 200 descreve o risco de auditoria (RA) como o risco de que o auditor expresse uma opinião inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante (RDR) e do risco de detecção (RD).

RA = RDR x RD O RDR é função dos riscos de controle (RC) e do risco inerente (RI).

RDR = RC x RI Montando a fórmula do risco de auditoria temos:

53 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

RA = RC x RI x RD

Note que o risco de controle influencia no risco de auditoria, assim como o risco inerente. Como tais riscos dependem do meio ambiente em que está inserida a entidade e a forma como ela reage aos riscos, podemos afirmar os aspectos citados na assertiva são verdadeiros.

Resposta Certo

CESPE – Auditor – FUB/2015

Quanto maior a materialidade do objeto auditado, o risco de auditoria e o grau de sensibilidade do auditado a determinado assunto, maior será a necessidade de evidências mais robustas.

Resolução

As evidências precisam persuadir, já que não são conclusivas. Diante de situações de elevado risco é natural que mais evidências (mais e melhores) sejam exigidas. As evidências devem ser adequadas e suficientes. Tais atributos variam de caso a caso.

Resposta: certo

CESPE - CGE – CE/2019

Um dos dois componentes de determinado risco é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante; outro componente é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação ou em conjunto com outras distorções não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade. Essas informações caracterizam o risco A. de auditoria.

B. de controle.

C. inerente.

D. de distorção relevante.

E. de detecção.

Resolução:

O enunciado descreve dois riscos: o risco inerente e o risco de controle. O risco que resulta da conjugação destes outros dois é o risco de distorção relevante.

RDR= RC x RI Resposta: D

CESPE - SEFAZ-RS/2019

Na avaliação inicial de uma empresa auditada, o auditor independente detectou a possibilidade de a entidade não vir a concretizar um importante contrato de financiamento, por não atender aos pré-requisitos estabelecidos pela instituição financeira.

Nessa situação hipotética, de acordo com as normas de auditoria vigentes, identifica-se um exemplo de risco A. de negócio.

B. inerente.

54 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

C. de controle.

D. significativo.

E. de fraude.

Resolução

Estamos diante de um risco da atividade da entidade, isto é, trata-se de um risco de negócio. O risco de ter lucro ou prejuízo, cumprir ou não cumprir um contrato, ser processado por falhas etc. é risco do negócio.

Resposta: A

CESPE- SEFAZ-RS/ 2019

Há maior risco de ocorrerem distorções em valores, na classificação, na apresentação ou divulgação de informações contábeis quando

A. os cálculos ou princípios contábeis são muito simples.

B. verificados altos índices de transações rotineiras na entidade.

C. a obtenção e o processamento de dados exigem significativo volume de transações manuais.

D. as avaliações contábeis se baseiam em metodologias diferenciadas.

E. realizada pouca ou nenhuma intervenção da alta administração na determinação do tratamento contábil.

Resolução:

Operações complexas, fora do comum ou que se exponham a riscos de falhas humanas, tendem a possuir maior risco inerente do que aquelas operações rotineiras, simples, informatizadas etc.

Resposta: c

CESPE- SEFAZ-RS/ 2019

A emissão de opinião inadequada do auditor sobre demonstrações contábeis finais que contenham distorção relevante caracteriza o risco

A. de auditoria.

B. de controle.

C. de detecção.

D. de distorção relevante.

E. inerente.

Resolução:

NBC TA 200, 13

Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

55 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

Resposta: A

CESPE- SEFAZ-RS/ 2019

Com relação a riscos, julgue os itens a seguir.

I Risco do negócio ocorre quando o auditor independente necessita de laudos externos para a avaliação de alguma informação.

II Se identificar risco significativo, a equipe de auditoria deverá solicitar interrupção do contrato com o cliente até que a questão seja sanada.

III A avaliação do risco de distorção relevante pode mudar durante o curso da auditoria.

IV Observação e inspeção são procedimentos utilizados para a avaliação de riscos.

Estão certos apenas os itens A. I e II.

B. II e III.

C. III e IV.

D. I, II e IV.

E. I, III e IV.

Resolução:

Item I – Errado. Risco do negócio são os riscos empresariais.

Item II – Errado. Deve responder aos riscos com testes adequados.

Item III – Certo. Algumas informações podem se tornar disponíveis apenas ao longo da auditoria e isso pode influenciar nos julgamentos.

Item IV – Certo.

Resposta: C

CESPE – Analista - CNJ/2013

Na fase de planejamento, o auditor deve considerar os testes de observância que serão empregados para avaliar os controles internos estabelecidos pela administração auditada, a natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.

Resolução

Os testes de observância (testes de controle) destinam-se a examinar o controle interno. A avaliação do controle interno é fundamental para dimensionar a auditoria. Quanto melhor for o controle interno, mens testes serão necessários.

Resposta certo

CESPE - Analista - BACEN/2013

56 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

Antes de iniciar uma auditoria, o auditor independente deve avaliar os níveis de inflação, crescimento, recessão, deflação, desemprego e a situação política do setor econômico da entidade a ser auditada.

Resolução:

Para que seja possível realizar a auditoria, uma vez já aceito o cliente de auditoria, é necessário iniciar o planejamento, etapa fundamental para que seja possível executar o trabalho. No planejamento busca-se conhecer a entidade para que se defina, em relação à auditoria, o que fazer?, Quando fazer? Quanto fazer? Quem fará?

Isso envolve identificar todos os aspectos relevantes para auditoria, a complexidade da entidade, sua natureza, o mercado em que está inserida, nível de materialidade, controle interno, avaliar riscos de distorções, as práticas contábeis. O entendimento da entidade deve contemplar seus aspectos regulatórios, o setor de atividade e outros.

Entre os fatores externos que devem ser conhecidos pelo auditor, para que assim possa avaliar os riscos envolvidos temos:

NBC TA 315, A30 (2016)

Exemplos de outros fatores externos que afetam a entidade e que o auditor pode considerar incluem as condições econômicas gerais, taxas de juros e disponibilidade de financiamento, inflação ou flutuações da moeda.

Resposta certo

CESPE - Especialista - ANAC/2012

Tendo em vista que os objetivos de uma auditoria somente podem ser alcançados mediante o planejamento cuidadoso dos trabalhos, julgue o item subsequente.

A definição do volume de informações necessárias à demarcação dos objetivos gerais da auditoria independe do conhecimento específico das peculiaridades da entidade que se pretende auditar.

Resolução: Errado. Cada planejamento é um planejamento diferente! As entidades são diferentes em tamanho, complexidade, integridade ética, cumprimento de normas e regulamentos, riscos etc. Desde modo, o planejamento apenas conduzirá a uma auditoria eficaz se levar em conta as peculiares circunstâncias envolvidas em cada caso. Por exemplo: uma entidade que possui controles internos ruins exigirá do auditor o planejamento de mais testes substantivos, o que levará a uma auditoria de abordagem substantiva com poucos testes de controles, o que é definido apenas com o conhecimento da entidade. Se a entidade é uma empresa seguradora provavelmente o auditor vai incluir na equipe os trabalhos de um atuário, se é uma empresa petrolífera possivelmente o auditor irá debruçar-se sobre estimativas de reservas de petróleo e gás, podendo incluir também os serviços de um especialista etc.

Resposta: Errado

CESPE - AUFC - TCU/2011

Considere que Carlos periodicamente realize auditorias na entidade A e que, pela primeira vez, realizará auditoria na entidade B. Nessa situação, conforme a legislação, Carlos deve efetuar um planejamento de auditoria na entidade B diferente daquele que ele utiliza para efetuar suas costumeiras auditorias na entidade A.

57 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

Resolução:

A auditoria em A é uma auditoria recorrente.

A auditoria em B é uma auditoria inicial.

NBC TA 510

Trabalho de auditoria inicial é um trabalho em que:

(a) as demonstrações contábeis do período anterior não foram auditadas; ou

(b) as demonstrações contábeis do período anterior foram auditadas por auditor independente antecessor.

A primeira auditoria exige cuidados adicionais, especialmente quando as demonstrações contábeis não foram auditadas ou foram auditadas por outros auditores. As razões são evidentes: o auditor ainda não conhece a entidade; quais são os riscos envolvidos; qual é o setor de atividade; práticas contábeis; e outros.

NBC TA 510, 3

Ao conduzir um trabalho de auditoria inicial, o objetivo do auditor com relação a saldos iniciais é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se:

(a) os saldos iniciais contêm distorções que afetam de forma relevante as demonstrações contábeis do período corrente; e

(b) as políticas contábeis apropriadas refletidas nos saldos iniciais foram aplicadas de maneira uniforme nas demonstrações contábeis do período corrente, ou as mudanças nessas políticas contábeis estão devidamente registradas e adequadamente apresentadas e divulgadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

Resposta certo

CESPE - Especialista - ANAC/2012

Se determinado auditor já tiver avaliado as características próprias de uma entidade em auditoria anteriormente realizada, ele ficará dispensado de uma nova avaliação dessas características, se for recontratado para realizar outra auditoria para essa mesma entidade.

Resolução:

A questão procura diferenciar a auditoria inicial da auditoria recorrente. A vida do auditor é “facilitada” quando se trata de uma auditoria recorrente, pois ele já conhece minimamente a empresa, já tem certeza sobre os saldos de abertura (saldos iniciais) uma vez que foram auditados por ele no exercício anterior, já conhece os principais riscos envolvidos, o ambiente econômico que se sujeita a entidade etc. Entretanto, isso não significa que o auditor está dispensado de fazer uma reavaliação, pois as circunstâncias podem mudar.

Resposta: Errado

CESPE – Auditor – Unipampa/2009

58 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

Na fase de contratação de novos serviços de auditoria independente, não é relevante, para o novo contratado, a ocorrência de serviços prestados pelos auditores substituídos nem o conhecimento das razões da substituição, pois se trata de relações de confiança e de natureza reservada.

Resolução: No caso de auditoria inicial, o planejamento do auditor é influenciado, pois ele ainda não conhece a entidade e seu ambiente. Conhecer o trabalho anteriormente desenvolvido por outros auditores é importante para obter esse entendimento. Acrescente-se ainda, que é relevante conhecer os motivos que levaram a substituição dos auditores. Uma mudança de auditores em razão de motivos como pressão, discordância de entendimento etc., certamente pesará na decisão do auditor sucessor em aceitar o trabalho.

NBC TA 300, 13

O auditor deve realizar as seguintes atividades antes de começar os trabalhos de auditoria inicial:

(a) aplicar procedimentos exigidos pela NBC TA 220, itens 12 e 13, relativos à aceitação do cliente e do trabalho de auditoria específico; e

(b) entrar em contato com o auditor antecessor, caso haja mudança de auditores, de acordo com os requisitos éticos pertinentes.

Resposta errado.

Cespe – SEFAZ-DF/2020

Ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis, o auditor deve considerar as circunstâncias envolvidas, a magnitude e a natureza das distorções, ou a combinação de ambos.

“Em geral, as distorções, inclusive as omissões, são consideradas relevantes se for razoável esperar que, individual ou conjuntamente, elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis. Julgamentos sobre a materialidade são estabelecidos levando-se em consideração as circunstâncias envolvidas, e são afetadas pela percepção que o auditor tem das necessidades dos usuários das demonstrações contábeis e pelo tamanho ou pela natureza de uma distorção, ou por uma combinação de ambos” (cespe).

Resposta: Certo

Cespe – Sefaz-AL/2020

O auditor deve planejar e implementar respostas gerais para tratar dos riscos avaliados de distorção relevante no nível das demonstrações contábeis.

Resolução: Literalidade da norma

NBC TA 330 (R1):

59 de 137|

www.direcaoconcursos.com.br

5. O auditor deve planejar e implementar respostas gerais para tratar dos riscos avaliados de distorção relevante no nível das demonstrações contábeis

Gabarito: CERTO

CESPE – Auditor – Unipampa/2009

O planejamento da auditoria requer o conhecimento adequado dos controles internos, mas o detalhamento dos procedimentos aplicáveis independe das características dos sistemas contábil e de controles internos da entidade auditada.

Resolução: Os controles influenciam na abordagem da auditoria. Quando os controles são fracos, será necessário o auditor aplicar mais testes substantivos, uma vez que a segurança oferecida pelos controles para livrar as DC de distorções é pequena. Deste modo, o auditor não pode confiar nos controles. Em sentido inverso, caso os controles sejam bons, o auditor poderá executar menos testes substantivos, pois os controles asseguram a ausência de distorções.

Resposta errado.

CESPE – Auditor – Unipampa/2009

O programa de auditoria deve ser estruturado de forma que possa ser específico ou padronizado. O programa específico é mais apropriado para atividades que não se alterem ao longo do tempo ou para situações que contenham dados e informações similares.

Resolução:

O programa de auditoria pode ser estruturado de forma específica ou padronizada.

Específica – é útil para um trabalho específico, em razão de frequentes alterações de objetivos e procedimentos.

Padronizado – Pode ser aplicado em trabalhos diferentes, com pequenas adaptações. É útil em trabalhos que contenham informações similares e não se alterem com o tempo.

Resposta errado

CESPE – Auditor – Unipampa/2009

O planejamento da auditoria deve estar completado antes do início dos trabalhos. Entre os aspectos a serem previamente definidos, salientam-se o momento e o período de execução de cada atividade, os locais de sua realização e os profissionais e auxiliares necessários à consecução das tarefas selecionadas.

Resolução:

O planejamento antecede o início dos trabalhos uma vez que seu objetivo é tornar possível a execução de uma auditoria eficaz. No planejamento, que é feito em dois níveis – estratégia de auditoria e plano ou programa de auditoria – são desenhados os recursos necessários para execução do trabalho como o nível de qualificação de pessoal adequado, necessidade de especialistas, tempo, avaliação dos controles internos para dimensionamento dos testes que serão executados etc.

Resposta certo

Documentos relacionados