• Nenhum resultado encontrado

QUESTIONÁRIO APLICADO ÀS EMPRESAS EXPORTADORAS DE CALÇADOS DO ESTADO DA PARAÍBA.

1) Dados pessoal e institucional a) Nome e cargo do entrevistado

b) Nome e localização da empresa a qual trabalha

c)Qual é a linha de produção dessa empresa? Há diversificação dos produtos?

2) O pessoal que desenvolve o design dos produtos calçadista estão vinculados a algum programa tipo: Paraíba Design, Escola Técnica (CEFET), universidades, SEBRAE, SENAI, FIEP, etc.

3) Existe pesquisa em relação ao perfil da demanda, mercado, concorrentes, antes de desenvolver modelos de design?

4) O design é desenvolvido por especialistas da empresa ou se contrata técnicos de instituições de apoio ao setor?

5) Quais os programas computacionais são utilizados na projeção dos produtos calçadistas?

6) As estratégias adotadas pelo pessoal que desenvolve design são inovadoras ou imitadoras?

7) Os equipamentos utilizados para o desenvolvimento de design de calçados são eficientes e modernos?

8) Qual é o intervalo de tempo que um modelo novo é introduzido no mercado? 9) O design desenvolvido está de acordo com o padrão nacional e internacional? 10) O design calçadista, desenvolvido por esta empresa, valoriza atributos como:

( ) agilidade e segurança conferidas ao caminhar; ( ) anatomicidade; ( ) maleabilidade; ( ) aderência; ( ) calce; ( ) flexibilidade; ( ) resistência; ( ) robustez; ( ) solidez;

186 ( ) durabilidade; ( ) higiene; ( ) respiração; ( ) impermeabilização; ( ) manutenção térmica; ( ) sola dupla; ( ) reforço da calcanheira; ( ) forno técnico e costura

11) Existem instituições capacitadas para qualificar a mão-de-obra e oferecer cursos e serviços que propicie a difusão de conhecimento, aprendizado e inovação na área de design? Quais?

12) O design desenvolvido voltado para o mercado externo é compatível com o clima, costumes, e hábitos desse mercado-alvo? Quais os países que importam seus produtos?

13) A empresa realiza uma pesquisa de mercado, antes de inserir seu produto no cenário nacional e internacional, observando os atributos:

da oferta:

( ) grau de fidelidade aos fornecedores

( ) eficiência e eficácia dos canais de distribuição ( ) barreiras tarifárias e não-tarifárias

( ) normas técnicas

( ) custo de fretes, seguros e outros

( ) infra-estrutura favorável de promoção a distribuição da mercadoria

( ) freqüência e disponibilidade de transportes a serem utilizados (prazo de entrega) ( ) preços competitivos

( ) credibilidade, eficiência e consistência econômica da país importador da demanda:

( ) clima, gosto, hábitos e costumes ( ) nível de renda

( ) gênero ( ) faixa etária

( ) grau de escolaridade

( ) consumo per-capta de calçados

14) Há pesquisa para saber como o modelo desenvolvido foi aceito no mercado? Qual o nível de satisfação da demanda?

15) Os produtos, antes de serem comercializados, passam por algum procedimento de teste? Em qual instituição?

sobre modelos, técnicas, tendências de comportamento do produto?

18) As esferas governamentais, institucionais e financeiras subsidiam a participação das empresas nos eventos internos e externos?

19) A mercadoria tem registro de qualidade vinculado a algum órgão institucional? 20) A mercadoria tem registro de exportação, ou seja, compõe informações de

atributos comercial, financeiro, fiscal e cambial?

21) A mercadoria exportada segue os padrões internacionais de cumprimento da legislação dos países importadores?

22) A embalagem leva implícita a imagem do país no qual originou a mercadoria, como são as táticas de embalagem adotadas por esta empresa?

23) Que modificações na área de design deverão ser introduzidas pela empresa para atender as exigências da demanda e adaptar o design do produto calçadista ao mercado nacional e internacional?

24) A integração das modalidades de transportes rodoviário, ferroviário e marítimo minimizaria os custos de deslocamento da produção no cenário interno e externo?

25) Qual o impacto da reestruturação do Porto de Cabedelo/PB em relação a investimentos no Calado (comprimento, altura e profundidade adequada); na Cabotagem (interação com outros portos); ampliação do terminal de armazenagem; marco institucional e regulatório eficientes, eficácia no embarque e desembarque de mercadorias, etc, sobre as exportações de calçados dessa empresa?

26) A comercialização interna da produção calçadista poderia ocorrer via modalidade de transporte ferroviário?

27) O custo de abastecimento de insumos e matérias-primas por fornecedores localizados fora do Estado da Paraíba seria minimizado pela utilização de transporte ferroviário?

28) As rodovias brasileiras suportam a capacidade de cargas transportadas até o destino final? É uma fonte segura e direta de transporte, ou seja, está em bom estado de

188 conservação? O transporte não é interrompido por buracos, engarrafamentos, enchentes?

29) No setor de energia elétrica, qual é o impacto sobre a competitividade do setor calçadista paraibano com os investimentos anunciados no programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Plano Plurianual (PPA)

- instalação de termoelétricas nos municípios de Bayeux e Campina Grande; -produção eólica de Mataraca e Barra de Camaratuba;

-construção do gasoduto Nordestão II e interiorização do gás natural, através da construção do gasoduto em Campina Grande/PB;

-exploração da bacia petrolífera nas várzeas de Souza/PB;

-linha de transmissão de energia entre os Estados da Paraíba e Ceará;

-ligação de rede de distribuição de gás no Nordeste a rede do Sudeste, através da ligação por gasoduto entre Salvador e Rio de Janeiro.

30) Qual o combustível utilizado para a comercialização da produção? Qual a sua percepção em relação à inserção de biocombustível, através de recursos renováveis (cana-de-açúcar, mamona), na matriz energética brasileira? Essa estratégia minimizará custos de transporte?

31) O setor de telecomunicações propício ao setor calçadista está permitindo o adensamento da cadeia produtiva, interação com os atores locais e a conquista do valor agregado?

32) Qual a importância da água no processo produtivo da empresa e qual o impacto da Transposição do Rio São Francisco sobre a competitividade de calçados?

33) O processo de desvalorização cambial, concorrência Asiática está afetando a competitividade empresarial do setor calçadista?

34) A política de incentivo fiscal e financeiro garante a sustentabilidade e permanência das empresas exportadoras de calçados no ambiente local?

35) A política de incentivos fiscal e financeiro garante a conquista de ganhos competitivos através de atributos como valor agregado, qualidade e diversidade?

36) Qual é o melhor período para a venda dos produtos calçadistas no mercado local e externo?

produto no mercado:

( ) custo de produção; ( ) custo de comercialização; ( ) impostos; ( ) juros;

( ) isenção de tributos (IPI, ICMS, PIS, COFINS); ( ) frete; ( ) seguro; ( )despesas portuárias; ( ) despesa com despachante (exercendo atividades de deslocamento e armazenamento do porto); ( ) comissões; ( ) outros, quais?

38) Qual a estratégia de comercialização da empresa ( ) direta, a empresa está a frente de todo o processo produtivo

( ) indireta, a empresa depende de um agente intermediário (instituições, corporações). 39) As máquinas e equipamentos utilizados no processo produtivo são importados ou produzidos nacionalmente?

40) O custo de transporte é influenciado pelos seguintes atributos: peso, carga, volume, embalagem, valor, distância entre os pontos de embarque e desembarque, etc. Então, quais investimentos em infra-estrutura física (água, energia, transportes, telecomunicações) e institucional (aprendizagem, inovação, qualificação a mão-de-obra) serão necessários para minimizar custo na exportação de calçados? E pra estimular e atrair investimentos para o Estado da Paraíba?

APÊNDICE B

QUESTIONÁRIO APLICADO ÀS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE