• Nenhum resultado encontrado

Professor Resposta

P1 O professor universitário tem uma grande responsabilidade na formação de professores de E/LE e ele será a pessoa que conduzirá todo o processo do ensino e da aprendizagem do idioma.

P2 Fornecer subsídios para a formação do futuro professor de E/LE. Ademais, leva-lo a refletir sobre a sua prática docente e os seus desafios.

P3 O papel do professor universitário vai muito além de prover os alunos de arcabouço teórico sobre a língua e a literatura espanhola e hispano-americana. Este deve desenvolver nos aprendizes um senso ético e um espírito de comprometimento com a prática docente. Deve motiva-los a construir uma imagem positiva da sua profissão e do seu objeto de estudo.

P4 O de conhecer e usar a língua espanhola moderna (em sua estandardização ou internacionalização) como instrumento de acesso a informações, em geral, e a outras culturas e grupos sociais, sobremaneira no tempos hodiernos, desde que, para que lapidem nossa formação, tais elementos são primordiais. Sim! Pois, é preciso que se penem o ensino e a aprendizagem da língua espanhola com o objetivo de que se realize uma comunicação de um povo, por excelência, demostrado por intermédio de sua forma de expressar e transmitir sua cultura, suas tradições, seus conhecimentos. Daí, ser de fundamental importância conceber o ensino de língua espanhola com o objetivo de que se realize uma comunicação real, pois, de tal forma, os diferentes elementos que a compõem estarão presentes e, justo por isso, darão amplitude e sentido a essa aprendizagem, ao mesmo tempo em que os estereótipos e os preconceitos gradativamente, deixarão de predominar, e, portanto, já não figurarão com tanta resistência nas aulas. Entender a comunicação como uma ferramenta imprescindível no mundo moderno, com vistas à formação profissional, acadêmica ou pessoal, deverá ser a grande meta do ensino de língua espanhola nas universidades. A formação de um professor de língua espanhola envolve aspectos acadêmicos e mudanças quanto a padrões e costumes antigos. Atualmente, o papel da educação superior, principalmente, implica modificações que poderão advir do ensino de língua espanhola. Ademais, a formação didática é fundamental à prática docente, pois, dado que o contexto do ensino universitário, como um todo, mede-se por considerações sociais, além de seu papel de agente/ sujeito formador, produz saber e gerencia labor concernentemente à perspectiva de ima prática social comprometida com a formação de profissionais que o mercado de trabalho demanda. Assim, o corpo docente da universidade deveria estar devidamente preparado para responder aos desafios contemporâneos, especialmente às questões relacionadas com salas de aula, a partir do desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica que respondesse aos anseios dos alunos.

P5 O professor tem o papel de conduzir/ direcionar os alunos para que observem aspectos relevantes a sua formação e, principalmente, propiciar um engajamento na pesquisa. Além disso, compartilhar informações/ leituras/conhecimentos importantes para a formação.

P6 O Professor deve levar a cabo com eficiência a programação curricular do curso para que o aluno possa desenvolver-se em sua respectiva prática docente. Para além das questões curriculares, a suposição de uma intimidade maior com a língua e a cultura dos países falantes, da ao professora possibilidade de , sem interferir na autonomia do alunado, compartilhar com esse, sua experiência cultural, e tudo o que essa pressupõe, em termos de possibilidades interculturais.

P7 Esta pergunta de alguma forma relaciona-se com a anterior, uma vez que fazemos parte da universidade e, portanto, além de levarmos a cabo ensino, igualmente trabalhamos com a pesquisa e a extensão. É aqui que reside nosso papel, bem como nosso diferencial.

P8 O professor universitário de um curso de licenciatura em formação de professores de espanhol desempenha um papel fundamental não somente em relação à sua contribuição do saber científico em determinadas áreas específicas, mas também em um sentido mais holístico, deve contribuir para uma formação mais abrangente, buscando desenvolver

uma postura ética e crítica no que se refere à atuação do futuro licenciado.

P9 Ao professor universitário cabe contribuir com uma formação de excelência do futuro profissional no ensino de ELE. Cabe-lhe ajudar o aluno a desenvolver um espírito crítico diante das teorias que lhe são apresentadas e a tornar-se um profissional consciente da sua responsabilidade social.

P10 Além de “mediador” do conhecimento acadêmico entre os futuros professores de E/LE,

ele serve como “exemplo” a partir do qual os alunos/ graduandos se “espelharam”. Cada professor deixa “marcas” nos graduandos que está ajudando a formar, o que contribuirá para o perfil do egresso, ainda que indiretamente.

APÊNDICE H

QUADRO 11 – TRANSCRIÇÃO DAS RESPOSTAS DADAS À QUESTÃO 13 DO

QUESTIONÁRIO DE PESQUISA

Professor Resposta

P1 Posso dizer que conheço parcialmente, uma vez que trabalho nos dois cursos (diurno e noturno). Conheço de forma mais próxima o do Letras noturno por atuar na elaboração do programa de algumas disciplinas. Devido a isto tive que entender a proposta do curso.

P2 Sim. Considero o perfil do egresso, bem como a integralização das disciplinas e atividades que compõem o currículo do curso.

P3 Sim. O projeto político pedagógico tem um importante papel no desenvolvimento das minhas atividades de professor, já que serve como referência para o desenho do curso. A partir dele é que os programas de disciplinas são elaborados, bem como a carga horária das atividades, sejam curriculares ou extracurriculares, é determinada. O referido documento é responsável pelo estabelecimento da unidade do curso, assim como dos objetivos e da coesão entre todas as atividades previstas.

P4 Sim! Conheço! Sim! Influencia em alguns aspectos, quanto à importância seletiva de segmentos conteudístico-disciplinares e à metodologia que lhes deveria/quereria adotar/ empregar, com os quais não estou plenamente de acordo e outros que me são toleráveis. Apenas isso! Aqui, diferentemente do que fiz com relação às respostas dadas a outras perguntas, reservo-me o direito de não tecer comentários mais amplos e/ou pormenorizados sobre esse tópico.

P5 Sim. Influencia minha atividade como professor, pois além de indicar o perfil de egresso desejado, ainda direciona a importância que deve ser dada a determinados conteúdos. Contudo, muitas vezes a prática reflexiva e de pesquisa não aparece com ênfase neste documento.

P6 Sim. No entanto, o projeto político pedagógico é um guia pelo qual pautamos parte de nossa experiência docente. Os fatores de variabilidade, aos quais quaisquer atividades humana se sujeitam, a docência, entre elas, nos desafiam ao uso do bom senso e à adotar uma postura docente flexível, desde que, não se fira o projeto pedagógico do curso ao qual estamos vinculados, em sua essência.

P7 Conheço. Sem dúvida. Inclusive para ingressar na instituição a qual pertenço foi necessário elaborar um projeto que se relacionasse ao PPP do curso ao qual estou vinculada. Influencia em nossas ações e em nosso pensar, embora confesso que aliar o que se encontra em nosso PPP à prática é um dos desafios que vejo na carreira docente superior. Quero dizer que sinto uma dificuldade, PRINCIPALMENTE no trabalho com os alunos de semestres iniciais, em engaja-los, em fazê-los sentir o que é a universidade. Em mostrar-lhes que a universidade está além dos muros de nossas salas de aula, que nossas aulas repercutem muito além dos muros físicos da sala de aula.

P8 Conheço. O projeto influencia minhas atividades profissionais em relação à formação de professores de espanhol, uma vez que é esse projeto sinaliza, através de seus componentes essenciais (perfil do ingresso, perfil do egresso, integralização curricular, avaliação do curso, etc.), o tipo de formação que pretendemos ofertar aos nossos alunos.

P9 Sim. Considero o PPP importante na medida em que ele me permite ter uma visão geral do Curso, conhecer a legislação vigente, os objetivos e metas traçados para o Curso, além do perfil de profissional que se quer formar. Esses conhecimentos norteiam, em certa medida, minha prática docente uma vez que considero importante contribuir para a construção de um Curso com qualidade reconhecida. Não obstante, a metodologia de ensino e as formas de avaliação, entre outras questões didáticas, não são diretamente influenciadas pelo PPP.

P10 Sim. Ao entrar na UFC, conheci o PPP do curso (principalmente o do noturno) ao qual estaria integrada, uma vez que ele deve influenciar as escolhas do professor universitário em relação ao conteúdo ministrado, ao perfil que se pretende formar, às atividades de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo professor, os materiais utilizados durante o curso, etc... Além disso, o PPP de cada instituição serve como uma “digital”/ marca na sociedade brasileira.

APÊNDICE I

QUADRO 13 – TRANSCRIÇÃO DAS RESPOSTAS DADAS NA ENTREVISTA SOBRE O ENTENDIMENTO DOS PROFESSORES

EM TORNO DO OBJETO ESTUDADO (FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE E/LE) E ANÁLISE INTERPRETATIVA